Quanto tempo o seu braço pode ‘dormir’ antes de você perdê-lo para sempre?

Publicado em 18.02.2009

braço dormindo

Uma noite destas, dormindo na cama, me virei para deitar sobre meu outro lado e repentinamente senti alguém me golpear pesado no rosto. Meu coração disparou de terror e pulei da cama como um ninja. Não havia nada além da respiração suave da minha esposa em sono profundo. Bateu uma tontura por causa do pulo de gato e inclinei para me apoiar na parede. Infelizmente meu braço não obedeceu e dei com a cara na parede e caí no chão. Uma cena digna dos piores pastelões do Steve Martin.

Acontece que meu próprio braço havia se voltado contra mim. Este ‘alienígena’ havia me ‘atacado’ — por causa do movimento ao me virar junto com a inexorável atração gravitacional — e iniciou a ridícula reação em cadeia que eu descrevi.

Quantas vezes você dormiu apoiado sobre seu braço e, quando acordou, se perguntou se alguém havia pregado um grande pedaço de borracha em seu ombro (sim, seu braço amortecido)? E quanto tempo demorou para que ele voltasse ao normal? Quantas vezes você tentou mexê-lo em vão e, em desespero, usou o outro braço para movê-lo? Não se perguntou se seu braço iria apodrecer e cair?

Há quem diga que, se dormirmos demais sobre nossos braços, interrompendo o fluxo de sangue por algumas horas, ele pode perder todas as funções, necrosando e tendo que ser removido através de cirurgia. Isso sim soa como aterrorizante.

De acordo com a literatura médica, o tempo máximo “sugerido” para que um membro fique dormente é de uma hora para os braços e de duas horas para as pernas – isso, é claro, varia de acordo com a idade do paciente e suas condições físicas. No entanto, passar mais tempo do que isso interrompendo o fluxo de sangue pode causar danos ao sistema nervoso.

Depois de quatro horas sem irrigação sanguínea, o tecido começa a se decompor, por causa do sangue estagnado na região.

Se seu braço não cair por causa da gangrena (se ele não cair sozinho, não se preocupe; pelo menos um dedo você pode perder dessa forma) você, provavelmente, terá que amputa-lo, já que não quer arriscar uma infecção generalizada que pode custar sua vida.

Ou seja: não é legal dormir apoiado no braço por mais de uma hora. E não é nada bom interromper o fluxo sanguíneo por mais de quatro horas. [Scientific Blogging]

Autor: Miguel Kramer

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

70 Comentários

  1. Mas me diga, já aconteceu de alguém perder alguma parte do corpo por dormir com ela dobrada? (°°;)?

    Thumb up 9
  2. Isso já aconteceu muito comigo. Da última vez dormi com os braços cruzados e de bruços (com frio), quando acordei eles estavam tão mal que eu não conseguia nem desligar o despertador (era só apertar um botão, mas meus dedos não faziam força).

    Já fui mais neurótica com isso. Quando eu era criança, minha mãe falava que se eu ficasse de pernas dobradas na cadeira elas ficariam duras e roxas, eu não iria mais andar e teria que amputar… Trauma rs…
    Minha mãe seria boa pra narrar contos de fada na Idade Média.

    Thumb up 4
  3. Uma vez acordei com meu braço debaixo da cama, fiquei desesperado pois nao estava sentindo-o. Me levantei, peguei ele debaixo da cama e encaixei novamente. Bebi um copo d’água e fui dormir novamente. Cabuloso!

    Thumb up 24
  4. BOA TARDE, NOSSA ACONTECEU ISSO COMIGO DUAS VEZES, NÃO SEI SE É NORMAL, MAS QUANDO ACORDEI E NÃO CONSEGUIA MEXER O MEU BRAÇO QUASI MORRI DE SUSTO, PENSEI TO MORRENDO . FOI QUANDO PEGUEI MINHA OUTRA MÃO E COMEÇEI A MASSAGEAR , AI COMEÇEI A SENTIR MEU BRAÇO, MÃO A SE MOVIMENTAR DE NOVO.NÃOSEI SE ISSO É GRAVE ,MAS QUE ASSUSTA, E MUITO.

