7 drogas ilegais que podem ser usadas em tratamentos médicos

Publicado em 6.12.2010

Maconha pode ser usada para aliviar a dor – mas ela não é a única droga ilegal que pode ser usada como remédio.

Confira essa lista com outras sete drogas que também servem a propósitos médicos e lembre-se que você não deve, em hipótese alguma, fazer uso delas sem o acompanhamento correto:

1. LSD

O governo dos Estados Unidos, nas décadas de 50 e 60, fez vários testes com o LSD para que ele fosse usado por soldados na guerra, mas pouca gente sabe que a comunidade médica também se interessou pela droga. Estudos dos anos 50 mostraram que ela é eficiente no tratamento contra o alcoolismo em até 50% dos casos. Em um hospital de Maryland, os médicos ofereciam LSD aos seus pacientes de câncer em caso terminal para diminuir a ansiedade deles em relação à morte. Um terço dos pacientes disse se sentir menos nervoso e com menos dores. Durante os anos 60, o LSD foi usado na psicoterapia, para aliviar dores crônicas. Até em doses menores do que as que produzem alucinações, o LSD era mais eficiente do que outros analgésicos. Mais recentemente, Harvard usou LSD para tratar pacientes com enxaquecas, com uma dosagem bem pequena, inferior à que produz alucinações, e diminui as dores dos pacientes.

2. Cogumelos mágicos

Os componentes dos cogumelos mágicos têm efeitos similares aos do LSD, especialmente no tratamento de enxaquecas. Uma quantidade bem inferior àquela que produz alucinações pode diminuir a freqüência das crises de enxaquecas, com os pacientes podendo passar até seis meses sem ter uma única crise.

3. Ecstasy

O componente que deixa os usuários do ecstasy tão alegres também pode ser usado para tratar distúrbios de ansiedade. Também seria eficiente para diminuir os sintomas de Parkinson liberando serotonina no organismo.Vítimas de estresse pós-traumático também mostram uma resposta positiva nos tratamentos com a droga.

4. Cocaína

Bem antes de ser usada em “carreirinhas” a cocaína era considerada um remédio milagroso, que poderia ser usada para curar desde alcoolismo até febres. Apesar da medicina moderna ter descoberto tratamentos mais seguros, a droga ainda é usada, muitas vezes, como anestésico para cirurgias nos olhos, no nariz e na garganta. Também foi usada como tratamento para pacientes que sofrem com dores de cabeça severas. A planta que produz a cocaína, a coca, têm menos alcalóides e foi usada por muitos séculos na medicina dos americanos nativos.

5. Heroína

É conhecida como um dos mais eficientes analgésicos do mundo! Ainda é usada para tratar dor extrema, no caso de pacientes com câncer nos ossos, por exemplo. A literatura médica indica a heroína como um analgésico mais seguro do que opiatos sintéticos usados hoje.

6. Ketamina

É um tranqüilizante de animais conhecido como “o K especial”. Provou que pode tratar e curar depressão, até mesmo em pessoas que não mostraram reação a outros tipos de tratamento. O mais interessante é que a droga é capaz de consertar conexões no cérebro que foram danificadas por estresse crônico.

7. Anfetaminas

São usadas hoje para tratar várias doenças, incluindo narcolepsia e déficit de atenção. Algumas pesquisas mostraram que elas podem ser eficientes até no combate contra a obesidade. Outro uso surpreendente é na recuperação de pacientes que sofreram um ataque cardíaco. [Oddee]

Autor: Luciana Galastri

é jornalista. Viciada em livros, lê desde publicações sobre física a romances de menininha do estilo "Crepúsculo". Toca piano desde os oito anos de idade e seu estilo de música preferido é o metal.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

67 Comentários

  1. Não existe lei contra os “cogumelos magicos” tecnincamente vc pode cultiva-los e usalos, mas são perigosos…

    Thumb up 13
  2. aos que assustam com efeitos de alteração da mente… Existem drogas LEGAIS que tbm provoca isso e são tão perigosas quando ilegais… Mas ninguem fala…

    Thumb up 14
  3. Aos que defendem o uso da maconha, cuidado:- Alguns traficantes já estão misturando partículas do crack junto com a maconha para aumentar a potência e viciar o usuário no crack… Olho aberto.

