Animais sem pele são muito mais assustadores (e interessantes)

Publicado em 8.04.2012

Olhar a foto aí em cima chega a ser repulsivo, de fato. Mas não dá pra negar que também é difícil desgrudar os olhos dela. Os animais sem suas peles características são a mais nova exibição do anatomista alemão Gunther von Hagens, no Museu de História Natural de Londres.

Hagens e seus colegas cientistas retiraram cuidadosamente a pele de cada um dos 100 animais dispostos na exposição – de elefantes a gorilas, de cavalos a avestruzes, de touros a cachorros – a fim de mostrar o sistema vascular presente abaixo da epiderme.

O cientista alemão é a verdadeira mente por trás da exposição, que já roda o mundo há anos, e conta que, no caso do tubarão, ele injetou uma resina vermelha líquida na principal artéria do animal, depois de remover a pele. Ele fez o mesmo com um cavalo e com um cachorro.

Nos outros animais, Hagens utilizou-se do processo de plastinação, no qual a água e a gordura dos tecidos são substituídos por polímeros (plásticos). Isso acaba privando as bactérias do que elas precisariam para sobreviver.

Se você estiver na capital da rainha, sua presença é obrigatória. Não dá para perder.[Gizmodo]

Autor: Luan Galani

é jornalista. Entusiasta da Teoria-M, é um rato de biblioteca apaixonado pelo que a ciência pode nos proporcionar. Nas horas vagas, é um amante inveterado de música erudita, que pede perdão aos russos por ainda considerar Mozart a grande lenda.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

16 Comentários

  1. Eu fui uma vez aqui no Japão na versão humana. Achei muito interessante, e ao contrário de que estão falando, os animais já estão mortos. Com os corpos humanos são todos indigentes na maioria chineses se não me engano.
    Esperar voltar pro Japão pra ir ver de novo.

    Thumb up 1
  2. Desnecessário, cruel, desumano. NÃO TEM NADA DE INTERESSANTE NISSO, MUITO MENOS DE CIENTÍFICO.

    E para ter injetado um líquido colorido em sua veia principal, como diz o texto, com toda certeza o animal estava vivo, senão não teria circulação para colorir esta veia. Lamentável isto que chamam de “exposição”, lamentável até onde o ser humano chega… Lamentável também a hypescience chamar isto de “interessante”.

    Thumb up 43
    • Aiai… é cada alienado que aparece!

      Thumb up 28
    • “no caso do tubarão, ele injetou uma resina vermelha líquida na principal artéria do animal, DEPOIS DE REMOVER A PELE.”

      Não acredito que retiraram a pele do tubarão com ele vivo.

      Thumb up 21
    • Michele, ignorância é fogo, hein… Só seria crueldade se fosse feito com o animal vivo e quem foi que te falou que a veia foi colorida? Antes de usar “com toda a certeza”, pesquisar faz bem, sabia?
      Fazem esse mesmo processo com seres humanos. Na realidade injetam essa resina vermelha nos vasos e logo após, imergem o animal/órgão em um ácido, que desintegra a carne e os vasos, mas que não é corrosivo à resina. O que você vê no tubarão e no cachorro não são os vasos, mas sim, a resina que tomou a forma dos vasos.

      Fazem a mesma coisa com órgãos humanos, como por exemplo, o coração.
      E isso é MUITO interessante.
      Falso moralismo: ninguém merece.

      Thumb up 27
  3. interessante mesmo. e pessoas, não se assustem se não fossem por esses tipos de estudos não se saberia nada sobre os organismos e etc.

    Thumb up 9
  4. esses cientistas deveriam doar-se a ciência, gostaria de ver cientistas serem estudados também, porque só nos e os animais passam por esse tipo de coisa ! sera que nos povão somos descartáveis como os animais .

    Thumb up 4
  5. Esses animais estavam mortos, portanto não sofreram, não sei pq tanto espanto com isso, existe muitas exposições desse tipo, inclusive com o corpo humano, pra quem realmente gosta de ciência e biologia esse é um prato cheio para conhecer o interior desses animais.. se eu estivesse na terra da Rainha, não perderia tenho certeza.

    Thumb up 19
    • Que?

      Thumb up 3
  6. Isso é desumano, esses caras vão pagar por tudo isso, pois a lei não diz que toda ação cria reação igual em sentido contrário?

    Thumb up 5
    • pense antes de escrever…

      Thumb up 14
    • São inacreditáveis certos comentários que aparecem por aqui. Como é que as pessoas leem um texto, veem as imagens, e chegam a certas conclusões? Isso sim deveria ser objeto de estudo, “a ignorância e seus limites”.

      Thumb up 20
    • como dizem que Einstein teria dito +-~ : “infinitos somente 2 coisas: o Universo e a estupidez humana. Quanto à primeira, tenho minhas dúvidas”

      Thumb up 8

Envie um comentário

Leia o post anterior:
original
Encontrado o embrião mais antigo da história

Trata-se de um bebê ...

Fechar