Acreditar ou pensar em Deus pode nos deixar “preguiçosos”

Publicado em 31.10.2011

Segundo uma nova pesquisa, não importa se você é um verdadeiro crente; pensar sobre Deus e/ou religião pode transformá-lo em um preguiçoso.

“Mais de 90% das pessoas no mundo concordam que Deus ou um poder espiritual semelhante existe ou pode existir”, disse a pesquisadora Kristin Laurin.

“Esta é a primeira evidência empírica de que simples lembretes de Deus podem diminuir alguns tipos de autorregulação, como perseguir objetivos, mas ainda pode melhorar outros, como resistir à tentação”.

Os resultados do estudo foram independentes das crenças dos participantes religiosos. Mesmo para aqueles sem uma crença pessoal em Deus, a cultura mundial está saturada de referências religiosas e imagens que poderiam afetá-los. Mesmo sem saber, estes sinais religiosos podem ter um efeito psicológico.

No novo estudo, os pesquisadores lançaram a mais de 350 estudantes de engenharia a ideia de Deus ou fé, oor exemplo, ao fazer os participantes escreverem uma frase usando uma lista de palavras com conotações espirituais.

Depois, os estudantes fizeram testes de habilidade em que tinham de criar tantas palavras quanto possível a partir de um grupo de letras. Quando tinham visto imagens ou linguagem religiosas antes, os estudantes pensaram em menos palavras, independentemente da sua origem religiosa.

Os pesquisadores acreditam que a “falta de esforço” do grupo que tinha ouvido sobre religião poderia ser ditada por uma crença que o destino está nas mãos de Deus.

Se os alunos acreditam que Deus controla o seu destino, tentar ser melhor não vai ajudá-los a ser melhor, resultando em um menor esforço. Este processo de pensamento parece ser inconsciente, mas apenas a presença de Deus, ou evocar palavras ou imagens sobre religião, podem alterar o comportamento das pessoas.

Um segundo estudo tentou os participantes com cookies, depois de terem lido uma de duas passagens – uma sobre Deus e outra sobre um tema não religioso.

Os participantes que leram a passagem de Deus não só relataram uma maior disposição para resistir à tentação, mas também eram menos propensos a servirem-se sozinhos dos cookies.

Esse efeito, entretanto, só foi encontrado entre os participantes que haviam dito anteriormente que acreditavam que uma entidade onisciente olhando por eles, embora a força de sua devoção a Deus que não tenha entrado em jogo em nenhum dos experimentos.

Os pesquisadores dizem que esse efeito pode ser o “efeito Papai Noel”, no qual as pessoas “se comportam bem”, porque Deus sabe quando elas estão sendo más. Ser lembrado da presença de um Deus onisciente ajuda as pessoas a resistir às tentações, por medo de serem “apanhadas” fazendo o mal.[LiveScience]

Autor: Natasha Romanzoti

tem 24 anos, é jornalista, apaixonada por esportes, livros de suspense, séries de todos os tipos e doces de todos os gostos.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

197 Comentários

  1. “As sociedades evoluem. As religiões as seguem de longe e a contragosto. Não se tornaram mais humildes e tolerantes. Apenas perderam o poder que tinham sobre as pessoas. Já não inspiram o medo e, cada vez menos, o respeito.”*******************************************
    Religiões estão se tornando tão maléficas e danosas ao longo da historia ,que não deveriam ser recicladas para que outras fossem inventadas,mas seus dogmas ,suas publicações incineradas de vez,para deixar de alienar seus seguidores ,e atravancar as conquistas cientificas alcançadas……………….

    Thumb up 2
  2. Em minha opinião muitas pessoas também utilizam as religiões para: ganharem dinheiro, fazerem os outros lutarem para elas ganharem espaço comercial, justificar suas más índoles (deus gosta mais do pecador arrependido do que de quem esteve sempre correto – parábola do filho prodigo), sentirem-se importantes por pertencerem a determinados grupos religiosos ou que tenham que ter religião, etc…

    Thumb up 1
  3. Viver sem agir ou sem tentar intervir no futuro com atitudes é pensamento de uma corrente do Cristianismo,o Calvinismo, que acredita em predestinação,mas o curioso é que apesar disso, eles valorizam bastante o trabalho. Curiosidade:”Preguiçoso, aprenda uma lição com as formiigas! Elas não têm líder, nem chefe, nem governador, mas guardam comida no verão preparando-se para o inverno.(Provérbios 6:6-8) Como vinagre para os dentes, como fumaça para os olhos, assim é o preguiçoso para aqueles que o mandam.(Provérbios 10:26)O preguiçoso deixa de assar a sua caça, mas ser diligente é o precioso bem do homem.(Provérbios 12:27)A alma do preguiçoso deseja, e coisa nenhuma alcança, mas a alma dos diligentes se farta.(Provérbios 13:4)O caminho do preguiçoso é cercado de espinhos, mas a vereda dos retos é bem aplanada.(Provérbios 15:19)O desejo do preguiçoso o mata, porque as suas mãos recusam trabalhar.(Provérbios 21:25)A Bíblia repreende a preguiça. Ah, e eu não acredito em predestinação e, assim, embora os planos de Deus a meu respeito sejam maravilhosos, minhas escolhas podem mudar o rumo da minha vida com certeza!

    Thumb up 6
  4. O problema é que as pessoas acham que Deua tem obrigação de ajudá-las quando não é assim. Deus conhece muito mais o nosso coração do que nós mesmos. Se um aluno acha que se não estudar o bastante Deus vai ajudar, ele está muito enganado, que eu saiba Deus ajuda quem se esforça e vai a luta.O que vcs acham, quem chamaria mais a atenção de Deus, uma pessoa que que está na igreja,mas não se importa com nada, nem ninguém, alguém que quer emprego mas não faz um currículo para entregar, ou uma pessoa que vai a luta, gosta do faz mas quer melhorar a vida e corre atrás. Eu tenho comigo que Deus dá mais ajuda a quem corre atrás, mesmo que este não tenha tanta fé, pois podem ter certeza todos nóspassamos por momentos de dúvida e medo. Somos todos iguais, só o que nos diferencia é que algumas pessoas buscam mais a Deus e confiam de coração. Deus sabe quem o ama, e quem o aceita, e aceita seus ensinamentos.

    Thumb up 5
    • E nos casos das crianças com leucemia, elas não são esforçadas o suficiente para receber ajuda de deus ?

      Thumb up 13
    • Não apenas nossos esforços que fazem com que Deus nos abençoe. Na verdade, quando Jesus morreu na cruz ele salvou toda a humanidade e a libertou do pecado e de suas consequências(morte, doenças, anormalidades, violência…). Se ainda acontece isso com as pessoas é pq muitas delas ainda não sabem que já estão livres e o diabo as escraviza, aproveitando-se da sua ignorância (é a explicação cristã, vc não é obrigado a acreditar nisso. O q fazer? Anunciar a salvação a todo o mundo. Ao conhecer a verdade, ela o liberetará, pq tomarás posse dos seus direitos. E as crianças? Os servos de Deus devem pregar e orar expulsando as enfermidades, foi ordem de Jesus. Aki voltamos de novo a discussão de crer em Deus e ser preguiçoso, é preciso q a Igreja dele trabalhe e não seja indiferente ao sofrimento dessas pessoas. E crente não fica doente? Claro, q sim! Mas quando acontece, sabemos q não é normal, ñ precisamos aceitar, e reivindicamos nossos direitos conquistados por Jesus.

      Thumb up 2
  5. Cada um vive e credita no que quiser da maneira que bem entender e se sentindo bem com a sua vida é o importante!

    Cabe a ela escolher a acreditar em Deus ou não.

    Thumb up 4
  6. Existem religiões boas e ruins. A boa é que produz… Amor, amigos, família…. Fala sério… Saber que não estamos sozinhos é tudo nessa vida… Que tem quem nos ama, e cuida de nós, se não fosse assim, não haveria sentido pra continuar vivendo com animo, pelo menos pra mim.
    Acreditar que tudo é fruto do nada e pro nada não faz o menor sentido..

    Thumb up 2
  7. a religiao é uma ilusao, é uma arma de controle social cujo objetivo e a manipulação das pessoas

    Thumb up 22
    • disse abem a “RELIGIÂO” mas a existencia de um Ser superior é questionavel ninguem conhece nem 1% do universo hoje só sabe que homem foi a lua porque nos disseram isso mas quem realmente prova que ele foi eu mesmo tenho varios duvidas que provarim o contrario hsauhsuahsauhsa.

      Thumb up 0
  8. A SENHORITA NATASHA FOI INFELIZ NO TILULO DE SEU TEXTO,MAS REALISTA NA VERACIDADE DO MESMO.O FATO NÃO É QUE CRER EM DEUS NOS DEIXA PREGUIÇOSO-É SÓ OLHAR OS PAISES CRISTÃOS COMO OS E.U.A SUIÇA,INGLATERRA CHAMA-LOS DE PREGUIÇOSOS É UM ATENTADO A INTELIGÊNCIA- MAS O DEPENDE DE CADA PESSOA.DEUS É UM EMISSOR AQUELES QUE NELE CREEM UM RECEPTOR.O EMISSOR NÃO MUDA E SEMPRE SERÁ O MESMO MAS OS RECEPTORES MUDAM.SE VOCÊ CONHECE UMA PESSOA GENUINAMENTE EUROPÉIA VERA UMA BRUSCA DIFERENÇA DE PERSONALIDADE PARA NOS BRASILEIROS,A EXEMPLO DE COMO ELES ENCARAM O TRABALHO.PARA NOS LATINOS AMERICANOS O A PALAVRA TRABALHO TEM UM SENTIDO DE “PUNIÇÃO” MAS PARA ELES “VOCAÇÃO”.O QUE INCUTE EM NOSSAS MENTES DESDES CRIANÇAS QUE É RUIM TRABALHAR O QUE NOS FAZ PREGUIÇOS EM TUDO…E ISSO É ALGO PURAMENE PREGUISO , SEMPRE COLOCAR A CULPA NOS OUTROS OU NO ACASO.

    Thumb up 4
  9. “O que faz andar o barco não é a vela enfunada, mas o vento que não se vê”. (Platão).

    Thumb up 17
  10. Só acredito naquilo que posso tocar. Não acredito, por exemplo, na Luíza Brunnet.

    Thumb up 29
  11. ISSO SÓ É VÁLIDO, PARA PESSOAS COVARDES E PREGUISOÇAS,
    POIS ATÉ MESMO JESUS O CRISTO TRABALHOU ÁRDUAMENTE COM SEU
    PAI TERRESTRE JOSÉ.

    Thumb up 5
  12. Eu creio em Deus , e nem por isto eu caio na preguiça de nada pq, sei q só ralando pra vc conseguir de tudo, tudo mesmo.
    Outra coisa, se mesmo os cristãos tivessem menos alienação com religiosidade, pastores fraudulentos , isto tudo caia por terra, problema é q as pessoas tem preguiça mesmo é de pensar.

    No meu caso q creio em Deus como meu criador, não vejo as coisas q dizem nem da biblia como dizem ser, pq pessoas usam isto pra iludir, mentir, e o pior pra pegar a grana suada do povo.

    Thumb up 5
  13. Não acho que todos os religiosos são relaxados, alguns, especialmente os que são críticos e pensam por si mesmos, são extremamente esforçados. Entretanto, acredito que esse alívio de consciência é um dos principais objetivos das religiões em geral. Ao pensar em um ser que resolverá todos os problemas do mundo, diminui a responsabilidade por esses mesmos problemas. A Aceitação da vontade de Deus também traz alguns prejuízos quando usada para se conformar com uma determinada situação. Ao invés de buscar outros meios de alcançar seus objetivos, as pessoas simplesmente desistem, aceitando que é assim que deve ser. É claro que as pessoas são diferentes e cada uma uma tem sua própria forma de lidar com esses conceitos religiosos, mas pessoalmente o ateísmo me trouxe muito mais benefícios psicológicos do que a religião.

    Thumb up 8
    • e os benefícios espirituais, onde ficam?

      Thumb up 1
  14. Os religiosos são as pessoas mais insuportáveis que eu conheço, ficam se fazendo de coitados, de ofendidos, mal compreendidos… Ah, fala sério! Olha quantas guerras foram motivadas por religião! Quem foi Hitler? Certamente ele não era ateu! Os Estados Unidos é um dos país com maior quantidade de religiosos e olha quantas guerras eles já desencadearam!

