Físicos criam a caneca de café perfeita

Por , em 23.08.2009

Para quem gosta de tomar café ou chá essa é uma ótima notícia. Os cientistas do Fraunhofer Institute inventaram uma caneca de café que absorve o calor da bebida, fazendo com que a temperatura fique perfeita e dure até 30 minutos.

O segredo para essa proeza é a física e o PCM (material que muda de fase) que é uma substância utilizada em construção e em roupas de inverno. O PCM é capaz de armazenar e liberar calor ou frio.

O PCM em seu estado original é sólido, mas quando recebe o calor, absorve como uma esponja liquefazendo em uma cera gosmenta. Como o PCM se solidifica, libera energia em um ritmo constante, deixando qualquer líquido ou quarto em uma temperatura perfeita. Em casas, é preenchido o buraco na parede com PCM que absorve o calor do sol durante o dia e libera depois que o sol se põe, deixando o ambiente com a temperatura agradável.

caneca de café perfeita

A caneca perfeita segue o mesmo princípio, é feita de buracos de cerâmica. Dentro há uma estrutura de alumínio – como dá para ver na imagem acima – que é preenchida com PCM. De acordo com o chefe do Fraunhofer Institute for Building Physics, Klauss Sedbauer, a caneca perfeita aguenta até 58°C.

Bebidas quentes – como café ou chá – são mais agradáveis na temperatura de 58°C. Para atingir e manter a temperatura, foi preenchido em uma caneca um tipo de PCM que se transforma em líquido a exatamente 58°C. Dentro de circunstâncias ideiais, a temperatura ótima pode ser mantida por 20 a 30 minutos. [Gizmodo]

caneca de café perfeita

10 comentários

  • guilherme:

    caneca feia d+ kkkkk

    • mateus:

      legal a caneca, vemos que a física é um dos instrumentos que o homem tem ao seu favor e que devemos colocar e mostrar o belo lado físico para os estudantes.
      abrs!

  • Alvaro:

    ac/dc vc é uma leigo, pq vc num lê direito?? Presta att,…É FEITA DE BURACOS DE CERÂMICA. DENTRO HA UMA ESTRUTURA DE ALUMINIO QUE É PREENCHIDA COM PCM…
    RESUMO: a cerâmica sim é furada, mais o aluminio naum!
    para que serve a cerâmica?? Esse material peculiar tem como: resistência térmica, condutibilidade elétrica, maleabilidade, dureza; o aluminio serve para: ja esse material tem como: resistencia termica, resistencia fisíca entre outros/
    CONCLUSÃO: O aluminio mantem o calor na parte inferior/parte de baixo da ceramica ea ceramica tem como objetivo naum deixar com que o liquido perca temperatura. ja o PCM por sua vez é um material que fica na parte de fora da caneca para que possamos ter uma maior maleabilidade da caneca, ja q se trata de um produto que tarbalha com alta temperatura para ser manuseado!!
    Espero que isso diminua um pouco da sua chatice” HAHA’

  • criancinha:

    Ahhh Física sei que você já sabe, mas você continua sendo maravilhosa..

  • Andrew:

    Eu queria uma cadeira com esse PCM pra quando voce sair da frente do pc, voce volta e ela ta quentinha

    ah, e eu tambem ri desse “erro”

  • Feiqen:

    Ac/Dc tem razão, mas basta ler o original para descobrirmos o erro: a tradução correta para “hollow ceramics” seria “cerâmica oca” ou até “cerâmica exporádica”.

  • al/ss:

    Bobagem.

    Não precisa muita tecnologia e truques, para cobrar mais pelo produto.

    Bastaria colocar uma tampa que resolveria muito melhor.

  • @MarkosLKT:

    =D #EuRi !

  • cEPA:

    É verdade AC/DC, vc pegou um erro!!! Nossa que legal, quando crescer quero ser chato como vc!!! Dahhhhhh

  • AC/DC:

    “é feita de buracos de cerâmica” então ela não existe,até onde eu saiba todo buraco é vazio…

Deixe seu comentário!