Os gatos estão dizimando a vida silvestre

Pássaros e pequenos mamíferos que se cuidem: estudo recente apontou que gatos (selvagens ou domésticos) são responsáveis por matar anualmente bilhões desses animais nos Estados Unidos – de acordo com dados analisados pela equipe, são mortos de 1,4 a 3,7 bilhões de pássaros e de 6,9 a 20,7 bilhões de mamíferos no país.

Para chegar a essa conclusão, pesquisadores do Instituto Smithsonian de Conservação de Biologia e do Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos Estados Unidos revisaram diversos estudos sobre as habilidade de caça de gatos. De acordo com a análise, o número de pássaros mortos anualmente por esses animais é quatro vezes maior do que se imaginava.

“Nosso estudo sugere que eles são a maior ameaça para a vida selvagem dos Estados Unidos”, alerta o pesquisador Pete Marra. Embora o número de ataques praticados por gatos domésticos seja três vezes menor do que o de gatos “sem dono” (selvagens, perdidos ou de fazenda), a equipe ressaltou que os proprietários poderiam tomar mais atitudes de prevenção.

“Nós esperamos que a grande mortalidade de vida selvagem indicada em nossa pesquisa convença alguns donos de animais a mantê-los dentro de casa e que isso alerte autoridades e cientistas para a grande magnitude da mortalidade de vida selvagem causada por gatos”, disse.

De acordo com a equipe, mais animais estão sendo mortos nos Estados Unidos por gatos do que por atropelamentos ou envenenamento. Uma medida sugerida pela organização Royal Society for the Prevention of Cruelty to Animals foi a de colocar coleiras com sinos nos gatos domésticos, que podem diminuir em um terço o sucesso de suas caçadas.[BBC] [Science World Report] [RSPCA, foto de Marcelo Ribeiro]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)
Curta no Facebook:

28 respostas para “Os gatos estão dizimando a vida silvestre”

  1. Gente estou chocada com a perversidade da mente que resolveu publicar, está matéria, será que pensam, que temos déficit de intelecto?

  2. É impressionante a reção forte quando se trata de gatos.

    O conceito de ameaça ecológica é algo puro e simples, ninguém está atribuindo culpa a ninguém.

    Acho que se alguém acha justificativa pra mudar seu tratamento por causa disso, é responsabilidade de cada um pelo modo como interpreta a notícia.
    Os fatos são os fatos. Como se culpa um site por publicar uma notícia?

    Certamente, se os números estão tão astronômicos há uma superpopulação desses gatos, coisa pela qual os EUA sempre foram famosos. Essa é uma questão que o estudo de fato em nada abordou. É uma realidade inclusive social muito determinante. Deve haver uma solução adequada a esse número excessivo, tratando devidamente o abandono desses animais.

    E creio que ninguém quer que seu bicho deixe de caçar seres indesejados ou mesmo não deixá-lo ser livre, como os gatos o são. Por mim, deve haver outras questões a serem solucionadas.

    • Concordo com você Ladislau, devem haver outras questões a serem solucionadas, muito mais importantes do que ficar estudando se os gatos estão destruindo o meio ambiente, como por exemplo, frear e reverter a destruição que o HOMEM causou e causa no meio ambiente como um todo, inclusive indiretamente em casos como o da matéria, domesticando espécies que se reproduzem sem controle (que deveria ser feito por castração) e introduzindo espécies em outros ecossistemas em que são estranhas, e essa destruição causada pelo homem tem centenas de estudos comprovados.

  3. Se todos os donos de gatos praticassem POSSE RESPONSÁVEL, mantendo seus animais dentro de casa, e devidamente esterilizados, não haveria este problema.
    Infelizmente muitas pessoas acham que o gato tem que ter “liberdade” para sair pelas ruas, se reproduzir livremente… Esquecendo, com isso que, além de prejudicarem animais silvestres, estão deixando que sejam expostos a envenenamentos, atropelamentos, morte por mordida de cães e outros animais, maus tratos, e inúmeras doenças.
    Lugar de gato é DENTRO DE CASA. Gato não é um animal selvagem, é criado pelos seres humanos há milênios. E são completamente felizes com uma vida indoor. Os meus amam sua casa, seus brinquedos, seus petiscos e caminhas. Vivem e brincam tranquilos, e terão uma vida longa. Felizes e protegidos.
    A natureza agradece, e os gatos também.

  4. As vacas poluem? Quem é responsável pelos rebanhos? Os gatos matam pequenos animais? Quem é responsável pela enorme quantidade de gatos abandonados por aí? Eles vão comer o quê, caramba?
    A maior ameaça para a vida selvagem sempre foi e continuará sendo os seres humanos, e ponto final.