    Thumb up 9
  4. A morfina é um derivado da heroína, mas também vicia, os pacientes tornan-se dependentes. Existe casos de médicos viciados em morfina, assaltando farmácia de hospitais de tão dependentes que ficaram.

    Thumb up 6
  5. Acho que quem quer usar drogas tem o direito de fazer o que quiser da vida, desde que use de modo consciente. O problema de todas as drogas (o que inclui o álcool e também o tabaco) é que quando o cidadão adoece, quem é que paga a conta dele no sistema público de saúde? A sociedade como um todo. Pra mim, cada um poderia fazer o que quisesse, mas que arcasse sozinho com as consequências. O que é injusto é que a verba que se usa, por exemplo, pra comprar chiclete de nicotina para tratamento do tabagismo no SUS, poderia muito bem ser usada pra comprar medicamentos pra hipertensão e diabetes.

    Thumb up 13
    • Governo gasta muito mais em combate anti-drogas meu filho e os traficantes só lucram… O sistema de saude de primeiro mundo deve atender tds as pessoas, dependendo de cor, classe, problema… Mas nos brasileiros queremos ser sempre 3º mundo, não é mesmo??

      Thumb up 11
  6. Ok! Primeira coisa, tudo o que é considerado uma droga hoje tem uma grande utilidade na médicina, mas algumas pessoas não sabem como usar, os próprios indios tomavam chá de cocaína, basta só saber usar que muita coisa pode ser feita, de forma boa, ou ruim….

    Thumb up 10
    • Os índios consumiam Coca. A coca é uma planta de origem andina.
      A cocaína é uma substância criada em laboratório há cerca de 150 anos. São necessários mais de 40 químicos diferentes para poder extrair a cocaína das folhas de coca e requerem-se pelo menos uns 100 quilos de folhas para produzir 500 gramas de cocaína, ou seja, não é a mesma coisa.

      Thumb up 0
    • É como dizem: a diferença entre o remédio e o veneno é a quantidade da dose

      Thumb up 1
  7. Vinicios, Claudio e Thiago falaram tudo mesmo.
    Tambem uso maconha e isso nunca fez eu faltar no meu trabalho ou ter qualquer atitude agressiva com minha familia ou com qlqr pessoa.
    Odeio cigarro e faco muito raramente uso de alcoou.
    A personalidade do individuo diz tudo. Ha muitos assasinos, estrupadores, ladroes e etc q nunca experimentaram algum tipo de drogas.
    Fume maconha conciencia ou n fume.
    Beba com moderacao ou nem tente.
    Nunca experimente o crack.

    Thumb up 24
  8. Claudio e thiaggo falaram tudo
    estudo, uso maconha e mais nda
    odeio alcool
    e cigarro intao nem o cheiro
    maconha nao e porta nenhuma
    so se for porta para a tranquilidade

    Thumb up 20
  9. Ihhh essa historinha de que maconha é porta pra isso porta pra aquilo é puro papo furado de proibicionista careta e mal informado.
    .
    Pegam meia dúzia de viciados em crack e verificam que eles já usaram maconha… pronto! descobriram a “porta”! No entanto, fecham seus olhinhos medíocres e fingem que não percebem a quantidade de usuários de maconha que NUNCA partiram pra outras drogas. E fingem não perceber também que 99,9% de quem usa qualquer tipo de droga também já usou ou continua usando a DROGA álcool… logo, se existe tal “porta” ela seria o álcool e não a maconha.
    .
    E mais… quer impedir o consumo de maconha? proibam! haaa tá.. já é proibida.. então implorem para que não usem, é mais fácil do que controlar o comércio… não é mesmo!?
    .
    Quem tenta impedir o controle do comércio pelo governo, ou seja, a legalização do comércio, pensando que viverá no tal “mundo livre de drogas” engana-se vergonhosamente, pois continará vivendo entre as drogas e pior, sofrendo as consequencias do tráfico delas.

