Nossa galáxia é uma ladra de estrelas

Por , em 12.01.2017

Crédito imagem: ICRAR

Nossa Via Láctea roubou várias estrelas de galáxias distraídas, e não sente nenhum remorso pelos seus atos. Nova pesquisa do Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian (CfA) sugere que algumas das 11 estrelas da nossa galáxia – a aproximadamente 300 mil anos-luz da Terra – foram provavelmente tomadas da Galáxia Anã Elíptica de Sagitário. Esta é a segunda galáxia mais próxima da nossa, o que a torna a vítima perfeita deste crime espacial.

A mestranda Marion Dierickx e seu orientador da Universidade de Harvard, Avi Loeb, investigaram o encontro ao fazer simulações que monitoraram a movimentação da galáxia de Sagitário, incluindo sua velocidade e inclinação nos últimos 8 bilhões de anos. A dupla de pesquisadores descobriu que conforme Sagitário orbitou a Via Láctea, a força gravitacional da nossa galáxia afanou cerca de cinco estrelas.

Seis outras estrelas distantes também foram provavelmente roubadas de outras galáxias vizinhas. Sagitário perdeu um terço de suas estrelas para a Via Láctea, juntamente com 90% de sua matéria escura.

Os pesquisadores esperam que o Sloan Digital Sky Survey no observatório Apache, no estado norte-americano de Novo México e, futuramente, o Large Synoptic Survey Telescope, no Chile, possam encontrar mais estrelas roubadas.

“Mais clandestinos de Sagitário estão lá esperando para ser encontrados”, escreveu Dierickx em uma nota à imprensa. [Gizmodo]

• Carlos CorrÊa:

No primeiro parágrafo, onde está escrito “sugere que algumas das 11 estrelas da nossa galáxia” dá a entender que a galaxia tem 11 estrelas.