  5. Caçar é um instinto natural dos gatos,então ninguém pode culpá-los por isso,eles caçam por natureza.

  6. Respeito muito esse site, mas esa pesquisa foi de lascar…Quer dizer que os pobres gatos agora são os culpados pela devastação da fauna mundial!Aonde fica o desmatamento,a poluição,aquecimento global e etc?Mas enfim se ficarem com muito medo de que eles acabem com todos os pássaros e pequenos mamíferos do mundo,incentivem aos amantes de gatos a criarem seus bichinhos indoor como muitos já fazem.Castração,telas nas portas e janelas…E salvamos o planeta dessas terríveis e ronronantes criaturas! kkkkkkkk E ainda ajudamos a acabar com tantos animais abandonados por aí!!!!

  7. Um site responsável pensaria três vezes antes de publicar uma matéria como essas… Muitos leitores podem ser ignorantes o suficiente para entender que essa é uma justificativa a mais para envenenar mais gatos por ai. E não digam que é mentira: pessoas que não gostam de gatos encontram todo tipo de motivos para fazer todo tipo de crueldade com esse animais.
    O hypescience faria muito bem em publicar uma outra matéria explicando melhor o impacto dos bichanos para a vida selvagem, explicando especialmente que os gatos são inofensivos perto da quantidade de lixo que nós, humanos, jogamos diariamente na natureza.
    Vale lembrar que o lixo que produzimos é tóxico… o lixo jogado na natureza mata bilhões, talvez de trilhões de animais desavisados que engolem lixo pensando se tratar de comida…
    Portanto, hipescience, RESPONSABILIDADE na hora de publicar uma matéria dessas!!!! Embora a ideia tenha sido informar, muitas pessoas não possuem a capacidade de compreender uma informação da forma como vocês gostariam…

  8. Mais um pobre animal para servir de bode expiatório para as burradas do homem, que foi quem proliferou e expandiu o pobre gato até em habitats onde não eram naturais!!

  9. Mesmo com todo avanço da Ciência e da Tecnologia, ainda surgem espertalhões com “pesquisas” que não fazem o menor sentido. Nota zero para essa “pesquisa”.

  10. Nenhum animal é maior predador-fazendeiro-parasita (sei que o homem não pula em cima de um boi e o mata com os dentes, pois sem o uso de sua inteligência, não é capaz de matar nem um cão de médio porte, por isso é um “predador-fazendeiro-parasita”) e prejudica mais o meio-ambiente do que o homem, pois esses gatos (e muitos outros animais) que estão causando tais problemas, foram domesticados e introduzidos em habitats de que não faziam parte por ele próprio. Entendo que seja um estudo cientifico, e que até propõe boas soluções não cruéis, como manter os gatos dentro de casa e colocar coleiras com sino neles (acho que esqueceram o mais importante e efetivo: a castração), mas ele pode acirrar os maus tratos aos gatos por pessoas que já os odeiam, e que não são poucas, e não se precisa de nenhum estudo científico para perceber isso. Para os seus atos torpes o homem sempre tem uma desculpa, mas é só qualquer animal representar algum perigo para seus interesses que, se for preciso, é exterminado sem piedade. O especismo do ser humano me enoja!

  11. Eu estava pesquisando para responder ali embaixo, e deparei-me com uma explicação de um veterinário: quando seu gato traz um “presente”, você tem que aceitá-lo, ele está tentando contribuir para alimentar a casa. Se você demonstrar não gostar do presente, ele vai ficar confuso e achar que não caçou o suficiente, e vai voltar com outro presente depois, se puder.

  12. Bom, não posso negar que tenho minha admiração pelos felinos.
    Mas o ódio do ser humano por seres especiais, cuja habilidade ele não entende e também por serem muito pouco estudados atualmente é muito grande.Muito bom o texto por ter fundamentação científica mas eu, por ter anos de experiência em comportamento de animais silvestres e domésticos também gostaria de registrar alguns pontos que acho relevantes:
    1.Em termos de Fauna nativa o Brasil contém uma das maiores coleções de felinos no mundo (em espécies e espécimes) e também possui a maior coleção de aves (inclusive passeriformes que se possa imaginar.
    2.Os gatos domésticos que vivem soltos nas cidades, possuem home range muito bem demarcados e competem por esse território. Passeriformes sabem disso e exatamente a adaptação de seus ninhos inclusive alturas adequadas.
    3.Árvores são necessárias aos pássaros, e o ser humano urbano substitui árvores por prédios.(???)
    4.Se nós não conhecemos exatamente a fisiologia dos sentidos dos felinos imaginem seu comportamento.
    5.Humildade para o ser humano aprender antes de afirmar que uma outra espécie é prejudicial é essencial à vida.

    • Chillemi, o estudo foi feito nos Estados Unidos.

