Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos… Graças a Deus!

O artigo abaixo não expressa a opinião do HypeScience, mas sim de um de nossos colaboradores voluntários.

Respeito as pessoas religiosas, mas entre os céticos e os crentes sempre preferi os primeiros. Sua conversa é muito mais agradável e eles parecem ser mais flexíveis em muitos aspectos. Talvez seja a maior capacidade de pensamento crítico dos céticos ou algo sobre os dogmas dos crentes que parecem congelar a mente das pessoas.

Decidi publicar o informativo abaixo que encontramos no site Ceticismo Aberto por causa de um simples detalhe nas palavras abaixo, pois esta nova associação promete incentivar a natureza laica do Estado, isto é, a independência total do governo e das instituições religiosas. Isto é um dever constitucional dos nossos governantes, mas na prática vemos muitas leis ruins sendo criadas para promover ou proteger as igrejas.

Foi lançada há pouco a ATEA, a Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos, devidamente registrada, com a finalidade de desenvolver atividades no campo da ordem social que busquem promover o ateísmo, o agnosticismo e a Laicidade do Estado. (…) a ATEA já conta com mais de uma centena de membros.

E sua primeira ação pública será uma campanha publicitária de divulgação nos moldes da que está acontecendo na Europa neste momento, com “a campanha dos ônibus”. (…) [A ATEA] não é uma seita, não rezaremos para o Monstro Espaguete Voador, não queimaremos Bíblias (…)

Interessado? Junte-se a ATEA. Tenho certeza que estará cheio de intelectuais. Odeio intelectuais!

[Ceticismo Aberto]

Por: Miguel KramerEm: 11.01.2009 | Em Outras  | Tags:  
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 3,67 de 5)
Curta no Facebook:

61 respostas para “Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos… Graças a Deus!”

  1. _Dificilmente eu poderia crer em um Deus que ñ fosse capaz de proteger um livro mesmo que a mercê de humanos falhos, e cheios de maldades, mudasse a sua essência segundo bel prazer. Pois identificava ele assim sem poder perante nós e a matéria, pois bem se sabe que as pessoas que tiveram contato com as poucas cópias da bíblia existentes no passado, tinha profundo interesse em manter fidedigna a sua escrita, fato esse comprovado com vários manuscritos encontrados na atualidade, o poder criativo de Deus torna viável qualquer domínio sobre as coisas de forma tal como nenhum mortal pode fazer, assim jamais posso crer em um julgamento justo da parte dele, se ñ estamos preparados por falta de recursos para que possamos buscar a justiça e retidão plena com intuito de ser salvos. existe material suficiente para crer que acréscimos foram feitos mas jamais alterações bruscas que o contradiz, ou tira a sua credibilidade ao longo dos anos, como diz em Corintios : “Toda a escritura é inspirada por Deus proveitosa pra educar ensinar e guiar na retidão, para que o homem de Deus seja plenamente capacitado” de fato podemos crer que o ensino varia de acordo com a interpretação de cada um gerando Ns doutrinas e formas de servi-lo o que em nada agrada a Deus,mas quando a pessoa busca na seriedade logo alcança a verdadeira luz do conhecimento exato, cabe a ele abrir mão da falsa doutrina ou permanecer, neste caso sabemos conforme Diz o próprio Jesus, só existe um caminho e uma única verdade, encontrá-la é uma questão de buscar o empenho é fundamental. Se analisar a trajetória do catolicismo em torno da veracidade do s evangelhos é notória que condenação séria sobre a conduta do sacerdote católico esta explicitamente condenado com relação em especial ao uso da imagem na adoração e o envolvimento claro com os meios políticos entre outras condutas e a falsa ideia de que um padre ñ pode se casar e ter filhos, assim sendo poderia com toda a influencia do catolicismo na história podia eles ter criado um bíblia paralela para assumissem a falsa ideia de que a atual ñ é verdadeira, mas com tudo isso ñ foi possível talvez até apreciado por eles com o tempo.

  2. Independente de qual lado vc estiver, numa discussão o melhor
    lado é o de fora, o da observação. O que poderia ser uma solução para essas discussões é a tolerância, não se importar
    de o outro ser diferente, relatividade é uma das maiores coisas da natureza psicológica humana, e é impossível converter o mundo à sua forma de pensar. Mas infelizmente pela
    nossa pequenez de ser humano só damos valor ao nosso instinto
    primitivo egoísta, como foi dito num comentário acima.

  3. As gureras e muitas atrocidades foram e são provocadas por religiosos. Quero saber quem são os inimigos dos crentes? As vítimas eu já sei quem foram e quem são. (muitos humanos inocentes). Penso que não devemos nos dividir em crentes e ateus. Todos nós temos um inimigo comum. O nome dele não é diabo. Ele se chama EGO!
    O nosso próprio EGO nos faz pensar que nossa religião é melhor do que a dos outros, ou que nossa verdade é mais verdadeira do que a do outro, ou que a nossa forma de pensar é a correta e a do outro é errada. Temos que parar de sermos SOFISTAS. Admiro os ateus pela forma imparcial de ver as coisas, pela investigação constante das causas das coisas. Os grandes gênios da História e os cientistas de hoje são a

    • Aqui vai uma piada:
      “Interessado? Junte-se a ATEA. Tenho certeza que estará cheio de intelectuais.”

