Maçã diminui o colesterol ruim e aumenta o bom

Publicado em 14.04.2011

Segundo um novo estudo, as mulheres que comem uma maçã por dia podem diminuir seus níveis de colesterol ruim e aumentar seus níveis de colesterol bom sem ganhar peso.

160 mulheres com idades entre 45 e 65 anos participaram do estudo. Os pesquisadores formaram dois grupos; um grupo comeu 75 gramas de maçãs secas todos os dias durante um ano, e o outro grupo comeu outra fruta seca por um ano. Amostras de sangue foram tomadas depois de três meses, seis meses e no final do período de estudo.

As mulheres que comeram 75 gramas de maçãs secas todos os dias durante seis meses tiveram uma diminuição de 23% no colesterol LDL (ruim) e um aumento de 4% nos níveis de colesterol HDL (bom).

Depois de um ano, as mulheres que comeram maçã seca apresentavam menores níveis de colesterol ruim, de hidroperóxido lipídico (o produto de radicais livres tóxicos, que causam danos e morte às células no corpo) e da proteína C-reativa, um indicador de inflamação no corpo.

Os pesquisadores também descobriram que o excesso de 240 calorias consumidas por dia a partir da maçã seca não levou a ganho de peso nas mulheres; na verdade, elas perderam em média 1,5 kg ao longo do ano.

Segundo os cientistas, mesmo que as participantes do estudo tenham comido maçãs secas, o efeito provavelmente seria o mesmo se elas comessem maçãs frescas. Embora seja difícil fazer uma comparação exata, uma xícara de maçãs picadas frescas seria equivalente a um quarto de xícara de maçãs secas.

Os pesquisadores acreditam que os benefícios da fruta, que baixam o colesterol, provavelmente vêm de seu alto teor de fibras, o que pesquisas anteriores demonstraram que pode diminuir os níveis de colesterol ruim.

[LiveScience]

Autor: Natasha Romanzoti

tem 24 anos, é jornalista, apaixonada por esportes, livros de suspense, séries de todos os tipos e doces de todos os gostos.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

9 Comentários

  1. Somos o que comemos,já foi dito. Procurem conhecer a Sociedade Vegetariana Brasileira. Fiz isso e me dei bem.
    “www.svb.org.br” aí vamos saber, se quisermos.

    Thumb up 1
  2. Não sei se posso comer maçãs, nem bananas, pois sofro de intestino preso, e acho que essas duas frutas não fazem bem para isso… :(

    Thumb up 2
    • Tente comer junto com iorgute e aveia que têm efeitos contrários ao intestino preso. Além disso são altamente benéficos para a saúde.

      Thumb up 6
  3. @Otacílio

    Concordo plenamente. Ajuda muito na vida cotidiana de cada um. Já passarei essa notícia pra todos em casa e para meus clientes.

    Thumb up 3
  4. Além de curiosas e atrativas,as dicas sobre tratamentos caseiros merecem melhor divulgação, mesmo porque o brasileiro é carente de informações sobre “tratamentos” mais simples e baratos.

    Otacílio G. Ferreira – Jornalista

    Thumb up 10

Envie um comentário

Leia o post anterior:
dietadamoda
Emagrecer não significa isenção de problemas cardíacos

Um estudo de um hosp...

Fechar