As 5 cidades mais ecológicas do mundo

Publicado em 7.06.2010

Você já ouviu falar que Curitiba, capital do Paraná, é a “Capital Ecológica” do Brasil? Pode até ser verdade! Confira uma lista que preparamos com as cidades mais verdes e sustentáveis no mundo e escolha sua preferida:

5 – Vancouver, no Canadá

A cidade que recentemente foi sede das Olimpíadas de Inverno tem como lema a sustentabilidade – e levou isso a sério até mesmo nos jogos olímpicos. As medalhas que eram entregues aos atletas eram feitas de restos de metal, jogados fora (lixo eletrônico). Mas o conceito de sustentabilidade está presente em Vancouver há muito tempo – 90% de sua energia é produzida através de ondas, vento, painéis solares e hidrelétricas.

4 – Malmo, na Suécia

Ela tem muito espaço verde, mas não é famosa apenas por seus jardins e parques, mas também pelo desenvolvimento urbano sustentável. É uma das maiores cidades do país e, mesmo assim, não há congestionamentos, já que várias ciclovias cortam todo o território. Além disso, 20% dos habitantes de Malmo são estrangeiros, o que contribuiu para um ambiente muito rico culturalmente.

3 – Curitiba, Brasil

E eis a nossa representante nacional. Curitiba é a capital do estado do Paraná desde 1854 e foi fundada em 1654, como um campo de mineração. A lenda é que um cacique indígena indicou o lugar para os tropeiros, exploradores da região, dizendo “Curi-Etuba” que, em tupi, significa “muito pinhão” ou “muitos pinheiros”. Atualmente a cidade tem 1,8 milhão de habitantes e possui vários espaços verdes (bosques e parques). É considerada a capital ecológica do Brasil e, por ter um transporte coletivo que também é considerado eficiente, os curitibanos são aconselhados a deixar os carros (e o monóxido de carbono) em casa.

2 – Portland, Estados Unidos

Mesmo com muitas grandes cidades dos Estados Unidos usarem grandes avenidas, carros e táxis, Portland investe em alternativas mais ecológicas, como ciclovias e ferrovias. Ela também se comprometeu a reduzir a emissão de gases nocivos na atmosfera e passou a construir seus edifícios apenas com materiais sustentáveis.

1 – Reykjavik, Islândia

A capital da Islândia é considerada a cidade mais sustentável do mundo. Sua energia é produzida através de hidrelétricas e de usinas geotermais. O sistema de transporte coletivo trabalha com hidrogênio como combustível. O ar de lá é tão puro que alguns turistas visitam a cidade para conhecer apenas o seu sistema de sustentabilidade. [Most Interesting Facts]

Autor: Luciana Galastri

é jornalista. Viciada em livros, lê desde publicações sobre física a romances de menininha do estilo "Crepúsculo". Toca piano desde os oito anos de idade e seu estilo de música preferido é o metal.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

59 Comentários

  1. Pode não ser a 3 cidade mais ecologica do mundo mas concerteza é a 1 cidade mais ecologica do Brasil!

    Thumb up 4
  2. Luciano, você não sabe do que esta falando, e se você for um curitibano precisa conhecer melhor a sua cidade! Pura inveja…. >(

    Thumb up 2
  3. Curitiba aí na lista foi só pra dar uma forcinha pro nosso país, pois ela é uma referência nacional e não mundial. Existem muitas outras cidades que são muito mais sustentáveis do que as nossas, bem a frente até mesmo de Curitiba.

    Thumb up 11
    • Isso é pura inveja…. Se você não é curitibano não sabe do que esta falando e se é precisa conhecer melhor a sua cidade!

      Thumb up 2
    • Meu amigo(a) Kay, não sou curitibano, mas sei do que estou falando. Reconheço que Curitiba é uma das melhores cidades do nosso país para se viver, muito melhor até do que a minha cidade São Paulo que de ecológica não tem quase nada. Estou dizendo isso porque não quero entrar numa briga de torcidas, afinal de contas sou paulistano e reconheço que São Paulo é uma das piores. Porém no panorama mundial Curitiba não aparece nem entre as 50 melhores em qualidade de vida, se considerarmos que um dos fatores que uma cidade ecologicamente correta trará é um bom padrão na qualidade de vida. [fonte:(http://www.citymayors.com/features/quality_survey.html)].

