10 Incríveis fatos sobre a civilização Maia

Publicado em 23.09.2009

A civilização Maia se concentrava na América Central e do Sul, e era a única a ter uma linguagem escrita na época pré-colombiana. Os Maias também são conhecidos pela sua arte, arquitetura, matemática e sistema astronômico. Existem várias concepções erradas sobre esta incrível civilização, então confira esta lista para descobrir várias curiosidades sobre os Maias!

10. Alguns Maias ainda vivem na sua região original

os maias

Atualmente, mais de sete milhões de Maias vivem nas suas regiões originais, e muitos ainda mantêm muito de sua cultura ancestral. Alguns estão integrados com a cultura dos países onde vivem, mas muitos ainda utilizam a linguagem Maia como idioma principal.

As maiores populações dos Maias modernos habitam os estados mexicanos de Yucatán, Campeche, Quintana Roo, Tabasco e Chiapas. Na América Central, eles costumam ser encontrados em Belize, Guatemala e nas regiões oeste de Honduras e El Salvador.

9. A infância Maia

os maias

A civilização Maia desejava características físicas específicas de seus filhos, e faziam intervenções para alcançar este padrão. Quando a criança ainda era pequena, blocos de madeira eram empurrados contra sua testa para que ela ficasse mais achatada. Outra intervenção era feita para deixar as crianças vesgas. Objetos eram balançados na frente de recém-nascidos, até que eles ficassem estrábicos.

Outra curiosidade é que os Maias davam os nomes de seus filhos de acordo com o dia em que eles nasciam. Cada dia do ano tinha um nome feminino e um masculino, e esta era uma tradição seguida fielmente pelos pais.

8. As habilidades médicas

os maias

A saúde na sociedade Maia era uma mistura entre ciência, religião, mente e corpo. Poucos cidadãos estudavam a medicina a fundo e praticavam feitiçarias, de modo a curar, ver o futuro e controlar eventos naturais. A medicina tinha uma forte relação com a religião, mas as práticas médicas dos Maias eram muito avançadas. Sabe-se que os médicos realizavam suturas com cabelos humanos, cuidavam de fraturas, e até faziam próteses dentárias.

7. Sacrifícios humanos

os maias

A tradição Maia sempre teve o costume de realizar sacrifícios de sangue por motivos religiosos e médicos, e muitos Maias ainda realizam este tipo de sacrifícios. Mas não se preocupe, hoje em dia o sangue humano foi substituído pelo de animais para realizar as tradições ritualísticas de seus ancestrais.

6. O uso de analgésicos

os maias

Mesmo na época pré-colombiana, o conhecimento médico dos Maias permitia que eles utilizassem plantas como analgésicos. Plantas alucinógenas utilizadas em rituais religiosos eram também usadas com este propósito.

5. Quadras de esportes

os maias

O jogo mesoamericano era um esporte com associação com rituais, jogado por até 3 mil anos antes da chegada de Colombo na América. O esporte sofreu várias modificações com o tempo, e uma versão do jogo, chamada de ulama, ainda é jogada em alguns lugares pela população Maia atual.

As quadras de esportes eram utilizadas como uma área para rituais religiosos e culturais e para os jogos. A quadra eram feita em formato da letra “I” maiúscula, e o jogo era realizado com uma bola mais ou menos do tamanho de uma bola de vôlei, feita de borracha (extraída de vegetais) e bem pesada. A decapitação é muito associada com o jogo, e há especulações que cabeças decepadas e caveiras eram utilizadas como bolas no jogo.

4. Saunas

os maias

Uma espécie de sauna era um importante elemento de purificação para os Maias. Essas “saunas” eram construídas com paredes e teto de pedras, com uma pequena abertura no topo. A água entrava por este buraco e entrava em contato com as rochas quentes, produzindo vapor para retirar impurezas do corpo, segundo a crença da civilização.

3. O último Estado Maia

os maias

A cidade de Tayasal foi o último reino Maia, e acabou apenas em 1697, quando padres espanhóis entraram em contato com o rei Maia e dominaram a população do local.

2. A vida continua

os maias

Ao contrário do que é muito divulgado, os Maias não têm um calendário, e sim vários calendários – e nenhum deles afirma que o mundo vai acabar em 2012. O que ocorre é que a mitologia Maia acredita que o mundo está na sua quarta “criação”. A última criação acabou em 12.19.19.17.19, na linguagem de um de seus calendários, e esta sequência irá se repetir no dia 20 de dezembro de 2012.