    Religião é escravidão, as pessoas falam em serem livres mas por todo lado vivem acorrentadas em crenças ridículas que não as permitem usar o “cérebro”. Todo mundo sabe que não se pode acreditar em verdades absolutas, a bíblia é uma verdade absoluta e por isso está sendo tão contestada. A religião morre ao ser criticada e investigada, ao contrário da ciência que só se fortalece a partir de novos questionamentos. É revoltante que muitas pesquisas poderiam estar salvando vidas (ex: pesquisas com células tronco), mas graças a um bando de babaca (católicos principalmente) as pessoas estão morrendo. Crianças são abusadas, passam fome e sofrem maus tratos por que o “espertos” dos religiosos acham errado fazer aborto!
    O mundo está cansado disso, mais cedo ou mais tarde não vai mais ter espaço para a religião que mais atrapalha que ajuda. E ai? O que vocês vão fazer? Rezar pra deus? Aff!

    Thumb up 22
    • Ixi, Carol. Até eu que sou ateu acho que a senhorita pegou pesado atoa aí, lembre-se de que TUDO tem seu lado bom e seu lado ruim e aí só vi os ruins…

      Como já foi dito antes por alguns, muitos se desviaram do que foi dito na matéria para travar aquela velha batalha de sempre para provar a existência/inexistência de Deus, mas vamos com calma… ninguém ganha nada sendo fanático, nem mesmo Hitler que realmente era cristão, embora a Igreja tenha tentado esconder isso “para atribuir o ateísmo à maldade”.

      Thumb up 13
    • :( Foi sem querer!

      Thumb up 4
    • Carol, vc fala em usar o cérebro, mas parece que fala mais pela emoção do que pela razão. Reflita: É um fato que muitas atrocidades são cometidas em nome da religião e em nome de Deus. Não acha injusto condenar a RELIGIÃO em vez de as PESSOAS, que se dizem religiosas mas agem CONTRÁRIO ao que a verdadeira religião deixada por Deus exige? A verdadeira religião não aprova nem pratica a violência, a discriminação e a injustiça. Não use Hitler como modelo (você também Nik). Não digam que ele era cristão, mas que AFIRMAVA ser. Jesus disse que não é o dizer, mas o fazer, que identifica o verdadeiro cristão – Mat. 7:21, 22
      Só mais uma coisa: você defende o aborto, a destruição da vida, e ao mesmo tempo não aprova a guerra, não acha incoerente? Não estou alimentando discussão, só pedindo que reflitam melhor antes de condenar, não se arrisquem a julgar sem ter todos os fatos, e acima de tudo, não generalizem, por favor, toda generalização é injusta.

      Thumb up 7
    • “A verdadeira religião não aprova nem pratica a violência, a discriminação e a injustiça.” Não é bem isso que eu vejo nos noticiários, Pedro. Não vou nem começar a citar os relatos históricos. Não vale a pena, vão continuar falando de “Jesus”! Aff.. Não lembro o autor da frase mas é a mais pura verdade: “Uma mão trabalhando faz mais que mil rezando”!

      Eu defendo o aborto porque não é justo uma criança nascer em um ambiente despreparado para acolhê-la. Tu realmente prefere deixar que a criança nasça e cresça em um ambiente fragilizado e inadequado para ela? Eu não!

      Thumb up 5
    • Carol, você não conhece todas as religiões, e como vc mesmo diz, julga pelas que aparecem nos noticiários, mas creia, os verdadeiros cristãos raramente estão na mídia. Já lhe ocorreu que possa haver um grupo diferente de tudo o que vc conhece?
      Sobre sua lógica para justificar o assassinato de crianças no ventre, é o mesmo que aprovar o extermínio de todos os pobres para que não sofram. Será que eles concordariam com essa solução? Infelizmente uma mãe que faz aborto não dá oportunidade de escolha para o seu filho. Leia, por favor, minha filha, a descrição do aborto por curetagem, neste site, e depois me diga se tem coragem de continuar defendendo o aborto. http://members.fortunecity.com/elianemonteiro/aborto04.htm

      Thumb up 6
    • Eu sei muito bem o que é o aborto e por isso eu o defendo! Eu não falei que julgo as religiões pelo que eu vejo na televisão! Se foi isso que entendeu, entendeu errado. Sou graduanda em psicologia, e isso me possibilita saber porque muitas pessoas tem a necessidade de acreditar em deus. Leia Freud! Ops! Não podes ler Freud pois ele era judeu, e você é católico! Católicos matam judeus a séculos por que tu ia querer ler o que um judeu escreveu, né?

      Thumb up 7
    • Não concordo com as atrocidades de Hitler, como também não acho justo essa “punhalada” da Igreja Católica.

      Pedro, eu só quis ressaltar o FATO de que Hitler não era ANTICRISTO/ATEU (e você não pode negar) como a Igreja tentou fazer com que todos acreditassem após sua morte, justamente para não perderem fiéis. Pois quando era vivo ele era ALIADO da Igreja Católica, com direito à acordo diplomático e tudo!! (aí ele morre, a Igreja vê que não ganhou nada e “concerta” assim)

      E digo mais, ele considerava tudo o que fazia contra os judeus como um serviço prestado ao Deus cristão… ou seja, MAIS UM FANÁTICO que se achava “soldado de Deus” (já vi muitos) acreditando que estava mesmo fazendo desse mundo um lugar melhor. (Luta do BEM contra o MAL? Prefiro assistir bem de longe ¬¬’)

      ———————————————-
      (Meu CTRL+C CTRL+V denovo aí)

      “Eu acredito que hoje eu estou agindo no sentido de o Criador Todo-Poderoso. Ao repelir os judeus eu estou lutando pelo trabalho do Senhor.”

      Adolf Hitler, Discurso no Reichstag, 1936

      Thumb up 8
    • O senhor parece que se sentiu ofendido em saber que Hitler “se afirmava” cristão (acontece com praticamente todos), da mesma forma que eu me senti ofendido em ver como a “IC” encarava/encara o ateísmo (já me chamou de opositor), mas se a verdade dói por mim que doa a quem doer.

      E eu não entendi exatamente o que você quis adicionar desse link com o que eu disse antes. Quero dizer, se ele era um FANÁTICO qualquer um que discordasse dele seria considerado um “traidor”… surpresa nenhuma nisso, não me adicionou nada.

      Thumb up 4
    • OU seja, matou mais gente ainda em nome de deus! Boa jogada a dele!

      Thumb up 3
    • Carol e Nik, quero pedir desculpas a vocês pelo engano que cometi. Achei que pudesse de forma educada corrigir alguns pontos de vista equivocados e ter um diálogo sem agressões. Eu estava errado, por isso me retiro. Em tempo, Carol, não sou católico, não desconheço as ideias de Freud e não aprovo matança de judeus e de ninguém seja por qual motivo for. Sigo o ensino de Cristo que é amar e não matar. Sem ressentimentos…

      Thumb up 8
    • Parabéns, Pedro!
      Você se expressou muito bem em todos os seus comentários e manteve educação e compostura! Continue sempre assim.

      Thumb up 2
    • Não é a religião que esta destruindo o mundo, se vc for pensar, muitas das pesquisas que você apoia estão gastando BILHÕES que poderiam ser gastos com combate a fome e a pobreza, pense antes de falar, e va pesquisar antes de falar alguma coisa todas as descobertas so trazem novas evidencias da nossa insignificancia, eu gosto de olhar sites de ateus pois as justificativas para a existencia de Deus são todas sem sentido, que com um breve e pequela averiguação se mostra falsas

      Thumb up 1
    • quando falei sobre fatos sobre a existencia de Deus eu errei , estava querendo dizer inexistencia.

      Thumb up 1
    • Piorou, se quer dizer que ateus tentam “PROVAR INEXISTÊNCIA”. Isso é totalmente IRRACIONAL. Simplesmente NÃO ACREDITAMOS, por AUSÊNCIA DE EVIDÊNCIAS QUE ATESTEM A EXISTÊNCIA. E já que são os crentes que AFIRMAM as existências de seus deuses, entidades, ou como preferirem chamar, a eles CABEM O ÔNUS DA PROVA. Não aos ateus.

      Thumb up 4
    • calma,Carol, calma! Até que você está certa por uma lado, religião não salva ninguém, quem salva é Jesus Cristo. Ele te ama de verdade, amor inigualável, amiga.
      E realmente, ao invés desses cientistas ficarem perdendo tempo fazendo pesquisas sobre provar a inexistência de Deus (não vão conseguir) deveriam estar mesmo se ocupando com coisas mais importantes como uma que você citou. E isso não é culpa de quem crê em Deus, mas sim dos que não crêem (já olhou pelo outro lado) que são esses sim os que causam a dúvida e estão querendo buscar respostas e provar a inexistência do Criador da Existência. Controverso, né?
      Jesus te ama.
      Deus te abençõe!

      Thumb up 2
    • Parabens Carol. Acho que esta na hora do mundo ser dividido entre os Ateus e os religiosos. Espero que a NASA não infeste Marte e outros planetas com estes pré-históricos seres que acreditam em deus. Como disseram, em nome de Deus se matam centenas dia e noite. Os americanos são os que mais provocam mortes e se acham vitimas quando alguem solta um fogos ao seu lado. Acredito que está na hora de se criar um novo mundo livre deste cancer chamado religião/Deus. Como se dizem crianças são inocentes, então porque este Deus os mata. Nas igejas evangelicas está cheio de EX-TUDO. Vai numa igrja católica e veja se o padre te dá alguma coisa se você não dar algo em troca.
      E a viadagem entre eles que o papa da uma de João sem braço. Vou dizer uma coisa, se faz necessario uma união entre ateus e simpatizantes para dar inicio a criação de um mundo onde o assunto religião e dinossauros tem as mesmas provas nos dias de hoje.
      Na africa por exemplo a igreja catolica açoita quem usa preservativos, e por isso lá é onde se tem o maior numero de casos de hiv de mamando a caducando, e cade as autoridades, os americanos que invadem o pais dos outros para impor justiça e igualdade!!! Porque não enfiam a cara lá… alguma coisa tem em troca…
      Sou contra qualquer forma de religião que exige dinheiro, pastores milionários, papa e qualquer forma que usa a biblia.
      Alias BIBLIA, livro usado como ferramenta em prol da extorsão, ameaça.
      Somente um cego não vê que lá esta uma ciência que prova que somos frutos de outros seres superiores que a igreja catolica criou uma fantasia em cima para vender perdão a reinos como faziam no passado.
      Nossas origens estão nas piramedes egipcias, mais, incas e outros onde os CRIADORES estiveram e viveram por um periodo.

      Thumb up 1
  15. Primeiro como ja disseram fe nao é monopolio da igreja e segundo se vc acredita tanto em Deus porque nao deixe o seu proselitismo religioso atrapalhar com a vida de outras pessoas -quem acredita em deus nao pode se julgar melhor que um ateu ou vice versa porque ninguem é melhor que ninguem tanto na religiao quanto nos direitos do homen-E a palavra igrja nao se identifica so para igreja catolica ou crista por que o mundo esta cheio de diversas crenças e nao é por isso que deus va escolher so um grupo de pessoas para ser levada ao paraiso

    Thumb up 2
  16. Por outro lado eu aprendi nas minhas aulas de cosmologia que Deus é um ser misericordioso ao ponto de nos dar o livre arbitrio entao pode se dizer que eu nao acredito totalmente mas se acredito em deus -è minha decisâo querer estar com ele ou nao

    Thumb up 3
  17. acredito alguem que tem fe é alguem que nao se encontra numa situaçao prazerosa e tenta por meio religiao nao ser mas um alienado q esta esta em cima do muro ,sem uma decisao explicita

    Thumb up 2
  18. É horrível quando você sabe estar certa e as pessoas votam vermelho no seu comentário.Já fiz minha parte,agora vocês que se entendam.

