Lago isolado por 20 milhões de anos é finalmente alcançado

Publicado em 7.02.2012

Cientistas russos que perfuravam o antigo Lago Vostok chegaram ao seu destino final. A equipe está bem, apesar de uma semana com o rádio comunicador em silêncio. Agora, mais detalhes estão por vir sobre o que eles encontraram enterrado sob dois quilômetros de gelo. Fontes afirmam que os cientistas perfuraram 3,7km de profundidade e atingiram a superfície do lago sub-glacial.

Se isso for realmente verdade, será um grande feito em décadas. Pesquisadores russos tentam perfurar o gelo da Antártida desde os anos 70, e eles descobriram o Lago Vostok em 1996. Em 1998, o Secretariado do Tratado da Antártica, que protege o continente gelado, obrigou os russos a parar a perfuração por preocupações ambientais. A perfuração começou novamente no último inverno russo, mas teve que parar depois de alcançarem 30 metros de profundidade, quando o inverno antártico ficou mais intenso.

As condições de temperatura pioraram nos últimos dias, levantando preocupações sobre o destino dos cientistas russos. No entanto, a agência de notícias russa Ria Novosti anunciou o sucesso da equipe ontem.

O Lago Vostok esteve enterrado por 14 milhões de anos e contém altos níveis de oxigênio e nitrogênio, o que poderia fazer a água efervescer como um refrigerante se ele fosse perfurado. Mas é de grande importância para os cientistas descobrir as estranhas formas de vida que podem sobreviver no frio profundo e sem sol do lago, que pode explicar como pode existir vida alienígena em planetas e outros corpos celestes gelados. [POPSCI]

Stephanie D’Ornelas

É estudante de jornalismo, adora um café e um bom livro. Curte ciência, arte, culturas e escrever, mesmo que sejam poesias para guardar na gaveta.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

43 Comentários

  1. Não tô de volta, só tô de passagem!! Essa notícia forçada da Antártida mexeu com meus sentidos.

    • Glauco, vc viu quantos apelos “volta Glauco” o pessoal escreveu?

    • Não, nem fiquei sabendo! Mas espero que tenham ido atrás das referências que eu passo!

    • tô só de passagem. entrei em contato contra seu abuso.

  2. putz, aqui é um site pra compartilhar conhecimento ou pra zuar a inteligencia(ou falta dela) dos outros?

    • Olá Luciana.

      Quando você quiser responder a um comentário, clique em “Responder” logo abaixo do referido comentário. Senão, a sua resposta fica perdida e ninguém saberá a que se refere…

  3. ACREDITO QUE NÂO DEVERIA TER ACONTECIDO ISSO.
    VÃO INFECTAR A ÁGUA MAIS PURA DA TERRA COM BACTERIAS OU GERMES COM SUAS MAQUINAS. QUE TRISTE ISSO

    • Ué, tu quer deixar ela lá, sem ser usada pra nada então?

    • Dificilmente, visto que as baixas temperaturas irão eliminar todas as bactérias que não estão acostumadas com tamanho friooooo…!!!

    • concordo com você devíamos deixar a natureza em paz(coisa que o ser humano jamais fara)

  4. quanto mais estudos fizerem nesse lago,teremos noçao de como seria a vida em uma das luas de jupiter

    • Se eu fosse você, não diria isso…tem gente que pode entender como estímulo. Principalmente em época de eleições com história de partidos políticos,etc..

    • O QUE TEM O Wikipedia com isso, vc entendeu mesmo a notícia??

    • Ele está se referindo ao comentário do Glauco logo abaixo de não confiar nesse site.

  5. Acredito que culto é aquele que entende a essência do que é dito e compreende as limitações dos outros.

  6. “…contém altos níveis de oxigênio e nitrogênio, o que poderia fazer a água efervescer como um refrigerante se ele fosse perfurado…”

    Hum, o que acontece se jogarmos um carregamento de balas de menta lá dentro? USHUHSUshUSHUShUSHuSH

  7. Esse lago não tem mais de 4mil anos de idade. Senão, a quantidade de gelo depositada em tantos milhões de anos seria muito maior do que 3 ou 4km de profundidade.

    Mas vai ser bom, talvez os russos encontrem espécies totalmente ligadas à outras atuais da nossa fauna, mostrando que é impossível que esse lago esteja a tanto tempo congelado na Antártida.

