Novas sondas pretendem “cheirar” sinais de vida em Marte

Publicado em 19.09.2010

Um novo projeto da NASA está se concentrando em criar máquinas com a habilidade de detectar uma substância que ninguém gosta de captar aqui na Terra: o metil-mercaptano. Contendo enxofre em sua fórmula molecular, esse composto químico dá o cheiro característico ao mau hálito e à flatulência no corpo humano. Como é produzido apenas por alguns microorganismos, sua presença em marte poderia indicar vida no planeta. E é isso que os cientistas vão buscar.

O instrumento farejador em questão é um “espectrômetro a laser”, que voará até o Planeta Vermelho em 2012, segundo as previsões. O equipamento foi projetado para analisar isótopos de carbono em metano, e outros gases de origem biológica em Marte. A máquina será capaz de detectar o gás em concentrações ínfimas, abaixo de 100 partes por bilhão.

Qualquer gás “relevante” descoberto (tais como metano e etano) pode representar chance de haver vida, por isso o tal espectrômetro deve estar afinadíssimo. Se o mundo não acabar em 2012, até lá teremos respostas mais concretas, e a eventual prova de que não estamos sozinhos no universo… [New Scientist]

Autor: Rafael Alves

1. Se o presidente der 1 real pra todo mundo do pais o dinheiro do governo acaba. xD

2. com tanta fome no mundo pra resolver gasta-se milhões pra por um robo cherar peido em marte

3. que bonitinho o robozinho. tomara que ele adquira vida propria.se rebele contra seus criadores desligue suas cameras. se reproduza e povoe marte quando a vida na terra ja estiver estinta e ai passados milhões de anos seus descendentes inventarão um meio de pesquizar planetas proximos e virão para a terra mas não acharão nem sinal de que um dia aqui existiu vida. viajei… acho que bebi demais

4. Se houver vida em outro planeta, acredito que será muito diferente da vida aqui na Terra.

5. Que coisa… A sonda mais acançada não iria detectar vida aqui na twerra… Isso já foi mostrado até aqui… basta ter saco pra procurar…