    Thumb up 23
    • Não é bem assim. Já fui em várias reuniões de N.A. poistenho cobnnhecidos que tiveram seus probleas com drogas, e lá quase todos falam que começaram com alcool e cigarro e depois evoluiram. Entretanto, TODOS concordam que a maconha de hoje não é mais a mesma, é muito mais forte e viciante, e, teorizam que os traficantes colocam raspinhas de crack na erva

      Thumb up 2
  10. Quanto morrem de cancer por causa do cigarro?
    O CIGARRO MATA MAIS QUE ACIDENTE DE TRÂNSITO, ISSO É COMPROVADO.

    E por causa da maconha, NUNCA?
    NÃO VI NENHUM CASO ATÉ HOJE

    Os que saem da escola não é por causa da maconha, saem porque não querem mais estudar, sou formado em adminstração e to estudando psicologia, fumo maconha à muito tempo, as vezes paro e as vezes volto, e nunca precisei abandonar meus estudo por isso.

    Thumb up 34
  11. Muito bem colocado, Erik. Outro questionamento que os defensores da maconha poderiam fazer é qto à situação familiar e social, pra se falar o mínimo!
    Qtos pais entram em desespero pelo fato do filho (a) fumar cigarro? Já com relação à maconha, acho que dispensa comentários. Isso sem contar que a maconha é apenas a porta de entrada pras outras drogas. São raríssimos os casos em que a pessoa entra direto na cocaína, crack, etc. Primeiro vem o indefeso baseadinho! Depois “o resto”.
    Pessoal, poupem-nos de comentários ridículos dizendo que isso é preconceito! O dia em que zelar pelo equilíbrio do homem, pela paz nos lares, pela saúde dos neurônios, pela coragem de encarar todos os problemas que a vida coloca à nossa disposição de cara limpa for preconceito, alguém me avisa.
    Qto ao uso medicinal, a maconha pode até amenizar as dores, segundo dizem, mas uma informação: não existe a doença, e sim o doente. Então, enqto a pessoa não alterar em si, aquilo que causou como reação o desequilíbrio físico, pode fumar uma tonelada de maconha, que ainda assim será só um paleativo. Mas sempre há o fraco ou desavisado, que consegue ver somente a “culpa fora”, então pra esses, qq tipo de informação vai passar batido.
    “Quem tem ouvidos, que ouça.”

    Thumb up 1
  12. Dizem os defensores da maconha que ela faz menos mal do que o cigarro. Pergunto então: quantos adolescentes vc conhece que abandonaram a escola na 6ª série por causa do cigarro?
    E quanto0s vc conhece que abandonaram a escola na 6ª série por causa da maconha?
    Faça a conta e forme uma opinião séria.
    (OPS! O cigarro também é uma droga)
    ERIK VON STEINHAUS

    Thumb up 2
  13. PORRAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!
    kD A MACONHA CARA???
    EU HEIN VCS NÃO SABEM DE NADA!

    Thumb up 1
  14. O mais legal é ouvir de todo viciado, que não é viciado hehe “Eu paro qdo quiser.” “Não faz mal pra saúde.” “Se a maconha fosse liberada, todo mundo plantaria em casa e não alimentaria o tráfico.” Ainda bem que 2012 pra pertinho…

    Thumb up 2
  15. Esse é mais um motivo pra você estudar mais sobre a cannabis, fico triste como uma farmacêutica pode ser tão leiga no assunto a ponto de demonstrar tanto PRECONCEITO sobre o tema.

    Thumb up 4
  16. Meu bem, eu já estudo… SOU FARMACÊUTICA E TRABALHO COM DEPENDENTES QUÍMICOS….

    Thumb up 2
  17. Bruna, favor estude antes de postar um comentário preconceituoso como esses, saiba que até hoje a ciência conseguiu provar que a cannabis (maconha), tem propiedades viciantes, todos sabem que o vicio é psicologico, o unico motivo da proibição foi por fatores econômicos, o cigarro vicia e mata muito mais, só é liberados porque a industria paga muito em impostos, é provado que a maconha possui muitos beneficios medicinais e inclusive eu uso a manconha como alternativa medicinal pois sofro de dores crônicas. Portanto é impossivel uma pessoa normal sofrer de depência com o consumo da maconha a não ser essas pessoas que conseguem ser dependentes até de cenoura (como alguns asiaticos por exemplo).

