Conexão neurológica entre inteligência e autocontrole encontrada

Publicado em 11.09.2008

dinheiro

Se você tivesse a escolha de receber R$ 1.500 agora ou R$ 6.000 em dez anos à partir de hoje, qual opção escolheria? Psicólogos utilizam o termo “desconto atrasado” para descrever nossa inabilidade em resistir à tentação de um prêmio menor e imediato ao invés de receber um prêmio maior em uma data futura. Descartar prêmios futuros é uma forma de impulsividade e uma importante maneira em que nós negligenciamos de exercer nosso autocontrole.

Pesquisas anteriores sugerem que maior inteligência está ligada a melhor autocontrole, mas as razões para isso são desconhecidas. Os psicólogos Noah A. Shamosh e Jeremy R. Gray, da Universidade de Yale, nos EUA, e seus colegas, se interessaram em testar a idéia de que certas regiões do cérebro que apóiam a memória de curto prazo podem ter um papel crítico nessa relação.

“Sabe-se há algum tempo que a inteligência e o autocontrole estão relacionados, mas nós não sabemos como. Nosso estudo implica a função para uma estrutura cerebral específica: o córtex pré-frontal anterior, que é uma das últimas estruturas cerebrais que se amadurece completamente”, disse Noah.

No estudo, 103 adultos saudáveis foram apresentados em uma tarefa de desconto atrasado para que fosse avaliado seu auto controle: uma série de escolhas hipotéticas onde eles tinham que escolher entre duas recompensas financeiras, uma menor que seria recebida imediatamente ou outra, maior, que seria recebida tempos depois. Os participantes então fizeram uma variedade de testes de inteligência e de memória de curta duração. Noutro dia a atividade cerebral dos voluntários foi medida usando ressonância magnética, enquanto eles realizavam tarefas de memória de curto prazo.

Os resultados mostraram que os participantes com maior ativação na região do córtex pré-frontal anterior também atingiram maiores notas nos testes de inteligência e exibiram melhor autocontrole durante o teste de escolha de prêmios financeiros. Essa foi a única região do cérebro que mostrou esta relação. Os resultados apareceram na edição de setembro da revista científica Psychological Science.

Estudos anteriores mostraram que o córtex pré-frontal anterior tem um papel em integrar uma variedade de informações. Os autores sugerem que grandes atividades nessa região do cérebro ajudam as pessoas não apenas a gerenciar problemas complexos, resultando em maior inteligência, mas também ajuda em lidar com objetivos simultâneos, levando a maior autocontrole.

O conhecimento de mecanismos neurais que fundamentam a relação entre memória de curta duração, inteligência e desconto atrasado podem resultar em melhores técnicas para aumentar o autocontrole. Isso é particularmente aplicável na regulação do comportamento relacionado à jogatina e abuso de drogas. “Entender os fatores que apóiam melhor auto-controle é relevante para uma série de comportamentos importantes, desde economizar para a aposentadoria até manter a saúde mental e física”, concluíram os autores. [ScientificBlogging]

Autor: Sergio de Souza

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

5 Comentários

  1. Acho a pesquisa um tanto erronia. Pois uma pessoal inteligente pode pegar o valor menor o usar muito bem, fazendo que no tempo que ganharia o valor “maior” ja tenha o “transformado” em muito mais.

    Thumb up 2
  2. Concordei em parte com o amigo EduardoG, mas descordo completamente de que pessoas inteligente tendem a se desprender de seus instintos primitivo. Na verdade acho que são coisa completamente diferente.
    Quando estamos prestes a morrer, por exemplo, se fossem contar com a inteligência para sair de um caminhão que esta chegando demoraria muito para saber: para que lado corresse, se daria tempo, se num é melhor ficar e agüentar,mas não simplesmente fazemos. Por ignorar nosso instinto é que mergulhamos com tubarões, domamos leões, jacaré, nos suicidamos.

    Thumb up 0
  3. Pow… eu também sou impulsivo assim…
    porque até no meu mundo da informática, o negocio é ganhar muito hoje, pois amanhã eu já estou em outro emprego…

    kkk

    Thumb up 0
  4. Ótima pesquisa.
    Querendo ou não ,aqui no Brasil,muitas pessoas são
    irracionais,comprando coisas com juros abusivos;que ,a meu ver,da no mesmo que esse desconto atrasado.
    No fim,por impulsividade(ou por juros),você ganha pouco capital,
    e perde de usar ou investir um capital maior.

    Thumb up 0

Envie um comentário

Leia o post anterior:
di-cycle-grande2
Uma bicicleta que anda nas ruas e na água

Este veículo de duas...

Fechar