Foto: encarando uma galáxia em espiral

Publicado em 10.01.2012

Do nosso ponto de vista, da Via Láctea, nós vemos uma face da NGC 6946. A grande – e maravilhosa – galáxia espiral está localizada a apenas 10 milhões de anos luz, atrás de muita poeira e estrelas, na constelação de Cepheus.

A coloração da galáxia muda do amarelo das estrelas antigas no centro, para o azul das jovens nos braços da espiral. A NGC 6946 também é brilhante em luz infravermelha e rica em gás e poeira, o que demonstra uma boa média de nascimentos e mortes de estrelas.

De fato, desde o começo do século 20, pelo menos nove supernovas foram descobertas nessa galáxia. [APOD]

Autor: Bernardo Staut

é estudante de jornalismo e interessado por povos, culturas e artes.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

16 Comentários

    • É muito interessante reparar que a maioria das galáxias em espiral, tem a mesma proporção de uma espiral logarítmica, ou melhor dizendo, contém a proporção Áurea. Muitos microorganismos vivos, caracóis, o próprio molusculo Nautilus também valem da mesma propriedade, além de furacões, várias plantas e muitos outros exemplos encontrados aqui na Terra. É incrível pensar que um microorganismo e uma galáxia regem a mesma música, seguem um mesmo padrão, um número de Deus já programado para entrar em Harmonia! Estudem sobre este assunto que é muito legal!

      Thumb up 0
  1. A evolução do Universo está fielmente demonstrada por essa espiral, pois esse é o símbolo da evolução. Encontramos essa evidência tanto no macro como no microcosmo.

    Thumb up 0
    • Tu diz que isso é uma descarga… mas ah se todo mundo limpasse m…. com essa perfeição!

      Thumb up 6
  2. Galáxias Espirais são as mais lindas na minha opinião, em especial quando se consegue vê-las assim, toda a espiral de frente.

    Thumb up 4
    • Interessante saber que, numa visão inteira do corpo celeste no espaço, vimos outros planetas antes de ver o nosso próprio, pois os telescópios surgiram muito antes do que os satélites que fotografaram do espaço nosso belo planeta azul. Agora a história se repete a nível galáctico, observamos galáxias inteiras a milhões e bilhões de anos-luz, mas nunca vimos a nossa Via Láctea como um todo. Tudo indica que é uma galáxia espiral, como essa da reportagem.

      Thumb up 3
    • Sou fascinado pelo universo. Fico imaginando as formas de vida incrivelmente estranhas que devem existir pelo universo totalmente desconhecido.
      ___

      Jonatas, quantas civilizações inteligentes você acha que existe por galáxia? Claro que não tem como saber, só quero saber sua opinião.

      Thumb up 3
    • A fórmula matemática mais bem elaborada aponta para apenas quatro civilizações inteligentes contemporâneas a nossa capazes de se comunicar conosco.

      Thumb up 5
    • Jonatas, poderia explicar melhor como chegram nesta conclusão, de apenas quatro civilizações inteligentes?

      Thumb up 2
    • Ok Adriano, vamos lá:

      Toda a Galáxia: 200 a 400 bilhões de estrelas

      Estrelas estáveis como o Sol e isoladas (isso é importante): 100 bilhões

      Razão média de Estrelas estáveis que podem ter planetas: 1/3 = 35 bilhões

      Sistemas Planetários que atingiram equilíbrio orbital (sem o quadro bestial de órbitas confusas e Júpiteres se desmanchando que observamos em outros sistemas): 1/4 = 9 bilhões

      Zona Habitável segura (distante de planetas gigantes com gravidade forte e perturbadora e distante de cinturões de asteróides que ameacem a vida): 1/10 = 900 milhões

      Planeta de proporção terrestre e com química do tipo terrestre (só uma natureza muito parecida com a nossa geraria seres pensantes semelhantes nossa compatíveis conosco e assim capezes de se comunicar): 1/1000 = 900.000

      Finalmente, Planeta onde formas de vida e água acontecem (a vida precisa de sorte, de energia na medida certa e riquesa orgânica, depois vai de vento em poupa): 1/10 ou 1/9 = 90.000

      Aqui fica interessante, pode haver até 100.000 planetas vivos com vida do tipo da nossa na via láctea
      Seguindo:

      Vencendo o Azar: As vezes a vida tem tudo pra progredir e um evento cósmico acaba com tudo, pode ser uma tempestade de asteróides ou uma supernova: 1/3 = 30.000

      Usando o Azar: Nem só de paraízo vive a vida, se um planeta for perfeitinho e segura, a vida não terá dificuldades e não terá necessidade de evoluir, permanecendo num estado primitivo: 1/2 = 15.000

      Cruzamento entre espécies e subespécies: antropologistas já imaginavam que a evolução acelerada do nosso intelecto veio dum aperfeiçoamento genético que resultou das cruzas entre nossas espécies ancestrais, homo sapiens e neandertais, provavelmente outros (a chance disso acontecer e dar certo é 1 em 1000): logo, 15.

      Entretanto, a vida inteligente na Terra surgiu em 4 bilhões de anos, e a galáxia tem 12 bilhões, 3 vezes mais velha, a vida pode ter surgido e desaparecido nos planetas mais velhos, ou ainda não ter tido tempo de se tornar avançada. Como podem ver, temos que ser otimistas pra achar vida inteligente contemporânea a nossa e desenvolvida a nível de comunicação interestelar: 1/3 de chance = 5

      Apesar de pessimista, a fórmula visa a segurança numérica e descarta vida baseada em outros elementos, e tem grande chance de estar redondamente errada.

      Mesmo assim, tão redutiva, ela ainda tem uma galáxia com 100.000 planetas vivos sempelhantes a Terra! Mas segundo ela, seres pensantes suficientemente evoluídos nesse nosso tempo são poucos.

      Thumb up 8
    • Só quatro? Não é muito pouco? Não me recordo bem mas parece-me que um cientista da Cornell University tinha um fórmula para calcular (avaliar, no caso) o número de planetas com possível vida inteligente como a nossa.

      Thumb up 2
  3. É uma bela Galáxia. Como informado,várias supernovas já foram flagradas. Pode ter ocorrido uma esplosão de uma hipernova que é bem maior, há 10 milhões de anos atrás, e quem sabe poderemos ver o retrato deste passado. ( quem disse que não é possível viajar para o passado, pelo menos visualiza-lo !)

    Thumb up 2

Envie um comentário

Leia o post anterior:
84-inch-3d-udtv0120111229105537516
Conheça a primeira TV de Ultra Definição

A LG lançou uma tele...

Fechar