    Thumb up 0
  19. Para o Nik, que em um dos comentários cita algumas supostas contradições da Bíblia:

    Evidentemente você apenas usou CTR+C e CTRL+V. Mas, cuidado! Acreditar cegamente no que alguém diz e endossar isso sem checar a veracidade pode torná-lo cúmplice de mentiras e calúnias. Você afirma: “existem especialistas que estudam as contradições da Bíblia”. Já de cara a intenção desses “especialistas” é óbvia: eles não avaliam honestamente a Bíblia, mas têm como único objetivo achar “contradições”. Agem igual aos fariseus que observavam atentamente a Jesus, não para aprender, mas para estudar cada declaração ou ato que pudessem usar de forma distorcida contra ele. Ou então como um advogado mal intencionado que estuda a lei procurando brechas que possa usar.
    Bem, como na Bíblia não existem contradições, eles as forjam, sabendo que sempre haverá incautos e opositores de Deus que se encarregarão de as propalarem.
    Todas as “contradições” que você citou são equivocadas. Essas e todas as demais caem por terra, uma por uma, quando o texto e o contexto são avaliados honesta e cuidadosamente.
    Vou esclarecer apenas uma como exemplo:

    Os seus “especialistas” acharam três versões para a morte de Saul. Vamos à verdade:
    1. Saul cometeu suicídio. Em 1Sam. 31:1-4 lemos:
    “os filisteus estavam lutando contra Israel e os homens
    de Israel puseram-se em fuga diante dos filisteus… E a
    luta ficou muito intensa contra Saul, e os atiradores, os
    arqueiros, por fim o acharam, e ele foi seriamente
    ferido pelos atiradores. Saul disse
    então ao seu escudeiro: “Puxa a tua espada e traspassa-me
    com ela, para que não venham estes incircuncisos e
    certamente me traspassem, e abusem de mim.” E seu
    escudeiro não quis, porque estava com muito medo. Saul
    tomou, pois, a espada e lançou-se sobre ela.”
    (Esse é o relato do que realmente aconteceu.)

    2. Saul foi morto por um amalequita.
    Cerca de três dias depois do suicídio de Saul, um jovem
    amalequita veio a Davi, gabando-se de ter matado o rei
    ferido (o relato não diz que ele fez isso, mas que disse
    ter feito). Era evidentemente uma mentira, destinada a
    granjear o favor de Davi. Por presumir que a morte de
    Saul que perseguia a Davi agradaria a este, provavelmente
    esperasse uma recompensa. Davi, porém, ordenou que o
    homem fosse executado à base da sua afirmação, pois Saul
    havia sido um ungido de Jeová. — 2Sa 1:1-15.

    3. Saul foi morto pelos filisteus.
    O texto citado, 2 Sam. 21:12, não diz isso. Confira:
    “Portanto, Davi foi e tomou os ossos de Saul e os ossos
    de Jonatã, seu filho, dos proprietários de terras de
    Jabes-Gileade, que os haviam furtado da praça pública de
    Bete-Sã, onde os filisteus os tinham pendurado no dia em
    que os filisteus golpearam a Saul em Gilboa.” (note que
    se diz que os filisteus golpearam Saul, o que realmente
    aconteceu, cfe. lemos no texto que fala de sua morte
    (item 1), mas não diz que o mataram).

    Caso alguém tenha interesse sincero, escreva-me que terei prazer em avaliar qualquer suposta ou aparente contradição.

    Thumb up 3
    • Verdade, Pedro. Eu adoro usar CTRL+C e CTRL+V, mas não se preocupe… não sou fanático em nada e não curto proselitismo (aprendi essa palavra com a Magda o/). Aquele comentário foi só para a Carol.

      Estou sempre estudando várias visões e opiniões sobre os mesmos assuntos (por isso gosto dos comentários do HypeScience), mas continuando neutro.

      Se você QUISER MESMO avaliar contradições (você disse) está aí a versão em português do site dos “especialistas em contradições da bíblia”: http://www.bibliadocetico.net/index.html

      Thumb up 7
    • Bem, Nick, eu sou um defensor da Bíblia e o faço de forma esclarecida e com conhecimento de causa. Dificilmente comento nesses espaços, onde infelizmente a grande maioria só vem para avacalhar e agredir. Só repliquei vc porque endossou a opinião dos contestadores da Bíblia. Os incautos que dizem amém a tudo, continuarão repassando, sem a preocupação de ouvir o outro lado. No final vc sugere o livro dos “especialistas” caso eu queira mesmo avaliar. Não acho proveitoso, não. Como disse, com prazer estou disposto a raciocinar com pessoas sinceras que tenham dúvidas, mas debater com opositores não leva a nada.
      Um abraço.

      Thumb up 2
    • Novamente Pedro, aquele comentário foi só para a Carol. Peço desculpas se realmente acha que acabei por induzir ainda mais contestadores da bíblia (leve em conta também que só 4 votaram poxa :\), mas quanto ao site seria bom o senhor ler justamente para estar “preparado” para tais contestações… não? Enfim, também não quero debater o assunto, não porque sou opositor (pra mim tanto faz quem está certo no final) mas é porque não há finalidade nisso.

      Thumb up 1
  20. Preguiçoso é o cara que ganha mal. Pague um bom salário para qualquer um e verá como o sujeito será um ótimo trabalhador. Capitalismo puro!

    Thumb up 3
  21. Impressionante…
    O Hypescience vai acabar mudando o nome pra
    Hype->Science-vs-Religion

    Thumb up 5
    • É vei, mas isso é um resultado, um contra-ataque as idiotisses que a igreja (cristã) faz e fala, pode ver, mesmo sabendo que não existe ser superior e etc etc, ninguém fala nada do budismo ou outra religião, porque eles são respeitosos.

      Thumb up 3
    • O interessante Jonatas, é que o assunto da matéria nem é se Deus existe ou não, o assunto é “acreditar em Deus pode deixar as pessoas mais preguiçosas”, é claro que não é exatamente uma preguiça, é mais não fazer uma escolha e jogar tudo nas mãos de Deus.

      Só que como as pessoas insistem em discutir um assunto que não tem nada a ver com a matéria? O pior é que só percebi isso agora, pois nos meus comentários abaixo fiquei discutindo também sobre esse assunto. :(

      Thumb up 4
  22. deve ser por isso que eu fico com uma preguiça de ir na igreja domigo. hehe…he… ‘-’

    Thumb up 2
  23. Leiam, por favor, Isaías 58, 6-14. Há coisas na Bíblia que nem imaginam que possa existir. A Bíblia não é para alienados. Paz e bem!

    Thumb up 3
  24. Quem verdadeiramente tem Deus no coração sabe que isso não é verdade. Ser preguiçoso é totalmente contra os mandamentos divinos. Deus não nos fez para ficarmos de braços cruzados, mas nos fez para a ação. Somos obrigados, por sermos filhos de Deus, a sempre agir através das boas ações, ajudando sempre o próximo, nunca esmorecendo, nunca perdendo a coragem. Repito: “Ficar de braços cruzados” não é próprio dos homens de fé. Se observarem que alguém cruza sempre os braços” saiba que esse não vive a Palavra de Deus, apenas diz acreditar em Deus da boca pra fora.

    Thumb up 4
  25. Acredito num Deus, Supremo Criador do Universo e de tudo o que nele existe. Acredito também numa Lei de Causa e Efeito e sei que meu destino depende de mim mesmo. Acredito que existimos e vivemos pelo desejo de uma força maior, pq temos que crescer, nos transformar e evoluir, assim como tudo no Universo também se expande, se transforma e evolui. Também podemos escolher viver sem produzir frutos e finalmente morrer numa existencia vazia. Há coisas que não dependem de Deus e aqueles que sabem disso não se deitam na rede da preguiça, não adormecem na ignorância, nem ficam esperando que Deus os embale.
    A maioria das religiões dessa era noturna exerce uma ação meramente moral sobre o indivíduo, mas não o liberta para
    um viver livre e também consciente do seu papel nesse mundo.
    Tudo é questão de consciência e de Sabedoria.
    Cada um deve procurar expandir sua consciência e buscar adquirir Sabedoria. Viver com Sabedoria. Esse é o segredo e a postura de quem realmente crê nesse Deus.

    Thumb up 3
  26. Acredito num Deus, Supremo Criador do Universo e de tudo o que nele existe. Acredito também numa Lei de Causa e Efeito e sei que meu destino depende de mim. Vivemos pq temos que crescer, nos transformar e evoluir, assim como tudo no Universo também se expande, se transforma e evolui. Também podemos escolher viver sem produzir frutos e finalmente morrer numa existencia vazia. Há coisas que não dependem de Deus e aqueles que sabem disso não se deita na rede da preguiça, nem ficam esperando que Ele os embale.
    Tudo é questão de consciência e de Sabedoria.
    Cada um deve ir atrás da sua consciência e buscar adquirir
    Sabedoria. Esse é o segredo e a postura de quem realmente crê nesse Deus.

    Thumb up 7
    • Acredito num Deus, Supremo Criador do Universo e de tudo o que nele existe. Acredito também numa Lei de Causa e Efeito e sei que meu destino depende de mim. Vivemos pq temos que crescer, nos transformar e evoluir, assim como tudo no Universo também se expande, se transforma e evolui. Também podemos escolher viver sem produzir frutos e finalmente morrer numa existencia vazia. Há coisas que não dependem de Deus e aqueles que sabem disso não se deitam na rede da preguiça, nem ficam esperando que Ele os embale.
      A maioria das religiões dessa era noturna exerce uma ação meramente moral sobre o indivíduo, mas não o liberta para
      um viver livre e também consciente do seu papel nesse mundo.
      Tudo é questão de consciência e de Sabedoria.
      Cada um deve ir atrás da sua consciência e buscar adquirir
      Sabedoria. Viver com Sabedoria. Esse é o segredo e a postura de quem realmente crê nesse Deus.

      Thumb up 3
    • Ta certo, porque se você for seguir a risca os mandamentos impostos por Deus, não seria preguiçoso.

      Thumb up 1
    • Gostei do seu comentário. Você se expressa com clareza, inteligência e educação. Sou estudioso da Bíblia há quatro décadas e defensor da verdade que ela transmite. A lei de Causa e Efeito que vc cita, da qual ninguém escapa está na Bíblia. Reza:
      “O que o homem semear isto também colherá” – Gálatas 6:7
      Você não disse se crê que a Bíblia é a Palavra de Deus. Se quiser trocar ideias a respeito, escreva para pois nesse espaço fica difícil, já que a grande maioria que o frequenta são opositores sem raciocínio.

      Thumb up 3
  27. Eu acredito em Deus, mas reconheço que esse povo é um bando de preguiçoso, para de cuida da vida dos otros e vai trabalhar! Fica envergonhando uma crença que podia ser tão bonita -.-’

    Thumb up 6
  28. Ninguém gostou de quando comentei a alguns para provar que Deus não existe, porém a verdade é essa. Ninguém pode provar que Deus não existe e da mesma forma ninguém pode provar que Deus existe. Era nisso que eu queria chegar.

    Thumb up 9
    • Eu entendi seu ponto de vista, concordo. É essa a essência da ciência (rimo ‘-’) se não consegue provar, fica de boa, e se não gosto vai reclama com Einstein.

      Thumb up 2
    • “Ausência de provas não é prova de ausência.”

      É verdade. Talvez a ciência nunca prove a inexistência de Deus, mas, à medida que a ciência evolui vão derrubando de pouco em pouco algumas idéias impostas pela bíblia. (HOMEM SURGINDO DO BARRO? ARGH!!!)

      Thumb up 6
    • é que hoje em dia as pessoas se acham hiper, maxi,hiper, huper, super, mega inteligentes demais para acreditar em Deus. mas como em Hebreus capitulo 11 esta escrito:”a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das que se nao veêm”, entao quem nao crê nao pode ter fé e quem nao tem fé nao pode crer. Pois sem fé é impossivel agradar a Deus.

      Thumb up 2
    • Pois é, Marcelo, a respeito desses, a Bíblia diz:

      “O iníquo, segundo a sua arrogância, não faz nenhuma pesquisa; todas as suas idéias são: ‘Não há Deus.’” — Salmo 10:4.

      Maria-vai-com-as-outras é o que eles são…
      Feito papagaios, só repetem o que ouvem, não têm raciocínio próprio.
      O pior é que acham que os outros é que são burros… Casos perdidos.

      Thumb up 3
    • Demerval e Marcelo, não me lembro de ter insultado ninguém. Não disse que me achava mais inteligente do que qualquer um que crê em Deus, também não os chamei de “maria-vai-com-asoutras”, “papagaios” ou “casos perdidos”… Enfim, se foi o que pareceu peço desculpas.