    Thumb up 13
  5. um dia acordei com o braço em baixo de meu corpo, tentava mover o braço de todo jeito mais nada dele sair do lugar’achei muito estranho mais admito q não fiquei nem um pouco preocupado, usei meu braço q estava bom peguei o dormente coloquei para traz d’ meu pescoço e joguei com tudo pro lado.. voltei a dormir tranquilão tava chei d sono’mas depois d uns 15 minutinhos o despertador tocou para ir para o colégio e quando acordei ja tava bomzin’ comentei isso com várias pessoas e todos ja tiveram isso inclusive tinha momentado isso com um amigo meu no msm dia q isso aconteceu comigo e ele disse q tinha acontecido o msm com ele naquele dia.. =S

    Thumb up 2
  6. Hoje msm, eu durmi encima do meu braço, qnd eu acordei ele nao mexia eu entrei em xoque….(nao obedecia parecia uma borracha, tentei mexe-lo com o outro braço, ai ele voltou ao normal) tenso

    Thumb up 0
  7. Gente confesso que a história me impressionou. Mas eu dei muita risada também com os comentários. Obrigada

    Thumb up 0
  8. porque todas as vezes que acordo anoite o meu braço esta com cambra e as mãos tbm .

    Thumb up 1
    • Jordana, procure um médico. Pode não ser nada, ou pode ser um problema de circulação.

      Procure um médico.

      Thumb up 1
  9. pego o onibus sempre lotado e tenho que ficar com o braço pra cima me segurando e meu braço fica dormente e os dedos fican duros e normal

    Thumb up 1
  10. Ontem acordei com todo o braço dormente, pensei que estava tendo um infarto, pois dizem que braço dormente é sinal de infarto.
    Bateu o desespero e sai acordando minha esposa, mas felizmente ele voltou ao normal com aquele formigamento horrivel.

    Thumb up 1
  11. Fui pesquisar sobre este assunto e realmente pensava que só se passou comigo, braço dormente com forte dor. Ontem, o mesmo se passou comigo, quando ia virar de posição para dormir, eu acordei com uma dor tão forte no ombro, que fiquei a pensar que estava a ser mordida por uma cobra. Ai a minha imaginação!… e larguei aos gritos, porque não conseguia arrancar a cobra do braço. Saltei da cama aos gritos e fazer movimentos com o braço esquerdo a tentar tirar o que me estava a morder. Acordei todas as pessoas da casa e só passados uns segundos é que percebi que era o braço dormente. Foi realmente doloroso! Ainda hoje me dói e sinto picadas no braço e dedos.Só quem nunca passou por uma situação igual é que pode brincar e achar piada…

    Thumb up 2
  12. quando vc dorme com os cabelos amassados também ocorre dormência na região da cabeça, mas não tem nada a ver com o cérebro não se preocupem não vão perder a cabeça já que o cérebro fica + ou – 2 centímetros abaixo do crânio por isso não tem como ter dormência no cérebro digo e confirmo se tiver vai ser paralisia cerebral !
    os sintomas de adormecimento na cabeça na parte da epiderme é frio na cabeça e depois adormecimento e essa de cair o braço é bobagem senão na escola teria caido minha bunda porque ela ficou adormecida e roxa depois de ficar tanto tempo sentado e não caiu quando levantei heheheh imagina cair a bunda :)

    Thumb up 7
  13. Isso acontece mesmo que a pessoa não comprima a região, basta ela ter uma má circulação, porisso a saúde em si deve ser revista se isso for uma constante.

    Thumb up 2
  14. ESTOU PREOCUPADA ISSO VEM ACONTECENDO COM FREQUENCIA, SÓ NA NOITE PASSADA FORAM 2 X, VOU PROCURAR LOGO UM MÉDICO, A SENSAÇÃO É REALMENTE HORRIVEL.