      Aqui vai outra:
      “Admiro os ateus pela forma imparcial de ver as coisas, pela investigação constante das causas das coisas.”

      Tá bom, acredite no que quiser. Mas é interessante como os ateus confundem “estado laico” com “estado ateu”. Só religiosos causaram atrocidades e genocídios? Então tá, o proselitismo ateu esquece facilmente dos massacres perpetrados pelos estados ATEUS de Stalin e Mao Tse Tung para a erradicação do “ópio do povo”. Uma coisa é reivindicar o direito que todos devem ter de não envergonhar-se de sua crença religiosa ou a-religiosa. Outra coisa é agir como um fundamentalista e afirmar que a religião é coisa de burro, de ignorante, de atrasado e outras asneiras mais. Já conheci crentes cristãos, muçulmanos, judeus, budistas e ateus. Dentre os piores espécimes, não estavam religiosos teístas nem ateístas; os piores eram os BURROS mesmo. Interesse em conhecer o que se ignora às vezes é raro. Os que afirmam com tanta veemência que religião e religiosidade é ruim são precisamente aqueles que preferem somente ficar naquela modinha de que “ser ateu é ser inteligente”, sem sequer ter qualquer noção do que é verdadeiramente o fenômeno religioso, que, queiram ou nnão, existe em todas as culturas humanas.

      E dentre os lugares da internet que mais malefícios fazem para o entendimento e compreensão do fenômeno religioso, está a página do facebook da ATEA. Quem quiser doutrinar-se como em uma daquelas igrejas de lavagem cerebral, que frequente esta página. Lá vai encontrar somente exaltações de como é super ser um ateu, de como o ateísmo é superior a qualquer outra orientação filosófico-religiosa e como a religião é ridícula. Piadinhas com profetas (principalmente cristãos) e figuras religiosas e imagens depreciativas – certamente, a maneira como intelectuais conversam e dialogam sobre as coisas.

  4. 1 – De onde vem a certeza dos ateus de que Deus não existe?

    Não falo do deus de cabelos e barbas brancas e longas, mas de uma força superior de onde se originou todas as coisas.

    2 – Com os ateus também ocorre os milagres, já provados cientificamente, que acontecem com aqueles que têm fé?

    Fé em Deus, ou em uma Força superior?

    3 – No seu cartaz está:Se existe Deus, tudo é permitido? Tudo o quê?

    4 – Por favor, respondam, para o meu e-mail.Sem publicá-lo aqui.

  5. O nada dar origem a algo?
    O cósmos existe e.
    Nele tudo se transforma!
    É um absurdo se conceber uma origem para algo que simplesmente não tem origem e sim apenas transformação.,A evolução não é teoria é realidade!
    Lucabi Brasil

  6. Dificil vai ser defender o design inteligente com o livro arcaico e sem nexo que é a biblia. A falta de prolongamento da conversa do Jorginho nada mais é do que uma saída ao óbvio: não há explicações lógicas para a crença em um criador. Aí alguém disse que deus além de arquiteto é desenhista. Tá, mas cade provas?
    Aceitar o fato_ não sou imortal, não sou filho do ser mais supremo é dificil. Viver na ilusão é bom. Mas viver livre de ignorancia é melhor ainda.

  7. …”é uma guerra declarada de argumentos e provas.”

    …”faremos de conhecimento publico estas verdades absolutas provadas pelo humanismo…”

    Resp. Meu caro, pode ter a certeza que não será vc ou mesmo outro que definirá ”a verdade absoluta”.
    Mesmo que diga que a bíblia é um livro de mitos; não negará o ”Originador”.
    Pois Ele mesmo poderá está fora do seu sistema de criação. Um livro espiritual deve ser lido como tal… Eu mesmo Admito que a bíblia sofreu alteração em todas épocas e aquele que receber a verdade, terá a revelação revelada. Numa certa passagem ela mesma disse que Ele veio para confundi os sábios e revelar aos pequeninos…
    Na pior situação, nem a ciência poderá anular o conceito de vida ou do existencialismo.
    Pois venhamos e convenhamos: Como pode do nada existir o tudo? Em outras palavras: Não há obra sem autor e do nada, nada se faz!
    Não vou nem entrar em pormenores da complexidade da vida. É muita coisa para ser dada ao acaso.

    …”Eu próprio estarei atento aos limites, resta saber quais ! os da razão ou da ilusão!”

