Nestinarstvo – o festival búlgaro da dança do fogo

Publicado em 4.04.2011

O Nestinarstvo é um misterioso festival no qual as pessoas dançam sobre cinzas flamejantes sem queimar os pés.

Acredita-se que ele é um festival pagão que sobreviveu à inquisição e à perseguição comunista e ainda é praticado por algumas vilas búlgaras e gregas nas montanhas Strandzha.

O ritual começa no pôr do sol, quando o chefe nestinar (dançarino do fogo) chega na praça da vila e começa a espalhar o carvão incandescente. Então todas as luzes da vila são apagadas e as pessoas se reúnem em volta do círculo de carvão, acompanhada de instrumentos de percussão e de gaitas de fole. Então os nestinari (dançarinos) dançam dentro do círculo, carregando ícones religiosos até apagarem as cinzas com os pés.

Toda a vila participa da celebração, mas apenas nestinari profissionais pisam no fogo. Antigamente, apenas mulheres dançavam sobre as cinzas, mas hoje os homens também podem participar. Os misteriosos dançarinos do fogo são muito pálidos e fecham os olhos enquanto dançam sobre as cinzas, fazendo as pessoas acreditarem que eles entram em um transe e têm premonições.

O mais incrível é que médicos já examinaram os pés dos nestinari e não encontraram nenhum sinal de queimaduras ou de machucados – a pele continua macia. Testemunhas do ritual já disseram ver dançarinos que tropeçaram, caíram nas chamas e levantaram como se nada houvesse acontecido.

Aparentemente, nem todos podem ser um nestinari. As pessoas nascem dessa forma e são identificadas na vila. Elas precisam ter o coração puro, não desejar mal a ninguém. Isso já os tornaria resistentes ao fogo, mas muita preparação mental também é necessária.

[OddityCentral]

Autor: Luciana Galastri

é jornalista. Viciada em livros, lê desde publicações sobre física a romances de menininha do estilo "Crepúsculo". Toca piano desde os oito anos de idade e seu estilo de música preferido é o metal.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

6 Comentários

  1. esse truque ja foi revelado ha muito tempo o carvao é um condutor pobre de calor, e a cinza do carvao ajuda a afastar mais o calor. As luzes da cidade sao apagadas para dar mais brilho ao carvao e fazer parecer mais quente. qualquer um faz isso.

    Thumb up 2
  2. Tá aí um grande mistério a ser desvendado. Eu sou muito crente em Deus, sou católica. Mas sempre tento buscar um argumento científico pra cada caso… honestamente? Não consegui nenhum… se, por acaso alguém tiver um argumento… eu agradeço!

    Thumb up 0
  3. Comentário meio inútil, mas não consigo me segurar…

    Que mulher MARAVILHOSA essa nestinar da foto hein!

    Curti o Festival…vou ver se ahco mais videos.

    Thumb up 4
  4. Não tinha na India um truque similar que os faquires faziam? Se não me engano, depende tb do tipo de madeira, mas acho que tem mais a ver com o poder isolante das cinzas e do carvão que cobrem as brasas…

    Thumb up 1
  5. Bizarro , ela está dançando com um ícone religioso, de santos e crucifixo. Vai ver é isso que protege das queimaduras. DÃ…

    Thumb up 1

Envie um comentário

Leia o post anterior:
herodes1
Aposentado passa 30 anos construindo réplica exata do Templo de Herodes

Alec Garrard, 80 ano...

Fechar