Heterocromia: a beleza dos olhos multicoloridos

Publicado em 23.11.2011

Uma das muitas variações fascinantes entre os humanos (e outros animais) é a heterocromia – termo usado para descrever olhos com cores diferentes em uma mesma pessoa. Causada por excesso ou falta de melanina, a heterocromia pode ocorrer como resultado da genética, doença ou machucado. Mas uma coisa é fato: é sempre interessante!

Há três tipos diferentes de heterocromia do olho: completa, setorial e central. Completa é quando cada um dos olhos têm cores diferentes – por exemplo, um castanho e outro azul – e talvez seja a mais impressionante.

A setorial ocorre quando há duas cores diferentes na mesma íris – um toque de uma segunda cor diferente da dominante.

A última, central, ocorre quando a íris têm dois ou mais “círculos” de cor – por exemplo, azul com um arco dourado perto da pupila ou externamente. Pessoas com esse tipo de heterocromia são chamadas algumas vezes de “olhos de gato”.

O surpreendente é que existem apenas três pigmentos que aparecem na íris: azul, castanho e amarelo. A quantidade de cada um define a cor final do olho.

A heterocromia é relativamente rara – afeta cerca 11 em cada 1.000 pessoas nos EUA. Pode ser herdada dos pais e surge da combinação de vários fatores, genéticos e adquiridos. E não é necessariamente um sinal de fraqueza genética.

Ela talvez seja incomum, mas saiba que muitas celebridades a possuem, como Kate Bosworth, Jane Seymour, Mila Kunis e Michael Flatley. Talvez a diferença os ajude a sobressair entre a multidão.

Animais também podem desenvolver ou nascer com heterocromia; huskies e gatos – principalmente gatos brancos – são particularmente conhecidos por isso.

Olhos afetados pela heterocromia estão entre os mais bonitos do mundo – surpreendentes e, para alguns, cheios de mistério. Os olhos podem dizer muito sobre uma pessoa,não?[EnvironmentalGraffiti]

heterocromia

Autor: Bernardo Staut

é estudante de jornalismo e interessado por povos, culturas e artes.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

70 Comentários

  1. Eu tenho descobri no inicio do ano,meus olhos são um mel alaranjado e em volta da pupila um verde escuro acizentado e o contorno final dos olhos são cinza azulado *—* acho que isso deve ser pq tinha parentes com olhos da cor de um azul cristalino deve ser isso e.é

    Thumb up 1
  2. Tenho heterocromia central: a parte de fora da íris é um verde-acinzentado escuro (herança materna) e a parte de dentro é cor de oliva com um pouco de dourado (herança paterna). Acredito que herdei esta condição de meu pai, que tinha a parte de fora castanho avermelhado e a de dentro dourada.

    Thumb up 4
  3. Somente o meu olho direito tem isso! metade de baixo é castanho e em cima tem uma mancha azul irregular, muy loko HEUHEUHEU

    Thumb up 2
  4. Desde uma aula no colégio aos 16 anos, descobri q os meus olhs têm o q o professor chamou de Codominância. Duas cores combinadas. A região externa (2/3) é verde, a central, amarela, parecendo um sol. Sempre achei isso normal, não sabia que era “heterocromia”! Rs
    E as cores variam de intensidade, de acordo com a luz…o duro é lidar com as invejinhas (da irmã e das 3 filhas, de olhos castanhos… Rsrsrsrs

    Thumb up 10
    • Isso NÃO é doença. É uma condição que PODE ser adquirida a partir de uma doença ou de nascença (genética).

      Thumb up 14
    • não é uma doença é uma mutação

      Thumb up 16
  5. Eu tenho uma prima que tem heterocromia, Umm olho é castanho escuro e o outro 100% azul. A coisa mais linda do mundo. Realmente é um charme que poucas pessoas têm o privilégio de possuir.

    Thumb up 16
  6. meus olhos são castanhos, porém tem um circulo azul na iris. tenho a impressão que deve ser genético, pois minha avó paterna era loira e tinha olhos verdes. tenho dois irmãos loiros e de olhos verdes.

