Dormir escutando gravações de revisão pode ajudar a ter melhores resultados em provas

Por , em 6.12.2009

Sabe aquela velha história de dormir em cima dos livros pra absorver o conteúdo de uma prova na última hora? Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Northwestern, nos Estados Unidos, descobriu que dormir escutando a gravações de revisões do tema da prova pode ajudar a melhorar a memória. Os pesquisadores acreditam que a técnica também pode ajudar pessoas estudando línguas estrangeiras ou atores tentando aprender as falas.

A descoberta se soma a várias outras evidências que as pessoas consolidam memórias enquanto dormem, e que isso pode influenciar quais lembranças podemos manter. Para esta pesquisa, os cientistas realizaram experimentos com um grupo de voluntários que tinham que observar 50 objetos, inclusive um gato e uma chaleira, que estavam localizados em lugares específicos em uma tela de computador.

» Faculdade pela internet grátis

Os participantes do experimento tiveram que dormir, e enquanto isso, os pesquisadores tocaram sons relacionados a metade dos objetos, como o miado de um gato e uma chaleira com água fervendo. Depois disso, os voluntários tiveram maior facilidade em lembrar o lugar em que estes objetos estavam. Para os objetos que não receberam sons correspondentes, a dificuldade foi maior.

“A pesquisa sugere fortemente que não desligamos nossas mentes durante o sono profundo”, afirma John Rudoy, que participou do estudo. “Descobrimos que este é um momento importante para consolidar memórias”, diz. A equipe que realizou o estudo acredita que a técnica poderá ser utilizada para ajudar as pessoas a esquecer coisas indesejadas. [Telegraph]

» 100 Cursos de tecnologia totalmente gratuitos

8 comentários

  • Elizabeth:

    Eu tive um professor de biologia que dava a primeira aula após o almoço. Era fatal que sempre tivesse alguém cochilando na aula dele, porém ele não se importava com isso e dizia que mesmo dormindo eles assimilariam alguma coisa.
    Ao contrário, o professor de química expulsava da sala os alunos que cochilavam.
    Adivinhem qual das matérias teve o maior índice de aprovação? Biologia, é claro!

  • jennifer:

    adorei esta ideia vou tentar para ver se da certo mesmo!obrigado…

  • Fernanda:

    Adorei este matéria, pois sempre fazia isso quando tinha prova na escola, e sempre dava certo.. me ajudou muito, alias, ajuda até hoje na faculdade.

  • D²:

    ♥ amei a ideia
    nunca tinha pensado nisso,eu so assim msm, nunca seis das novids ;kk
    ☺☻

  • Tatiana:

    Eu ja tinha lido algo a respeito… mas nao imaginava que funcionasse mesmo!
    Muito legal… vou testar! 😉

  • Karina:

    Eu aprendi japones com muuuuiiiiiitttaaaa facilidade creio que seja pelo fato que dormia com a tv ligada no canal japones!

  • franbogado:

    Isso não é nenhuma novidade…
    Quem não se lembra das estorinhas contadas por nossas mães para que dormissemos com os anjos acompanhadas das cantigas de ninar que assim se tornavam mais faceis de imaginar as aladas criaturas?

    Curioso como coisas velhas parecem novas com um golpe de publicidade!

  • Afonso:

    Cara eu ja fiz um teste desses, eu peguei um audio book criei uma playlist de musicas + audio book, e fui dormir, as musicas eram pra ter certeza de que nao iria escutar o audio book, fiz isso durante uma semana, depois fui escutar o audio book e nao havia a capacidade de reconhecer nada do audio book!!

    []’s
    Jr

Deixe seu comentário!