      Thumb up 5
    • É verdade, por exemplo, não há jeito de não jogar residuos nos rios de esgotos, cientistas ainda estão fazendo pesquisas. Só se jogar e depois de um tempinho limpalo para que não chegue a uma situação muito critica

      Thumb up 1
  4. Para que uma cidade entre na lista das ecológicas, deveria-se respeitar no minimo os seguintes critérios: oferecer a 100% da população água potável encanada, coleta de esgoto e seu respectivo tratamento; o transporte público não deve usar combustivel fóssil; oferecer a 100% da população coleta de lixo com a respectiva reciclagem e compostagem; oferecer no minimo 12 metros quadrados de área verde por habitante como recomenda a OMS/ONU; a energia elétrica deve vir de fontes não-fóssil.

    Thumb up 0
  5. SABE OQ E ISSO???É INVEJA PQ ESSAS MERDAS DE CIDADES CAIPIRAS TIPO MANAUS NAO FORAM CLASSIFICADOS IGUAL CURITIBA
    SAO PAULO O TRANSITO POLUI MTO RIO DE JANEIRO FEDE
    E COMPARANDO CURITIBA COM ESSAS CIDADES A MAIS ECOLOGICA É ELA…ENTAO NAO TEM PQ FICA BRIGANDO AS OOUTRAS CIDADES DO BRASIL NAO FORAM ESCOLHIDAS,VE SE TEM EM OUTRAS CIDADES UM BIARTICULADO,LIGEIRÃO EU SEI COMO Q É PQ NASCI EM CURITIBA…
    VCS ESTÃO COM INVEJA..
    SOOB MANAUS JA E DEMAIS MAGINE MANAUS NO LUGAR DE CTBA

    Thumb up 0
  6. Todos que moram ou moraram em Curitiba por um bom tempo, como eu que morei quase 50 anos lá, sei muito bem que apesar de até ser oganizada e famosa, não é tudo isto que se fala não…ainda mais agora, do tamanho que está, como toda cidade grande tem problemas e muitos.
    Muito trafego, engarrafamento pra todo lado, esgoto a ceu aberto, mau cheiro du cão, no centrão da cidade, na XV com a Marechal, com a Pedro Ivo, etc… Criminalidade altíssima, drogas em todo lugar e tudo mais que tem de ruim em muitas outras cidades do Brasil. Mas apesar disto ainda é uma das capitais, mais limpas e organizadas deste país. Sei não se deveria estar entre as 5 mais ecologicas do mundo, acho que não.

    Thumb up 3
  7. Não sei viu gente, já morei em curitiba, agora moro no acre e duvido muito q curitiba seja mais ecológica do q o Acre, viu. Minha amiga tá em curitiba agora, ela é de lá e vive reclamando que nunca mais viu um céu tão bonito, tão estrelado, um ar tão puro, uma lua tão perto… ainda me conta q tem um lixão perto da casa dela. Enfim, não vim aki pra falar mal de curitiba, é uma cidade linda e tudo. Mas aqui no acre tudo q se faz tem a ver com floresta, desenvolvimento sustentável e etc. É TV da floresta, ônibus da floresta, biblioteca da floresta, Povos da floresta, as vezes até enjoa kkkk
    Aqui pode ter muita coisa em falta ainda, mas é oq eu vejo em foco. Já morei em sp tbm e quando vim pra cá notei uma diferença absurda! O ar é realmente mais puro, eu moro na cidade mas a noite eu via morcegos voando pelo céu, corujas cantando, grilos, sapos, coisa q não tinha lá, além do mais tem árvore em tudo quanto é lugar e a cidade dá de cacetada em sp! Não moro no mato como muita gente ignorante pensa.
    Bom apesar de tudo, acho q ainda falta pensarem mais no rio e no sistema de esgoto da cidade.
    Quem quiser vê, vê aki: http://www.orkut.com.br/Main#Album?uid=677247024091135998&aid=1248792176

    Thumb up 2
  8. Caramba Curitiba cidade exemplar? Perto d aminha a capital do Paraná é um lixo. De que adianta falar tanto do sistema de ônibus se o esgoto corre a céu aberto pelos córregos? Alias como anda a coleta seletiva de vocês? Em dados oficiais é uma das fracas do país. Pessoas que escrevem artigos só por propaganda de folhetinhos não sabem nada do que dizem. Venham visitar Jundiaí em SP. A única cidade que possui 100 do esgoto tratado em todo hemisfério Sul, a única cidade que preserva uma reserva de floresta criada em solo que originou o deserto do Saara. Venham conhecer uma cidade ecológica de fato, cujo o plano diretor faz com que qualquer casa construida e não só áreas públicas sejam elaborados para serem ecológicamente corretos.
    Depois vocês podem abaixar as cabecinhas e pensar que tinham algo a se gabar, e poderão continuar a roubar IPVA de todo o Brasil.