Esta data será, entretanto, marcada pelo fim de um ciclo e o início de outro, para os Maias, e não o fim do mundo, como o ano novo para a civilização ocidental.

1. Mistério antigo

os maias

O fim da civilização Maia ainda é um mistério muito debatido. Durante os séculos 8 e 9, as grandes cidades Maias foram entrando em declínio e depois foram abandonadas, deixando para trás uma arquitetura incrível e sinais da civilização. Algumas teorias acreditam que isso aconteceu devido à superpopulação, invasão de estrangeiros, revoltas da população e até problemas com as rotas usadas para trocas comerciais.

Outras teorias, entretanto, afirmam que o declínio pode ter ocorrido devido a desastres ambientais, como doenças e mudanças climáticas. Existem evidências que a população excedeu a capacidade de seu solo, acabando com o potencial da sua agricultura e caça. Atualmente, alguns estudiosos acreditam que uma seca de mais de dois séculos possa ter acabado com a civilização.

[Fonte: Listverse]

Autor: Sergio de Souza

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

112 Comentários

  1. - Sr. Qtzalcoatl?
    - Sim pois não amigo Flor de Bananeira.
    - Vamos colocar os ultimos blocos de 2 toneladas no topo da piramide, o sr. não quer assistir?
    - Dessa vez não, quanto tempo vai demorar?
    - Para colocar os blocos la em cima? 30 segundos alias os de 8, 10, 20 toneladas na base foram simultaneos num piscar de olhos é de se admirar que essa meia duzia demore 30 segundos!
    - Caro amigo Flor me refiro ao tempo da cerimonia! Arrancar o coração da criancinha, que horas que ta marcado pra mim subir lá? Alias conseguiram a loira de olhos azuis?
    - Desculpe Caro Qtzal tivemos um problema no teleporte quântico do continente europeu e afinal seu irmão Tzolkl que desejou a loirinha mas ja decidiu uma nativa local mesmo.
    - Ha!… Acabo de receber uma mentalização!
    - Recebeu também Qtzal?
    - Não eu pedi para deixarem minha mente livre e informarem a vc Bananera!
    - Pois é colocaram já os bloquinhos finais e solicitam sua presença em 13 minutos!
    - O povo ta la esperando!
    - Preciso te revelar uma coisa caro amigo F de Bananeira.
    - Sim amado Qtzal.
    - Partirei em breve!
    - Oh! amado! irá nos deixar?
    - Sim! Ja havia sido escalado!
    - Ha um novo planeta aqui pertinho em Orion então vou através do sol para lá e voltarei em breve da mesma forma!
    - Ha q bom! Como gostaria de viajar pelas estrelas como o Sr.
    - Estou ancioso e o planeta é virgem, esta virgem, me passaram um projeto para um equador arido igual o Egito! Vamos colocar blocos de 200 e de 1000 toneladas ali!
    - Pelo menos vou me livrar dos mosquitos desta selva!
    - Vc tem repelente amigo Banana?
    - Tó esfrega essa folha aqui!
    - Vou sentir saudades de Vc velho amigo Bananeira!
    - Amado uma pergunta!
    - Nosso calendario tem 5 mil e poucos anos!
    - Sim! Ciclico multiplique por uma finidade enquando ha de ser fertil essa esfera!
    - Pois é amado Qtzal mas não vi o projeto do cemitério para esses sacrificados nesses milhares de anos. Tá certo que vcs não morrem aqui mas a turma do coração dilaceraro o que fazer?
    - Ha ha ha! Vc me surprende Bananeira! Não tem projeto pra isso não! Enterra em algum lugar ou projeta um buraco vcs mesmos e joga tudo la! Pra que ficar contando oferendas! Afinal eu voltarei!

    Thumb up 0
  2. informações valiosas , agora mudando de assunto como o fim esta proximo , estou recrutando escra , ops quer diser pessoas para a minha tripulação , ofereço rango e proteção , em troka voces trabalham para min até o fim de duas vidas ,voces tem até 11/12/2012 para me contactar , partirenmos 1 antes pq tenhu q estar preparado antes …

    ao futuro soberano do Captain Droz :D

    Thumb up 18
  3. eles eram vizitado por extraterrestres,disso eu nao tenho mais duvida.Em relaçao aos que nasciam que eles achatavam a cabeça,e deixavam vesgo,era pra deixar iguais as dos seres que eles tinham como deuses, ou seja.estraterrestres

    Thumb up 21
    • Eu acho que eles foam visitados por seres de outros planetas, pois eles queriam que seus filhos tivessem a cabeça do tamanho do extra – terreste e que fossem cheios de sabedorias, que trouxeram informações sobre o fim ou transformação da terra em 2012, e que o fim da civilização se deu quando esses seres extra-terrestres levaram o povo maia para outro planeta distante da terra, para o beneficio proprio dos extra- terrestres. cultivo, construção repovoamento fora do nosso planeta. etc.