    Se a maconha fosse liberada iria diminuir a criminalidade, pois as pessoas deixariam de alimentar o tráfico e plantariam em casa.

    É isso.

    :P

    Thumb up 4
  18. Vocês que apoiam a legalização da maconha são uns hipócritas. “Propriedades benéficas…” Quero saber o que tem de benéfico em um dependente químico que se encontra em uma clínica de reabilitação e passa por uma crise de abstinência…? Qual é o benefício de as drogas (no Brasil) financiarem o tráfico e a violência? Qual o benefício de legalizar um mal para a saúde, sendo que tem milhões de pessoas no SUS esperando atendimento e não conseguem? Quem usa drogas fica estragando sua vida enquanto tem tanta gente tentando viver, passando fome, em meio à guerras, doentes… Aproveitem a vida que vocês têm e sejam mais produtivos. AJUDEM O PRÓXIMO!

    Thumb up 5
  19. ” A Maconha também tem muitas propriedades benéficas. Quem estudar sobre ela, vai ver que ela foi proibida por motivos políticos. Não é justo com uma planta natural essa caça contra ela. Isso só promove o tráfico, se fosse legalizado as pessoas poderiam plantar pra usar. ”

    SUPER APOIADO

    SOU CONTRA O ALCOOL E O CIGARRO QUE SAO DROGAS LEGALIZADAS

    Thumb up 6
  20. Bom mais é ruim porem deve ser bem administrado pois a verdade é que deve ser. dita e não escondida. lembrando que a Holanda tem um dos menores incide de assalto roubos seqüestros e as drogas são liberadas em proporções pequenas assim a violência e quase zero, e o que ainda faz vitimas violentas esta na proporção do uso principalmente do álcool.

    Thumb up 3
  21. PORQUE SERA QUE TODOS OS LABORATORIOS FARMACEUTICOS SÃO GIGANTES , SERA QUE É POR CAUSA DE FABRICAÇÃO DE DROGAS

    Thumb up 3
  22. Bom!! Levando em consideraçao que todas essas drogas são elementos quimicos manipulados, (exceto o Cogumelo Magigo! Q por sinal tem um nome bem sugestivo, não??!!) criados pelo homem, acho que nao é errado afirmar que alguem mal intencionado, com conhecimento na area, resolveu que poderia ganhar mais dinheiro viciando as pessoas, do que curando!!

    E Muito interessante a materia!! Nao entendo o pq da “revolta” de algumas pessoas q leram!! Afinal, todos aqui sao inteligentes, ou racionais como um ali!! Se voce quiser ingerir alguma substancia “ilicita” nao vai desistir ou se instigar mais por ler uma materia dessa!! Enfim, Cada um com seu eu e sua consciencia nao e mesmo!!
    Pra finalizar!! As drogas realmente nao fazem bem pra sociedade, mas publicar uma materia falando sobre os “beneficios” (nao sei direito o pq das ” “!!) nao vai mudar as coisas!
    Eh isso!! Abraço a todos!! E Paz!! Isso sim é necessario!! Muito mais do que matérias e discussões sobre pontos de vista!!
    Obrigado!!

    Thumb up 7
  23. A Maconha também tem muitas propriedades benéficas. Quem estudar sobre ela, vai ver que ela foi proibida por motivos políticos. Não é justo com uma planta natural essa caça contra ela. Isso só promove o tráfico, se fosse legalizado as pessoas poderiam plantar pra usar.

    Thumb up 16
  24. não falou do Álcool, que era usado como anestésico no seculo 16.

    “Álcool a causa e a solução para todos os problemas.” Homer Simpson

    Thumb up 23
  25. Existem também os viviados em cheirar éter e “cola de sapateiro”. O éter não se vende mais em farmácias, mas é o melhor anestésico, porém deixou de ser usado porque é explosivo. Quanto a cola de sapateiro, as crianças que se viciam nessa droga, dificilmente chegarão a idade adulta se não tiverem tratamento desintoxicante em clínicas especializadas. Outra coisa: Por que não falaram do cigarro? Os infelizes fumantes, dizem que o cigarro tira a ansiedade…

    Thumb up 28
  26. A diferença entre o remédio eo veneno é a dosagem! Frase célebre que se aplica bem a ésta matéria.

