Filtro solar é tóxico?

Publicado em 7.04.2010

filtro solar tóxico

Uma nova preocupação está surgindo junto com a nanociência: a possível toxidade de algumas nanopartículas. Há um novo estudo que indica que alguns filtros solares que possuem nanopartículas de óxido de zinco podem ser tóxicos se ingeridos.

A pesquisa mostra que é o tamanho da partícula que acaba afetando a toxidade do óxido de zinco. Partículas menores do que 100 nanômetros eram mais tóxicas do que as demais.

Como dito antes, as partículas só são tóxicas se ingeridas e, como você não vai comer filtro solar (ou esperamos que não) pode se perguntar: então qual é o perigo?

O perigo é seu irmãozinho ou seu sobrinho pequeno que podem confundir o filtro solar com iogurte, ou as pessoas que passam o filtro solar no rosto (incluindo nos lábios) e podem ingerir o produto sem querer.

Pesquisas mostraram que as nanopartículas são duas vezes mais tóxicas do que partículas maiores.

A concentração de nanopartículas considerada tóxica é equivalente a dois gramas de filtro solar. No entanto a pesquisa não considerou as mudanças que as partículas sofreriam enquanto passam pelo sistema digestivo. Mais estudos são necessários para prever como o organismo reage a elas.

Fonte: Scientific Blogging

Autor: Luciana Galastri

é jornalista. Viciada em livros, lê desde publicações sobre física a romances de menininha do estilo "Crepúsculo". Toca piano desde os oito anos de idade e seu estilo de música preferido é o metal.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

4 Comentários

  1. Já leio as reportagens aqui no hypescience a um tempo, mas essa realmente me quebro, E DAI QUE O FILTRO SOLAR É TÓXICO INGERIDO ? Ninguém que sabe isso, quando você passa (SE) passa nos lábios a porção é mínima.

    Mas fazendo uma avaliação geral do site, é ótimo, entro nele praticamente todos os dias.

    Thumb up 0
  2. Nossa…! Parece que tudo hj em dia é cancerígeno…

    – Agrotóxico nos alimentos
    – Filtro Solar
    – Falar ao celular por mto tempo
    – Ficar exposto ao sol
    – Produtos de limpeza
    – Shampoo

    Etc… e ainda sim conseguem fazer com que a espectativa de vida aumente! Podemos dizer então que isso tudo é inversamente proporcional? Engraçado…

    Thumb up 2

Envie um comentário

Leia o post anterior:
fungo
Fóssil de fungo Godzilla

Cientistas encontrar...

Fechar