O universo em um clique

Maçã diminui o colesterol ruim e aumenta o bom

ACOMPANHE NOSSOS ARTIGOS

Por em 14.04.2011 as 1:29

Share

Segundo um novo estudo, as mulheres que comem uma maçã por dia podem diminuir seus níveis de colesterol ruim e aumentar seus níveis de colesterol bom sem ganhar peso.

160 mulheres com idades entre 45 e 65 anos participaram do estudo. Os pesquisadores formaram dois grupos; um grupo comeu 75 gramas de maçãs secas todos os dias durante um ano, e o outro grupo comeu outra fruta seca por um ano. Amostras de sangue foram tomadas depois de três meses, seis meses e no final do período de estudo.

As mulheres que comeram 75 gramas de maçãs secas todos os dias durante seis meses tiveram uma diminuição de 23% no colesterol LDL (ruim) e um aumento de 4% nos níveis de colesterol HDL (bom).

Depois de um ano, as mulheres que comeram maçã seca apresentavam menores níveis de colesterol ruim, de hidroperóxido lipídico (o produto de radicais livres tóxicos, que causam danos e morte às células no corpo) e da proteína C-reativa, um indicador de inflamação no corpo.

Os pesquisadores também descobriram que o excesso de 240 calorias consumidas por dia a partir da maçã seca não levou a ganho de peso nas mulheres; na verdade, elas perderam em média 1,5 kg ao longo do ano.

Segundo os cientistas, mesmo que as participantes do estudo tenham comido maçãs secas, o efeito provavelmente seria o mesmo se elas comessem maçãs frescas. Embora seja difícil fazer uma comparação exata, uma xícara de maçãs picadas frescas seria equivalente a um quarto de xícara de maçãs secas.

Os pesquisadores acreditam que os benefícios da fruta, que baixam o colesterol, provavelmente vêm de seu alto teor de fibras, o que pesquisas anteriores demonstraram que pode diminuir os níveis de colesterol ruim.

[LiveScience]

Natasha Romanzoti tem 22 anos, é jornalista, apaixonada por futebol (e corinthiana!) e livros de suspense, viciada em séries e doces e escritora nas horas vagas.

Site

6 comentários

  1. Alberto Pereira /

    Tenho procurado matéria para baixar o meu colesterol.
    Bom artigo.
    Outro blog que tenho seguido assiduamente é http://colesterol-hdl-ldl.blogspot.com

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 3
  2. Alguém - Eu mesmo /

    Não sei se posso comer maçãs, nem bananas, pois sofro de intestino preso, e acho que essas duas frutas não fazem bem para isso… :(

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 2
  3. reginaldo mattos /

    GOSTEI DA MATERIA QUERO SABER MAIS.
    OBRIGADO

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 3
  4. Guilherme Euripedes /

    @Otacílio

    Concordo plenamente. Ajuda muito na vida cotidiana de cada um. Já passarei essa notícia pra todos em casa e para meus clientes.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 2
  5. Gostaria de receber dicas para redução de colesterol.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 2
  6. Otacílio G. Ferreira /

    Além de curiosas e atrativas,as dicas sobre tratamentos caseiros merecem melhor divulgação, mesmo porque o brasileiro é carente de informações sobre “tratamentos” mais simples e baratos.

    Otacílio G. Ferreira – Jornalista

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 9

Comente

Para evitar que seu comentário seja excluído pela moderação veja aqui as regras na íntegra para comentários antes de escrever (este link abre nova janela). Segue abaixo uma síntese:

  1. Respeito é o principal: aos outros comentaristas, ao site e redator.
  2. Comente sobre o tema do artigo, não fuja do assunto a não ser que esteja replicando outro comentário.
  3. Caso queira replicar um comentário utilize o botão "Responder".
  4. Para mostrar que gostou do artigo, ao invés de comentar apenas "Gostei", "Legal", etc. divulgue o artigo na sua rede social favorita :D
  5. Comentários que serão certamente removidos: Ataques pessoais, linguagem chula, todas as letras em maiúsculas, redação ilegível, cópias de textos de outras fontes e apologias a crime.
  6. O uso de bom-humor é sempre bem-vindo.
  7. Comentários de natureza criacionista que neguem a Teoria da Evolução das Espécies, a real idade da Terra ou do Universo e afins serão sumariamente removidos (juntamente com suas réplicas) por criarem discussões cíclicas inúteis.
  8. Para denunciar abusos nos comentários entre em contato. Não adianta reclamar aqui sobre abusos, pois nem sempre estamos moderando estas mensagens.

Dica: Para colocar sua foto nos seus comentários visite Gravatar.com.