    Resp. Como já disse, mesmo que prove que o D-us dos religiosos seja um minto… Pode ter a certeza que não abala a estrutura de um Design Inteligente.
    Eu prefiro me limitar por aqui… Pois já alonguei demais esse assunto nesse mesmo site… E, não iremos chegar muito além dos que já chegamos.
    Prefiro tê-lo como um simples ateu… Sou um Agnóstico com grande apego ao Cristianismo devido a necessidade da humanidade precisar de uma purificação de corpo e espírito…

    Caríssimo, a vida é muito complexa para que o acaso tenha criado e, além disso, a natureza seria muito idiota se apenas nascesse e morresse como se nunca tivesse existido.
    Seria uma total burrice da natureza se, apenas evoluíssemos para morrer mais adiante! Sem sentido, né?

    Que venhamos aprender a ser mais semelhante, mais amigos e irmãos. Se tem uma coisa que o mundo não precisa é de guerras de quaisquer modelo.

    Abraço

  8. Queria pensar assim meu amigo, sei que é de paz, eu também sou, meu radicalismo é uma guerra declarada de argumentos e provas, pois acredito que é preciso se por um fim a uma discução centenária , mas antes vamos reverter o processo de dominio psicológico que acorrenta aliena e escraviza a humanidade a ilusão deus-es! faremos de conhecimento publico estas verdades absolutas provadas pelo humanismo, verdades estas que o povo desconhece! nós ateus temos este direito e vamos exerce-lo sim!
    Eu próprio estarei atento aos limites, resta saber quais ! os da razão ou da ilusão!

  9. Ateu sim, radicalismo não!
    Eu não sou ateu, mas respeito a postura de quem for.
    Não é com provocações que chegaremos a um consenso.
    Sejamos mais racionais e largue mão desse radicalismo idiota.
    Falo isso de ambas partes.
    Somos irmãos ou não?
    Se eu acredito e você não, que diferença terá a verdade?
    Cada um viva sua ”fé”, se assim posso dizer.

  10. Nós humanistas( ateus) temos um dever que nos é imposto pela existencia e pela nossa natureza humana que é espalhar razão pelo mundo, a isto chamo seleção natural que a tudo se aplica, digo que existem posições que só após assumidas é que são percebidas de ateu a humanista de humanista a trancendentalista o estágio mais avançado buscado pelos ateus, mas pasmem vai muito além!
    Só os descrentes tem a oportunidade de ser livres, crentes vivem e morrem por servir a nada e em nada se transformam, passam pela existencia sem dar sua contribuição e disto a própria naturesa se encarrega!
    Toda a vida tem um propósito sim ,mas não é divino é existencial, é assim que o mecanismo funciona, mas nós não estamos cumprindo com nossa função aqui e se estamos ,em muito pouco contribuimos!
    Faço aqui um apelo a todos !
    Pelo bem das gerações futuras, me ajudem a por em prática idéias inovadoras acerca da ação militante ateista no mundo!
    É preciso divulgar a verdade sem criar hostilidades desnecessárias, somos sábios, temos a razão a nosso favor então temos tudo !
    Apoiem o movimento brasileiro de combate a opressão, vamos nos unir, empunhar uma nova bandeira de luta no Brasil!
    Vamos declarar guerra a ilusão, que seja este o inicio da nova revolução a revolução da razão!

    Lucabi brasil

    Movimento Brasileiro de Combate a Opressão!

  11. Agora vcs pode falar o que quiser de Deus ele não está preocupado de prova a sua existência
    Para vcs e nem para nem um ser humano de falar para vcs olha eu aqui.
    Eu existo eu sou Deus mais pode ficar despreocupados vai chegar um dia que todos vão ver a realidade se existe um Deus todo Poderoso ou não a Bíblia diz que mil anos para Deus é como um dia e um dia é como mil anos, Deus é Eterno e ser Humano é efêmero ele sabe que vai chegar o dia que todos vão ter que comparecer diante dele assim a verdade a de se manifestar , Deus tenha misericórdia de vcs que grande amor de DEUS alcance vcs amem.

  12. O MUNDO ESTAR A CADA VEZ PIOR POR CAUSA DE PESSOA QUE ACHAM QUE SÃO DONO DE SUA PROPRIA VIDA, NÃO ACREDITA NO SEU PROPRIO CRIADOR.
    ISSO FERE A DEUS E O RESULTADO E MUNDO INDO A CADA VEZ PIOR.
    DEPENDENDO DE VCS ACREDITAREM OU NÃO: NA RELIDADE ESTAS PESSOAS NE SABE MESMO QUEM SÃO OU PRA QUE EXISTEN,/ TRISTE NE?

  13. Interessante…

    “Se Satanás é o Pai da Mentira, como podemos ter certeza de que ele não enganou os cristãos e fez com que eles o adorassem como deus e rejeitassem o verdadeiro deus?”