      Thumb up 13
    • heauiaeiuaehuiaehaueihaeuih dpz eu q sou esquizofrênico

      Thumb up 3
  4. Avançados em ciência e tecnologia e primitivos espiritualmente realizando sacrifícios de crianças onde usavam até retirar o coração com a pessoa ainda viva. Cruel demais. Admirar avanços tudo bem, agora ficar “endeusando” esse povo, puro modismo!

    Thumb up 17
    • Quem faz sacrificios são os nativos locais! Devido aos constantes retornos dos colonizadores. Qtzalcoatl a Serpente Emplumada. Oferecem os sacrificios no intuito de satisfazer esse e outros desejos como favorecimento a agricultura, proteção contra pestes, auxilio as guerras etc… Reflitam sobre isso…

      Thumb up 0
  5. bem boa noite a todos, eu vi na history chanel que o mais provavel rumo que se deu com este povo foi a ABDUÇAO por extraterrestres, exitem evidencias que houve contato alienigena ate porque nao tinha como eles terem uma tecnologia e informaçoes tao precisas,eles viviam isolados no meio do mato..alias em todos os povos em tiversos locais inospitos sempre aparecem os nativos fazendo uma referencia ao contato vindo do ceu, como se fossem os deuses astronautas.

    Thumb up 13
  6. que coisa. eles tiveram o privilegio do contato com seres de outros mundos . 1000 anos nem são 1 para eles. nos ñ temos noção de nada , seres humanos. qualificação animal.

    Thumb up 8
  7. pow, eu realmente achava que essa população previa o fim do mundo em 2012. daí você ver que, não podemos acreditar em tudo o que nos dizem. Gostei!!!

    Thumb up 8
    • Nossa, que tamanha estupidez desta sarah, chamar os maias de esquisito. provavelmente você deve ser uma daquelas pessoas comum , que acha normal 1º 2º e tantas outras guerras, o povo do nordeste ainda passar fome devido a seca, contradizendo com tanta tecnologia que temos disponiveis. Tambem deve achar comum a violencia brasileira matar mais que muitas guerras. aproveite nos seus estudos pra se perguntar em que mundo vivemos se hoje.Se é tão diferente do povo esquizito que voce mencionou. Ignorante. Pessoas como voce que deixam o mundo ruim como esta. Afff.

      Thumb up 26
  8. Eu gostei, mostrou-me várias informações úteis e significantes. Muito obrigada, continue sempre assim!

    Thumb up 10
  9. E MUITO LEGAL AS FIGURAS JA ASSISTI O FILME E GOSTEI MAS OS ELES ERAM MUITO RUINS E SACRIFICAVAM OS INDIOS MAS FORA DISSO EU GOSTEI MUITO DO FILME E DE SUAS FIGURAS

    Thumb up 3
    • Quais Índios? Eles eram os próprios “índios”. Se eles eram ruins imagine os nossos “civilizados” ancestrais que matavam pessoas por muito menos (inquisição). Eles matavam com objetivo, garantir colheitas, saúde, etc… não estou dizendo que isso é certo, porém não matavam por motivos fúteis…

      Thumb up 21
    • Ah certo, então se por acaso eu achar que te matando eu vou ganhar na loteria eu tenho mais direito de te matar do que a pessoa que matou sem motivo? Não acho não. Acho que cada vida é uma vida e não deve ser tirada assim. As pessoas só deveriam morrer devido a doenças.!

      Thumb up 6
    • Ligar sacrificios praticados até hoje pelos nativos locais e seus desejos com os ciclicos milenares colonizadores, idealizadores, semeadores, arquitetos desta civilização me faz refletir que existe um mal pior que é sacrificar a mente apoiando tal afirmação.

      Thumb up 0

Envie um comentário

Leia o post anterior:
inicio-universo-grande
Telescópio Planck manda imagens do início do universo

O observatório Planc...

Fechar