    Thumb up 4
  9. Hj.moro na europa, mas tenho orgulho de ter morado 20 anos em Curitiba, realmente uma cidade limpa e organizada.
    Parabens Curitiba, primeira cidade do Brasil a implantar a reciclagem de lixo.

    Thumb up 4
  10. Bem, Curitiba não é perfeita mesmo, está tendo problemas com poluição de rios, com um aterro de lixo já saturado, dentre outros; mesmo assim é considerada uma das mais sustentáveis do mundo. Isso deveria abrir nossos olhos para oque está acontecendo, se Curitiba está entre as melhores, como estarão as outras? Concordo que haja sustentabilidade aqui em Curitiba, a imigração vem destruindo isso aos poucos -quanto mais pessoas, mais lixo, mais esgoto, mais poluição, sem falar nas favelas que cada vez auementam mais e poluem mais rios-, mesmo com tudo isso, Curitiba é muito sustentavel ainda, bem eu senti isso em São Paulo, é incrível, a cor verde começa a fazer falta para nós quando vamos para cidades maiores e mais poluidas. É uma benção abrir a janela e ver o parque Barigui, subir a rua e ver o parque Tingui, andar mais 3 quadras, e ver o Bosque do alemão, descer mais 3 quadras,e ver o bosque Gutieres, sem falar na serra do mar ao leste, e, nas ruas que de tão arborizadas formão-se tuneis verdes; claro, não são todos os bairros assim, mas onde eu moro, que é numa região mais tradicional de Curitiba não tenho do que reclamar mesmo. Não posso responder por algusn bairros mais periféricos que são pouco ou nada planejados.

    Thumb up 3
  11. ola meus amigos li seus comentario , e o q vi sao briguinhas p/ disputa de qual a cidade e melhor de q a outra . So q vcs esquecem de fazer sua parte p/ ajuadar sua cidade , a ultima reportagen do fantastico dia 6/2/2011 foi a verdade da educacao dos brasileiro eu sou um brasileiro q vivo em Sydney Australia aqui sim vc ve a educacao do povo a esse respeito , mas digo Curitiba nao fica muito atras daqui , no Brasil ela e exemplo , sinto muito os amigos pq Rio , Sao Paulo , Salvador ,Recife e uma vergonha , vamos fazer nossa parte p/ ajudar o Brasil . abraco

    Thumb up 6
  12. Pra quem acha que Curitiba não possui sustentabilidade deve não estar presente na cidade ou apenas não se relaciona com seus aspéctos econômicos, sociais, culturais e ambientais.
    Curitiba foi a primeira cidade no Paíz a realizar a recilagem de lixo, mais de 51 metros quadrados de área verde por habitante, 33 parques, 13 bosques e mais de 600 praças e jardins.
    Referência nacional e internacional no sistema de transporte coletivo,
    Hoje as nascentes do Iguaçu que se localizam fora da capital estão realmente poluídas, mas que tal dar uma olhadinha no programa limpa rio da prefeitura que mostrou neste último domingo o exemplo da limpeza .. o multirão de cidadãos envolvidos com o caso…O sistema da cohab que hoje agiliza extraordinariamente priorizando os moradores que estão localizados as margens do rio Iguaçu.
    e pra quem estiver andando sobre as ruas de Curitiba e derrepente tiver a felicidade de encontrar um saco de lixo violado ou até mesmo outro tipo de material eu irei deixar o numero 156 da prefeitura..é só ligar que em pouco tempo a prefeitura soluciona o caso e ainda retorna a ligação para saber se vc está satisfeito ou não!!! lembrando que DENTRO do perímetro da Capital, CURITIBA RESOLVE!

    VOCES DE OUTRAS CIDADES ESTAO COM CIUMES INVEJA
    CURITIBA È LIMPA!

    Thumb up 5

Envie um comentário

Leia o post anterior:
colest
5 substâncias tóxicas que estão por toda parte

Você terá um catálog...

Fechar