Nova redução de estômago é feita pela boca e não deixa cicatrizes [Cirurgia do estomago]

Publicado em 2.02.2009

redução de estômago

Nessa semana dois dos primeiros procedimentos não-cirúrgicos para redução de estômago foram realizados em Columbia, nos EUA. Se aprovado pela Food and Drug Administration (Administração de Alimentos e Drogas), será o primeiro procedimento médico do tipo a não deixar uma cicatriz.

Nós já havíamos reportado esta inovação aqui quando estava em testes clínicos, mas agora temos mais detalhes sobre o procedimento. O sistema funciona da seguinte maneira: um aparelho fino e longo chamado de TOGA (Transoral Gastroplasty, ou Gastroplastia Transoral) é inserido oralmente no paciente, chegando ao seu estômago. Lá, ele suga o ar, como um aparelho que produz vácuo, fazendo com que as paredes do órgão se juntem. No fim, resta apenas uma fina passagem, para que a comida seja depositada no fundo do estômago e vá para o intestino após a digestão.

Como a entrada do alimento é “afunilada” os alimentos demoram mais para entrarem no estômago e os pacientes submetidos ao procedimento de redução de estômago dizem se sentir satisfeitos com quantidades menores de comida. De acordo com estudos feitos antecipadamente, essas pessoas tendem a perder aproximadamente 40% de seu excesso de peso no primeiro ano.

Os cirurgiões Brent Miedema e Kalus Thaler, que realizaram os dois procedimentos, dizem que esse tipo de cirurgia do estômago é uma opção válida para aquelas pessoas que precisam perder peso imediatamente, por questões de saúde, como é o caso de pessoas com obesidade mórbida. “O fato de que não vai haver incisões e que não seria necessária uma longa recuperação também é atrativo” diz Rosie Edwards, uma das pacientes.

“Não é uma dieta que vai provocar o efeito ioiô ao qual estou acostumada. É algo mais permanente” afirma Edwards, que pesava 107 quilos.

De acordo com os médicos, os resultados finais dos procedimentos realizados só poderão ser analisados daqui a um ano. Estima-se que, quando vir a mercado, uma interferência médica dessas custe em torno de 11.500 dólares (R$ 26.680). [Columbia Tribune]

Assista o video abaixo sobre como funciona a nova redução de estômago:

Autor: Cezar Ribas

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

38 Comentários

  1. Bom dia!
    Minha filha está com 21 anos e pesando 105 quilos. Ela luta com o peso desde os 15 anos(nasceu com 4 quilos).
    Temos problemas de diabetes, colesterol alto e pressão alta na família. Temos plano de saúde da Cassi. Vocês poderiam me indicar algum médico em Belo Horizonte ou em Brasília que realize esta operação!
    Desde já agradeço, pela orientação.
    Meu telefone celular:(61)81550232

    02/09/2010

    Thumb up 10
  2. quero saber como posso conseguir a sirurgia pelo sus o que posso fazer? onde devo ir procurar?

    Thumb up 1
  3. gostaria de saber se tem medicos fazendo essa cirurgia aqui no brasil

    Thumb up 1
  4. tenho obsidade morbida e queria saber como é o corte e se a pessoa quando esta fazendo a cirurgia fica acordada ? meu imc é : 44 ,Grata

    Thumb up 3
  5. Sou Thania Iaínia, Gostaria de saber se esse metodo já está disponivel no Brasil (em Vitória da Conguista Bahia) e onde podemos fazer. Sou de Vitória da Conguista interior de Salvador e meu IMC é 44 .
    Grata

    Thumb up 1
  6. sou de salvador e gostaria saber se essa cirurgia já está sendo feita no Brasil!

    Obrigado!

    Thumb up 1
  7. Gostaria de saber se esse metodo já está disponivel no Brasil e onde podemos fazer. Sou de SP Capital e meu IMC é 42
    Grata

    Thumb up 1
  8. Sou Vagna, gostaria de saber quem tem artrite reumatoide pode fazer cirurgia bariátrica?

    Thumb up 4
  9. oi meu nome e lucilani e fiquei interecada na cirurgia bariatrica mais não consegui encotrar o endereço e o preço gostaria muito de saber onde procurar pois tenho um metro e secenta e peso 81 kilo por favor me ajude obrigada pela atenção lucilani

    Thumb up 3
  10. tenho 17 anos e imc igual a 32,9 , a reduação de estomago e indicado?não consigo emagrecer de maneira nenhuma!
    aguardo resposta , brigado

    Thumb up 3
  11. moro em SC, tenho 31anos e meu IMC está em 44.
    Gostaria de saber se este método apresentado já está sendo utilizado no Brasil, aonde e se existe gratuito.
    aguardo retorno ansiosamente.

    Thumb up 2
  12. Boa tarde!

    Moro em Brasília, tenho 24 anos e meu IMC está em 37. Gostaria de saber se este método apresentado já está sendo utilizado no Brasil e onde.

    E também gostaria de agradecer a Deus por ter dado inteligência ao ser humano e agradecer a vocês e ao inventor do método por tentar tornar a vida dos gordinhos mais saudável e menos dolorida!

    Parabéns!

    Thumb up 1
  13. ola gostaria de saber sobre este metodo de reducao sem cortes que e feito pela boca .moro em sao paulo e gostaria de saber o endereco do medico e telefone aguardo resposta obrigado.

    Thumb up 1
  14. tenho obsidade morbida e queria saber como é o corte e se a pessoa quando esta fazendo a cirurgia fica acordada ?

    Thumb up 1
  15. Moro em BH, e gostaria de saber se ha algum médico aqui , fazendo esta nova cirurgia, se não…. em outra cidade do Brasil, e o custo por alto de uma cirurgia destas, o risco….e os cuidados…etc…etc….agradeço muito estas informações.

    Thumb up 1
  16. oie gostaria de saber se essa cirurgia ja esta sendo feita no brasil gastroplastia transoral, e qual seria o valor médio dessa cirurgia no brasil,moro atualmente no japao e daki alguns meses vou ao brasil fazer a reduçao de estomago mais gostoria de saber desse novo método de cirurgia!se puder me informar ficarei muito agradeçida desde ja !!!obrigada!!!

    Thumb up 1
  17. Achei muito legal o novo metodo mas ainda não tenho obesidade morbida , mas diria que estou entrando minha massa corporica é de 32 dizem ser a primeira fase da obesidade posso utilizar esse recurso.

    Thumb up 1
  18. Achei de extrema eficiência essa nova forma de fazer a cirurgia bariatrica, visto que o corte é algo que incomoda muito as pessoas que gostam de frequentar praia ou piscina, incomoda porque é feio esteticamente, após uma longa luta para se livrar da obesidade, a pessoa deixa de ser referida como a gorda para ser chamada da moça da cicatriz. É hora de findar estereótipos. Moro na cidade de Goiânia, Goiás, Brasil e gostaria de saber qual o local mais próximo para fazer esta cirurgia.
    Obrigada!

    Thumb up 1

Envie um comentário

Leia o post anterior:
banheiro-escritorio-g
Quando ir ao banheiro é simplesmente bom demais

Um o homem reclamou ...

Fechar