    Thumb up 2
  15. tive isto duas vezes, nas duas vezes foi no meio dia no meu coxilo, da uma sensação muito estranha, parece q o braço nao me pertence, é horrivel

    Thumb up 1
  16. caramba que cara mais tonto kkkkkkkkkk se seu braço ta dormente liga o interroptor com o outro braço! num seria mais facil?
    eu sempre durmo com a cebeça encima do braço do meu marido e as veses ele acorda sozinho e tira o braço porque ta durmente mas sempre que isso acontece ele percebe e é como se alguem acordace ele acho que se uma passoa ta com o braço durmente não sente é porque a propria pessoa é dormente. *cara isso é ser lesado…
    boa matéria só achei um pouco exagerada nunca ouvi falar de pessoas que perderam o braço por conta disso mas todu mundo ja ficou com o braço durmente. :(

    Thumb up 3
  17. ontem dia 18/11/2010, senti este problema, me acordei sem semti o braço direito,estava tão mole, parecia um pedaço de carne sem sentido, nossa fiquei tão assustada, pois nunca tinha sentindo isto antes, algumas vezes dormecia, mais não desse jeito de ontem, o que fazer e o que quer dizer isso, o que ocorre para que isso venha acontecer? tenho sindrome do tunel de carpo será que vem da ir esse sintoma?

    Thumb up 0
  18. Perdi os dois braços dessa forma… agora, escrevo com os pés… tomem cuidado com isso, é muito perigoso.

    Thumb up 35
    • Nunca mais dormi de barriga pra cima depois que li essa matéria!

      Thumb up 1
    • Perdi as 2 pernas desse mesmo jeito! que coincidencia, agora nao digito com os pes =/

      Thumb up 1
  19. Nosssa quase todos diax acordo com o braco mole ..
    tenho que carrega-lo com o outro pesa pa caracas
    e da um susto de morrer mas eu n comecei a dormir ontem
    pk que isso acontece ko frequencia agora???

    ..e leva + ou – 35 segunos pa voltar ao normal..

    Thumb up 7
  20. Eu acordei hj de mau jeito, nao sentia NADA desde meu antebraco, fiquei desesperaado pensei que tinha perdido.
    Mas me mexi, e ele voltou a funcionar, é super-estranho aquela carne mole grudada no corpo, pareceu que uma parte de mim, tinha morrido!!! HJ mesmo vou comprar um travesseiro melhor!

    Thumb up 3
  21. Nossa já aconteceu 4 vezes comigo, eu acordo sempre no mesmo horário entre 01:15 e 01:30 da madrugada com o braço dormente e não sei se é psicológico devido ao medo e desespero, parece que a perna e o cérebro do lado direito tb ficam levemente dormente e mole. Mas o braço e a mão, nooossa é horrível. Parece que o braço não é meu ou não está sobre o meu comando. Por eu ter Lupus fico achando que tem alguma ligação, será que tem? A reumatologista que me acompanha não sobre me explicar o que aconteceu e registrou como uma perca temporária de memória. Mas essa noite aconteceu de novo e pelo incrível que pareça no mesmo horário a 01:30 da madrugada e percebi que não é perda de memória e sim porque acho que dormi em cima do braço. Mas durante o dia fico com a sensação de que ainda está dormente e gelado. Será que pode ser má circulação? Ou mesmo considerando ser sempre no mesmo horário, poderia ser algo espiritual? Só sei que é uma sensação muito ruim e gostaria de não ter mais isso. Será que acontece isso com mais pessoas?

    Thumb up 5
  22. nossa que loko isso, sempre acontece comigo, eu fico esfregando bem forte com a outra mão, ai volta rapidinho o sangue… mas a sensação é muito horrivel…

    Thumb up 3
  23. Pode parecer chato meu comentário mas: Qual o sentido de se acordar com dormência em um dos braços e tentar acender o interruptor de luz justo com o braço que está dormente? Poxa, usa o outro braço. Fala sério!

    Thumb up 0
  24. Eu tenho esse problema e ja fui ao medico, ele receitou-me a vitamina B12. Se nao resultar vou fazer um rx.

