Por que a picada de abelha dói tanto?

Publicado em 19.03.2011

Quem já foi picado, sabe: ferroada de abelha dói para valer.

Nos EUA até dois milhões de pessoas são alérgicas ao veneno de insetos que picam, mas mesmo aqueles que não são alérgicos devem ficar alertas, a picada da abelha vai doer mesmo assim.

O local fica vermelho, inchado e dói. É uma dor que persiste depois daquela sensação inicial na hora da ferroada. Quando estes insetos picam, eles injetam uma substância química chamada melitina em suas vítimas. Este veneno ativa receptores de dor, o que resulta naquela sensação de queimadura. Depois, como o ferrão tem a forma de uma espada entalhada, quando ele penetra a pele da vítima, ele fica preso lá, para entrada de mais veneno.

Se você não for alérgico, seu sistema imunológico vai reagir à picada, mandando líquidos para dissolver o melittin, causando a vermelhidão e o inchaço. A dor pode durar vários dias, mas nada que uma compressa gelada e um anti-histamínico não resolvam. [LifesLittleMysteries]

Autor: Letícia Resende

Jornalista curiosa, adora novidades, encantada pela ciência e tecnologia

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

53 Comentários

  1. Meu irmão estava trabando, no dia 26/06/2013, era funcionario da Prefeitura de Osasco – SP, foi atacado por abelha no rosto, foi ao pronto socorro da vila Pestana, foi medicado, foi pra casa, passou mau foi socorrido chegou em óbito no mesmo p.s.

    Thumb up 4
  2. Ai acabei de ser picada por uma abelha, ai como doí, doí muito
    o local da picada está vermelho passei vinagre com limão será que isso resolve?

    Thumb up 6
    • eu sei eu tenho 10 anos e tambem ja fui quando eu tava na cozinha eu virei pra frente daí veio uma a belha e picou o meu dedo doí tanta de+++

      Thumb up 2
  3. GENTE, TO SUPER PREOCUPADA…MEU FILHO DE 4 ANOS FOI PICADO POR UMA NO DEDO.NA HORA, O FERRÃO FOI REMOVIDO, MAS HJ FAZEM 2 DIAS E O DEDO ESTÁ MAIS INCHADO, DURO E QUENTE. E ELE RECLAMA QUE COÇA.O MÉDICO POR TELEFONE INDICOU UM ANTI ALÉRGICO E UMA POMADA. VCS ACHAM QUE TE ALGUM PERIGO??

    Thumb up 23
  4. Um dentista de Pouso Alegre morreu depois de ser picado por um marimbondo em um hotel de Pocinhos do Rio Verde, município de Caldas. Era muito querido por aqui. Fui picada hoje e não estou aguentando. Obrigadas pelos palpites, vou a ps agora.

    Thumb up 3
  5. levei 3 picadas de abelha uma na perna outra no braço uma no rosto um pouquinho abaixo do olho,foi atarde as picadas quando era no outro dia de manha tava muito mais enchaado e no 3o dia mais ainda e tambem tava vermelho) oque eu faço ? ha e so esta inchado a picada no olho! estou colocando gelo resolve?

    Thumb up 20
  6. meu Deus graças a Deus todos estão ai contando as historias perdi meu pai por causa das abelhas neste domingo na cidade de angicos rn meu pai vinha dirigindo seu carro e foi atacado dentro do carro no qual capotou mas meu pai não morreu do acidente e sim de inumeras picadas desse terrivél inseto sei lá,é inacreditavél o poder das abelhas fiquem longe delas na minha familia abriu-se uma ferida que não mas cicatrizará,por causa de abelhas.04;112011.renata

    Thumb up 6
  7. Sou eletricista e trabalho na zona rural ,geralmente elas(as abelhas) fazem o seu condominio dentro das caixas do relogio portanto faço parte do grupo de risco,Ando armado contra estes insetos mas tem ataques que sofro e levo muitas picadas , eu sempre volto aqui pra ver as dicas que as pessoas bem intencionadas postam pois isto ajuda muito ,a do barro é a melhor realmente ainda nao encontrei outra dica mais perfeita; Não se esqueçam que existe muitas especies de abelhas portanto o composto quimico dos venenos pode ser diferentes e a reação tambem diferente

    Thumb up 9
  8. meu filho acabou de ser picado. Diz que nunca tinha tido dor igula. Inchou e ficou com uma mancha escura no local dsa picada. Não tenho a certeza se o ferrão saiu. Pode sair na hora da picada?

