O universo em um clique

Maioria dos pais é hipócrita, diz estudo

papai noel
Jim Carey representando o protagonista do filme “O Mentiroso”, de 1997

ACOMPANHE NOSSOS ARTIGOS

Por em 2.10.2009 as 17:50

Share

Os pais podem afirmar que a honestidade é sempre o melhor ao criar os filhos, mas um novo estudo diz que os educadores têm o costume de frequentemente distorcer a verdade ou mentir aos filhos. “Ficamos surpresos ao ver quão frequentemente os pais mentem”, afirma o pesquisador Kang Lee, da Universidade de Toronto, no Canadá.

O estudo feito pela equipe de Lee ainda é preliminar, mas traz à tona as implicações das mentiras para crianças em uma fase em que elas tentam descobrir como funcionam as relações sociais. “A pesquisa descobriu que mesmo os pais que promovem a importância da honestidade para os filhos costumam mentir”, diz.

Para pegar as mentiras dos pais, os pesquisadores realizaram dois estudos, em que pais e estudantes comentaram sobre nove situações hipotéticas, em que o pai mente para a criança – para deixá-la feliz ou para moldar seu comportamento.

Um exemplo que foi utilizado no estudo foi o de um pai dizendo a uma criança chorando que a polícia virá buscá-la se o choro não parar. Outro exemplo sobre as emoções é o de afirmar à criança que um parente próximo que faleceu se tornou uma estrela para cuidar da criança, por exemplo.

Em um estudo, 130 estudantes de graduação responderam em uma escala de 1 a 7, sendo que 7 seria o “sim” absoluto, se seus pais tinham contado alguma história daquele tipo em situações semelhantes. Quase 90% dos estudantes responderam com notas de 5 a 7 sobre essas mentiras.

O outro estudo foi feito com 130 educadores, na maior parte mães, e fizeram o mesmo procedimento, respondendo se já haviam contado aquelas histórias. Esses participantes também davam notas de 1 a 7 (de ruim a bom) o que cada educador dizia nas histórias. Mais de 70% dos pais afirmaram que ensinam aos filhos que mentir é inaceitável – mas quase 80% deles indicaram já ter contado mentiras semelhantes àquelas mostradas no estudo.

Consequências da mentira

De acordo com a pesquisadora Gail Heyman, da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, as mentiras podem impedir as crianças de aprender algumas regras. A afirmação é reiterada pela pesquisadora Victoria Talwar, da Universidade McGill, no Canadá. “Se o educador sempre mente para que a criança faça X, Y ou Z, então a criança nunca realmente aprende a fazer essas coisas”, afirma Talwar.

Os especialistas admitem que às vezes é aceitável encobrir um pouco a verdade, como ao dizer que os rabiscos da criança são bonitos, por exemplo. O detalhe é que o estudo revelou que as mentirinhas contadas pelos pais vão além de pequenas coisas, e são contadas para evitar discussões ou conversas longas, por exemplo.

Independente da questão sobre a mentira dos pais ser ou não aceitável, Heyman chama a atenção aos pais para que eles façam uma reflexão antecipada sobre a criação dos filhos, para evitar mentiras contadas no calor do momento. “Muitas mentiras são contadas impulsivamente, e os pais não pensam sobre como o que eles dizem irá afetar os filhos”, afirma a pesquisadora. “Acredito que os pais devem discutir antecipadamente sobre suas crenças, para quando o momento chegar, trabalhar com o que realmente acredita e não com o que surgir na sua cabeça no momento”, diz Heyman. [Live Science]

8 comentários

  1. squishoso /

    sabe aqla hora em q sua mãe diz q vc está se tornando um rapaz muito bonito e que devem haver varias meninas interessadas em vc?!

    pois é…….

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 2
  2. Celeste /

    Ops…verdade!

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  3. Celeste /

    Tb acho que pais devem sempre falar a verdada…mas nem sempre conseguimos né?

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 2
  4. Claudio /

    ….e existe mentira boa? Elas são igual a medicamento: sendo boa ou ruim, sempre terá efeito colateral.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 2
  5. Felipe /

    tem as boas e más mentiras

    isso aew

    Rock And Roll no sangue

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  6. Mas quer dizer, há muitas mentiras que vêm por bem!

    Aquela de que alguem ficou estrelinha depois de morrer, aquela em que os desenhos estão bonitos etc. São tudo mentiras necessárias e educativas.

    Mas estar sempre a mentir, isso também não …

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 2
  7. gloria /

    Sempre sou muito criticada por contar aos meus filhos a verdade sobre natal o papai noel ,a cegonha ,a morte ,o parto e outras coisas mais. A sociedade tem inventado mentiras bonitas para enfeitar a dureza da realidade, hoge vejo meus netos intereseiros em presentes em datas festivas como natal, aniversarios ,pascoa e dia da criança.Ñ digo a eles o q disse aos pais deles Q presentes vc dá quando ama e pode comprar, pra demontrar nosso amor a um outro humano e ñ é uma obrigação porque a tv mostra como consumismo…Vivemos dias dificeis ,como ñ se comportar do jeito q a mídia manda?É tudo muito superficial,se temos dinheiro e podemos dar presentes em datas especiais nus sentimos queridos e amados…e amar ñ é nada disso! Mas, p/ ñ ficarmos diferentes esermos taxados de pão duro fazemos tudo sempre igual aos outros.Assim tbm é c/as “boas mentiras” achamos q estamos protegendo nossos filhos de sofrer,mas,e no futuro?A vida irá pregar-lhes peças e eles acreditaram piamente q é assim q se vive…Fazendo c/ os filhos deles bem pior do q fizemos p/ eles.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 2
  8. Artenes Gomes /

    É óbvio que pais costumam mentir, mas nem era de meu informe que fora realizado uma pesquisa sobre tal tema. Ótimo texto. Sinistra a imagem do Noel.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 1
  1. Mentira tem sim perna curta! « Primore Valor Humano - [...] mentirinha para que seu filho coma bem, outra para que ele fique sempre ao seu lado no shopping. Um ...
  2. Pais devem sempre falar a verdade - Desbravadores Sol das Araucárias - [...] (Hypescience) [...]

Comente

Para evitar que seu comentário seja excluído pela moderação veja aqui as regras na íntegra para comentários antes de escrever (este link abre nova janela). Segue abaixo uma síntese:

  1. Respeito é o principal: aos outros comentaristas, ao site e redator.
  2. Comente sobre o tema do artigo, não fuja do assunto a não ser que esteja replicando outro comentário.
  3. Caso queira replicar um comentário utilize o botão "Responder".
  4. Para mostrar que gostou do artigo, ao invés de comentar apenas "Gostei", "Legal", etc. divulgue o artigo na sua rede social favorita :D
  5. Comentários que serão certamente removidos: Ataques pessoais, linguagem chula, todas as letras em maiúsculas, redação ilegível, cópias de textos de outras fontes e apologias a crime.
  6. O uso de bom-humor é sempre bem-vindo.
  7. Comentários de natureza criacionista que neguem a Teoria da Evolução das Espécies, a real idade da Terra ou do Universo e afins serão sumariamente removidos (juntamente com suas réplicas) por criarem discussões cíclicas inúteis.
  8. Para denunciar abusos nos comentários entre em contato. Não adianta reclamar aqui sobre abusos, pois nem sempre estamos moderando estas mensagens.

Dica: Para colocar sua foto nos seus comentários visite Gravatar.com.