Qual a melhor época para tomar a vacina contra a gripe?

Publicado em 4.10.2010

Alguns médicos dizem que as pessoas devem tomar a vacina contra a gripe o quanto antes, outros especialistas dizem que é melhor esperar até a temporada da doença começar. Quando então é a época certa de se tomar a vacina contra a gripe?

A temporada da gripe começa geralmente no inverno, época em que a doença se espalha mais. Médicos americanos aconselham que todos recebam a vacina assim que ela se tornar disponível em sua cidade.

Se possível, antes do inverno começar, talvez em fevereiro ou março. Apesar do inverno começar apenas em junho, a temporada de gripe é sempre imprevisível, e pode começar em maio. Como a vacina oferece de seis a oito meses de proteção, é melhor já ter tomado.

Entretanto, nunca é tarde demais para tomar a vacina. Mesmo que você tome a vacina em maio ou junho, isso pode ajudar, pois o pico da gripe tende a ser em julho ou agosto. No entanto, é difícil prever quando a temporada vai atingir o pico.

Alguns especialistas são capazes de calcular, aproximadamente, quando a estação de gripe vai atingir seu “pico” em certas regiões com base nos registros de casos da gripe de anos anteriores. As condições de temperatura e clima podem desempenhar um papel também. Dessa forma, as localidades podem oferecer a vacina no melhor momento possível.

Porém, segundo os cientistas, todos os anos, é um palpite quando a estação de gripe atingirá o pico em diferentes áreas geográficas, de forma que nem sempre é possível acertar.

Ou seja, os médicos não desencorajam as pessoas a serem vacinadas mais cedo, se quiserem. Não há desvantagens em se vacinar cedo. A proteção da vacina não diminui com o tempo, e vai lhe proteger durante toda a temporada de gripe.

A composição da vacina varia todo ano, e é decidida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que coleta dados mundiais dos vírus que representam maior ameaça. Nos EUA, por exemplo, a temporada de gripe deve começar em breve, e a vacina deste ano inclui proteção contra o vírus H1N1 de 2009.

Os médicos também fazem algumas recomendações: o vírus da gripe se modifica constantemente, por isso é importante tomar a vacina todo ano. Uma pessoa vacinada perde a imunidade depois de um ano. A vacina também não protege contra todas as cepas da gripe, por isso as pessoas não devem deixar tomar precauções adequadas de higiene, como lavar frequentemente as mãos. [LifesLittleMysteries]

Autor: Natasha Romanzoti

tem 24 anos, é jornalista, apaixonada por esportes, livros de suspense, séries de todos os tipos e doces de todos os gostos.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

4 Comentários

  1. Existe vacina contra diarréia cerebral verborragica? Esse Genivaldo pirou de vez!

    Thumb up 0
  2. Segundo a Nova Ordem Mundial que tem por ordem de diminuir a quantidade de seres humanos através de vacinas contendo vírus e bacterias fabricadas em laboratório do governo e militares, para o plano de exterminios de gentes inativos segundo o conceito estabelecido pelo padrão da Ordem Mundial, o exterminio deve atingir mais de 50% dos povos do planeta os indesejáveis, sobrando apenas os produtivos e capacidados da classe média do mundo. Os senhores do mundo borrifam a nossa atmosfera com aviões militares espalhando tóxinas que levam varias doenças a comunidades tais fatos são verdadeiros nos países desenvolvidos, atualmente desenvolveram uma Super Bactéria que começa a matar inúmeras pessoas, ganhando com isso as redes de farmacias e seus laboratórios no mundo, estão mudando e metarmofosiando as enzimas dos alimentos que fazem mal aos cosumidores, modificando assim até as vitaminas diminuindo consideravelmente a quantidade das vitaminas onde tais remédios ficam fracos com téor de calorias necessárias para os humanos e dai para pior, estes e mais outros são leis que trazem a Nova Ordem Mundial os senhores do mundo atual.

    Thumb up 2

Envie um comentário

Leia o post anterior:
tremchina
China investe em trens e quebra recorde de velocidade

Há poucos meses, os ...

Fechar