      Thumb up 8
    • “homem surgindo do barro”???? Onde você leu isso? Imagina mesmo um boneco de barro? Ah! ah! ah!
      Alguma vez pelo menos folheou uma Bíblia? Não parece.
      A Bíblia diz acertadamente que Deus fez o homem do pó do solo; quem tem um mínimo de raciocínio entende o que isto significa, e a ciência que você idolatra confirma que o nosso corpo realmente é composto de elementos contidos no solo. Estuda um pouquinho, véio, e pare de falar asneiras!

      Thumb up 4
    • Já fui católico, então, claro que já li a bíblia. Você fez aí o que todos fazem, interpretar a bíblia de SUA MANEIRA, adaptar para convencer “o próximo”. Parece que a bíblia foi escrita assim de próposito para que cada versinho ganhe várias versões ao longo dos anos para convencer vários.

      Eu adoraria citar aqui algumas contradições da bíblia só para ver como você as adaptaria para fazer sentido, mas… não, você interpretaria isso como arrogância e eu realmente… não quero insultar ninguém.

      Thumb up 5
    • voce nao me insultaria se me mostrasse ao menos duas contradiçoes. realmente a biblia diz que nao devemos nos prender a questoes de genealogias interminaveis que nao levam a nada e a nao ficar nos prendendo a contendas. expos ; aceitou? nao aceitou? tem livre arbitrio. mas eu gosto de ouvir(no caso ler) ideias diferentes pra aprender mais

      Thumb up 2
    • Nik, o interessante é que não somente surge teorias de que Deus não existe como também surge teorias de que Deus existe.
      Ouvi falar de uma história de que um cara queria provar que A biblía é mentirosa, então ele passou por vários lugares onde ocorreu as coisas que estão na biblía, no final ele não conseguiu provar nada.

      Thumb up 2
    • Nunca ouvi falar de tal história, se ouvi algo similar então não foi comprovado. Poderia fornecer mais detalhes? Com tão pouco é impossível procurar.

      Thumb up 1
    • Bom, eu pelo menos não tenho que provar nada, você que tem que me provar que Deus existe, o que você está fazendo é conhecido como “inversão do ônus da prova” ;)

      Thumb up 6
    • Eu não tenho que te provar nada, se quiser saber mesmo vai estudar, não falo da biblía, já que nenhum ateu acredita nela, mas vamos ver algumas “teorias” na qual podemos acreditar em Deus

      Alguns falam que não acreditam em Deus porque não o vê, não vemos o ar, e ele que nos traz vida.

      Na fisica quantica se acredita que tudo é energia, já que é composto de átomos, se você assistir o documentário O SEGREDO, eles vão falar disso, e mais, eles dizem que há uma energia suprema, na qual sempre existiu, não pode ser destruído e está em todos os lugares, o interessante é que na biblía fala exatamente que Deus é assim.

      E sobre a criação da vida, bom eu sei que a biblía é cheia de “parábolas” e tanto que alguns olham e diz que ela se contradiz, na verdade é que eu acredito que as coisas de Deus são quase impossível para as pessoas entenderem. Bem, continuando, ela diz para Deus 1 dia é como 1000 anos para nós e 1000 anos para nós são 1 dia para Deus, então, e se o mundo não foi feito exatamente em 7 dias como diz na biblía, e se realmente muita coisa aconteceu aqui na terra, como diz os cientistas, isso de acordo com a biblía é claro.

      São coisas que vão além da compreensão humana, por isso que cada vez mais se criam teorias, para tentar compreender cada vez mais o universo e aquela teoria que parece mais convincente é aquela que fica.

      Bem, eu não tenho que te provar nada, mesmo assim essas são teorias interessantes. Se quiser não acredite em Deus, se quiser acredite.

      Thumb up 1
    • Último comentário meu sobre se Deus existe, para não ser considerado um hipócrita, devido a um certo comentário meu, no meio desses outros 200.

      http://www.sobrenatural.org/noticia/detalhar/1290/calculos_de_cientistas_indicam_que_a_biblia_esta_certa/

      http://www.youtube.com/watch?v=BM0yZ_RhLfc

      http://pantokrator.org.br/pt/cientista-polones-michael-keller-prova-a-existencia-de-deus-e-ganha-um-dos-mais-cobicados-premios/

      http://pt.wikipedia.org/wiki/Michael_Heller

      Bom. Chega de Hype->Science-vs-Religion este é meu último comentário sobre isso, só não acredita em Deus quem não quer, seja lá qual for o motivo de cada um.

      Se o que ocorre em nossa volta não é prova suficiente para vocês, então quando ele vir buscar sua igreja, vocês saberão quem é o rei dos reis e todo-poderoso…até mais, fiquem bem. ;D

      Thumb up 2
  29. Será que só faço coisas boas porque tenho um superior que tudo ver e condena?
    Devemos ensinar para pessoas fazerem o bem independente que exista um superior ou não.
    Muitos se dizem que é ateu, mas poucos sabem o significado de não acreditar em Deus.
    Tem muitas pessoas por ai perdidas, sem saber para onde ir…
    O ateísmo é uma linha que encaminha o ser o humano para o bem.Faça uma experiência sem medo: tire Deus/deuses do palco da
    existência e veja, perceba o que sobra. O que sobra? A mesma vida de sempre… contudo muito mais “ameaçadora” pelo fato de exigir a própria tomada de decisões ao invés de depositar-se tais decisões em alguém ou algo além de “si mesmo”. Perceba que não tem mais ninguém observando seus atos além de você mesmo e assim qualquer coisa que você faça estará de acordo apenas com a sua vontade, não a vontade de um ser superior a você. Pense nisso.A crença em Deus antes de ser uma “necessidade” é o maior dos vícios. Ela expressa imaturidade e a necessidade de um Pai guiando os próprios passos de quem estiver “viciado” em acreditar num “pastor”, num condutor. É alienante e altamente prejudicial ao desenvolvimento pleno da potencialidade humana… Visto dessa perspectiva, um Ateísta só perdeu o vício, como alguém que deixa de fumar, como alguém que deixa de beber, como alguém que deixa de se drogar e entorpecer… Um ateísta “sabe” que ele é o responsável por qualquer atitude que venha a tomar. Daí a opção pela Ética acima de tudo.
    Assim só para concluir, ser Ateu não é negar a maravilha, o
    grandioso, o magnífico. É simplesmente não precisar de explicações com base na “fé cega” para algo que carregamos conosco mesmos…

    Thumb up 2
    • Deve ser muito triste viver por viver, viver sem saber por que, tentar se convencer todos os dias de que é perfeitamente aceitável e até inteligente acreditar que a vida não tem objetivo nenhum. Mas, convenhamos: é o caminho mais fácil, por isso tantos vão por ele. Não precisa pensar, é só se deixar levar…
      “Deus não existe.” E se alguém perguntar em que se baseia essa afirmação, não precisa dar explicações, é só dizer: “Deus não existe porque EU decidi que ele não existe… E se ele não existe posso fazer o que eu quiser, não preciso prestar contas a ninguém…”
      Pode se iludir e iludir outros, mas escreva o que vou dizer: VAI prestar contas sim!

      Thumb up 8
    • Concordo.
      Porem esse mundo e passageiro.
      Acredita ou nao e a sua escolha.
      Voce nao e obrigado acreditar em Deus.
      Nossa morte chegara em breve e voce nao tem certeza o que vai acontecer depois.
      Entao a melhor escolha e caminhar certo e acreditar em Deus.

      Thumb up 5
    • O que atrapalha sao os homens nao Deus!

      Thumb up 14
    • Ele disse que oq atrapalha é a religião e não Deus,.. leia direito.

      Thumb up 11
  30. lendo estes comentarios cheguei a seguinte conclusão: algumas pessoas não entendem nada de religião.

    Thumb up 15
  31. Interessante. Notei que os ateus gostam e falam mal do todo-poderoso, enquanto os religiosos detestaram a matéria.
    Eu sou Cristão e gostei da matéria, é bom saber disso para melhorar o meu Caráter Cristão, eu até dependo de Deus para viver, mas uma coisa é depender e outra coisa é em decisões difíceis jogar tudo para Deus e dizer que está nas mãos dele.
    Preguiça é pecado, como disse Laudo Leon lá em cima.

    Thumb up 5
    • Eu não falo mal do “todo-poderoso”, pois se eu não acredito na existência do mesmo… como posso falar bem ou mal?

      Já os religiosos como já disseram muito aí, simplesmente entram em estado de fúria quando lêem a palavra “religião” no site. xD

      No resto, tu estás certo!

      Thumb up 5
    • Deus não toma nenhuma decisão por nós, seja lá qual for sua crença vc sempre terá que tomar suas decisões, nunca se esqueçam do bendito -livre arbitrio- vc escolhoe o k bem entender.

      Thumb up 5
  32. Pode ser verdade, às vezes ficamos esperando as coisas caírem do céu e esquecemos que a Deus cabe o impossível, mas o possível cabe ao homem; queremos que Deus nos sirva, em vez de servirmos a Deus!

    Mas, já dizia Santo Agostinho, ainda no século IV, que Deus está pronto para mover os céus para realizar o que está além da nossa natureza, mas não moverá uma palha para fazer o que depende de nós; e que devemos rezar como se tudo dependesse de Deus, mas trabalhar como se tudo dependesse de nós.

    Thumb up 8
  33. Religião,Deus ,fé e outros relacionados incomodam tanta gente ,porque será? Eu sinto-me atraída p\ esses assuntos, leio revistas sentinelas e despertai dos testemunhas d jeová de capa a capa, estudei toda a biblia em varias traduções, leio folhetins de igrejas q me dão nas ruas, ñ tenho religião mas esse assunto me fascina!Gosto dos filmes biblicos, documentários do Histori channel, de livros e revistas c\ explicações à respeito,adoro falar sobre o q sei, gosto de aprender .Amo essas palavras”O espírito santo q está em mim testifica q o q dizes é verdade ou mentira, errais porque ñ conheceis as escrituras, quanto mais sei, mais eu sei q ñ sei!”

    Thumb up 3
    • tu deve ser VIP la entao irmao.

      Thumb up 4
    • São para os sábios.

      Thumb up 0
    • Hahaha… Já está mais que provado que deus não existe, amigo!

      Thumb up 6
    • É muita burrice de uma pessoa pensar que seres tão complexos surgiram de uma explosão.
      Nada surge de uma explosão,será que dá pra entender?
      E eu afirmo que está mais que provado que Deus existe SIM “amiga”!
      Ou você acha que viemos de macacos? Fala sério,se fosse assim os macacos não existiriam,eles seriam humanos.
      É o mesmo que dizer que o vento não existe,você não vê,mas no fundo sabe que existe, e como existe!

      Thumb up 5
    • “É muita burrice de uma pessoa pensar que seres tão complexos surgiram de uma explosão.”

      Os primeiros seres que surgiram na Terra eram bem simples.

      “Nada surge de uma explosão,será que dá pra entender?”

      Escombros.

      “E eu afirmo que está mais que provado que Deus existe SIM “amiga”!”

      Indubitavelmente.

      “Ou você acha que viemos de macacos? Fala sério,se fosse assim os macacos não existiriam,eles seriam humanos.”

      A evolução se extende por vários caminhos, a espécie “passada” só deixa de existir se não consegue sobreviver. Ex.: Mamute > Elefante

      “É o mesmo que dizer que o vento não existe,você não vê,mas no fundo sabe que existe, e como existe!”

      Mas para saber isso é muito simples, só olhar para o movimento das folhas de uma árvore por perto… por exemplo.

      Thumb up 10
    • Santa Ignorância….

      Thumb up 1
    • Carol, o que você fala não é nenhuma prova

      Thumb up 1
    • É porque a senhorita não viu a da “Moto banheiro”. :D

      Thumb up 4
    • Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que não se veem. [...]Pela fé, entendemos que os mundos, pela palavra de Deus, foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente.

      Hebreus 11:1,3

      Thumb up 5
    • fé significa convicção profunda, pensamento de que aquilo que se pensa ou imagina é real, pensar com a força das emoções. A fé não é monopólio da religião; pode haver fé no esporte, no trabalho,numa teoria científica, em si mesmo, na humanidade, etc…existem variações da fé: fé fanática, fé inabalável, fé variável….note a diferença de crença que é aceitar um dado porque foi dito ou ensinado. A fé envolve um componente de experiência pessoal. O maior problema da fé é quando se tenta impor a fé a outros.

