Genoma do morango é sequenciado – a descoberta pode melhorar o sabor da fruta

Publicado em 28.12.2010

Quanto mais as redes de supermercados aumentam e o comércio fica padronizado, o sabor do morango vai perdendo suas características marcantes. Se você estiver com saudade do verdadeiro gosto explosivo dessa fruta, tenha esperanças: pesquisadores afirmam que o genoma recém-sequenciado do morango da floresta, um parente da baga, pode ajudar a trazer de volta o sabor esquecido do morango.

O morango tornou-se uma cultura há relativamente pouco tempo, cerca de 250 anos atrás. O morango da floresta, Fragaria vesca, é encontrado em todo o hemisfério norte e já estava presente nos jardins quando os exploradores europeus começaram a encontrar outras variedades no Novo Mundo.

Em 1700, um espião francês trouxe para a Europa um morango chileno. No entanto, a chegada deste novo tipo produzia frutos pequenos. Quando cruzado com um morango trazido da América do Norte, produziu o que se tornou a variedade moderna. Esses híbridos surgiram em toda a Europa.

Segundo os cientistas, tradicionalmente, a cultura do morango é voltada para resistência a doenças, firmeza, tamanho e rendimento, e não para o sabor, doçura e outros atributos. Devido a esta tendência, a fruta se tornou mais aquosa e perdeu o sabor que algumas pessoas se lembram de suas infâncias.

O sabor característico e a experiência sensorial que os seres humanos associam ao morango é o resultado de várias substâncias produzidas na baga, bem como a sua acidez, teor de açúcar e cor. Desbloquear a sua base genética e ter acesso ao código genético do morango da floresta vai dizer aos pesquisadores o que está por trás desse composto que forma o gosto que as pessoas buscam.

Por exemplo, o metil antranilato que ocorre em morangos e uvas. Embora os consumidores gostem do sabor do morango com esse composto, sua presença continua a ser limitada em morangos cultivados.

Enquanto alguns morangos silvestres, como o morango da floresta, têm pequenos genomas, outros têm genomas mais complexos, incluindo o morango cultivado. Na verdade, segundo os pesquisadores, o morango cultivado está entre as plantas geneticamente mais complexas.

O genoma sequenciado pertencia a uma variedade do Havaí. Como ela tem apenas dois conjuntos de cromossomos (ou duas cópias de seus genes), é muito mais fácil de usar em estudos genéticos.

A sequência também tem relevância para outras plantas economicamente importantes, como pêssegos, amêndoas, maçãs, framboesas, amoras e outros membros da família a que pertence o morango. Os pesquisadores disseram que os genes dentro dessa família são bastante semelhantes. [LiveScience]

Autor: Natasha Romanzoti

tem 24 anos, é jornalista, apaixonada por esportes, livros de suspense, séries de todos os tipos e doces de todos os gostos.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

7 Comentários

  1. Este site é muito maneiro
    com certeza virei visita-lo
    é inteligente e informativo
    obrigada

    Thumb up 0
  2. EU PREFIRO AQUELES MORANGOS COLHIDOS DIRETO DA ORTA SÃO NATURAIS SEM AGROTÓXICOS E PRINCIPALMENTE COM CHOCOLATE DERRETIDO HUMMM!DEU AGUA NA BOCA.

    Thumb up 0
  3. Cezar, não sei o que entendeste, mas sou contra mudanças genéticas e fico de cara com isso, quis dizer se não gosta do gosto natural do morango, coma outra fruta.

    Thumb up 0
  4. O pessoal fala mer.. porque consome tudo que vê pela frente e nem sabe a diferença.Das variedades que produzimos hoje já notei a diferença de sabor de um fruto colhido antes das sete horas da manhã, para os que são colhidos após as sete horas.foi aí que percebi o que é a explosão do fruto na boca.
    obs: vou mandar uma caixa de “ozo grande” com furadan pro nosso amigo JJ e ver o que ele acha…

    Thumb up 0
  5. Puta merda, querem mudar o gosto do morango, se acha ruim vão comer outra coisa, genética quando for para melhorar a saúde de uma pessoa vá la, agora ficar mudando coisas vai da em merda, cada vez mais se ve casos de câncer e ainda acham que só cigarro é a caausa, essas porcaria de transgenico ninguem sabe ainda o que causa..
    OBS: Consumo de cigarro em grande queda e casos de cancer em constante aumento, porque será?

    Thumb up 1
  6. Como podem os frutos ter o gosto antigo se já tudo é manipulado? qualquer dia vamos ao pc,digitamos a fruta que queremos e ela aparece no frigorifico ou na fruteira.Giro

    Thumb up 1

Envie um comentário

Leia o post anterior:
denteamalg
Suas obturações nos dentes podem ser perigosas

As restaurações com ...

Fechar