‘Eu posso clonar um ser humano’, afirma médico

Por , em 22.04.2009

Um controverso especialista em fertilidade disse, ontem, que é capaz de clonar seres humanos. Ele diz, aliás, que já clonou 14 pessoas, que se desenvolveram em embriões, e que 11 destes clones foram transferidos para úteros de mulheres.

A clonagem foi gravada por um diretor de documentários independentes. Esse diretor testemunha que as clonagens realmente aconteceram e que as quatro mulheres nas quais os embriões foram implantados sabiam que seus bebês seriam clones e aprovavam isso. Seriam os primeiros clones humanos criados com o objetivo de reprodução.

Panayiotis Zavos “quebrou” o último tabu da clonagem humana – transferiu embriões para o útero de mulheres, que os gerariam. Esse procedimento é crime na grã-Bretanha e em inúmeros outros países. Aparentemente, o médico possuía um laboratório secreto, no qual fazia seus experimentos.

Nenhuma das transferências de embrião ocasionou gravidez – mas, de acordo com Zavos, esse é apenas o primeiro capítulo de suas tentativas de produzir um bebê clonado a partir de células da pele de seus pais.

“Não tenho nenhuma dúvida de que uma criança clonada irá aparecer em breve. Posso não ser eu o médico que irá criá-la, mas vai acontecer” declarou Zavos. “Se nos esforçarmos, podemos ter um bebê clonado daqui a um ano, ou dois, mas não sei se é o caso. Não sofremos pressão para entregar um bebê clonado ao mundo. Sofremos pressão para entregar um bebê clonado saudável ao mundo”.

Em 2004, Zavos foi desacreditado pela mídia e por outros especialistas em fertilidade por não poder atestar suas descobertas e suas tentativas de clonagem. Mas, de acordo com ele, desde essa época, casais desesperados para terem um filho procuram seus tratamentos.

“Temos centenas de pedidos de tratamento. Mas escolhemos apenas aqueles casos em que é impossível a reprodução sem a clonagem” explica. “Não estamos interessados em clonar Michael Jordan ou Michael Jackson. É uma tentativa de pessoas reais, não dos famosos”.

No caso da ovelha Dolly, foram necessárias 277 tentativas até que a clonagem tivesse sucesso. Daquela época para cá o método de clonagem de animais foi melhorado. Mesmo assim, cientistas acreditam que é uma técnica muito perigosa para ser usada como terapia de fertilidade em humanos.

Zavos também declarou que já produziu embriões clonados de três pessoas mortas, incluindo uma menina de dez anos, chamada Cady, que morreu em um acidente de carro. Seu sangue foi congelado para que seu material genético pudesse ser usado em um clone.

No entanto, esse material não foi inserido em óvulos humanos, mas em óvulos de vacas, que tiveram a informação genética removida. Ele fez isso para que pudesse estudar o procedimento da clonagem. Zavos ressalta que nunca foi a intenção dele transferir esses óvulos para úteros humanos – mesmo com a mãe de Cady afirmando que autorizaria e apoiaria o médico caso houvesse esperança de clonar sua filha morta.

“Eu não transferiria esses embriões. Eles eram híbridos justamente para que aprendêssemos como a clonagem funciona” explica o especialista.

Indagado sobre as tentativas de implantar clones nos úteros das mulheres, Zavos declara que acha saber o motivo de não ter dado certo. “As condições não eram boas. Talvez com outros voluntários, e há centenas de casais que procuram isso, conseguiremos alguma gravidez” completa.

De acordo com outros cientistas, não há possibilidade de Zavos ter clonado um humano e de a criança estar passeando por aí. De acordo com a comunidade científica, o segredo teria se espalhado. [Independent]

20 comentários

  • Carolina Oliveira:

    Quero ver quando os clones se revoltarem e quiserem dominar o mundo e matar o exemplar original, tudo tem consequências, sniff..sniff…

  • ΦGêN!uSs:

    “Brincar de Deus” como andam dizendo é e sempre foi polêmico.
    Quando cientístas/médicos passaram a aceitar na Idade Média que os males, e a cura deles, poderiam vir de fora do ser, do ambiente, e até de outras pessoas, foi um choque, polêmico, em grande parte por conta da Igreja. Hoje em dia usamos e ABUSAMOS de farmacos e medicamentos produzidos industrialmente e ninguém fala que isso é uma blasfêmia, uma heresia, ou que estamos “brincando de Deus”. Quem apóia os cientistas, cabe o conforto de que estas polêmicas não duram, são esquecidas. A grande pergunta não é o que estão fazendo, e sim para que esses métodos serão usados, ainda mais numa sociedade em que quem tem mais, pode mais.
    É isso, estamos vendo diante de nossos olhos a constante evolução da ciência.
    Abraços e até a próxima!

  • Doriedson Fortes:

    Eu acredito que estão realizando estes tipos de esperimentos na Area 51 no deserto de Nevada, próxima ao Groom Lake, EUA… tipo o filme ISLAND ou A ILHA 😀

  • gisele:

    asho legaal
    qeria um clone meu…

  • maicke sato:

    CLONA O BINLADEN ,e tenta pega ele de novo aushuahsuahsuas

  • Débora S.M:

    Eu não concordo com esse negócio de clonagem, e se algum de vocês acha legal pela parte de ele (clone) poder o substituir na escola ou no trabalho, acho melhor vocês pensarem bem, pois o clone terá 1 dia de vida enquanto vocês permanecem coa a idade “real”, a idade que tem agora, e ai eu pergunto, é mesmo possivel um bebe os substituírem, sendo q estes vão ser idênticos a vocês, porém estarão na infância enquanto vocês nesta idade? Não né! é obvio q vocês nunca vão passar por alguém (clone) que tenha a mesma idade q voces, ele vai ser igual a vocês porém, vocês serão bem mais velhos.
    Eu acho que ninguém deveria fazer clones de seres humanos, não adianta querer brincar de Deus se só Deus pode dar alma a uma vida, esta parte nenhum dos cientistas jamais conseguirá.

