Estudo confirma ligação entre plástico e problemas cardíacos

De acordo com cientistas a exposição constante a um componente químico presente em plásticos pode causar doenças cardíacas. A substância, chamada bisfenol A, quando detectada na urina de pacientes, sempre estava conectada a problemas no coração.
Para os especialistas, o bisfenol também pode ter um papel importante em doenças do fígado e na diabetes.
» Plásticos podem causar impotência
A substância é normalmente usada para endurecer canos de plástico, garrafas pet de bebidas e outras embalagens de alimentos. Os cientistas agora se preocupam em abolir seu uso em embalagens de alimentos e bebidas, e a U.S. Food and Drug Administration (FDA), o órgão americano que controla a qualidade de remédios e alimentos, já começou a alertar contra o uso deste tipo de plástico em alimentos de crianças. No Canadá o governo já está para lançar uma lei que proíba o uso do bisfenol em mamadeiras.
Os especialistas estimam que o bisfenol pode ser encontrado no corpo de 90% da população da Europa e dos Estados Unidos. Atualmente são produzidas 2,2 toneladas da substância por ano. [Reuters]
4 comentários
Não tem nada comprovado, estudos ainda não estão concluidos, quanto as sacolas plásticas no mercado, faço apenas uma pergunta, O que fazemos com as sacolas plásticas que usamos nos para embalar produtos nos mercados depois que chegamos em casa? Depois de responder pergundo: Qual medodo vc vai utilizar para resolver o problema de sua residência ,(Armazenamento de lixo), após a proibição definitiva das sacolas plásticas?
Sera que vocês vão usar sacolas de lixo retornaveis ou vão comprar sacos plásticos para acomodar tal lixo, e continuar a poluir a natureza, Não é?
Poxa, ainda bem que ja estão quebrando o monopolio das industrias plasticas. Não basta demonstrar que é um dos produtos que mais demoram para se decompor na natureza.
Quem sabe com estas e mais pesquisas, algo novo ou as velhas garrafas de vidro e embalagens de lata voltem para substitui-lo.
Pelo menos, nunca ouvi falar que embalagens de vidro e de lata faziam algum tipo de mal a saude e muito menos para a natureza tanto quanto o plastico.
Que estas pesquisas avancem afinal, as “sacolinhas de supermercado” já estão começando a ser substituidas pela antiga sacola caseira ou o carrinho-de-feira.
Ainda prefiro que estas embalagens antigas retornem pois caso apareça algum produto novo, vai demorar um bom tempo para que começem a perceber se ele é noçivo ou não a saude.
Vale citar (e não tem nada a ver com o plastico mas sim com embalagens que temos contato) o aluminio que é mais nocivo a saude do que a lata.
Putz. Já tinha o conhecimento da existência da dioxina, agora isso ¬¬ parece que nosso novo inimigo é o plástico!
mais uma das milhares de coisas que ferram com nossa saúde