      Só por que o gato não constrói edifícios não quer dizer que ele não possa prejudicar a natureza. Parece que todo mundo tem esta ideia romântica de que só o homem pode prejudicar a natureza…

    • Sim, os animais também podem “prejudicar” a natureza, mas são dois casos muito diferente, 2 pesos e 2 medidas: Animais “prejudicam” a natureza por instinto de sobrevivência, não “sabem”, na essência da palavra, o que estão fazendo e nem as consequências futuras de seus atos, seja para sua espécie ou para as outras, seja para o seu ecossistema local ou para o planeta inteiro; O homem prejudica a natureza por motivos que, já fazem séculos, deixaram de ser “instinto de sobrevivência”. Sendo um ser consciente e inteligente, ele “sabe”, na essência da palavra, o que está fazendo, e pode escolher entre prejudicar e não prejudicar a natureza, pois ele pode desenvolver uma alternativa, e tem perfeita noção das consequências futuras de seus atos para a sua espécia e para as demais, para o ecossistema local e para o planeta todo. É como comparar uma criança de 3 anos que pega, por descuido dos pais, uma pistola 9mm carregada e acidentalmente mata alguém com um tiro, com um marginal armado que aborda uma vítima, rouba o que quer e ainda a mata antes de ir embora.

    • Sem contar que a frequência e intensidade com que o homem prejudica a natureza é muito maior do que qualquer outra espécie. Comparando novamente, não é todos os dias que uma criança de 3 anos mata alguém acidentalmente com uma arma de fogo, mas com as mesmas armas, marginais fazem vítimas fatais diariamente.

  13. Isso mesmo matem todos os gatos talvez ai possamos ter uma nova epidemia de peste negra no mundo seu
    idiotas não vi nada mais ridículo em todas vida achei que o hipeSciense não focem um bando de supersticiosos e debeis mentais vão colocar sininho na puta que pariu eu tenho que dormir a noite não fica vendo um coitado de um gatinho que come pequenas lagartixas ser acusado de exterminador.

  14. A informação pode até ser verdadeira mas será que o número de gatos aumentou para se fazer um estudo destes ?
    Penso que em geral, os valores não são muito preocupantes comparativamente ao número de gatos nos EUA e no resto do mundo.
    Tal como qualquer organismos heterotrófico, os gatos precisam de se alimentar. Eles não caçam totalmente por prazer.
    Só espero que estes dados não despertem sentimentos de ódio no país até porque isso afetaria toda a cadeia alimentar e sejamos sinceros, ninguém quer ter ratos extra em casa só porque há falta de gatos. Todos os animais direito à alimentação, espero que os gatos não sejam privados disso.

    • Segundo o Pet Food Institute, 79.727.000 em 2011.

      Supondo 79 milhões de gatos, se cada um deles caçar dois passarinhos por mês, dá 159 milhões de passarinhos por mês, ou 1,896 bilhões de passarinhos por ano.

      O artigo “O que aconteceria se todos os gatos do mundo desaparecessem?” fala que os gatos capturam 11 bichos por semestre, ou 22 por ano. Multiplica pelos 79 milhões de gatos, dá 1,738 bilhões de vítimas dos gatos. Isto se os gatos capturarem apenas 11 bichos por semestre, o número pode ser maior.

    • Entendi, os números são bem astronômicos,e ficariam maior ainda se somassem com pequenos répteis, como lagartixas e calangos. Obrigado pelo esclarecimento Cesar.

    • Na verdade os números espantam mesmo. Como assim, bilhões de animais mortos? É muito bicho, e a primeira reação é realmente de incredulidade. Mas pegando alguns dados como a quantidade de animais estimadas que um único gato pega em média por semana ou mês, multiplicada por 52 semanas ou 12 meses, e a gente chega à conclusão que o número pode não ser tão absurdo assim.

      No caso da minha gata, eu dou ração para ela, mas ela mesmo assim caça. É um animal muito interessante, o tal de gato.

    • Os gatos não caçam só para se alimentarem. Muitas vezes caçam por prazer.
      Muitas das vezes acontece que a minha gata uma pequeno roedor e invés de o comer fica brincando com ele até morrer.
      Nunca o chega a comer.

  15. Meu deus, agora temo que vai haver uma verdadeira caça às bruxas, ou melhor aos gatos! Sinceramente é muito fácil colocar a culpa em gatos, sendo que sabemos que o maior predador é o ser humano! Sempre desconfio da veracidade de alguns estudos.

    • Vania, quem é que você acha que é responsável pela proliferação de gatos?

      E os gatos são caçadores muito melhores que os homens. Eu tenho uma gata em casa, e ano passado tenho certeza que ela caçou e comeu pelo menos dois morcegos e uns cinco pássaros (pomba-rola e pardal). Eu não cacei nenhum bicho. E então, quem é que é o maior predador? Ah, eu comi carne, mas era de porco, gado, e também comi carne de peixe. Fora o peixe, tudo bicho criado para isto, então a minha dieta de carne não foi resultado de caçada nenhuma.

      Os gatos não estão sendo responsabilizados por que estamos procurando alguém para botar a culpa, e também não vai haver nenhuma caça às bruxas, ninguém está demonizando os gatos. Eles são caçadores, e caçam, é a natureza deles. A atividade natural dos gatos está colocando uma pressão sobre os animais silvestres. São fatos que não dá para negar só por que se gosta de gatos.