  • leo:

    bom eu ja acho uma experiencia maluca mas acho q pode dar certo eu adoraria ter um clone meu eu olharia pra ele e ia ser como se a minha figura tivesse saido do espeloho eu ia adorar boa sorte cientistas do mundo todo espero q der certo q aja o clone sim e qro ter o meu

  • Marcelo Heitor do Nascimento:

    Eu acho bacana a clonagem ser usada para cura de doênças mais não para criar outro ser idêntico….seria falta de ética e uma afronta as igrejas e entidades religiosas

  • Adriana:

    Eu não vejo nada de mal em clonagem. Se pudesse eu geraria um ente querido que se foi, ou mesmo daria a um ídolo uma nova chance de vida. Tipo, Freddie Mercury, Elvis, Marylin Monroe.

  • Leo:

    ja existe clone humano sim,
    e se vcs pegarem e compararem outros acontecimentos historicos da ciencia ….
    o resultado de uma descoberta muitas vezes demora anos para acontecer… e muitas vezes nem é muito divulgado
    quem é que ja viu documentarios sobre guerra climatica entre EUA e UNIAO SOVIETICA?
    quanto tempo demorou para se tornar publico,
    embora sejam assuntos diferentes, há muitas coisas que só são divulgadas depois de um certo tempo, até pq a anos atras a batata de todo mund estava assando e é provavel que iriam tentar impedir de qualquer forma…
    infelizmente esta cheio de fanaticos religiosos , e esses tentam impor seus valores e crenças individuias como se fosse verdade absoluta e ñ aceitam opiniões contrarias de forma alguma , e é assim não só com a questão da clonagem, do aborto, do sexo ,do homosexualismo e tantas outras coisas…..
    E idade media que existe até hj…..

  • bruna morali:

    que absurdo…
    eu acho totalmente uma falta de etica muito grande isso…
    foi bom eles terem descoberto isso pra o bem….mais clonar humanos??? que faria isso??? deveria ser preza uma pessoa que fizesse isso…eu acredito que ja tem seres humanos clonados…. escondidos

    • Doriedson Fortes:

      E eu pergunto PORQUE achas isso uma falta de ética??!!
      É por causa de pessoas como vc que a ciência, os paises, o mundo, a humanidade não desenvolve/evolúi!! Que mal tem na clonagem humana, desde que o clone seja “perfeito”…é triste saber que ainda existe pessoas assim, que querem viver no passado… 🙁

  • Joel:

    Esses cientista inventa tudo daqui uns dias querem curar a aids!!!
    mas seria bom se eles conseguisem!!!

    • >…………..:

      li em uma revista que um chines(eu acho) estava com aids e depois teve leucemia , existem pessoas no mundo que tem uma certa imunidade a aids , esse sujeito todo ferrado , conseguiu um transplante de medula para curar a leucemia , o médico como sabia q ele tinha aids , tentou um doador que tem essa certa imunidade e o sujeito após o transplante foi curado da aids e da leucemia ,

      mas ta bom fodão , se tu tiver aids , tenta achar um doador de mesmo tipo sanguíneo e que tenha essa imunidade , isso q é o foda

  • Joel:

    Eu nao acredito nisso é puro mentira agora a ciencia que duvidar de Deus mim polpe dessas coisas!!!

    • Doriedson Fortes:

      Mas que crentalha! O’que Deus tem a ver com clonagem?? :O Lol
      O’que a religião tem a ver com ciência? A religião é apenas uma barreira na ciência, sem ela a humanidade estaria bem mais desenvolvida!!

  • Thais:

    Eu nao iria querer um clone meu andando por ai …vai que ele assalta um banco e quem vai preso sou eu invez do clone..kkkkkkkkkkkk

    O lado bom é que ele poderia ir pra escola no meu lugar ..kkkk

    Viajei nhé….materia interessante.
    Logo logo o mundo vai ser dominado por clones ..kkkk

  • Paulo César:

    É apenas uma questão de tempo, logo teremos um, ou mais, indivíduos clonados. Tal avanço teclógico virá definitivamente e é inexorável, e reagir de forma tacanha a ele é o mesmo que a igreja católica fez com Galileu Galilei,Newton e o que dizer então com a Teoria da Evolução de Darwin!!!!
    É lamentavel ainda ver humanos e associações humanas reagindo desta forma, digamos, MEDIEVAL.

    • Edvaldo Florentino:

      Concordo com vc. Se eu pudesse já teria feito um clone meu.
      Eu iria querer ver como ele se sairia com novas, e melhores, oportunidades, pois ele iria crescer num ambiente mais controlado, por mim ou por alguém de minha confiança, por pessoas que entendesse do assunto. O que não acontece conosco quando crianças, pois nossos pais, por mais bem que nos queiram, não pensam ou agem igual a nós. daríamos a um clone nosso, as mesmas condições que sempre damos aos nossos filhos, o que geralmente não são as mesmas condições que tivemos.
      Quantas pessoas capazes não contribuem mais com o desenvolvimento da humanidade por falta de oportunidade.
      Atualmente, o problema maior é com a sociedade religiosa. Ela não entende de ciência, acha que existe um deus, espírito ou alma, e fica atrapalhando, metendo o bedelho em tudo que não entende.

  • Eduardo:

    Eu keria um clone meu pra vir pro trabalho no meu lugar…

  • pedro henrique dos santos:

    nooosa que que isso meu deus esse medico pirou na batatinha ele é um cientista maluco da vida real isso sim

Deixe seu comentário!