    • Eu não confio na história contada pela wikipedia e seus contribuintes.

    • O problema não é esse, rapaz… vc é mto novinho ainda…

    • Alguém mentir,omitir,adulterar,criar.. a Wikipedia sobre esse tema…merece um prêmio!!!uhasuhsauhsa!
      Acho que você não estudou nada sobre : pangeia,vulcões, a topologia do continente,variaçõs de temperaturas,vegetais em solo antártico. Não vou ficar desfilando currículo. Contudo:o desinformado , mal educado,e jocoso é você!

    • Seja bem vindo de volta glauco, espero mais desses seus comentários pra eu te zuar!

      Brinks!^^

    • Desinformado é ponto de vista.

      Mas mal educado e jocoso não fui.

    • ora, bbb e globo vai?

      A Antártica se congelou somente a poucos milhões de anos, e o gelo não se acumula exatamente como as camadas geológicas. A acumulação de gelo é um processo atmosférico e não exatamente tem alguma relação com o magma ou crescimento geológico por acúmulo de sedimentos.
      a tendencia é que a Antártica perca camadas de gelo e ganhe outras, o gelo tem tão pouca relação com as camadas da crosta geológica que existe uma cordilheira enterrada no continente, apesar de na superfície ser visto como apenas uma grande planície.

    • A Antártida se congelou a poucos milhares de anos – 4K+/- -, mas essa é uma longa história q vcs só podem conferir em Immanuel Velikovsky.

    • Você precisa dizer isso aos cientistas, estão gastando dinheiro pra dizer o que já foi descoberto por você, isso somente estudando o congelador da sua casa.

    • Pois eh cara, essa cara acha que sabe mais que pesquisadores que foram trabalhar no local, tenho pena desses metidos a sabe-tudo.

    • Já tem gente capacitada dizendo isso a décadas e sendo sistematicamente ignoradas, mas o momento das evidências inegáveis estão chegando.

    • Ó ele voltou, seja bem vindo novamente.

    • Glauco…você estudou pelo menos um pouquinho de calorimetria? Existem lagos na LUA!!
      Deixa eu te explicar. Sabe aqueles filmes americanos em que o lago congela? Tenho uma má notícia…ele não fica com toda água congelada!!! Apenas uma espessura na superfície congela. Aí meu garotinho, essa camada não permite que o calor na água seja perdido para o meio ambiente. Você sabe que a natureza busca o equilíbrio térmico, né?

      Espero ter ajudado…mas leia sobre “capacidade térmica”, calor sensível,calor latente…tudo do ensino médio,viu?
      Bejinho na testa!

    • Esse sarcasmo todo não adianta nada.

      Já sei sobre tudo o que você diz de ponta de cabeça e ao avesso.

      Leia Immanuel Velikovsky.

  8. nada mais que ganancia, duvido muito que conseguirao achar qualquer ser vivo nas profundezas desse gelo. Os russos a tempos estao atraz de energia, minerio, ou qualquer coisa que de pra vender ou usar no seu pais que nao tem recursos naturais….

    • Cara vai ler antes de escrever, a Russia é uma das maiores produtoras de petróleo do mundo e não é atoa que esta entre os Brics, ts-ts-ts….

    • Pois é! Falta um pouco d leitura mesmo. Carvão,petróleo e coisas do gênero nunca foi problema para os russos. Vide II G.M e o por quê da Alemanha querer invadir o Sul da Rússia.

      Outra coisa: sairia muito mais caro que o produto, o simples transporte dele do continente antártico até qualquer posição de estratégia econômica russa.

  9. eu nego a teoria da evolução das espécies! ela esta equivocada. mas a evolução das espécies é um fato, até os humanos mudão de cor, tamanho e postura. animais antigos foram grandes por um motivo, adaptação ao clima, pressão e outros. o que os russos podem encontrar é interessante mas redundante!

    • Deve ter americano socando a parde de inveja..hahahaha

      A Teoria da Evolução das Espécies é a mais aceita.

      Particularmente, sou adepto dela.

    • ops….corrigindo..”socando a parede”

    • agora mudança de cor é evolução? Pra quem estuda de verdade trata-se de adaptação.
      Mudão? Por que sempre tem de ter um analfabeto metido a cult?

    • Estude mais um pouco, depois volta ae!
      xD

    • Adaptação eh sinônimo de evolução quando falamos de seres vivos…

Envie um comentário