Foto espacial – Hidrogênio na Grande Nuvem de Magalhães

Publicado em 1.05.2011

A Grande Nuvem de Magalhães (LMC, na sigla em inglês) é uma galáxia anã satélite da Via Láctea (o que significa que ela orbita a nossa galáxia). Ela tem de cerca de 15.000 anos-luz de diâmetro.

A LMC é uma visão sedutora no escuro céu do hemisfério sul, próximo a constelação de Dorado. A 180.000 anos-luz de distância da Terra, a galáxia é vista em detalhes surpreendentes nessa foto (na verdade quatro quadros de imagens telescópicas em mosaico).

O mosaico inclui dados de imagem obtidos por um filtro que transmite apenas a luz vermelha de átomos de hidrogênio. Ionizado pela luz energética das estrelas, um átomo de hidrogênio emite a característica luz H-alfa vermelha conforme seu único elétron é recapturado e transita para estados de menor energia. Como resultado, este mosaico parece salpicado de nuvens
rosadas de hidrogênio, envoltas por estrelas maciças jovens.

Esculpidas pelos fortes ventos estelares e radiação ultravioleta, as nuvens de hidrogênio incandescentes são conhecidas como regiões HII (hidrogênio ionizado). Composta de muitas nuvens que se sobrepõem, a ampla Nebulosa da Tarântula (à esquerda do centro) é de longe a maior região de formação de estrelas da Grande Nuvem de Magalhães. [NASA]

1. Somos insignificantes demais. Pior que ainda tem gente que se acha mais que as outras só porque tem grana, carro, etc. Eu sinto pena dessas pessoas.
    Com certeza elas não sabem a grandeza do universo. Não tem noção da sua própria insignificância. Se todas as pessoas tivessem pelo menos a noção da grandeza de uma galáxia, seria bem mais humildes.

2. Somos insignificantes demais. Pior que ainda tem gente que se acha mais que as outras só porque tem grana, carro, etc. Eu sinto pena dessas pessoas.

3. Os prótons são positivos e os elétrons são negativos!
    e vc deve estar se perguntando e o que tem a ver seu loko!

é que eu sempre confundo!
    uAHSUHAushauSHUahuh

• Eu fazia assim pra não confundir: Prótons começam pela letra P, então é Positivo, aí o Elétron só podia ser o negativo, o Neutron é Neutro como o próprio nome diz, aí fica fácil. :)

natalie
Como se casar com uma estrela de cinema inteligente? Estude!

Se o casamento real ...