      Thumb up 16
    • Explicou muito bem.

      Thumb up 7
    • Qual fé agrada a Deus? no futebol, na mega sena? na raspadinha da sorte? no vasco ou flamengo?
      a biblia diz: “sem fé é impossivel agradar a Deus”, essa fé transforma mentes(romanos 12). as outras fés(sera que inventei uma palavra?)sao figuinha.

      Thumb up 0
    • “Fé (do Latim fides, fidelidade e do Grego pistia) é a firme opinião de que algo é verdade, sem qualquer tipo de prova ou critério objetivo de verificação, pela absoluta confiança que depositamos nesta idéia ou fonte de transmissão” -WIKIPEDIA-

      parecida com um instinto a fé pode ser resultado de uma logica que seu cerebro nao consegue “ver” conscientemente, algo que voce sabe mas nao consegue explicar porque sabe.
      esse “instinto” pode ser treinado e em algumas pessoas pode se tornar muito preciso.

      Thumb up 2
  34. Sobre a pesquisa, parece-me que as conclusões foram mesmo tendenciosas, será que eles não consideraram outras possibilidades, como por ex. “os religiosos não se deram ao trabalho de formar palavras em um joguinho idiota por estarem preocupados com coisas mais importantes”?
    Eu acho que religião, sem exageros, é bem saudável e promove a socialização e a solidariedade, além da convivência com pessoas diferentes, tolerância, etc. Infelizmente, não dá para participar disso sem a tal da crença, então não consigo. Juro que queria acreditar, mas é sério, não dá.

    Thumb up 1
  35. Fala sério! Como pode ser preguiçoso um ser que se levanta num domingo às 6 da manhã só para assistir a missa das 7?? Pelo menos os católicos só possuem um compromisso semanal com a igreja, em diversas religiões a pessoa tem tarefas praticamente todo dia! Conheço pessoas espíritas que vão ao Centro 4 ou 5 vezes na semana. E não perdem esses compromissos por nada, vão com chuva, sol, enchente, ônibus lotado…. Só de pensar me dá preguiça.
    Ainda bem que sou agnóstica! Esses sim, somos tão preguiçosos que nem nos damos ao trabalho de chegar a alguma conclusão.

    Thumb up 13
    • up!

      Thumb up 5
  36. Uma amostra de 350 estudantes de engenharia!

    Bem, concerteza não foi um estatístico que fez esta pesquisa.

    Aliás, totalmetne equivocado tal perspectiva. Visto que o Cristianismo (não saberia dizer das milhares de outras religiões), em toda a Bíblia temos ao contrário da preguiça, um forte apelo para o esforço, o trabalho, até mesmo ao ponto exagerado, diriam muitos.

    Além de diversos personagens de mostrarem uma vida super ativa de extraordinários esforços, até no de lutar por coisas que a maioria já havia desistido e perdido as esperanças; Salomão, nos deixo bem claro o propósito de dar o seu melhor:

    “Tudo quanto te vier à mäo para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma.” Eclesiastes 9.10

    “Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos, e sê sábio. Pois ela, näo tendo chefe, nem guarda, nem dominador, prepara no veräo o seu päo; na sega ajunta o seu mantimento. O preguiçoso, até quando ficarás deitado? Quando te levantarás do teu sono? Um pouco a dormir, um pouco a tosquenejar; um pouco a repousar de braços cruzados; Assim sobrevirá a tua pobreza como o meliante, e a tua necessidade como um homem armado.”. Prov. 6.6-11

    “Como vinagre para os dentes, como fumaça para os olhos, assim é o preguiçoso para aqueles que o mandam.” Prov. 10.26

    “O preguiçoso deixa de assar a sua caça, mas ser diligente é o precioso bem do homem.” Prov. 12.27

    “A alma do preguiçoso deseja, e coisa nenhuma alcança, mas a alma dos diligentes se farta.” Prov. 13.4

    “O caminho do preguiçoso é cercado de espinhos, mas a vereda dos retos é bem aplanada. ” 15.19

    “O preguiçoso esconde a sua mäo ao seio; e näo tem disposiçäo nem de torná-la à sua boca.” 19.24

    “O preguiçoso näo lavrará por causa do inverno, pelo que mendigará na sega, mas nada receberá.” 20.4

    “O desejo do preguiçoso o mata, porque as suas mäos recusam trabalhar.” 21.25

    “Diz o preguiçoso: Um leäo está lá fora; serei morto no meio das ruas.” 22.13

    “Passei pelo campo do preguiçoso, e junto à vinha do homem falto de entendimento, eis que estava toda cheia de cardos, e a sua superfície coberta de urtiga, e o seu muro de pedras estava derrubado. O que eu tenho visto, o guardarei no coraçäo, e vendo-o recebi instruçäo. Um pouco a dormir, um pouco a cochilar; outro pouco deitado de mäos cruzadas, para dormir, assim te sobrevirá a tua pobreza como um vagabundo, e a tua necessidade como um homem armado.” 24.30-34

    “Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.” Apocalipse 2.10

    ….

    Em nenhum momento, o que se vê é algo que induz a fazer corpo mole e ser preguiçoso. É exatamente o contrário.

    Logo, como que, pelo menos o cristianismo biblico, pode deixar alguem ‘preguiçoso’???!!

    Simplesmente, péssimo esta pesquisa e ‘conclusões’ do autor.

    Thumb up 7
    • De fato crentes não são preguiçosos! Aliás, haja inspiração de ler a bíblia, tem que ter muita “força de vontade” pra ler toda aquela abobrinha mesmo! o.O

      Thumb up 16
    • Se Deus é evidente ou até mesmo provado em uma experiência pessoal para os religiosos, então Fé cristã não existe, pois Fé se traduz em: (do grego: pistia e do latim: Fides) é a firme convicção de que algo seja verdade, sem nenhuma prova de que este algo seja verdade, pela absoluta confiança que depositamos neste algo ou alguém.

      A fé, pela sua própria invocação, é uma admissão transparente de que as alegações religiosas não se conseguem manter de pé por si mesmas.

      Thumb up 4
    • No mundo só dois tipos de pessoas: as que temem perder a DEUS e as que temem encontrá-Lo. – Blaise Pascal (1623-1662).

      Thumb up 2
    • não somos preguiçosos, e temos tanto empenho para ler a bíblia pq sabemos q vai acrescentar mto à nossa, vida, e não é abobrinha não,existeim mtos outros livros q realmente são ‘abobrinha e msmo assim as pessoas lêem!!
      a bóblia é verdadeira, e há provas na história d q ela existiu, procure se informar, mtas das histórias da bíblia estão escritas na história de Israel msmo, agora vc vai dizer q a história de Israel é falsa, então a do Brasil tbm eh!!

      Desculpe, estava tentando defender oq acredito, q Deus os abençõe!!

      Thumb up 1
    • A bíblia não prova a existência de deus, assim como as histórias em quadrinhos não provam a existência do superman!!!!!

      Thumb up 8
    • Pois é, Carol. Existem especialistas que estudam as contradições da bíblia, e olha só que engraçado… são mais de 4000 contradições!!!

      Aqui vão algumas que achei bem interessantes:

      Os Gigantes existiam antes da inundação (Gênesis 6:4).
      Somente Noé, sua família, e os animais da Arca sobreviveram à inundação (Gênesis 7:23).
      Mesmo depois da Inundação os gigantes continuaram existindo (Números 13:33).

      Deus mata todos os animais dos egípcios com uma forte pestilência. Nenhum sobreviveu a pestilência (Êxodo 9:3-6).
      Deus mata todos os animais dos egípcios com uma chuva de granizo (Mas eles já não haviam morrido com a pestilência?) (Êxodo 9:19-21,25).

      Deus proibe que seja feito a escultura de qualquer ser (Êxodo 20:4).
      Deus ordenou a fabricação de estátuas de ouro (Êxodo 25:18).

      Deus jamais se arrepende (I Samuel 15:29).
      Deus se arrepende (Gênese 6:6) (Êxodo 32:14) (I Samuel 15:11,35) (Jonas 3:10).

      Saul tentou consultar o Senhor (I Samuel 28:6).
      Saul nunca fez tal coisa (I Crônicas 10:13-14).

      Saul cometeu suicídio (I Samuel 31:4-6) (I Crônicas 10:4-5).
      Saul foi morto por um amalecita (II Samuel 1:8-10).
      Saul foi morto pelos filisteus (II Samuel 21:12).

      Davi tomou 1.700 cavaleiros de Adadezer (II Samuel 8:4).
      Davi tomou 7.000 cavaleiros de Adadezer (I Crônicas 18:4).

      Davi matou aos arameus 700 parelhas de cavalos e 40.000 cavaleiros (II Samuel 10:18).
      Davi matou aos arameus 7.000 cavalos e 40.000 empregados (I Crônicas 19:18).

      Thumb up 7
    • bom, avisada já foi.

      Thumb up 0
    • Nik, muito interessante as contradições (o interessante é que os fanáticos leem, leem a bíblia e não as percebem. As pessoas só enxergam o que querem enxergar), assista o filme “Zeitgeist – the movie” para ver mais algumas contradições e coincidências entre o cristianismo e outras crenças mais antigas. Muito bom mesmo o filme, vale a pena. :)

      Thumb up 2
    • concerteza nosso amigo Evandro é pastor

      Thumb up 4
  37. Que porcaria de artigo. Só podia ser da Natasha. Eu acho que deviamos era respeitar as crenças dos outros! Era o melhor que podiamos fazer! Mas não, há sempre idiotas que preferem discutir se Deus existe ou não.

    Thumb up 3
    • Matilde, esse é o fato, eles não podem provar que Deus não existe e não podemos provar que Deus existe, eu vou continuar acreditando em Deus porque é bem mais provável que Deus exista, mas tenho que defender a autora, porque a pesquisa que foi feita revela somente o que muitos Cristãos erram, leia o meu artigo acima.

      Thumb up 2
    • Corrigindo o final em que escrevi errado “leia o meu artigo acima”, é comentário e não artigo.

      Thumb up 1
  38. Muita gente não entendeu a matéria e se melindrou. Ela diz que a chance de um religioso ter preguiça por confiar num deus é maior do que quem não acredita em divindades. É lógico: “por que devo me empenhar, me esforçar tanto, se Deus está no controle? O que tiver de ser, será”.
    Esse é o pensamento de boa parte dos teístas.

    A tendência de quem se dedica à ciência é ser ateu. Repito que é uma tendência, não uma obrigação. Quanto mais estudo, mais desenvolvimento do raciocínio lógico.
    E por que não é uma obrigação? Pois a crença está relacionada às emoções. Onde se amparar quando morre alguém que gostamos? Obviamente na figura de um super-homem. Os seres humanos de modo geral precisam se iludir um pouco, acreditar que um espírito de infinita bondade está ali ao lado pra ser seu guardião e consolador.

    Já observaram que muita gente se casa pra ter um encosto? Não se casa por amor, mas pra ter um marido pra pagar as contas, uma mulher que lave as roupas. Deixo claro que isso não é machismo, mas constatação. Analise quantos casamentos se baseiam em puro egoísmo.
    Enfim, o sujeito quer ser consolado, quer que exista um deus. E quando alguém QUER que exista, nada se pode fazer.

    Observem que os argumentos são sempre os mesmos: “Deus não teve começo nem fim. São mistérios da fé”.
    Ora, e como a pessoa sabe disso? De maneira análoga, posso dizer que “rasktos inglóbulos” não tiveram começo nem fim”.
    Não importa a origem do nome, não consta no dicionário e esta é a minha fé.

    Outra frase batida: “tem que existir um criador. Nada surge por acaso.”
    Corretíssimo, o nada não cria. Só falta explicar a origem do criador e a prova de que ele existe.

    Frase batida(2): “a organização é perfeita no mundo”.
    O observador só quer ver o que o interessa. Milhões de bebês humanos e animais possuem defeitos congênitos. Certamente o teísta não vai vangloriar um deus nessas horas.

    Thumb up 11
    • É lógico: “por que devo me empenhar, me esforçar tanto, se Deus está no controle? O que tiver de ser, será”.
      Vc conhece pouca gente, pouquíssimas vezes ouvi isso de um teísta. Ouvi isso mais de ateus desacreditados da vida.