    “Se Satanás consegue entrar até nas igrejas e fazer com que as pessoas tenham pensamentos impuros durante os cultos, como os cristãos podem ter tanta certeza de que ele não influenciou a redação e a composição da Bíblia segundo seus interesses?”
    http://ateu.wordpress.com/2007/12/01/60-perguntas-que-farao-de-voce-um-ateu/

  14. “O iníquo, segundo a sua arrogância, não faz nenhuma pesquisa”

    Eheheh…muito engraçado! Então os cientistas não fazem nenhuma pesquisa??? rs… Quem faz pesquisa são os crentes não é mesmo?
    Crentes que acreditam até no genesis qdo nem se sabe qual é o autor do mesmo! Sim, pq o nome do autor NAO APARECE em momento algum. A tradição diz que foi moisés, mas isso é mera CONJECTURA!

    “viu Deus que era boa a luz”
    “E Deus viu que isso era bom”

    Que deus fuleiro é esse que tem que ver pra saber? Isso sou eu e vc que precisamos ver pra saber, mas deus TEM QUE SABER. Não precisa ver pra descobrir!

  15. A “coisa” que promove o ateísmo é a pura ignorância de aceitar os fatos; há um Projetista.
    Baseio o que falo na Bíblia, veja o que ela diz: “O iníquo, segundo a sua arrogância, não faz nenhuma pesquisa; todas as suas idéias são: ‘Não há Deus.'”

  16. Lampião2006,

    então pra vc A BÍBLIA NÃO ERROU EM NADA???

    É mesmo? Então me explica QUEM escreveu o Genesis. Sim, pq o seu autor é DESCONHECIDO. Ele não aparece em parte alguma da biblia. Ou seja, vc nem sabe se o genesis tem algo de divino ou não! Isso imaginando que deus exista, o que não acredito!

    E Deus viu que a luz era boa. Mas que raio de deus é esse que tem que ver pra saber? Ele não deveria já saber?

    Ah, essa luz era o nascer do sol ou o big bang?

    Os 6 dias eram os nossos 6 dias ou os 6 dias dele?

    Adão e Eva cairam em tentação e comeram a maça? Oras, mas tentação não é coisa do diabo? Tinha diabo no paraíso?
    Mas que diabo…rs

    E deus AUMENTOU dor do parto. Mas tinha parto no paraíso??? Então adão e eva tinham filhos…

    E pq deus condenou toda a humanidade pelo pecado de um casal?
    Ah, pq sabia que o homem é pecador? Oras, mas quem fez o homem se não foi deus? Então pq deus fez o homem assim, pecador e falho? E pq raios condenou toda a criação no lugar de apenas o homem? Que culpa tem um pobre animalzinho pelo pecados do homem?

    E pq deus exigia sacrificios? Não é so deus que pode dar e tirar a vida?

    E como animais de 5 continentes conseguiram chegar na Arca de Noé? Como voltaram? Como couberam todos?

    E o fogo do céu no apocalipse é um meteoro, uma bomba atomica ou o sol daqui a bilhões de anos como uma gigante vermelha.

    VC ainda acha que a Biblia é exata??? Ehehe…

  17. José,
    Não existe ateísmo??? O ser humano, sem exceção, é religioso???
    É mesmo???

    E eu que não acredito na existencia de deus, da alma ou espírito e que acho que o universo apareceu naturalmente sou o quê, vc pode me dizer???

    Na realidade, como bem disse o Raul, vc é quase tão ateu como eu! Afinal acredita em apenas UM deus.
    Pior, acredita que só o SEU deus, da SUA religião é que é verdadeiro. O deus dos catolicos, adventistas, espíritas, budistas, islamicos, hindus, etc é falso.
    Ou pelo menos a religião deles é!
    Estranho conceito pra quem acha que somos todos filhos de deus…

  18. O CRISTIANISMO É A ÚNICA RELIGIÃO QUE PERDOA A TUDO E A TODOS, NA HORA QUE A PESSOA QUISER SE ARREPENDER E PEDIR PERDÃO A DEUS PELOS ATOS QUE PRATICOU. PORÉM ISTO SÓ ACONTECE QUANDO SE CHEGA A UM POUCO DE CONHECIMENTO ESPIRITUAL E BÍBLICO. SER ATEU É UMA OPÇÃO CONCEDIDA POR DEUS A QUALQUER PESSOA. DEUS NÃO OBRIGA VC A ACREDITAR NELE, SE ELE FIZESSE ISTO NÃO SERIA DEUS E SIM UM DITADOR DE REGRAS. ELE APENAS LHE DIZ AS REGRAS, COMO FEZ COM ADÃO E EVA. DEUS AMA A TODOS POR SEREM FILHOS DELE, E QUER A TODOS, APENAS ESPERA QUE TODOS NÓS DECIDAMOS POR SEGUI-LO. SE NÃO DER TEMPO VIRÁ O JULGAMENTO FINAL QUE A BÍBLIA PROFETIZA ACONTECER, E A BÍBLIA NÃO ERROU EM NADA. EXISTE UM PROBLEMA QUE ANTINGE OS LEITORES DA BÍBLIA, É A INTERPRETAÇÃO, MUITOS NÃO ENTENDEM E FALAM MUITA BESTEIRA. É UMA PENA…PEÇAM AJUDA.

