Olho preguiçoso? Jogue videogame

Publicado em 5.09.2011

Segundo uma nova pesquisa, jogar videogame pode ajudar a melhorar a visão do “olho preguiçoso” de adultos.

Adultos com ambliopia, ou olho preguiçoso, experimentam uma melhora acentuada na percepção 3D de profundidade e nitidez da visão depois de passar apenas 40 horas jogando videogame.

Ambliopia é uma desordem cerebral na qual a visão em um olho não se desenvolve adequadamente. É uma das causas mais comuns de deficiência visual permanente na infância, e de deficiência visual entre adultos jovens e de meia-idade.

Embora a ambliopia possa ser tratada com sucesso em crianças, ao colocar um tampão sobre o “olho bom” para forçar o cérebro a usar o “olho preguiçoso” mais fraco, poucas opções estão disponíveis para adultos com esta condição.

“Não existem, atualmente, tratamentos aceitos para adultos com ambliopia”, disse o pesquisador Dennis Levi. “Vários médicos descartam sucesso de tratamento após a idade de 8 anos por causa da crença generalizada de que a ambliopia só pode ser revertida durante uma janela crítica do desenvolvimento do córtex visual. Se a doença não for corrigida na infância, os danos são irreversíveis”, conclui.

Esse pensamento começou a mudar nos últimos anos, pois estudos descobriram que é possível melhorar a visão de olho preguiçoso de adultos. Por exemplo, o treinamento intenso em uma tarefa, como alinhamento de duas linhas horizontais, pode levar a uma melhora de 30 a 40% na acuidade visual.

“Tem gente que gasta 50 horas praticando uma tarefa reconhecidamente chata, e que demora muito para os indivíduos permanecerem engajados”, disse Levi. “Nota-se também que as melhorias no aprendizado perceptual muitas vezes são tarefas específicas, assim, os indivíduos que aprenderam a alinhar linhas horizontais não conseguem alinhar linhas verticais”, explica.

Os pesquisadores queriam então descobrir se jogar videogame expondo as pessoas a uma variedade rica de detalhes podia levar a melhorias visuais para pacientes com olho preguiçoso.

Eles recrutaram 20 voluntários com ambliopia, com idades entre 16 e 60 anos. Metade deles tinha ambliopia estrábica, marcada por olhos desalinhados ou cruzados (vesgos); seis tinham ambliopia anisometrópica, em que os dois olhos têm diagnósticos significativamente diferentes; outros três tinham ambas as condições, e um voluntário tinha ambliopia causada por catarata em um olho.

No primeiro experimento, 10 voluntários passaram 20 sessões de duas horas jogando um jogo de ação, em que tinham que atirar em pessoas. Em um segundo experimento, 3 outros voluntários gastaram a mesma quantidade de tempo jogando um jogo de não ação, que exigia que os jogadores construíssem coisas. Todos os voluntários jogaram usando tampão no olho bom.

Ambos os jogos de ação e não ação resultaram em um aumento de 30% na acuidade visual. Em comparação, pode levar 120 horas de terapia padrão para ver a mesma melhora.

O desempenho foi medido a cada 10 horas de jogo, e alguns voluntários começaram a melhorar antes de 40 horas. Voluntários com a versão anisometrópica também viram uma melhoria de 50% na percepção 3D de profundidade, após 40 horas de videogame.

Para verificar se os resultados foram devido ao uso do tapa-olho ao invés dos jogos, os cientistas realizaram um terceiro experimento no qual sete voluntários usaram tampão sobre seu olho bom durante 20 horas para realizar atividades diárias normais, como assistir televisão, ler e surfar na internet.

No final, eles não mostraram nenhuma melhora nos testes de visão. Eles foram então convidados a vestir um tampão ao jogar videogame por 40 horas, e mostraram o mesmo nível de melhoria que os voluntários anteriores.

Os pesquisadores ainda não sabem como a visão melhora. É provável que aqueles que têm ambliopia grave levem mais tempo para mostrar melhora, mas eles também podem melhorar. A equipe também alerta que os pacientes não devem tentar tratar a sua ambliopia sozinhos, mas acompanhados de seus oftalmologistas.

Os novos resultados se juntam a descobertas recentes que sugerem que os videogames também podem ajudar a aguçar a mente quando se trata de tomar decisões rápidas e precisas.

Os pesquisadores vão agora comparar a terapia com videogame ao uso de tampões para o tratamento da ambliopia em um ensaio clínico randomizado com crianças e adultos. Como usar um tampão pode ser desconfortável e vergonhoso para crianças, fazer isso jogando um videogame e intensificando o tratamento pode ser muito útil.[LiveScience]

Autor: Natasha Romanzoti

tem 25 anos, é jornalista, apaixonada por esportes, livros de suspense, séries de todos os tipos e doces de todos os gostos.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

7 Comentários

  1. ¡Incrível! Além de ser um eficiente exercício para os olhos preguiçosos (eu tenho, porque passo praticamente o dia inteiro na frente do computador, & ficamos meio lesados visualmente, & o pior que jogo pouco no computador jogos “embaralhantes”), é ainda divertido & emocinante·

    ¡Diversão & saúde são a dupla invencível! ^◡^/

    Thumb up 3
  2. ha então meu pai nem tem isso,meu velho ja zerou god of war umas 30 vezes cada um hehehehe

    Thumb up 4
  3. Quem diria…talvez nem imaginassem que esses video-games novos seriam remédios para cegueira…viva a tecnologia…agora vai explicar isso pros nossos avós que diziam que jogar video-game demais afetaria a visão, a saúde, o cérebro e um monte de coisas…kkk

    Thumb up 4
  4. Eis aí uma doença que tenho a certeza que nunca vou ter…

    viciado mod : off

    o/

    Thumb up 9
  5. Esta matéria falou comigo!! Eu tenho este problema pois nasci estrábico… é bom saber que existe esperança mesmo depois de ser desenganado pelos médicos. Eu adoro o Hypescience entro TODO DIA, e posso afirmar que hoje foi um dia especial por causa desta matéria… parabéns Natasha eu gosto muito das suas matérias adorei seu vídeo dirigindo o Nissan Elétrico… Parabéns a todos os Universitários que estão por trás disso tudo pois também sou estudante aspirante à Engenheiro e sei como é importante praticarmos as atividades ligadas ao nosso curso… continuem assim… Ahhh e claro, a terapia do vídeo-game não vou ter dificuldades em aplicar (acompanhado de um oftalmo claro!) hehe Abraços

    Thumb up 6
  6. Quem dera se eu fosse no médico e ele dissesse para eu jogar videogame para o tratamento…

    Thumb up 5
    • rá! Quebrei o braço e perdi o movimento de alguns dedos e o médico me mandou jogar videogame/computador.
      Passei uns 3/4 meses fazendo só isso.

      Thumb up 2

Envie um comentário

Leia o post anterior:
jellyfish-colorful
Vídeo: água-viva matando sua presa, um peixe

Não tem ossos. Não t...

Fechar