    Thumb up 16
  27. a maconha nao se encontra aki por nao ser uma droga, oras
    eh somente um relaxante natural dos bons

    Thumb up 4
  28. Apesar de atividade farmacológica interessante, todas as drogas de abuso podem ser substituídas por outros fármacos que não causam dependência. Considerar seu uso como tratamento pode até ser interessante, porém a legalização jamais deve ser considerada em um país como o Brasil, que mal dá suporte de saúde (SUS) para cidadãos que apresentam problemas de saúde comuns, que dirá tratamento especializados.

    Thumb up 20
  29. NÃO FALEI DE NENHUMA DROGA DESSAS QUE VC ESCREVEU, FALEI APENAS DA MACONHA, OU CANABIS SATIVA.

    NÃO SOU A FAVOR DESSAS DROGAS, SÓ ACHO INJUSTO A MACONHA QUE É PRATICAMENTE INOFENCIVA SE USADA MODERADAMENTE SER PROIBIDA ENQUANTO AS ANFETAMINAS E OUTRAS DROGAS SÃO LIBERADAS!

    Thumb up 15
  30. -LCD-CAUSA DISTORÇÕES NO FUNCIONAMENTO DO CÉREBRO.
    -COGUMELO MÁGICO-DISTORÇÕES CEREBRAIS E REAÇOES FÍSICAS ABSURDAS.
    -ECSTASY-INDUZ A ATAQUES DE PÂNICO E DANOS AS CÉLULAS NERVOSAS.
    -COCAÍNA-AFETA A COORDENAÇÃO MOTORA, AGITAÇÃO INTENSA ENTRE OUTRAS REAÇÕES NADA PRAZEROSAS.
    -HEROÍNA-ALTERA A PRESSÃO ARTERIAL E A FREQUÊNCIA CARDÍACA.
    -KETAMINA OU CETAMINA-PROBLEMAS RESPIRATÓRIOS E CARDÍACOS.
    -ANFETAMINAS-CAUSA DELÍRIOS E AGRESSIVIDADE.

    ACREDITO QUE EM CASOS ESTRITAMENTE CLÍNICOS PODE-SE FAZER USO DE ALGUMAS DELAS PORÉM NUNCA O USO INDESCRIMINADO.

    NÃO TENHO PRE-CONCEITOS TENHO CONCEITOS.

    Thumb up 23
  31. Eisso ai pessoal,A gora com tantos produtos a disposicao para uso liberado,Acredito que nem precisamos mais da morfina

    Thumb up 1
  32. Dizer que LSD diminuiu o vício de álcool é porque quem se vicia na droga não precisa mais beber.

    Vou começar a falar pra minha mãe que vou me drogar um pouquinho, mas que é só pra diminuir a minha enxaqueca, vamo ver o que ela vai dizer…

    Thumb up 17
  33. Liberté, que tipo de droga vc estava usando qdo leu meu comentário? Pergunto isso pois sua resposta foi completamente nada a ver com o que eu escrevi, ou seja: vc leu, não entendeu, e falou bobagens – delírio…
    Primeiro que vc não conhece minhas regras, crenças ou valores e segundo que tvz vc nem saiba o que é isso, caso contrário acharia perfeitamente normal eu dar a minha opinião, já que não teve NADA de absurdo nela.
    Ou vai negar que o uso indiscriminado de qq tipo de droga não causa tudo que eu falei?
    Qto ao uso medicinal, torna a dizer, se é que existe, que fique a critério de cada médico, e mesmo assim, há de ser um médico MUITO consciente, já que grande parte dessa classe profissional tb faz uso de muita droga a troco de cumprir plantões. Sendo assim, já coloco muito em dúvida a prescrição…

    Thumb up 6
  34. Tudo é equilíbrio,nossa primeira droga legalizada é o açúcar, a água se ingerida em excesso provocará falência renal aguda, com moderação, sacia sua sede, saneia a vida. Há tanta polêmica quanto a liberação das drogas, pois, ela sustenta um mercado negro, corrupção, cartéis, governos, financia guerras, estamos falando da 2ª economia mundial e libera-la acabaria com a festa de muita gente.

    Thumb up 31
  35. Qualquer medicação,natural ou sintetizada pode curar ou matar.