  19. Calma Gente!
    Daqui a pouco vai acabar saindo nomes feios !!!
    Eu não sou ateu, mas considero todos eles como meus irmãos.
    Tenho respeito por eles e são dignos de respeito como qualquer de nós.
    A ofensa mostra realmente quem realmente somos.
    São Cristãos ou não?
    Tive dialogando com muitos ateus e mesmo que discordemos um do outro,asseguro-lhes que há respeito mútuo!
    Não vou dizer que ora outra não sai uma quentinhas!
    Mas,isso acontece até mesmo em melhores família !
    Minhas considerações,amigo terra e amigo lua!

  20. ROMANOS CAPITÚLO : 1 VERSÍCULO; 18 A 32.
    18Do céu Deus revela a sua ira contra todos os pecados e todas as maldades das pessoas que, por meio das suas más ações, não deixam que os outros conheçam a verdade a respeito de Deus. 19Deus castiga essas pessoas porque o que se pode conhecer a respeito de Deus está bem claro para elas, pois foi o próprio Deus que lhes mostrou isso. 20Desde que Deus criou o mundo, as suas qualidades invisíveis, isto é, o seu poder eterno e a sua natureza divina, têm sido vistas claramente. Os seres humanos podem ver tudo isso nas coisas que Deus tem feito e, portanto, eles não têm desculpa nenhuma. 21Eles sabem quem Deus é, mas não lhe dão a glória que ele merece e não lhe são agradecidos. Pelo contrário, os seus pensamentos se tornaram tolos, e a sua mente vazia está coberta de escuridão. 22Eles dizem que são sábios, mas são tolos. 23Em vez de adorarem ao Deus imortal, adoram ídolos que se parecem com seres humanos, ou com pássaros, ou com animais de quatro patas, ou com animais que se arrastam pelo chão. 24Por isso Deus entregou os seres humanos aos desejos do coração deles para fazerem coisas sujas e para terem relações vergonhosas uns com os outros. 25Eles trocam a verdade sobre Deus pela mentira e adoram e servem as coisas que Deus criou, em vez de adorarem e servirem o próprio Criador, que deve ser louvado para sempre. Amém! 26Por causa das coisas que essas pessoas fazem, Deus as entregou a paixões vergonhosas. Pois até as mulheres trocam as relações naturais pelas que são contra a natureza. 27E também os homens deixam as relações naturais com as mulheres e se queimam de paixão uns pelos outros. Homens têm relações vergonhosas uns com os outros e por isso recebem em si mesmos o castigo que merecem por causa dos seus erros. 28E, como não querem saber do verdadeiro conhecimento a respeito de Deus, ele entregou os seres humanos aos seus maus pensamentos, de modo que eles fazem o que não devem. 29Estão cheios de todo tipo de perversidade, maldade, ganância, vícios, ciúmes, crimes de morte, brigas, mentiras e malícia. Caluniam 30e falam mal uns dos outros. Têm ódio de Deus e são atrevidos, orgulhosos e vaidosos. Inventam maneiras de fazer o mal, desobedecem aos pais, 31são imorais, não cumprem a palavra, não têm amor por ninguém e não têm pena dos outros. 32Eles sabem que o mandamento de Deus diz que aqueles que fazem essas coisas merecem a morte. Mas mesmo assim continuam a fazê-las e, pior ainda, aprovam os que fazem as mesmas coisas que eles fazem.

  21. Nós ateus devemos nos organizar, seria bom , que tal se marcarmos um encontro aqui em curitiba para os ateus do paraná , nós podemos e temos o direito constitucional de manifestarmos nossas idéias!
    LUCABI BRASIL

  22. Que deus e esse que permite que as desgraças ocorram ????????Onde ele está????? Ele é cego, surdo e mudo???? Ele não existe !! e se alguma vez existiu, nos largou à nossa sorte já faz muito tempo!!!!!Parem de mentir e se enganar e de tentar enganar os outros!!!!! Para que estas desgraças parem de acontecer depende única e exclusivamente de nos !!! e de nossas atitudes, são os sistemas de governo errados, políticos corruptos, sistemas econômicos egoístas, igrejas e religiões safadas que se aproveitam dos coitados ignorantes e desinformados, sem muito estudo, oferecendo falsas esperanças de soluções que nunca acontecerão só para arrancar o dizimo, aproveitadores que só visam o lucro passando por cima de qualquer coisa para obter-o, são eles os que provocam as barbaridades!!!!! Vamos raciocinar direito!!! As pessoas que se dizem de “Fé” tem tanta “fé” que quando ficam doentes ao invés de correr para a igreja para rezar e pedir ajuda ao padre ou ao pastor, correm para o medico do hospital ( uma pessoa estudada ) e para a farmácia para buscar remédios ( feitos por cientistas ) ou para pedir ajuda de dinheiro aos parentes!!! E depois tem a cara de pau para falar que melhoraram graças a deus, não foi deus que os fez adoecer??? Adoram se enganar a si mesmo adorando bonecos de gesso ou de madeira e viajar na maionese !!!!!!!todo esse dinheiro gasto no templo de aparecida…quantos hospitais, asilos para idosos e crianças abandonadas poderiam ter sido feitos????mas não foram, porque isso não dá dinheiro!!!! o comercio lá chega a ser escandaloso, e quem comanda e ganha com tudo isso????
    a igreja !!!!!!

