Leite materno fica ainda mais mágico

Publicado em 2.07.2009

Cientistas da Universidade de Londres, Inglaterra, descobriram que um ingrediente no leite materno protege e conserva o intestino de recém-nascidos. O ingrediente, chamado de inibidor da secreção da tripsina pancreática, é encontrado em níveis altos no colostro, o leite materno produzido nos primeiros dias após o nascimento do bebê. Este inibidor é uma molécula normalmente encontrada no pâncreas, onde protege o órgão de sofrer danos pelas enzimas digestivas que ele produz.

As paredes do intestino de um recém-nascido são muito vulneráveis a danos, já que nunca foram expostas a comida ou bebidas. O novo estudo reitera a importância da amamentação nos primeiros dias de vida do bebê. A substância é encontrada em pequenas quantidades no leite materno depois dos primeiros dias, mas no colostro ele é sete vezes mais concentrado. O ingrediente não existe no leite em pó industrializado.

Os pesquisadores examinaram os efeitos do inibidor em células intestinais humanas em laboratório. Quando as células sofriam danos, a substância as estimula a formar uma película protetora natural. O estudo também mostrou que o ingrediente pode prevenir danos futuros por impedir as células intestinais de se auto-destruírem.

Ray Playford, da Universidade de Londres coordenou o estudo. “Sabemos que o leite materno é feito a partir de vários ingredientes e que há vários benefícios para a saúde de bebês que são amamentados com o leite materno”, diz Playford. “Este estudo é importante pois mostra que um componente do leite materno protege e repara o intestino dos bebês para a comida e bebida que estão para receber”, completa. [Science Daily]

Autor: Alessandra Nogueira

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

4 Comentários

  1. Depois que você fica adulto, a embalagem passa a despertar mais interesse. Eu, por exemplo, adoro a embalagem em que o leite materno é entregue…

    Thumb up 4
  2. Quanto aos benefícios do leite materno não há o que se questionar.
    Porque não dizem nada sobre os malefícios do leite de vaca para o ser humano?

    Thumb up 3
    • O leite de vaca, principalmente hoje, que as vacas dão dez vezes mais leite que aquelas alimentadas naturalmente, é um veneno para as crianças, mas que fazer, se isso é que dá lucro aos pecuários?

      Thumb up 1

Envie um comentário

Leia o post anterior:
dedos-cruzados-grande
Cuidado com o que promete

Tenha muito cuidado ...

Fechar