    Thumb up 5
  7. meus olhos também são assim o meu olho esquerdo é verde azul e castanho formando uma flor e o meu olho direito é um verde mas escuro com mel formando o desenho do sol

    Thumb up 3
  8. depois dessa reportagem e dos comentários que eu li fiquei me sentindo uma bosta porque meus olhos são castanho-escuro, isso me faz sentir a coisa mais sem-graça que existe no mundo quando tem tanta gente com heterocromia(olhos muito bonitos pra falar a verdade),como uma amiga minha que tinha os olhos com heterocromia central e uma prima em segundo ou terceiro grau que tinha heterocromia completa… :’(

    Thumb up 31
    • Cecília não vejo motivos para que você se sinta trista por não carregar em seus cromossomos (mais exatamente o de número 19) a ¨mutação¨ da heterocromia, afinal para que seus lindos olhos ficassem castanhos também ouve uma mutação nos genes EYCL 1,2 e 3, a mesma mutação que nós elevou de indivíduos pré históricos e unicelulares até a criatura complexa e dominante que somos hoje. Também queria dedicar meu comentário á EvilKiara.

      Thumb up 30
  9. Eu queria ter olhos azuis… mas os meus são castanhos… na verdade, queria ter nascido de outro jeito, queria ter outro nome, simplificando, ter nascido outra pessoa… :’(

    Thumb up 9
  10. Dizem que os olhos são o mistério da alma…. eles significam tudo em todas as situações, a gente as vezes perde tanto tempo na vida prestando atenção em tantas partes do nosso corpo que com o tempo envelhecem e perdem a importancia… Mas os olhos, estes não envelhecem… Eu queria ter heterocromia, amo meus olhos, e quando uso um lapis forte, ficam muito marcantes. Mas quando tive meu filho, ouvia tanta coisa estranha, tanta gente ignorante e sem noção, até me disseram que meu filho tinha doença de gato e de cachorro pq só tinham visto isso em animais…santa ignorância, o povo tem que ler mais, isso é acessível a qq pessoa, independente de ser rica ou pobre….
    LEIA MAIS BRASIL!!!!!!!!!!!!!!

    Thumb up 15
  11. Meus olhos são esverdeados, ou chamados “folha seca” que não deixa de ser um tipo de heterocromia, mas os dois são iguais. Meu filho tem a setorial, o olho direito é igual o meu, o esquerdo tem duas cores, mas o interessante que o dele é meio azul e meio verde, na verdade, ele tem meio olho azul e 1 e meio folha seca…rs
    mas é um luxo… admito, dizem que é uma anomalia, eu queria ter uma anomalia destas…rs

    Thumb up 6
  12. Sou do tipo Sectoral , tenho uma ‘manchinha’ no olho esquerdo, meu olho é castanho escuro , e a minha machinha é castanho bem claro. Não vejo nada de estranho nisso, acho lindo, é um charme a parte , me diferencia :)

    Thumb up 4
  13. oi também tenho heterocromia, tenho um olho verde e outro azul, sempre achei lindo, e me diferencia das outras pessoas…

    Thumb up 8
    • é um direito que vc tem cara Isabela, nem Jesus agradou a todo mundo…

      Eu concordo com vc, quer ver?
      Eu acho esse nome Isabela feio, a Isa que é bela, ….ai, direitos iguais não?

      \o/ !!!!!! oalaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

      Thumb up 15
  14. É verdade que pode ter vermelho também?
    Discordando do Marcelo Muniz, eu acho lindíssimo a combinação de azul e castanho!! Quem tem olhos castanhos ja acho legal, e quem tem azuis também… Imaginem a combinação dos dois em uma pessoa só? auhahuahuhua que MANEIROOO! :)

    Sintam-se privilegiados!

    Thumb up 11
    • Marianna o/
      Adorei seu comentario!! Tenho heterocromia completa, os meus são azul e castanho. :)
      ºº

      Thumb up 0
  15. Eu e minha temos heterocromia !!! Mas nossos casos são diferentes !!! Os meus : castanho claro e verde…
    Minha irmã : verde e azul !!!
    Os meus eu acho esquesito mas os da minha irmã são lindos !!!!! Minha mãe tem o olho castanho escuro e meu pai tem o olho azul !!! Ñ sei de quem herdamos essa caracteristica !!!!!

    Thumb up 10
    • Me apresenta a sua irma ?

      Thumb up 4
    • oi meu nome é luciane morro no rio grande do sul
      e tambem tenho heterocromia
      meus olhos sao como de sua irma um olho é azul e outro verde
      demorei muito pra me aceitar assim como sou mas agora é tranquilo hoje tenho dezanove anos e até hoje nao conheçi ninguem igual a mim nao somos motivos de deboches
      somos raros

      Thumb up 7
    • É isso aí,eu também demorei muito pra me aceitar como sou(olhos mel e preto).

      Thumb up 2
    • Olha Erick, eu tenho um filho com heterocromia, e sempre tive a curiosidade de saber se eu tivesse outro filho se viria assim tb, agora percebi que as possibilidades são de 99%….rs

      Thumb up 2
  16. Já tive uma gata que tinha um olho avelã e outro azul claro e também já vi um menino com um olho castanho e o outro com um azul que eu nunca tinha visto tão claro.Acho magnifico e não considero uma doença mais um dom.Parece uma beleza incrivel!