  23. Por que nos só falamos deuses, no plural, como se existisse mais de um?
    Porque existe mais de um: Thor, Shiva, Brama, Amon-Rá, Zeus, Olorum, Zeus, Tupã, são todos deuses. A lista é longa. Javé, o deus da mitologia judaico-cristã, é um deles. Existem diversos outros “deuses únicos”, ou seja, deuses reputados únicos por seus seguidores, como Ahura Mazda, o deus do zoroastrismo. Se você é monoteísta — ou seja, se acredita na existência de um único deus –, então já é quase tão ateu quanto nós, pois entende que todos os demais deuses são apenas criações humanas. Quando você entender por que não acredita em todos eles, saberá por que não acreditamos no seu também.

  24. “A religião convenceu mesmo as pessoas de que existe um homem invisível – que mora no céu – que observa tudo o que vc. faz, a cada minuto de cada dia. E o homem invisível tem uma lista especial com dez coisas que ele não quer que vc. faça. E, se vc. fizer alguma dessas dez coisas, ele tem um lugar especial, cheio de fogo e fumaça, e de tortura e angustia, para onde vai mandá-lo, para que vc. sofra e queime e sufoque e grite e chore para todo o sempre, até o fim dos tempos…….Mas,… Ele ama você!!”………..rsrsrsrsr Acorda meu !!!!!!!!!

  25. Sou ateu, mas nem por isso ignoro os religiosos,sempre estou pronto para ouvir ,mas quando digo q sou ateu eles sempre procuram um meio de me alienar ,mas eles não tem argumento científico ficam no achismo e tudo se baseiam na biblia,pois não usam o raciocinio, geralmente fico no meio de ignorantes e se achando o tal por ter a maioria.Sofro muito na família e na comunidade;precisamos ter locais para reunirmos e para trocas de informações como por ex. igrejas e lojas maçônicas onde são solidarios. um forte abraço a todos.
    Sidney

  26. Não existe ateísmo. O ser humano, sem exceção, é religioso. O problema todo é de comunicação, de língua. Começa com o próprio significado da palavra religião… Na verdade, o problema é o que fazem com o misticismo nato presente em todo o ser humano, que é explorado em nome dos mais variados interesses. O problema não é religião, se tem ou não tem, no que acredita etc. O problema é “AS INSTITUIÇÕES RELIGIOSAS” e sua influência na sociedade.
    O ser humano deve buscar a si mesmo, sua própria religião, seu próprio misticsmo, que é sua própria vida sabiamente vivida.
    Oxalá a associação de agnósticos não negue sermos criaturas religiosas.
    A pessoa que se declara sem um mínimo de misticismo está cheia de personalismos, quer ser e se comportar o que sua personalidade mande e nós não somos nossa personalidade, nós possuímos uma personalidade.Tal indivíduio vive no labirinto da mente, das idéias, dos conceitos, confunde religião com instituições religiosas e com formas religiosas. Não conhece a si mesmo.
    Acredito que a criação da associação seja uma forma de reagir às influências que as instituições religiosas exercem nos indivíduos da sociedade e suas consequências. E se for assim, cumpre muito bem o seu papel.
    Lembrando que não deixamos de ser religiosos só porque não nos declaramos evengélicos, católicos, mulçumanos, racionais ou o que quer que seja.Não somos obrigados a escolher seguir certa instituição religiosa só porque a sociedade nos “impõe” à uma escolha dentre a opções presentes na nossa cultura.

  27. Obs:Quando realmente acreditamos em algo,não necessitamos impor isto aos outros,porque acreditar é poder SENTIR,e infelizmente não temos o poder de fazer os outros SENTIREM,na mesma proporção que a gente,Beijos a todos vcs!!!!!!

    Gosto muito deste site,muito Bem elaborado,parabéns!!!!!!!!!!

