Foto: nascer do sol impressionante na Argentina

Publicado em 24.10.2011

Você pode já ter visto o sol nascendo no horizonte, mas certamente não como ele aparece nesta imagem. Por que esse sol nascente é tão estranho? Ninguém sabe explicar ao certo. A única coisa que está clara é que a foto do nascer do sol incomum foi capturada no mês passado em Buenos Aires, na Argentina.

A água que reflete as belas cores do sol é do Rio da Prata, considerado o mais largo do mundo. Embora a imagem seja uma combinação de uma exposição normal e uma muito curta – necessárias para evitar a superexposição da luz solar – o fotógrafo viu essa impressionante imagem com seus próprios olhos, e diz que o efeito não foi causado por reflexões ou distorções na câmera ou na lente.

O que parecem braços sobre essa monstruosa ilusão podem ser, por exemplo, nuvens baixas grossas o suficiente para espalharem a luz solar sem bloquear completamente o sol. Além disso, a distorção visível na parte inferior da imagem do sol pode indicar uma miragem de Vaso Etrusco ou Fada Morgana, possivelmente criadas por uma curiosa refração de uma camada de ar sobre a água.

Fenômenos atmosféricos incomuns como o da foto são ainda mais emocionantes quando vistos pessoalmente. Embora a maioria deles seja conhecida, muitos ainda permanecem misteriosos. [NASA]

Autor: Stephanie D’Ornelas

É estudante de jornalismo, adora um café e um bom livro. Curte ciência, arte, culturas e escrever, mesmo que sejam poesias para guardar na gaveta.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

24 Comentários

Envie um comentário

Leia o post anterior:
1
Vencedores do Prêmio IgNobel: 10 contribuições divertidas à ciência

Confira prêmios cria...

Fechar