    Thumb up 13
    • Pode sair na hora da picada, sim. Nem sempre ele desgruda totalmente da abelha com a bolsa do veneno. N’alguma vezes, por não ter sido muito profundo a ferroada, ele fica na superfície da pele e por acidente, esfregando-o, podemos levar outra picada por nossa conta (rs); isto é comum acontecer.
      D’uma coisa pode ter certeza, ele jamis ficará desaparecido nem na parte cutânea e nem na subcutânea.
      Devemos retirá-lo e com cuidado para não expremer a bolsa de veneo que fica na sua base, pois se fizer isto acaba injetando o resto do veneno que não foi aplicado naturalmente.

      Thumb up 8
  9. minha primeira picada de abelha foi NO MEIO DE UMA PEÇA DE TEATRO DO COLÉGIO. Eu estava pegando uma coisa na mochila e a aquela !@#$# de abelha me picou. DOEU MUITO, mas depois eu fui na enfermaria, botei gelo, e melhorou, depois não senti mais dores.

    Thumb up 3
  10. eu chorei velho na hora que a miserável da abelha mepicou a dor é enorme, hora não fiz nada só chorei e chorei e chorei, depois de alguns minutos começou a aparecer umas manchas vermelhas no meu braço e fazem 4 dias que aquele banzo me picou e ainda tá inchado, vermelho e coçando bastante!

    Thumb up 3
  11. Fui picada por uma abelha no dedo da mão, doeu pra caramba no primeiro minuto. mas assim que eu coloquei uma pedra de gelo em cima passou, fiquei com a pedra ate que ela se dissolvesse e pronto, sem dor nem inchaço pois gelo faz vaso constricção; *-*

    Thumb up 4
  12. Fui picada por abelha, no feriado de 23 de abril na Quinta da Boa Vista, Doeu de mais, tirei o ferrão e coloquei gelo na hora, continuou a doer, mas depois parou, não sentia mais nada, após 24 horas estar inchado, vermelho e coçando muito.Estou passando uma pomada anti-inflamatória que tem aliviado…

    Thumb up 4
  13. Em pessoas alérgicas, um anti-histaminico resolve ( no caso de uma ou duas picadas ). Se o infeliz tomar muitas picadas é preciso injeção de cálcio para que não ocorra um edema de glote. É correr para o hospital mesmo.
    Amoníaco é o melhor que há para dor, mas alho ou uma pomada com corticóide também funciona.
    Se serve de consolo, a FDP morre depois de picar a vítima, pois deixa parte das entranhas junto com o ferrão.
    DE qq forma, aconselho aos alérgicos a andarem com um
    anti-histaminico a bordo e… boa sorte !

    Thumb up 4
  14. è so deixar as abelhas no seu devido lugar nao provocar elas que voce nao será picado!

    Thumb up 6
  15. pelo que to vendo tem bastante gente experiente em PicaDuras aqui! hehehe

    Thumb up 0
    • É elas só atacam quando se sentem ofendidas,minha mãe uma vez me disse: Gaby não mata abelha que as outras vem,e vem em muitas…
      um dia apareceu uma abelha na minha janela e matei ela..nossa passou alguns minutos veio um tanto na minha casa.Nunca mais matei nenhuma..
      NÃO MATEM NENHUMA,Pra não acontecer isso com vocÊs!

      Thumb up 5
    • tbm concordo c/ vc NUNCA MATEM NENHUMA ABELHA.

      Thumb up 0
  16. nunca levei uma PikaDura e nem quero levar, e mato a “abelha” que se engraça comigo. deus me livre!

    Thumb up 0
  17. esses bichinhos de deus são danados mesmo, hein? e olha que nem é a cobra falante…

    Thumb up 3
  18. Diego tem razão, um post com orientações para alérgicos seria útil. Mas não aquelas alergias leves, as poderosas, que fazem edema de glote, de pálpebras, de face, de língua.

    Thumb up 3
  19. Se você não for alérgico, seu sistema…..

    mas e quem é alergico??? eu sou cheio de arlegia pra variar. eu nunca fui ferrado por esses tipos de insetos, será que poderiam mais tarde fazer um post com instruções para quem é alergico?.