  28. Concordo plenamente com todos vcs,as vezes eu paro da agitação do dia -a-dia,e fico a refletir sobre algumas coisas que acontecem na nossa vida,e eu já consequi chegar a algumas boas conclusões que servem muito bem para mim,o que me leva a acreditar que ateus e crentes estão corretos,os crentes(os que realmente acreditam)por serem capazes de fazerem verdadeiras transformações em sua vida,digo não em questão de tentar coagir os outros a acreditarem,mais digo no sentido de deixar habitos que faziam lhe mal,e principalmente a sua familia em nome de Deus,pergunto a vcs isto não é bom?E concordo com os Ateus por que realmente não devemos acreditar em algo que não sentimos.
    passo muito tempo refletindo,e as pessoas coligam Deus como um juiz,justo ou carrasco,tudo vai depender domodo em que se vive,se a pessoa for pecaminosa então está frita,e assim crescemos,vivemos,mais por um acaso o que é o pecado?O pecado nada mais é que vc fazer qualquer tipo de mal aos outros,fumar,beber,transar por ai,etc é pecado? só se você fumar prox a algum que não fuma causando a está pessoa algum fisico,beber só se depois você for destruir a paz da sua familia,amigos ou qualquer outro individuo que é completamente inocente as suas escolhas,transar por ai,só se vc sair com alguem comprometido,porque ai vc vai ferir profundamente os sentimentos de alguém inocente as suas escolhas,e quem sabe até destruir uma familia,pessoas que não tem nada a ver com as escolhas da sua vida.

  29. Acho bacana a proposta. Finalmente vamos ver surgir uma igreja genuinamente de ateus. Afinal quem tem o conhecimento supremo ao ponto de descartar a existência de Deus é um ser quase divino (o qual evidente não existe!).
    Admiro a fé de vocês! Ainda mais agora que entraram no processo de missões e evangelismo para adquirir novos adeptos para sua religião.
    Essa preocupação de convencer e angariar seguidores está na base existencial de toda religião, sem isso ela morre.
    Gostei dos slogons, mas me parecem um misto de dogma de fé e autoajuda sem convição.
    Que Deus abençoe (do jeito dele) essa iniciativa.
    Será no mínimo divertido!

  30. Devemos ter liberdade de culto e não culto, É bem mais confortavel ter uma religião, mas nos dois casos devemos ter responsabilidade dos nossos atos, a Lei universal não muda, O dualismo do universo, A Lei de ação e reação. Mas nos temos a consciência e devemos optar pelo equilibio, a Paz e o respeito por cada indivíduo do míneral ao Humano.
    A violência é também querer que todos pensem como nós.

  31. Intelectual é um tipo psicológico e voce nao é intelectual porque quer ou decide ser mas por que voce desenvolveu esse tipo psicológico.
    Ou seja, nao tenho culpa, ok? Da licenca? Humpf!

    :b

  32. Caramba minha família é religiosa, meus amigos são religiosos, estava começando a achar que eu era completamente maluco ou a única pessoa com sanidade, que bom saber que há outros.

    Apoio vcs e desejo boa sorte, já está na hora de acabar com esse poder absurdo da religião sobre o estado, e espero que vcs consigam.

    Sou um cético mas estudo muito para provar meus argumentos, se um crente não consegue provar seu ponto de vista pq não tem argumentos, vc deve apresentar vários para provar o seu, apesar de na maioria das vezes ser inútil…

    Bom adorei este site e já até coloquei meus argumentos na discussão “Deus existe?” aqui, no mas boa sorte a essa associação e obrigado por usar o cérebro que é tão disperdiçado.

  33. Tô com o Rodrigo!
    Entrando no prédio do tribunal de justiça de Curitiba encontra-se um enorme crucifixo com um cara pregado nele… tá… e se eu não sou cristão como é q fica?! Como eu vou confiar na imparcialidade de um poder que prega na parede o simbolo de um grupo majoritário… e se eu sou judeu, budista, muçulmano ou de candomblé e estou sendo processado por um católico? Como fica a imparcilidade de um tribunal q ostenta o cristianismo na parede de suas salas?!
    O estado TEM DE ser laico.

  34. Poderíamos começar com algumas coisas bem simples, retirar de nosso calendário todos os feriados religiosos( aqui no brasil todos cristãos), seriam reduzidos de 10 para 4 feriados nacionais. outro seria a retirada de símbolos religiosos dos estabelecimento/ repartições públicos

  35. Espetacular!!!!!!!!!!!!!!!!

    Pra começar este artigo é sensacional, eu apoio 100% este seguimento, pois qto mais se aprende mais se descobre as farsas e as máscaras. Hoje sou cética e olha que não foi á toa e defendi a religião com unhas e dentes. É claro que todos defendem o que crêem, é obvio. O povo está com a mente totalmente congelada em uma crença e matam e mandam matar aqueles que não se juntam ou que não seguem a mesma linha de pensamento. è um tal de ” Deus vai te matar se vc não crer nele, e te digo, qdo se usa o termo DEUS VAI PESAR AS MÃO EM VC, NÃO É MANDAR A DESGRAÇA E FINALIZANDO COM A MORTE??????????? ” Não! não! eu não quero um Deus assim , JAMAISSS, RENUNCIO a td isso, e sigo a Lei do bem pra todos, a lei da vida, a força que vem dos cosmos, a energia que nos enche de vitalidade e além do mais a sobriedade sobre todas as coisas e sobre td.