    O que define se algo é veneno e faz mal é a dosagem.

    Essa estória de ” é natural,pode tomar”, ja causou uma série de problemas,inclusive necrose hepática ( com a kava-kava).
    O uso de maconha com acompanhamento médico tem sido de grande alívio para quem sofre de glaucoma( EUA e Europa).

    Basicamente entre o remédio e um veneno é simplismente a dosagem.

    Thumb up 10
  36. “Má”, se não serve pra você, não faça. Porém, respeite a liberdade dos outros. Não obrigue os outros a viverem de acordo com as suas regras, crenças ou valores.

    Ou será que a única maneira de você acreditar nos seus próprios valores é impondo sobre os outros?

    LIBERDADE!

    Thumb up 12
  37. sou mais afavor da maconha do que o cigarro,pois ocigarro mata,maconha que eu saiba nao………..

    Thumb up 6
  38. Maconha serve para glaucoma, inclusive para prevenção. Existem colírios feitos a partir da Cannabis sativa, que, mesmo que ingeridos, não têm efeito entorpecente, mas funcionam para o glaucoma, porém, não é liberado no Brasil.

    Se não me falha a memória, o LSD foi criado com a finalidade de ajudar na cura do alcoolismo, os efeitos alucinógenos foram descobertos durante a pesquisa.

    E existem muitas anfetaminas legalizadas!

    Thumb up 9
  39. Bom, fumo maconho como alternativa medicinal pois sofro de dores cronicas, meus amigos ja se sabe que a maconha não tem propiedades viciantes, o vicio é psicológico, ela é usada em vários paises como alternativa medicinal, é legalizada em mais de um terço do planeta (holanda, california (E.U.A), e etc..), vários cientistas tentaram provar que a maconha consumida moderadamente faz mal e vicia porém nenhum conseguiu.

    sugiro que vcs estudem mais antes de postar algo com algum tipo de preconceito.

    Abraço!

    Thumb up 17
  40. eSqueLeTo!
    A maconha, assim como outras drogas, servem pra mais coisas sim, como por exemplo destruir neurônios, pessoas e lares inteiros e serve tb pra sustentar traficantes e assim colaborar com o caos em que vive a humanidade. Esse tipo de matéria nem deveria ser publicada, pq viciados só ficam à espera de uma “desculpa” pra justificar sua incapacidade de ficar limpo (isso enqto ainda têm a capacidade mental de se ocupar em justificar, pq depois q a vaca vai pro brejo, nem nisso eles pensam). Se é que há MESMO uma utilidade médica, os médicos sabem disso e usam estritamente qdo necessário, sem ficar publicando isso em tudo qto é lugar… Surpreendo-me o Hypescience, que sempre traz matérias interessantes, publicar um desserviço desses. Por mim, tirava do ar.

    Thumb up 18
  41. TODAS AS SUBSTÂNCIAS, SE USADAS NAS QUANTIDADES SUFICIENTES, SÃO DE RESULTADO POSITIVO… A ÁGUA, NOSSA PRINCIPAL FONTE DE VIDA, SE INGERIDA EXAGERADAMENTE TRAZ A MORTE…

    Thumb up 39
  42. Sabemos que todos medicamento em si são uma droga, . Mais se essa moda pega vai dar muita gente se preocupando com suas saúde e procurando médicos para ser medicado, afinal é bem mais seguro comprar maconha na farmácia da esquina do que no morro do Alemão…

    Thumb up 14
  43. “você não deve, em hipótese alguma, fazer uso delas sem o acompanhamento correto”
    o correto seria nem mesmo com acompanhamento, alguns métodos citados no texto não são usados a décadas.

    Thumb up 16
  44. meu isto e inacreditavel eu fui ususario de drogas e sempre achei que isto era possivel mas agora depois de ver um frasco de branca heheh eu descreditei meu putz grilla hehehhehe

    Thumb up 2
  45. maconha serve para tratamento de aidéticos.. aumentando a fome e tirando as ânsias de enjôos..

    Thumb up 19

Envie um comentário

Leia o post anterior:
bebeengat
Nascer no inverno pode afetar a personalidade de uma pessoa

Em uma pesquisa com ...

Fechar