      “(…)Os seres humanos de modo geral precisam se iludir um pouco(…)”
      As maiores ilusões vem dos fan-boys da NASA!

      “(…)Já observaram que muita gente se casa pra ter um encosto? Não se casa por amor, mas pra ter um marido pra pagar as contas, uma mulher que lave as roupas.(…)”
      Vc parece meio frustado emocionalmente.

      “(…)tem que existir um criador. Nada surge por acaso.(…)”
      Deus não cria, pois Deus não possui atributos. Isso é só um jeito fácil de se explicar complicados mistérios ocultistas para pessoas no início de sua jornada.

      “(…)Milhões de bebês humanos e animais possuem defeitos congênitos.(…)”.
      Já ouviu falar de Karma??

      Thumb up 3
    • “Vc conhece pouca gente, pouquíssimas vezes ouvi isso de um teísta”

      Não é apenas ouvir, é acompanhar a vida de um teísta. Isso é perceptível facilmente até quando um ente deles morre: “foi a vontade de Deus”. Se conseguiu escapar de um acidente: “foi graças a Deus”.

      “As maiores ilusões vem dos fan-boys da NASA!”

      Fugiu do assunto.

      “Vc parece meio frustado emocionalmente.”

      Fugiu de novo.

      “Deus não cria, pois Deus não possui atributos. Isso é só um jeito fácil de se explicar complicados mistérios ocultistas para pessoas no início de sua jornada.”

      Quer dizer que vc é um privilegiado que conhece “mistérios ocultistas” e a “plebe” diz que Deus criou os seres humanos??

      “Já ouviu falar de Karma??”

      Em primeiro lugar essa é uma palavra religiosa. Em segundo, vc está imputando crime aos pais. Muita gente têm filho com anomalias e não fez mal a ninguém. Tampouco alguém pode ser punido pelo crime do outro.

      Thumb up 7
    • Pois sou de família católica e afirmo que todos aqui (menos eu, ovelha negra) pensam realmente assim.
      Sempre que existe um problema do qual eles precisam se sentar, e pensar bastante… eles não fazem, simplesmente “deixam na mão de Deus” (é essa a expressão que mais ouço aqui).

      Agora tenho que concordar que meus amigos ateus realmente são preguiçosos, não porque acham que Deus vai fazer tudo por eles, mas sim porque sempre que pensam acabam chegando a conclusões do tipo: “É, parece que não tem saída mesmo”

      Thumb up 13
    • Essa matéria não faz nenhum sentido pois a maioria das pessoas são conformistas, para não falar preguiçosas, se acham incapazes de condições de mudar a própria vida (que é um grande erro). Então, logo se refizer a pesquisa sem os fatores religiosos, dará no mesmo resultado.

      É por esse motivo que 10% da população mundial detem 90% das riquezas. Não tem nada haver com religião.

      Deus só põe a mão no que é impossível ao homem realizar, não cuida de coisas que são nosso dever. Por infelicidade muitas pessoas não fazem o que deviam fazer e atribuem o resultado a “porque Deus não quiz” ou “não era para ser”.

      Quem é conformado, com ou sem religião vai escorar em alguma coisa ou alguém. Portanto, pesquisa sem menor credibilidade.

      A religião existe para tornar as pessoas melhores, com mais amor aos outros, não para servir de escoro.

      Quanto as indagações do caro Washington, esta é para você: Deus está no controle, mas ele não nos controla, o livre arbítrio é nosso, assim como Eva escolheu a maça, sabendo ser errado, todos os dias tomamos decisões erradas sabendo ser erradas com a desculpa que ‘uma mentirinha não mata ninguém’. Deus faz aquilo que é impossível ao homem, não o que é possível… quando aprender a confiar em Deus, vai aprender isso na prática.

      Na Bíblia encontrará todas as verdadeiras respostas as suas perguntas.

      Thumb up 3
    • “Deus só põe a mão no que é impossível ao homem realizar, não cuida de coisas que são nosso dever. ”

      Vc diz isso porque lhe convém. Não existe sequer parâmetro pra calcular o que é impossível e o que é nosso dever.

      “Por infelicidade muitas pessoas não fazem o que deviam fazer e atribuem o resultado a “porque Deus não quiz” ou “não era para ser”.”

      Ora, se vcs acreditam num deus, nada mais justo que se conformar: “foi porque Deus não quis”. Ele não é o “chefe” de vcs?

      “A religião existe para tornar as pessoas melhores, com mais amor aos outros, não para servir de escoro.”

      Lembre-se da Igreja Universal e tantas outras.

      “Deus está no controle, mas ele não nos controla, o livre arbítrio é nosso”

      Se esse deus sabe de todas as nossas escolhas, sabe do passado, presente e futuro, não existe espaço pra livre arbítrio. Todas as ações já foram determinadas por ele.

      Thumb up 4
    • “O que tiver de ser, será”. Isso não é um pensamento necessariametne religioso. Aliás, é até contrário ao do cristianismo.

      Normalmente este é o pensamento dos ‘sem esperanças’, dos que acreditam em destino… ou dos que não pensam em possíveis recompensas após a morte.

      É um absurdo tal afirmação.

      A coisa mais fácil de se encontrar é cristãos diligentes. Ao invés de contrários, como alguma perspectiva de preguiça. Ainda mais quando a Biblia diz que Deus cobrará, punirá, a falta de zelo pelo trabalho e obra que caiu em suas mãos para ser feito, mas que negligenciou ou foi feito de qualquer jeito.

      Péssima pesquisa. Não sei nem como algo do tipo foi publicado. Provavelmente por uma banca de examinadores ateus do tipo preconceituosos para com os crentes.

      Thumb up 2
  39. Religião deixa as pessoas alienadas. Vivem esperando as coisas “caírem do céu”. Seu maior passa-tempo é “arrecadar” fiéis.

    Thumb up 13
  40. De todas, essa é sem dúvida a “pesquisa” mais imbecil que já vi na vida.
    Dispensa comentários.

    Thumb up 5
  41. Depois de ler tantos comentários, faço como os americanos.Reuno todo o meu estoque de ” crença” e digo:” Oh my dog!”.

    Thumb up 1
  42. Bom não sei quanto as outras religiões ou crenças, mas quem lê a Bíblia e busca seu conhecimento, sabe muito bem que a preguiça é algo que não condiz com o caráter do Cristão. Veja, por exemplo, essa passagem.

    “Preguiçoso, aprenda uma lição com as formigas! Elas não têm líder, nem chefe, nem governador,mas guardam comida no verão, preparando-se para o inverno.” (Pv 6.6-8. Dizem, inclusive, que foi essa passagem que inspirou a fábula da Formiga e da Cigarra”.

    Portanto, se o cara é preguiçoso, isso é problema dele e não de Deus (Cristão), pois a Bíblia nos ensina a trabalhar pelo nosso sustento e lutarmos para nos desenvolvermos cada vez mais. Como exemplo, veja essa séria exortação que o apóstolo Paulo faz contra a preguiça:

    ” Porque, quando estávamos aí, demos esta regra: “Quem não quer trabalhar que não coma.” 2 Tessalonicenses 3.10

    Existem muitos outros textos que falam sobre a dignidade e o valor do trabalho. Só não aprende com a Bíblia quem não quer.

    Thumb up 5
    • Será que 7 preguiçosos votaram contra? Gostei do comentário, Laudo!

      Thumb up 0
  43. Quando as pessoas, mesmo sem religião ou crença definida, refreiam impulsos ou atos errados, o que as impele é a CONSCIÊNCIA implantada pelo Criador e assim, inerente ao ser humano. (Leia na Bíblia, Romanos 2:14, 15)
    Porém, para que seja um guia seguro, a consciência precisa ser treinada pelo exercício e moldada pelo conhecimento exato da vontade de Deus. (Romanos 10:2). Se não for assim, a consciência pode dar alarmes falsos, influenciada por conceitos adquiridos sobre o que é certo ou errado. Ela pode também ser cauterizada ou até suprimida pela persistente violação de seus alertas. (1 Timóteo 4:1, 2)
    Outro ponto interessante levantado pela pesquisa foi a tendência à falta de empenho por se crer que tudo foi determinado por Deus. Embora essa seja a crença da grande maioria das religiões, nem todas pensam assim. A Bíblia não apoia a ideia de que Deus determina cada ação e acontecimento em nossas vidas. Ele dá a conhecer seus requisitos, indica o resultado de se seguir ou não, e permite que cada um faça a sua escolha, embora aconselhe sobre a escolha certa que resultará em nosso benefício. (Deut. 30:19, 20)
    Os que são guiados pelo conhecimento exato também se refreiam de certas realizações. P. ex. não se empenham pelo materialismo, sucesso a qualquer custo, riquezas, fama, por entenderem que essa vida é passageira e todos esses empenhos são fúteis para se ganhar a verdadeira vida, a vida eterna. (1 João 2: 15-17)
    Não significa porém, que sejam acomodados, pelo contrário, são muito ativos em obras que têm verdadeiro valor, sendo diligentes no aprendizado, no trabalho e em ajudar outros a ter uma vida mais significativa agora e a perspectiva de viver para sempre no novo mundo que está sendo preparado por Deus.
    Parabéns à colunista por trazer assuntos interessantes como este.

    Thumb up 9
    • Muito bom.

      Thumb up 3
    • Mesmo discordando totalmente do que dissestes, é o primeiro comentário que vejo feito por um crente em deus bem elaborado, da forma de um estudioso baseado em seu objeto de estudo, a bíblia, analisando o funcionamento da mente humana.

      Thumb up 3
  44. A fé é a falência intelectual. Se o único modo de você aceitar uma afirmação é pela fé, então você está admitindo que ela não pode ser aceita por seus próprios méritos.

    DAN BARKER – EX PASTOR

    Thumb up 12
    • Acho que você não sabe prá q serve a fé.

      Thumb up 11
  45. Uma frase interessante para pensar, dita pelo cientista LOUIS PASTEUR:

    “UM POUCO DE CIÊNCIA NOS AFASTA DE DEUS. MUITO, NOS APROXIMA”

    É preciso um pouco de personalidade, conteúdo e profundidade em conhecimento para não cair em idéias falsas ou até mesmo seguir o que os outros pensam.

    Louis Pasteur sabia do que estava falando…

    Thumb up 13
    • Falácia do apelo à autoridade… tão comum.

      Thumb up 7
    • A ciência sempre tenta negativar a fé, agora estão dizendo que ela e prejudicial a saude mental esquecendo que uma das maiores potencia do mundo (EUA) foi estimulado pela fé. Entao podemos dizer que os mulçumanos, protestantes, judaismo são preguisosos nao pensam?
      Albert Einstein era ateu? O povo brasileiro e extremamente religioso, somos todos preguisosos? nÃO Existe profundidade neste artigo ciêntifico o vejo como um comentario maldoso e ofensivo aqueles que se dedicam a fé.

      Thumb up 5
    • Albert Einstein acreditava em Deus, mas não na bíblia, porém ele dizia: A ciência sem religião é cega, e a religião sem a ciência é sem uma parte do corpo

      Thumb up 2
    • e a energia excura?

      Thumb up 2
  46. Quanto mais estudo e mais leio matérias como essa, mais a minha fé em Deus e em minha religião vai diminuindo…

    Quando entrei na universidade eu era bem fanático… acho que em breve vou acabar virando ateu…

    No fundo, ainda tenho medo de ir para as chamas do inferno… O que faço?

    É sério o que escrevi.

    Thumb up 29
    • Continue estudando Ricardo

      Thumb up 24
    • voce está indo de um extremo a outro…. controle-se.

      Thumb up 14
    • ricardo tiago 1:5 e 6 pra vc!!!
      mas a pergunta tem que ser a Deus…não pergunte a nem um homen…niguem aqui sabe o certo…podem estar mentindo ou ter sido enganados…Deus é unico que vai poder te responder..e a vantagem não vai mentir a voce…
      falou amigo espero poder estar ajudando.

      Thumb up 7
    • Seja sincero com o que você acredita.

      Thumb up 14
    • Analise o que vai ser melhor para vc.
      Foi estudando a bíblia que deixei de acreditar nela, para mim isso foi bom.

      Thumb up 13
    • Pois comigo aconteceu exatamente o contrário. Foi estudando a Bíblia com seriedade que me convenci cada vez mais de que ela é a única fonte confiável da verdade. Um de nós dois, ou não estudou direito, ou realmente não estava em busca da verdade.