    Thumb up 5
  25. se vcs estão com medo, é pq não sabem a sençação de ter o lado esquerdo do cerebro ficar dormente. Eu durmi numa posição que diminuiu consideravelmente a quantidade de sangue (consequentemente de oxigenio). Meu amigo me acordou pq ja era tarde ( e eu senti o sangue voltando a circular normalmente, hora da tarde )igual o braço, mas não fica pinicando depois. Agora to com uma put* dor de cabeça. Eu tirei só um coxilo, de uma hora +-, imagina se ele não tivesse me acordado.

    Pra quem tiver com medo de perder a circulação do braço é só comprar outro travisseiro e colocar entre o corpo e o braço ( no suvaco ). Ou durmir de barriga pra cima.

    Thumb up 2
  26. ultimamente acordo com o braço dormente
    acordei esses dias com o braço dormente mais deis do ombro
    ate os dedos levei um susto, sensação estranha
    é bom n dormi mais to com medo auaheauhea

    Thumb up 2
  27. eu pensei no que o TIago falou, realmente já acordei várias vezes com o braço adormecido, sim, o cérebro nos acorda pra que não perdamos o braço, se não estariámos fritos.
    Muita vezes já acordei me perguntando por quanto tempo dormi em cima de me próprio braço, agora sei que foi por menos de uma hora ^^

    Thumb up 2
  28. Nossa !!!

    Outro dia dormi no sofá, acordei no meio da noite com a perna “dormindo” tentei dar um passo para ir beber água e cai igual merda mole no chão.
    É uma sensação muito ruim, a perna parece que pesa um 50Kg.
    Depois de alguns instantes voltou ao normal.

    Thumb up 2
    • caimbra.

      Thumb up 0
  29. Nossa eu achei que era normal acordar com o braço meio mole,mas depois que li a matéria fiquei um pouco preucupado,e vez ou outra eu acordo e me pego em cima do meu braço,e , automaticamente me mudo de posição,parabéns por mais essa matéria ótima.

    Thumb up 2
  30. Isso acontece comigo as vezes.
    Uma dica, quando acontecer isso esfregue o lado que passa as veias do braço e mexa os dedos desta mão, o sangue vai correr mais rápido, comigo dá certo.

    Thumb up 2
  31. Aconteceu isso com o guitarrista do Megadeth, Dave Mustaine. Ele passou um ano se tratando para poder tocar de novo, mas chegou a acabar com a banda após o diagnóstico do médico. Hoje está bem e não precisou amputar.

    Thumb up 2
  32. Concordo com a pergunta do Marcelo. Na verdade, creio que perder um braço nestas condições deve ser algo muitíssimo raro, até pq, nosso sistema de auto-defesa acaba por nos dar um alerta e nos fazer acordar antes de perder o braço, a perna, a mão, etc….
    Certas matérias mais parecem mesmo um terrorismo… imagine quantas pessoas vão deixar de relaxar e dormir preocupadas com isso:: Afff…

    Thumb up 2
    • HAHAHAHA, quem fez essa materia, certamente perdeu o dito membro!

      Thumb up 0
  33. putzzzz!!!! é serio mesmo???????? isso aconteceu comigo esses dias!! acordei e nao sentia o braço, nem conseguia move-lo, puta medo q eu passei hein!!! vo ate no medico!!

    Thumb up 0
  34. sempre.eu acordo com o braço dormente,irei tomar mas cuidado.pensei que era coisa boba ,irei tomar mas cuidado muito obrigado.

    Thumb up 1
  35. uma vez acordei com o braço tão dormente, que não conseguia ergue-lo para acender a luz no interruptor. é uma sensação horrivel.

    Thumb up 2
    • Legal, assim que vc perdeu o outro braço ne? inutil.

