Nova lavadora de roupas usa plástico ao invés de água

Por , em 24.06.2009

A empresa britânica Xeros está desenvolvendo um novo tipo de máquinas de lavar, que usará apenas um copo de água por lavagem, deixando a limpeza a cargo de esferas de nylon, que prendem a sujeira e manchas, durando milhares de lavagens.

A máquina está em testes há três anos, e logo começarão a ser vendidas na América do Norte. Inicialmente, ela deve ser vendida para comércios de lavagem de roupas, em maior escala.

As máquinas de nova geração usam 90% menos água que uma máquina convencional, além de menos detergente e energia elétrica. Como a quantidade de água é reduzida, não há necessidade de usar secadoras elétricas.

Mas se mesmo com todas as vantagens da máquina você tem medo de como suas roupas vão ficar, o fabricante garante que testes mostraram que o novo processo de lavagem não mostra nenhuma diferença em relação com as máquinas comuns. “Testes feitos com seda, roupas bordadas e outros itens delicados mostraram que a lavagem não tem efeitos impróprios”, afirma Tim Maxwell, presidente da GreenEarth Cleaning, empresa que fará a distribuição da máquina de lavar.

A Xeros afirma que o nylon utilizado na lavagem pode ser reciclado depois de seu uso, mas a empresa não anunciou planos de oferecer o serviço de reciclagem. [Live Science]

maquina de lavar com plastico nylon

5 comentários

  • Rogério:

    Falta apenas automatizar a retirada das esferas no final.

    Retirar manualmente de cada roupa vai ser difícil… Mas acho que eles chegam lá.

    • admin:

      O equipamento já tem um ciclo de retirada de esferas. Poucas esferas ficam na roupa. Uma simples batida remove o restante.

  • quentefrio:

    Resumindo: Só acredito vendo…

  • Rosalino Mansuetto Salvadori Neto:

    Adorei a regularidade e principalmente o conteudo das publicações de vcs!

    gostaria de reproduzir parte de seu conteúdo, claro que com os direitos autorais e créditos respeitados pelo que peço pela vossa autorização!

  • Clement:

    Muito bom sistema.
    Pena que não há um vídeo mostrando a máquina em ação.

Deixe seu comentário!