      Thumb up 7
    • Ju, Estudar a Bíblia sem entender os fatos de nada adianta. Como pode um livro que começou ser escrito a 5 mil anos ter resposta para todos os problemas da humanidade não ter crédito ou veracidade?
      Ela foi escrita por diversos autores num intervalo de milhares de anos e nenhum contradisse o outro, todos se completam.

      O problema está em ouvir “falsos profetas” que pregam o 2 linhas da Bíblia usando para interesses pessoais e tentar entender conforme o que eles dizem depois de distorcer todo o texto.

      É muito gostoso, muito fácil simplesmente dizer não acredito, virar as costas e viver na rotina achando que não existe amanhã.

      Thumb up 6
    • analisou bem heim… já terminou?

      Thumb up 2
    • Meu estudo não foi com base em nenhum outro livro, nem pessoa, foi somente eu e a bíblia por anos, e há pontos contraditórios nela sim.

      Thumb up 3
    • Não importa que a tua escolha seja A ou B, não importa os outros, só o teu pensamento. Não importa a decisão que tomar, se te sentir bem com ela, fizeste a escolha certa.

      Thumb up 14
    • Uma frase interessante para pensar, dita pelo cientista LOUIS PASTEUR:

      “UM POUCO DE CIÊNCIA NOS AFASTA DE DEUS. MUITO, NOS APROXIMA”

      Thumb up 7
    • ja ouvi algo assim de outro cara … que estudando afundo sobre qualquer assunto cientifico vc chega a um ponto de não ter mais pra onde ir
      tipo:
      … isso acontece por causa daquilo, que acontece por causa disso, e isso aconteceu porque ?!

      é ae que os caras começam a acreditar em Deus dinovo

      Thumb up 4
    • A fé é a falência intelectual. Se o único modo de você aceitar uma afirmação é pela fé, então você está admitindo que ela não pode ser aceita por seus próprios méritos.

      DAN BARKER – EX PASTOR

      Thumb up 5
    • Anderson,

      Não é só pela fé que acreditamos, a Bíblia nos mostra fatos que podem ser comprovados na história que podem nos oferecer muitas provas da sua credibilidade

      Thumb up 4
    • Inferno não existe, Ricardo ! Relaxa !

      Thumb up 14
    • “Mais de 90% das pessoas no mundo concordam que Deus ou um poder espiritual semelhante existe ou pode existir”
      Imaginem se nao existisse Deus esse ser misterioso que desde o principio influenciou o mundo.
      Sera que existiria hoje moralidade ou seriamos como animais irracionais???
      Porque o homen iria inventar um ser ”DEUS” de mentira?????
      Ha milhares de fatos que prova que Deus existe e como nao deixar de acreditar que o outro lado chamado ”Satanas” existe???

      Porque que existe sentimento de amor e odio????
      Alguem ja pensou depois da morte nao existir mais???
      Tem um sentido nao existir nunca para sempre???

      Thumb up 4
    • O que deves fazer? Simples: esquece essa história de inferno e aproveita a tua vida, mesmo que existisse algum deus, fosse ele Alá, Zeus ou Thor, com certeza esse deus iria preferir um ateu sincero e honesto a um religioso cruel e hipócrita ;)

      Thumb up 5
    • Ricardo,
      Vou fazer este comentário, mas confiando que você não seja nenhum “Troll”.
      Reveja trechos de sua postagem:
      “Mais a minha fé em Deus e em minha religião vai diminuindo”
      Talvez suas dúvidas iniciam pelo fato que a religião é sua. Religião significa religar. Não somos nós que religamos, somos somente instrumentos para isso.

      “Quando entrei na universidade eu era bem fanático”
      Outro ponto é o fanatismo.Quando aprendemos algo ao ponto de não questioná-lo, e trazer como verdade absoluta, nos tornamos fanáticos, e isso não acontece só nas religiões, é em tudo.

      “No fundo, ainda tenho medo de ir para as chamas do inferno”.
      Medo dele? Mas por quê? O amor que conhecemos não abre espaço para o medo meu irmão. Aquele que segue algo porque tem medo, vai morrer com medo, pois não faz por amor.

      “Você porém homem de Deus, fuja de tudo isso e busque a justiça, a piedade, a fé, o amor, a perseverança, e a mansidão. Combata o bom combate da fé. Tome posse da vida eterna, para a qual foi chamado e fez a boa confissão na presença de muitas testemunhas” (ITimóteo 6:11-12)

      Um conselho meu amigo. Fortaleça nas suas convicções, depois entre em sites como este. Quando estamos em cima do muro, um empurranzinho nos faz cair pro outro lado.
      Abraços!

      Thumb up 3
    • De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.
      Romanos 10:17
      Não serão matérias de jornais ou blogs etc, “científicas” ou não, que farão sua fé aumentar. A ciência (ciência de verdade e não apelacionices) é algo realmente fantástico e apaixonante, trabalho com isso. Mas não espere dela o que ela não pode dar. Procure sempre dar créditos às opiniões de quem tem realmente autoridade sobre determinado assunto, e em matéria de fé a Palavra de Deus é insuperável. Melhor dizendo, é ÚNICA.

      Thumb up 5
    • Não desanime, também já passei por isso! Por isso, vou colocar um comentário (bem extenso e com algumas modificações) que já postei em outro site:

      Hoje em dia, muita gente não acredita em Deus por falta de informação mesmo e porque há muitos sites céticos e ativistas ateus (como Dawkins e companhia limitada) que fazem do ateísmo uma verdadeira religião, agindo como que missionários do ateísmo; fora tantas inverdades que se aprende em cursinhos e faculdades sobre a Igreja, a Inquisição, o Caso Galileu, etc.; e fora também os maus testemunhos de alguns padres pervertidos e pastores que só pensam em dinheiro; isso tudo abala a fé das pessoas.

      Por outro lado, graças à Internet, vejo que há muitas pessoas inteligentes buscando se informar melhor sobre religião, sobre história da Igreja, sobre milagres e, com isso, vão amadurecendo a sua fé, conciliando a fé com a razão. Hoje, na Internet, embora haja também muita desinformação e fanatismo, podemos encontrar excelentes sites de apologética (como o Veritatis Splendor, formado por ex-pastores protestantes) e história da Igreja, podemos encontrar quase tudo sobre estudos científicos sérios sobre milagres (como o do Santo Sudário, Lanciano, Guadalupe, corpos incorruptos de santos, etc.), podemos encontrar excelentes sites e blogs de cientistas e intelectuais católicos como Sanctus Albertus Magnus, Tubo de Ensaio, Cleófas, Ciência confirma a Igreja, etc., que tentam conciliar ciência e fé. Há ainda o excelente programa Escola da Fé (da TV Canção Nova) do brilhante Prof. Felipe Aquino (que mais parece uma enciclopédia ambulante) que ensina tudo sobre a história da Igreja e sobre a fé católica; para quem ainda acha que fé é coisa de idiota desinformado, basta procurar na Internet o currículo do Prof. Felipe Aquino, que é físico, doutor pelo ITA, professor e reitor de universidade, escritor, etc. Essa semana mesmo (às quintas-feiras, 20:30 horas) ele está ensinando tudo sobre a verdade da Inquisição (vale a pena assistir, vocês verão o quanto mentiram para nós na escola).

      Não sou nenhum doutor em teologia, sou apenas um leigo católico (que ficou muito tempo afastado da Igreja e que já teve crises de fé, como a maioria de nós) que se interessa um pouco por tecnologia, ciência e religião; e foi estudando um pouco de história do cristianismo, foi lendo sites de apologia, de ciência e tecnologia, lendo a bíblia, assistindo aos programas do Prof. Felipe Aquino, lendo livros como os excelentes ‘Deus, a evidência’ ou ‘Milagres – A Ciência Confirma a Fé’ e estudando (por curiosidade mesmo, tantos os argumentos a favor como os argumentos contra) os famosos milagres da Igreja como o Santo Sudário, Guadalupe, corpos incorruptos de santos, sangue de São Genaro, as curas milagrosas de Lourdes, etc., que a minha fé foi se amadurecendo, se tornando mais racional e cada vez mais sólida.

      Então, para aqueles que não acreditam em Deus, comecem estudando a fundo tudo sobre o Santo Sudário e vejam se não é autêntico! Se é autêntico, o único candidato histórico para o homem do Sudário é Jesus de Nazaré nascido há mais de 2000 anos atrás; o único ‘extraterrestre’ que oficialmente visitou o nosso mundo e o único fundador de uma religião que disse ter vindo do Céu e ser Deus; e que provou isso fazendo profecias, milagres e, principalmente, ressuscitando e deixando a prova no Santo Sudário. Só que esse ser que afirmou ser Deus, antes de voltar ao Céu, fundou uma Igreja (‘Pedro, tu és pedra e sobre esta pedra edificarei a minha igreja…’); não é a igreja do Buda, do Maomé, do Lutero, do Allan Kardec, do Edir Macedo ou do pastor da esquina, é a Igreja do próprio Deus!

      Entenderam a profundidade desse mistério? É de dar arrepios, gente! A coisa não é brincadeira não, é séria mesmo! Ainda mais quando descobrimos que os únicos milagres autênticos descobertos pela Ciência até hoje, por incrível que pareça, acreditemos ou não, gostemos ou não, só ocorrem nesta Igreja e em nenhuma outra religião do mundo!

      O Sudário de Turim, por exemplo, é talvez o objeto mais estudado pela Ciência até hoje; onde diversos cientistas (de verdade e não pseudo-cientistas) verificaram que não é uma pintura e sim o negativo de uma RADIOGRAFIA, onde se vê até os ossos e as raízes dos dentes da vítima, e contém informação de relevo 3D, fora outras evidências espantosas! É só ver na Wikipedia ou o excelente documentário ‘O Mistério do Santo Sudário’ do Discovery Channel (no YouTube)!

      Lembrando que tanto o Sudário de Turim como a Imagem de Guadalupe são milagres feitos para os nossos tempos; já que, na época em que ocorreram, não havia tecnologia para estudá-los.

      Espero que tenha ajudado!

      Thumb up 2
    • “Hoje em dia, muita gente não acredita em Deus por falta de informação mesmo”

      E qual é a sua informação? Escreveu, escreveu, escreveu e disse muito pouco.
      É lógico que um programa como Escola da Fé só exibe opiniões da IGREJA. Duvido que perguntem a opinião de um médico protestante ou de um médico ateu. Só vão ao ar matérias produzidas por e opinadas por católicos.
      O fato de alguém ser doutor no ITA é irrelevante. Até porque ciência e fé jamais vão se misturar. A fé também nunca é racional e sim sentimental. Ninguém tem provas de que existe um deus e sim sente, ACHA que existe.

      Não estou de forma nenhuma desrespeitando teístas, mas somente explicando que vocês têm uma enorme dificuldade pra aceitar que provas são aceitas por meio da razão, da lógica, por evidências materiais, por metodologia científica.
      Não é através do choro de um homem que está “vendo” ‘Nossa Senhora’, nem porque uma mulher que estava com câncer se curou de uma hora pra outra e os médicos ficaram sem respostas. Conformar-se com tão pouco é de uma vulgaridade tremenda, e por que não, uma brincadeira de muito mau gosto.

      Thumb up 0
    • Ricardo a sua fé depende de você, seja lá no que você crer essa será sua escolha, se você crê em Deus acredite, se não crê não acredite.
      Por mim, eu acredito e creio em Deus, e ninguém provou até hoje que ele não existe, eu já senti a presença dele de tal forma que mal aguentei ficar de pé. Apesar de que isso não é uma prova concreta, isso é maior prova para mim.
      Quanto mais eu estudo, mais inteligente fico e ciente de que Deus existe.
      Siga o seu coração.

      Thumb up 1
  47. Putz. Comigo aconteceu o contrário. Eu era um perfeito vadio antes de ser religioso. Depois passei a estudar mais e ter mais responsabilidade com as coisas.

    Thumb up 7
    • Solid, o que descreveu tem mais haver com Disciplina do que com Religiosidade. E, disciplinar-se, faz muito bem não só a voce, mas também para as pessoas ao seu redor.

      Thumb up 7
    • O seu Jumento, pessoas que acreditam em Deus tendem a ter disciplina tambem como amor a ti e ao proximo.

