A construção de um castelo medieval, hoje!

Publicado em 30.09.2010

Em Yonne, na França, 50 pessoas começaram um projeto nada modesto: elas decidiram construir um verdadeiro castelo medieval. Mas isso seria muito simples com as técnicas de hoje – então as técnicas usadas serão as mesmas que eram usadas no tempo dos reis e dos feudos.

Todos os materiais que serão usados (pedras, madeira e barro) são encontrados no próprio terreno em que o castelo será erguido.

O trabalho começou em 1997 e, segundo os responsáveis, demorará 25 anos para ser completado. O castelo, batizado de Guédelon, mesmo sem estar concluído já atrai visitantes e curiosos e os transporta para um cenário digno do século XIII.

O Guédelon não é apenas algo que alguns desocupados resolveram montar em uma tarde de domingo por puro lazer – seus criadores o chamam de “laboratório a céu aberto”, já que eles o consideram um campo de arqueologia experimental. Basicamente, eles reproduzem verdadeiramente todos os processos que os construtores medievais faziam na construção de um empreendimento do tipo.

Eles invertem a ordem da arqueologia. Em vez de coletar informações de peças encontradas eles constroem a peça para então coletar as informações a partir das observações feitas.

Para não misturar estilos arquitetônicos, os idealizadores do castelo escolheram uma data muito específica, o ano de 1229, como inspiração e toda uma história baseada em fatos reais foi construída também, para explicar quem seria o dono do castelo, porque, e como seria seu funcionamento.

Além disso, o Guédelon é completamente aberto ao público. Então se você estiver na vizinhança de Yonne, não deixe de visitá-lo. O site do castelo oferece as informações sobre o horário de visitação e sobre hotéis próximos ao empreendimento. [Guedelón]

Autor: Luciana Galastri

é jornalista. Viciada em livros, lê desde publicações sobre física a romances de menininha do estilo "Crepúsculo". Toca piano desde os oito anos de idade e seu estilo de música preferido é o metal.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

7 Comentários

  1. Deve ser uma droga fica correndo naquela roda o cara deve leva uns belos capote !!! uahauhauh…mas mesmo assim eh muito show (nao construir, mas sim morar) !!!

    Thumb up 2
  2. acho que se eles não tinham nada prá fazer e nem onde gastar o dinheiro, deveriam procurar algo melhor a fazer, isso é só pra dar manchete.

    Thumb up 3
  3. Hummm… se precisar de um príncipe, hã… ou mesmo um valete… er… quem sabe um Bobo (?) pra aquela princesa gatona que se candidatou…

    TAMOS AÊ, PÔ !

    Thumb up 4

Envie um comentário

Leia o post anterior:
estreladiamante
Conheça o diamante de 10 bilhões de trilhões de quilates

Você já viu algum di...

Fechar