      Thumb up 0
  36. Sou só eu ou todo mundo aqui morre de nojo quando isso acontece? Eu não consigo nem olhar pro meu braço dormente, muito menos tentar movê-lo. É uma sensação terrível… E quando ele começa a voltar ao normal e dá aquele formigamento dolorido, hein? hehe odeio quando isso acontece…

    Thumb up 2
  37. Minha nossa, pensei que era uma coisa boba, mas certa vez, acordei e não sentia meu braço, tentei mexe-lo exatamente como dito no artigo com o outro braço e nada, parecia um peso morto, foi uma agonia, entrei em panico, ate que me deitei, fiquei imovel por um bom tempo e meu braço foi aos poucos voltando ao normal. Nunca mais quero passar por essa situação e agora, cuidado redobrado!!!!!

    Thumb up 1
  38. vize, é zoado isso ai mesmo.
    já aconteceu comigo, eu tive um tipo de piripaque, não conseguia me mexer de medo achando que alguém estava com a mão no meu pescoço… estava gelada e como eu sou um visitante de sites como o issoébizarro vcs podem imaginar o que me aconteceu aushaushaush :P

    Thumb up 1
    • Um ateu com medo de perder o braço? HAHAAHA, tbm frequento isto é bizarro e sou ateu, nao sou mocinha igual vc. vai estudar.

      Thumb up 0
  39. Eita, aushsausahsuahsauash

    Sempre eu acordo com o braço dormente,

    eu ja tive experiencias parecida com a sua
    asuashsauhsausahsauhsauh

    Abraços
    e belo artigo
    irei tomar cuidado ao dormir de agora em diante

    Thumb up 0
  40. Já aconteceu comigo de eu domir e ter um pesadelo onde eu estava com o braço amputado, acordei assustado e percebi que meu braço estava dormente, tinha dormido em cima dele. O comentário é o seguinte, parece que meu cérebro vendo o problema, fez eu ter o pesado. Não é uma maravilha o nosso cérebro?

    Thumb up 0
    • historia de pescador

      Thumb up 0
  41. no0o00o0ossa de ve ter quase morrido do coraçao ne ??
    eu ri bastante do texto mas a partir de hopje vo ter que tomar mais cuidado com a maneira de dormir pq quase sempre durmo em cima do meu braço….

    Thumb up 1
    • o que vc sabe?

      Thumb up 0
  42. Mas veja bem, o fato de o braço ficar amortecido, “dormindo”, não quer dizer que necessariamente o fluxo sanguíneo foi interrompido, mas sim que um nervo foi pressionado.

    Thumb up 1
  43. Nossa muito engraçada a história do cara, mas não gostei nem um pouco de ter lido essa matéria, pois, isso acontece comigo muitas vezes, comecei a ler pensando que encontraria algo como “não se preocupe, perder o braço dormindo sobre ele é um mito”, se eu ja ficava desesperado quando acontecia antes agora to feito, acho que vou passar a dormir com os braços amarrados no alto da cabeceira da cama, não deve ser muito comodo, mas nós nos acostumamos a tudo não é mesmo?!

    Abraço a todos!

    Thumb up 0
    • faça isso, o sangue ira parar de correr, e o mesmo aconteçera, mas dessa vez bye bye braçinhos e cerebro junto

      Thumb up 0
  44. Tem uma síndrome que faz o indivíduo não reconhecer o braço como seu. Alguém tem alguma informação sobre ela?

    Thumb up 1
  45. Geralmente acordamos sozinhos, com o braço dormente.

    Seria um alerta do cerebro ?

    Thumb up 0
    • NAO, seria um alerta do papei noel!@!

      Thumb up 0
    • a cada 100 pessoas, cerca de 80 perdem o braço. fonte: meu medico. é bom voçe se preocupar.

      Thumb up 0
  46. Nossa Senhora!!! Pois quase toda semana acordo com meu braço parecendo um pedaço de carne mole. Nunca passou pela cabeça que só bastaria alguams horas para o braço gangrenar!! Depois dessa vou ter mas cuidado! Que absurdo isso!! MEDO! =D

    Thumb up 3

Envie um comentário

Shares
Share This

Compartilhe

Seus amigos vão adorar!