Comer várias vezes ao dia acelera o metabolismo e ajuda a emagrecer: mito ou realidade?

comer várias vezes ao dia

Reza a lenda que, se você fizer várias refeições por dia, ao invés de apenas três, seu metabolismo vai acelerar, gastando mais energia e fazendo com que você perca peso.

O que a ciência tem a dizer sobre o hábito de comer várias vezes ao dia?

Em janeiro deste ano, o nutricionista Dylan Klein, do site Calories in Context, reuniu uma série de estudos sobre o tema. A conclusão: não há fortes evidências para sugerir que aumentar a frequência de refeições acelera o metabolismo.

Fatores de peso

Ao longo do dia, seu corpo precisa de energia para todo tipo de atividade, seja metabólica, física ou mental. O gasto total depende de quatro fatores: metabolismo basal; efeito térmico do alimento; termogênese de atividade física; e termogênese de atividade não física. Assim, para que a frequência de refeições aumente o gasto de energia, ela deve afetar um ou mais desses fatores.

“É claro que fazer mais refeições não vai afetar diretamente os fatores relacionados a exercícios físicos ou a atividade não física (…), o que nos deixa com o metabolismo basal e com o efeito térmico do alimento como possíveis fatores modificáveis”, resume Klein.

De acordo com os estudos reunidos, a frequência de refeições não leva o corpo a gastar mais energia, nem para seu metabolismo, nem para processos ligados a alimentação (absorção, digestão e armazenamento).

Isso não significa, porém, que não haja qualquer efeito benéfico. “De um ponto de vista prático”, explica Klein, “aumentar a frequência de refeições é uma boa maneira de aumentar a ingestão de calorias de um atleta, ou possivelmente reduzir a sensação de fome em uma dieta hipercalórica”.

Ele lembra que há evidências de que o corpo “antecipa” refeições com base no padrão adotado pela pessoa. “Isso é manifestado pela grelina (um hormônio que causa a sensação de fome), sinalizando ao cérebro que você está com fome porque está ‘esperando’ uma refeição”. Esse fenômeno deve ser levado em conta ao se alterar a rotina de alimentação, seja para aumentar, seja para diminuir o número de refeições.

No fim das contas, o ideal é ter uma rotina alimentar e de exercícios baseadas nos limites e particularidades do corpo, e, claro, uma dieta saudável.[Calories in Context]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
Curta no Facebook:

Deixe uma resposta