      Thumb up 2
  48. Já fui totalmente descrente, não acreditava nem no bem e no mal, não me agradava de nenhuma religião, porém o que DEUS quer não ha quem resista, varios fatores ocorreu em minha vida até que hoje sou um evangélio milagres e muitas outras transformação aconteceu em minha vida se eu fou contar vão diser que eu estou louco ou sou mentirosso, não critico quem pense assim, pois quando eu era ateu era assim que eu julgava.

    Thumb up 6
  49. Um belo dia conclui que a arma mais destrutiva que o homem já inventou, não foi a pólvora, nem nitroglicerina, armas nucleares ou química, ela se chama “DEUS”.
    Essa arma colocou o homem de joelhos e o fez valorizar ao extremo uma pseudo vida após a morte. Prostou-se em uma eterna espera por esse criador. Atrofiou sua capacidade criativa e não luta contra aquilo que não consegue entender, antes disso esconde-se atrás da velha máxima de que ” deus sabe o que faz “. Abdicou do questionamento por que é pecado. Deus tornou-se um paradigma e um limite.
    Não consigo explicar o universo sem inteligência, mas aceitar aquela criaturazinha ridícula da bíblia? Todo verdadeiro pai deseja que seu filho seja muito mais do que ele próprio o foi, no entanto o homem adora um pseudo pai que o quer insignificante, temente, dependente e eternamente submisso.

    http://youtu.be/md7fzQr9UJ4

    Thumb up 11
    • “Essa arma colocou o homem de joelhos”
      fica de joelhos quem quer.

      “e o fez valorizar ao extremo uma pseudo vida após a morte”
      voce nao tem base alguma pra afirmar nada sobre “apos a morte”

      “Prostou-se em uma eterna espera por esse criador”
      mais uma vez espera quem quer(alguns preferem a busca)

      “Atrofiou sua capacidade criativa”
      estudos indicam que os metodos convencionais de ensino estao deixando os estudantes cada vez menos criativos devido a adoraçao desenfreada a logica(parte esquerda do cerebro). a criatividade é uma forma de pensamento naologica, forma do padrao normal de pensamento e tanto a raligiao quanto a ciencia podem formar uma prisao para a mente que impede a criatividade.

      “Abdicou do questionamento por que é pecado.”
      mais uma vez… questao de escolha.

      “Deus tornou-se um paradigma e um limite.”
      maaaaaais uma vez… escolha…….

      “Não consigo explicar o universo sem inteligência, mas aceitar aquela criaturazinha ridícula da bíblia?”
      aceitar = escolha

      “Todo verdadeiro pai deseja que seu filho seja muito mais do
      que ele próprio o foi, no entanto o homem adora um pseudo pai que o quer insignificante, temente, dependente e eternamente submisso.”
      ninguem sabe a vontade de deus, da mesma forma que ninguem sabe se ele existe ou nao. portanto ninguem tem base pra fazer afirmaçao doq deus quer e caso alguem o faça, acredite quem quiser. (questao de escolha mais uma vez).

      Thumb up 6
    • Muito bom bixo!

      Thumb up 4
    • Palmas para o sabichao ai mas um para o abismo.

      Thumb up 1
    • Partindo do princípio que Deus é uma invenção do ser humano, então Ele não atrofiou a nossa capacidade criativa, muito pelo contrário! Quer coisa mais criativa do que as “invenções” criadas pelas mais variadas religiões?

      Thumb up 2
    • Infelizmente, hoje muitas pessoas vivem uma vida desregrada como se tivessem 100 % de certeza que Deus não existe e nem se importam em saber se existe ou não vida e juízo após a morte, se existe Céu, Inferno e Purgatório.

      Porém, se você, por exemplo, ler o livro ‘O Diálogo’ (de Santa Catarina de Senna), sobre os sonhos de Dom Bosco ou sobre as aparições de Fátima, você verá que o Inferno não é um lugar cheio de cerveja e mulher pelada (como mostrado nas propagandas de TV ou como disse o humorista Rafinha em uma entrevista), mas sim um lugar terrível e tenebroso, um lugar de tanto sofrimento eterno que uma vida inteira de pecados e prazeres não paga sequer um minuto lá! No entanto, se Deus existe, com certeza também existe o Céu e o Inferno e um juizo após a morte!

      Portanto, mesmo não acreditando em Deus, devemos ser prudentes e, pelo menos, tentar levar uma vida honesta procurando sempre fazer o bem, pois é pelas nossas obras que seremos julgados; e, enquanto isso, é bem salutar também procurarmos estudar as evidências a favor da existência de Deus e da fé cristã, mas sempre buscando a verdade com sinceridade e humildade e procurando sempre analisar os ‘dois lados da moeda’.

      Não é errado buscar o conhecimento, estudar uma profissão, querer ser bem sucedido na vida e tal; o que não podemos é viver como se existisse apenas esta vida e nem sequer procurar saber se existe algo após a morte; por isso, não podemos ignorar a religião, pois temos também que cuidar da nossa alma e da nossa salvação e da nossa família! Muitos acusam a religião de ser o mal do mundo, mas se você ler ‘O Livro Negro do Comunismo’ (escrito por seis ex-comunistas) vai ver o que a falta de fé em Deus pode fazer numa sociedade.

      Thumb up 1
    • Então prove que Deus não exista!!!

      Thumb up 2
    • Onde já se viu provar inexistência? Prove que não existem bugalhos em Vênus. :S

      Thumb up 2
    • A Ciência dificilmente poderá provar um dia que Deus não existe! Porém, ela pode, não digo provar cientificamente, mas dar uma forte evidência da existência de Deus e da veracidade da Igreja Católica e da religião cristã; provando a autenticidade do Santo Sudário ou Sudário de Turim.

      Pois, o único candidato histórico para o homem do Sudário é Jesus de Nazaré nascido há mais de 2000 anos atrás; o único ‘extraterrestre’ que oficialmente visitou o nosso mundo e o único fundador de uma religião que disse ter vindo do Céu e ser Deus; e que provou isso fazendo profecias, milagres e, principalmente, ressuscitando e deixando a prova no Santo Sudário.

      E esse ser que afirmou ser Deus, antes de voltar ao Céu, fundou uma Igreja (‘Pedro, tu és pedra e sobre esta pedra edificarei a minha igreja…’); não é a igreja do Buda, do Maomé, do Lutero, do Allan Kardec, do Edir Macedo ou do pastor da esquina, é a Igreja do próprio Deus!

      E a Ciência está bem próxima de provar a autenticidade do Santo Sudário; de todos os inúmeros testes científicos realizados neste tecido, o único contrário a autenticidade foi a datação por Carbono 14; e que já foi contestado por outros cientistas que pedem um novo teste de datação com tecnologia mais moderna.

      O Sudário de Turim, por exemplo, é talvez o objeto mais estudado pela Ciência até hoje; onde diversos cientistas (de verdade e não pseudo-cientistas) verificaram que não é uma pintura e sim o negativo de uma RADIOGRAFIA, onde se vê até os ossos e as raízes dos dentes da vítima, e contém informação de relevo 3D, fora outras evidências espantosas!

      Quem não sabe disso ainda ou duvida, é só ver na Wikipedia (em português) sobre ‘Sudário de Turim’ ou o excelente documentário ‘O Mistério do Santo Sudário’ do Discovery Channel (no YouTube)! É ver para crer!

      Thumb up 2
  50. cara, esse artigo num faz sentido algum….
    associar a preguiça a religiosidade????
    preguiçoso é preguiçoso, seja religioso, ou ateu!!!!
    esse artigo, ta mais com cara de ofensa…Se querem falar mal dos religiosos, pelo menos inventa um tema melhor, esse num colou….kkkkk

    Thumb up 7
  51. vc acha que não é domado e adestrado ?
    se n for pela igreja
    é pelo sistema e pelo governo
    n tem pra onde correr mlk

    um ripie n é domado
    não tem emprego, não é capitalista e o sonho de consumo dele não passa na TV
    ninguem é livre brother

    Thumb up 18
    • “Domado” ninguém é se não quiser. “Manipulado” seria um termo mais aceitável.

      Thumb up 9
    • Ou também “alienado”, como diz Nietzsche em “O Anticristo”.

      Thumb up 5
    • “A realidade a sua volta foi criada por você mesmo.”

      Dr. Lair Ribeiro

      Thumb up 10
    • Eu pensei q vc fosse entender a piada :P

      Thumb up 5
    • era um piada…

      Thumb up 6
  52. Discordo da pesquisa e da reportagem. Quem é preguiçoso vai ser preguiçoso de qualquer jeito, religioso ou não.

    A pesquisa partiria do principio de que religiosos esperariam tudo por deus e não se ocupariam com as questões da vida e da sociedade, mas não é bem por aí. Há religiosos trabalhando duro para contrução de seus eventos ou na prática de caridade, um trabalho cansativo que exige muita força de vontade já que não há retorno material, só de auto-realização se for feito de coração.

    Muitas pesquisas são tendenciosas, feitas com métodos para obter o fim específico que interesse.

    Thumb up 18
    • Jonatas,
      Obrigado pelo bom comentário.Post tedenciosos é fato que enche de comentários (muitos mesquinhos e alguns inteligíveis).
      Percebe-se que quando o tema é polêmico, ainda consegue alargar ainda mais a polêmica.
      Talvez preguiça foi de quem buscou informações dito empíricas, mas com fundo pretencioso.

      Thumb up 7
    • positivei

      Thumb up 4
  53. Nieztsche já falava sobre isso… Aliás, isso já se encontrava em textos antigos sobre niilismo. Isso não é novo. Mas a pesquisa foi apropriada, e o resultado veio de encontro para dar mais força a esse sentido, e que poucos detêm conhecimento aprofundado sobre o tema.

    E logicamente não desmerecendo o fator crença, ou querendo desmerecer a religiosidade, seja qual for (desde que para o bem), pois esta se faz necessária e é fundamental nos dias de hoje, para resgatar e manter vivos bons preceitos e condutas para um bom convívio social.

    Thumb up 0
  54. Esse foi o texto campeão em preconceito contra os religiosos nesse site. “Religiosos são preguiçosos”, “Efeito Papai Noel”, “Deus controla o seu destino”.

    Sei que os jornalistas desse site apenas obedecem ordens, mas eu não concordaria em expor uma matéria que deveria ser científica e imparcial mas que na verdade é totalmente tendenciosa como a verdade sobre a religião.

    Thumb up 14
    • GOSTEI MUITO DO TEXTO, NÃO HÁ ERRO ALGUM AQUI, QUANTO AO QUE FOI DITO PELOS JORNALISTAS.

      FATO É, E NEM VOU FICAR AQUI REPETINDO OS PORQUÊS. SÃO E ESTÃO EVIDENTES.

      SE A VERDADE E A REALIDADE ATACAM ALGUÉM AQUI, POR SER UM CORDEIRINHO DE PRESÉPIO RELIGIOSO, LAMENTO MEU CARO.

      RESPEITE A VIDA REAL, E SERÁ RESPEITADO TB.

      -> ALIÁS, EU NEM SEI O QUE PESSOAS DITAS “RELIGIOSAS” VIVEM FAZENDO NESSE SITE <-

      ENTRE UM POST E OUTRO, SEMPRE, QUE VEJO, ELAS VÊM, TODAS, FAZER COMENTÁRIOS SEM FUNDAMENTO. ATACANDO O ARTIGO E ATACANDO O PRÓPRIO SITE.
      DESTA VEZ NÃO CHEGOU À TANTO, MAS JÁ VI COISAS TERRÍVEIS AQUI.

      SE SÃO CONTRA A CIÊNCIA, NÃO ACESSEM. VÃO CUIDAR DA SUA FÉ QUE GANHARÃO MAIS.

      OBRIGADO.

      Thumb up 2
    • Deixe de limitação, bixo. A religião não é inimiga da ciência ou vice-versa. Foque nos sacerdotes, e não em Deus. Deus não tem culpa do que os Homens fazem em nome dEle.

      Thumb up 11
    • ISSO SIM, O GRANDE CULPADO PELA RELIGIÃO SER O PIOR INIMIGO DO HOMEM, É O PRÓPRIO HOMEM.

      MAS NÃO DEIXA DE SER. INFELIZMENTE.

      Thumb up 2

Envie um comentário

Leia o post anterior:
hospital_2037722c
Sangue artificial pode ser usado daqui 10 anos

Uma esperança para o...

Fechar