    Thumb up 10
  17. Eu quando era pequeno tinha um dos olhos cinza e o outro verde,hj tenho 14 anos é tenho os olhos verde é azul com as bordas vermelhas,não gosto muito de ver as pessoas na rua me encarando por isso,mais acho muito irado meu olhos.

    Thumb up 5
  18. Bom pessoal eu erdei a Heterocromia da minha mãe ja que ela tem um olho castanho e um verde escuro e eu erdei isso dela mas comigo o caso é diferente meus 2 olhos são com cores misturadas nele tem as cores verde e castanho muitas pessoas até hoje não sabem dizer qual a cor dos meus olhos..

    Thumb up 7
  19. Uma de minhas amigas tem um irmão com olhos diferentes, um olho azul e o outro verde. =D

    Thumb up 5
  20. Eu acho mto bonito quem tem essa condição ! eu diria é mais sortudo mesmo !
    se eu tivesse uma namorada assim eu ficaria o dia inteiro olhando no fundo de cada cor dos olhos dela !

    Thumb up 14
  21. Pra falar a verdade, é muito estranho.
    Quando os 2 olhos são de cores parecidas, por exemplo, castanho claro e verde, ou verde claro e azul, ou até mesmo castanho e preto, é muito bonito. Agora, quando a diferença é muita, como castanho e azul, fica realmente estranho, parece que a pessoa tem algum problema oftamológico =/

    Thumb up 8
  22. realmente é muito bonito!
    pena que a cantada “seus
    olhos são lindos vamos
    trocar pelo menos UM”
    não vai funcionar!!!

    Thumb up 8
  23. Eu tenho olhos azuis, todo mundo acha bonito, eles mudam bastante de cor, variam do cinza escuro até um azul bem clarinho, não sei o porquê disso, mas acontece. Mais o caso é que ter um olho de cada cor é muito mais bonito, sorte de quem tem.

    Thumb up 16
  24. A mãe de um amigo meu tem um olho azul e outro castanho. É muito bonito…e interessante.

    Thumb up 11
    • Seria mais interessante se tivesse nascido com 2 olhos esquerdos.

      Thumb up 45
    • Renys eu também tenho isso, mas só que o meu olho direito é um castanho um pouco claro enquanto o esquerdo é castanho escuro,mas mesmo assim dá pra notar um pouco a diferença……

      Thumb up 2
  25. Tenho uma prima que já nasceu assim também, porem ela além de um olho ser de uma cor e outro de outra cor, até os pelos de um lado e de uma cor e outra parte é de outra cor.No caso dela as evidências é que a mãe é de origem negra e o pai alemão. Segundo a medicina no caso dela, ao desenvolver o embrião ocorreu um disjunto nos pigmentos do DNA que dessa forma carcterizando-se em uma genética que disseminou tais características.

    Thumb up 12
    • EU \O/. O caso da Lady é diva, easy assim.

      Thumb up 8
    • Era isso que eu iria dizer Erico!

      Thumb up 8
    • Nossa era isso q eu iria dizer tbm!

      Thumb up 7
    • caramba! tb ia dizer isso!! … … #não

      Thumb up 5
    • Que coisa não? Pois também era justamente isso q eu ia dizer. Eu hein…….

      Thumb up 2
    • É o que todos nós íamos falar KK Os olhos dele são lindos e o acho muito sexy também.

      Thumb up 2
    • Mas o David Bowie ficou assim pq levou um soco em uma briga…

      Thumb up 1
    • Como o amigo disse, o David Bowie ficou assim pq levou um soco, que prejudicou seu olho. Ele não nasceu assim. Tenho um amigo que tem um olho castanho escuro, e o outro azul. Todo mundo fica olhando, mas é a coisa mais linda e estranha ao msm tempo.

      Thumb up 0
    • NOSSA!!!!!!!!!!!!! ENTÃO QUERO TOMAR UM SOCO NO OLHO PARA O MEU FICAR ASSIM TAMBÉM! MAS POSSO ESCOLHER A COR?

      Thumb up 3
    • hehe’

      Thumb up 1
    • na verdade se procurar a imagem dele na net você percebem que ele ficou com um problema no olho mesmo! ele ficou com uma pupila dilatada enquanto a outra ficou normal

      Thumb up 2

Envie um comentário

Leia o post anterior:
youtu
Como fazer um vídeo se tornar viral no Youtube?

A nova onda dos publ...

Fechar