    Thumb up 5
  20. A melhor coisa que já constatei para evitar a dor das ferroadas deste insaetos, é GELO, aplique sobre o local por varios minutos, e continue aplicando até a dor sumir, a dor some logo, dez a quinze minutos, mas tem que ser o quanto antes, se domorar muito não vai adiantar, já tera sofrido a dor. O GELO evita que o veneno espalhe, e amortece o local, talvez seja incomodo para alguns mas não dói.

    Thumb up 4
  21. A picada da vespa dói mais que a da abelha, e a da mamangava então, é terrível.

    Thumb up 3
  22. Quando eu era moleque, porque agora não sou mais, quer dizer pelo menos eu acho q não, bem, talvez eu ainda seja um pouco, mas só um pouquinho, mas vamos ao q intereça… Eu e alguns colegas ficavamos disputando quem tinha coragem de levar uma ferroada de abelha propositalmente, e então coloquei uma abelha na ponta do meu dedo, segurando-a pelas asas e fazendo com q ela me ferroasse, e a única coisa q senti foi um esquentamento na ponta do dedo, não doeu e nem inchou,somente uma quentura breve, e do mesmo jeito com os outros q disputavam comigo, mas isso só na ponta do dedo, porq eu já levei ferroada em outras partes e com certeza doeu muito.

    Thumb up 3
  23. Isso prova que eu estou certo em evitar picadas! Alem do mais… Eu sou espada!!!

    Thumb up 23
  24. Além do ‘marimbondo’ tem a ‘mamangava. Esta só ferroa se acuada …e repete o movimento muitas vezes. É terrível!

    Thumb up 4
  25. Retirar o ferrão e colocar uma cebola cortada ao meio em cima da área ferroada ajuda a parar de doer.

    Thumb up 6
  26. Eu já fui picada por uma abelha bem na palpebra. Acho que fiquei um pouco traumática com isso, até hoje quando vejo uma abelha minha primeira reação é cobrir os olhos.

    Thumb up 7
  27. No caso da pessoa ser alérgica, dependendo do numero de picadas levadas na hora, se não houver um antialergico proximo a coisa complica, pois pode sofrer um choque anafilático,e vir a óbito.

    Thumb up 5
  28. Quando fores picado por abelha ou outro inseto, pingue( pingue não esfregue que piora!)uma gôta de amoniaco ( na emergência serve produtos de limpeza que contenham amonia, como o Veja por exemplo). A neutralização do ácido do veneno é neutralizado na hora e para de doer.
    Atenção: não tente tirar o ferrão com pinça, pois o mesmo fica na pele com uma bolsa que contem mais veneno e a coisa só piora! Raspe cuidadosamente com uma lâmina bem deitada junto à pele e verá como a coisa melhora!
    Boa sorte à todos!

    Thumb up 28
  29. eu ja tomei muitas picadas de abelhas mas nenhuma se iguala em DOR como a picada da MAMANGAVA
    o local da picada fica preto na hora ja tomei uma no dedo e em questao de minutos meu dedo estava preto e com uma dor inexplicável
    ABRAÇOS

    Thumb up 14
  30. Bem eu ja fui picado de abelhas ,marimbondos e outras vespas ;u
    Contra picadas eu uso fazer uma cruz com uma lamina de canivete ou qualquer coisa com uma espessura fina sobre a picada pois ao fazer a cruz o veneno se divide o inchaço se torna menor e para evitar a sensação de calor se evita passando barro no local da picada

    Thumb up 9
  31. já fui picado, mas tambem já matei varias.
    Espero que eles tenham sintido dor.

    Thumb up 12
  32. Em toda minha longa vida (22 anos), NUNCA fui picado.

    PS: Até que a abelha da foto é bonitinha! rs

    Thumb up 11
  33. O nome correto do componente orgânico que produz alergia e incomodos é metilcolina (methilcolin), e não melittin como escrito no texto.
    A metilcolina é o mesmo componente orgânico químico que as urtigas contém, motivo pelo qual os sintomas são idênticos quando uma pessoa é picada por abelhas ou então entra em contato com a pele com aquela planta.
    20 Março 2011

    Thumb up 39
  34. Tá, mas quem é alérgico, é picado e no momento da, rsrsrs picadura, começa a ter a glote fechada, como faz???

    Thumb up 11
  35. Tenho experiência própria no assunto.Tem colméias espalhadas para onde vou,na escola,no sítio do meu avo,e até no ônibus já sofri com abelhas.

    Thumb up 12

Envie um comentário

Leia o post anterior:
cach2
9 coisas que você não sabe sobre cães

Os animais de estima...

Fechar