    Me diziam que se eu renunciasse a esse Deus da religião, ele me mataria e eu seria uma desgraçada, querem saber!!!!!!!!!!! Hj sou muito mais feliz, livre, realizada, sem medo, vivo tranquila, e a paz e a prosperidade reinam em minha vida, e caminho sobre os valores do meu, eu sou, eu posso, ah!!!!! como é bom respirar o ar da vida a cada dia, ver os céus, a fonte de toda energia, enfim, Nesta visão nova da vida não há morte mesmo vc não entendo e mesmo vc não aceitando… VC É MAIS VC. E PONTO FINAL.

  36. Vejam a notícia que encontrei hoje:

    Campanha publicitária questionando existência de Deus causa polêmica no Reino Unido – 09/01/2009

    Após receber 48 queixas de cidadãos incomodados com uma campanha publicitária atéia, a Autoridade para Padrões Publicitários do Reino Unido (Asa, em inglês) – órgão que regula a publicidade – teve que intervir na discussão sobre a existência de Deus.

    Divulgada em 800 ônibus britânicos, a mensagem publicitária diz “Provavelmente, Deus não existe. Portanto, pare de se preocupar e aproveite a vida”. O militante cristão Stephen Green pediu a extinção da propaganda, alegando que a afirmação não poderia ser provada.

    Apesar de não concordarem com as reclamações, os organizadores da campanha inseriram o advérbio “provavelmente” no começo da frase, para respeitar a decisão da Asa, informou a agência de notícias Efe.

    Fonte: Portal Imprensa

    O engraçado é que a todo momento somos bombardeados com zilhões de propagandas religiosas, dentre todas as denominações, principalmente as cristãs. Existem rádios, programas de TV, revistas, anúncios, templos em cada esquina, “enchedores de saco” batendo de porta em porta, etc, etc, etc… Mas basta uma única propaganda ateísta para os religiosos se sentirem incomodados!

    Como disse Sebastien Faure:
    “Foste vós que, primeiramente, afirmastes a existência de Deus; deveis, pois, ser os primeiros a por de parte as vossas afirmações. Sonharia, eu, alguma vez em negar a existência de Deus; se vós não tivesseis começado por afirmá-la; e se, quando eu era criança, não me tivessem imposto a necessidade de acreditar nele; e se, quando adulto não tivesse ouvido informações nesse sentido; e se, quando homem, os meus olhos não tivessem constantemente contemplado as Igrejas e os Templos elevados a esse Deus? Foram as vossas afirmações que provocaram as minhas negações. Cessai de afirmar e eu cessarei de negar.”

    A verdade é que somos todos ateus. Nós “ateus oficiais” simplesmente acreditamos em um deus a menos que os religiosos. Quando eles entenderem porque rejeitam todos os outros deuses possíveis, entenderão porque rejeitamos o deus deles.

  37. Será que é bacana uma foto como a do UFO ali para identificar uma associação de ateus? Os crentes não vão poder difamar dizendo que se trata de uma associação de ufologistas??

    Ateus e agnósticos não são ufologistas!!!

  38. Ola.

    Acho louvavel a discussao da laicidade do estado pois quando a religiao esta envolvida na questao politica o resultado geralmente sera o que temos hoje em Israel/Faixa de Gaza.
    So discordo com a questao da inflexibilidade em relacao aos que foram chamados de “crentes”.
    Na verdade o que muitos que adotam uma religiao fazem é defender suas ideias da mesma maneira que os agnosticos defendem as suas. Na minha opiniao o problema esta na forma como essas ideias sao defendidas. Quando se coloca a paixao a frente da razao todos nos tornamos radicais e, é nesse momento que a inflexibilidade se mostra.
    No mais, boa sorte com o trabalho de voces.

  39. Não sou religioso, mas creio sim (tenho muitos motivos para isso) em Deus… no entanto, ao contrário do que possa parecer, sou muito favorável a qualquer coisa que se faça pensar em Deus, mesmo que pensando que ele não existe… afinal, se ele existe ou não, não são opiniões que irão mudar este fato, concordam? Qualquer opinião pode mudar… fatos, nem todos… sempre houve religiosos e ateus, nenhuma novidade… sempre houve fanáticos e céticos, nenhuma novidade… a novidade acontecerá quando individualmente, cada um conhecer a Verdade… que só pode ser conhecida, fora do campo das especulações, e no campo da experiência pessoal… o resultado disso? os frutos que cada um produzir, falarão por si mesmos… 😉

Deixe uma resposta