Essa coisa gosmenta que parece uma cobra é na verdade milhares de larvas de mosquito juntas

Por , em 2.09.2014

O que é mais nojento do que uma larva de mosquito? Milhares de larvas de mosquito juntas, rastejando pela calçada como se fossem uma cobra gigante.

De longe, como dá para ver na animação acima, o grupo parece um tronco podre ou até um animal como uma cobra, tentando deslizar sobre a rua. Quando chegamos perto o suficiente, no entanto, uma expressão de terror se instaura em nossas faces – e demora horas para ir embora.

Apesar de ser bem (MUITO) asquerosa, essa conduta é uma estratégia de sobrevivência fascinante – certas espécies de mosquitos são capazes, em sua forma larval, de formar tal estrutura viscosa para se proteger e se deslocar junta em busca de comida.

Estamos falando de larvas de insetos de algumas espécies das famílias Sciaridae, Diadocidiidae, Ditomyiidae, Keroplatidae, Bolitophilidae e Mycetophilidae (que levam o nome comum de “fungus gnat” em inglês, algo do tipo “mosquito do fungo”) da ordem Diptera.

Esses animais são na verdade bastante espertos, já que faz muito sentido para pequenas larvas vulneráveis que podem ser comidas por inúmeros predadores ficarem juntas e parecerem maiores – o que aumenta consideravelmente suas chances de espantar o perigo.

Infelizmente, as larvas também podem causar danos às raízes das plantas, e são comuns em solos alagados. Já sabe de onde ficar longe, né?

Confira alguns desses bichinhos em ação: [Gizmodo]