O universo em um clique

Genoma do morango é sequenciado – a descoberta pode melhorar o sabor da fruta

ACOMPANHE NOSSOS ARTIGOS

Por em 28.12.2010 as 20:41

Share

Quanto mais as redes de supermercados aumentam e o comércio fica padronizado, o sabor do morango vai perdendo suas características marcantes. Se você estiver com saudade do verdadeiro gosto explosivo dessa fruta, tenha esperanças: pesquisadores afirmam que o genoma recém-sequenciado do morango da floresta, um parente da baga, pode ajudar a trazer de volta o sabor esquecido do morango.

O morango tornou-se uma cultura há relativamente pouco tempo, cerca de 250 anos atrás. O morango da floresta, Fragaria vesca, é encontrado em todo o hemisfério norte e já estava presente nos jardins quando os exploradores europeus começaram a encontrar outras variedades no Novo Mundo.

Em 1700, um espião francês trouxe para a Europa um morango chileno. No entanto, a chegada deste novo tipo produzia frutos pequenos. Quando cruzado com um morango trazido da América do Norte, produziu o que se tornou a variedade moderna. Esses híbridos surgiram em toda a Europa.

Segundo os cientistas, tradicionalmente, a cultura do morango é voltada para resistência a doenças, firmeza, tamanho e rendimento, e não para o sabor, doçura e outros atributos. Devido a esta tendência, a fruta se tornou mais aquosa e perdeu o sabor que algumas pessoas se lembram de suas infâncias.

O sabor característico e a experiência sensorial que os seres humanos associam ao morango é o resultado de várias substâncias produzidas na baga, bem como a sua acidez, teor de açúcar e cor. Desbloquear a sua base genética e ter acesso ao código genético do morango da floresta vai dizer aos pesquisadores o que está por trás desse composto que forma o gosto que as pessoas buscam.

Por exemplo, o metil antranilato que ocorre em morangos e uvas. Embora os consumidores gostem do sabor do morango com esse composto, sua presença continua a ser limitada em morangos cultivados.

Enquanto alguns morangos silvestres, como o morango da floresta, têm pequenos genomas, outros têm genomas mais complexos, incluindo o morango cultivado. Na verdade, segundo os pesquisadores, o morango cultivado está entre as plantas geneticamente mais complexas.

O genoma sequenciado pertencia a uma variedade do Havaí. Como ela tem apenas dois conjuntos de cromossomos (ou duas cópias de seus genes), é muito mais fácil de usar em estudos genéticos.

A sequência também tem relevância para outras plantas economicamente importantes, como pêssegos, amêndoas, maçãs, framboesas, amoras e outros membros da família a que pertence o morango. Os pesquisadores disseram que os genes dentro dessa família são bastante semelhantes. [LiveScience]

Natasha Romanzoti tem 22 anos, é jornalista, apaixonada por futebol (e corinthiana!) e livros de suspense, viciada em séries e doces e escritora nas horas vagas.

Site

7 comentários

  1. natyR /

    Este site é muito maneiro
    com certeza virei visita-lo
    é inteligente e informativo
    obrigada

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  2. Sim prefiro os morangos colhidos da orta pois sao mais naturais e eu acho uma fruta muito boa para conmsumo

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  3. MILA /

    EU PREFIRO AQUELES MORANGOS COLHIDOS DIRETO DA ORTA SÃO NATURAIS SEM AGROTÓXICOS E PRINCIPALMENTE COM CHOCOLATE DERRETIDO HUMMM!DEU AGUA NA BOCA.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  4. JJ /

    Cezar, não sei o que entendeste, mas sou contra mudanças genéticas e fico de cara com isso, quis dizer se não gosta do gosto natural do morango, coma outra fruta.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  5. Cezar Campos /

    O pessoal fala mer.. porque consome tudo que vê pela frente e nem sabe a diferença.Das variedades que produzimos hoje já notei a diferença de sabor de um fruto colhido antes das sete horas da manhã, para os que são colhidos após as sete horas.foi aí que percebi o que é a explosão do fruto na boca.
    obs: vou mandar uma caixa de “ozo grande” com furadan pro nosso amigo JJ e ver o que ele acha…

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  6. JJ /

    Puta merda, querem mudar o gosto do morango, se acha ruim vão comer outra coisa, genética quando for para melhorar a saúde de uma pessoa vá la, agora ficar mudando coisas vai da em merda, cada vez mais se ve casos de câncer e ainda acham que só cigarro é a caausa, essas porcaria de transgenico ninguem sabe ainda o que causa..
    OBS: Consumo de cigarro em grande queda e casos de cancer em constante aumento, porque será?

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 1
  7. ana paula camoesas /

    Como podem os frutos ter o gosto antigo se já tudo é manipulado? qualquer dia vamos ao pc,digitamos a fruta que queremos e ela aparece no frigorifico ou na fruteira.Giro

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 1

Comente

Para evitar que seu comentário seja excluído pela moderação veja aqui as regras na íntegra para comentários antes de escrever (este link abre nova janela). Segue abaixo uma síntese:

  1. Respeito é o principal: aos outros comentaristas, ao site e redator.
  2. Comente sobre o tema do artigo, não fuja do assunto a não ser que esteja replicando outro comentário.
  3. Caso queira replicar um comentário utilize o botão "Responder".
  4. Para mostrar que gostou do artigo, ao invés de comentar apenas "Gostei", "Legal", etc. divulgue o artigo na sua rede social favorita :D
  5. Comentários que serão certamente removidos: Ataques pessoais, linguagem chula, todas as letras em maiúsculas, redação ilegível, cópias de textos de outras fontes e apologias a crime.
  6. O uso de bom-humor é sempre bem-vindo.
  7. Comentários de natureza criacionista que neguem a Teoria da Evolução das Espécies, a real idade da Terra ou do Universo e afins serão sumariamente removidos (juntamente com suas réplicas) por criarem discussões cíclicas inúteis.
  8. Para denunciar abusos nos comentários entre em contato. Não adianta reclamar aqui sobre abusos, pois nem sempre estamos moderando estas mensagens.

Dica: Para colocar sua foto nos seus comentários visite Gravatar.com.