Quanto tempo o seu braço pode ‘dormir’ antes de você perdê-lo para sempre?

Publicado em 18.02.2009

braço dormindo

Uma noite destas, dormindo na cama, me virei para deitar sobre meu outro lado e repentinamente senti alguém me golpear pesado no rosto. Meu coração disparou de terror e pulei da cama como um ninja. Não havia nada além da respiração suave da minha esposa em sono profundo. Bateu uma tontura por causa do pulo de gato e inclinei para me apoiar na parede. Infelizmente meu braço não obedeceu e dei com a cara na parede e caí no chão. Uma cena digna dos piores pastelões do Steve Martin.

Acontece que meu próprio braço havia se voltado contra mim. Este ‘alienígena’ havia me ‘atacado’ — por causa do movimento ao me virar junto com a inexorável atração gravitacional — e iniciou a ridícula reação em cadeia que eu descrevi.

Quantas vezes você dormiu apoiado sobre seu braço e, quando acordou, se perguntou se alguém havia pregado um grande pedaço de borracha em seu ombro (sim, seu braço amortecido)? E quanto tempo demorou para que ele voltasse ao normal? Quantas vezes você tentou mexê-lo em vão e, em desespero, usou o outro braço para movê-lo? Não se perguntou se seu braço iria apodrecer e cair?

Há quem diga que, se dormirmos demais sobre nossos braços, interrompendo o fluxo de sangue por algumas horas, ele pode perder todas as funções, necrosando e tendo que ser removido através de cirurgia. Isso sim soa como aterrorizante.

De acordo com a literatura médica, o tempo máximo “sugerido” para que um membro fique dormente é de uma hora para os braços e de duas horas para as pernas – isso, é claro, varia de acordo com a idade do paciente e suas condições físicas. No entanto, passar mais tempo do que isso interrompendo o fluxo de sangue pode causar danos ao sistema nervoso.

Depois de quatro horas sem irrigação sanguínea, o tecido começa a se decompor, por causa do sangue estagnado na região.

Se seu braço não cair por causa da gangrena (se ele não cair sozinho, não se preocupe; pelo menos um dedo você pode perder dessa forma) você, provavelmente, terá que amputa-lo, já que não quer arriscar uma infecção generalizada que pode custar sua vida.

Ou seja: não é legal dormir apoiado no braço por mais de uma hora. E não é nada bom interromper o fluxo sanguíneo por mais de quatro horas. [Scientific Blogging]

Autor: Miguel Kramer

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

70 Comentários

  1. Mas me diga, já aconteceu de alguém perder alguma parte do corpo por dormir com ela dobrada? (°°;)?

    Thumb up 7
  2. Isso já aconteceu muito comigo. Da última vez dormi com os braços cruzados e de bruços (com frio), quando acordei eles estavam tão mal que eu não conseguia nem desligar o despertador (era só apertar um botão, mas meus dedos não faziam força).

    Já fui mais neurótica com isso. Quando eu era criança, minha mãe falava que se eu ficasse de pernas dobradas na cadeira elas ficariam duras e roxas, eu não iria mais andar e teria que amputar… Trauma rs…
    Minha mãe seria boa pra narrar contos de fada na Idade Média.

    Thumb up 4
  3. Uma vez acordei com meu braço debaixo da cama, fiquei desesperado pois nao estava sentindo-o. Me levantei, peguei ele debaixo da cama e encaixei novamente. Bebi um copo d’água e fui dormir novamente. Cabuloso!

    Thumb up 23
  4. BOA TARDE, NOSSA ACONTECEU ISSO COMIGO DUAS VEZES, NÃO SEI SE É NORMAL, MAS QUANDO ACORDEI E NÃO CONSEGUIA MEXER O MEU BRAÇO QUASI MORRI DE SUSTO, PENSEI TO MORRENDO . FOI QUANDO PEGUEI MINHA OUTRA MÃO E COMEÇEI A MASSAGEAR , AI COMEÇEI A SENTIR MEU BRAÇO, MÃO A SE MOVIMENTAR DE NOVO.NÃOSEI SE ISSO É GRAVE ,MAS QUE ASSUSTA, E MUITO.

    Thumb up 13
  5. um dia acordei com o braço em baixo de meu corpo, tentava mover o braço de todo jeito mais nada dele sair do lugar’achei muito estranho mais admito q não fiquei nem um pouco preocupado, usei meu braço q estava bom peguei o dormente coloquei para traz d’ meu pescoço e joguei com tudo pro lado.. voltei a dormir tranquilão tava chei d sono’mas depois d uns 15 minutinhos o despertador tocou para ir para o colégio e quando acordei ja tava bomzin’ comentei isso com várias pessoas e todos ja tiveram isso inclusive tinha momentado isso com um amigo meu no msm dia q isso aconteceu comigo e ele disse q tinha acontecido o msm com ele naquele dia.. =S

    Thumb up 2
  6. Hoje msm, eu durmi encima do meu braço, qnd eu acordei ele nao mexia eu entrei em xoque….(nao obedecia parecia uma borracha, tentei mexe-lo com o outro braço, ai ele voltou ao normal) tenso

    Thumb up 0
  7. Gente confesso que a história me impressionou. Mas eu dei muita risada também com os comentários. Obrigada

    Thumb up 0
  8. porque todas as vezes que acordo anoite o meu braço esta com cambra e as mãos tbm .

    Thumb up 1
    • Jordana, procure um médico. Pode não ser nada, ou pode ser um problema de circulação.

      Procure um médico.

      Thumb up 1
  9. pego o onibus sempre lotado e tenho que ficar com o braço pra cima me segurando e meu braço fica dormente e os dedos fican duros e normal

    Thumb up 1
  10. Ontem acordei com todo o braço dormente, pensei que estava tendo um infarto, pois dizem que braço dormente é sinal de infarto.
    Bateu o desespero e sai acordando minha esposa, mas felizmente ele voltou ao normal com aquele formigamento horrivel.

    Thumb up 1
  11. Fui pesquisar sobre este assunto e realmente pensava que só se passou comigo, braço dormente com forte dor. Ontem, o mesmo se passou comigo, quando ia virar de posição para dormir, eu acordei com uma dor tão forte no ombro, que fiquei a pensar que estava a ser mordida por uma cobra. Ai a minha imaginação!… e larguei aos gritos, porque não conseguia arrancar a cobra do braço. Saltei da cama aos gritos e fazer movimentos com o braço esquerdo a tentar tirar o que me estava a morder. Acordei todas as pessoas da casa e só passados uns segundos é que percebi que era o braço dormente. Foi realmente doloroso! Ainda hoje me dói e sinto picadas no braço e dedos.Só quem nunca passou por uma situação igual é que pode brincar e achar piada…

    Thumb up 2
  12. quando vc dorme com os cabelos amassados também ocorre dormência na região da cabeça, mas não tem nada a ver com o cérebro não se preocupem não vão perder a cabeça já que o cérebro fica + ou – 2 centímetros abaixo do crânio por isso não tem como ter dormência no cérebro digo e confirmo se tiver vai ser paralisia cerebral !
    os sintomas de adormecimento na cabeça na parte da epiderme é frio na cabeça e depois adormecimento e essa de cair o braço é bobagem senão na escola teria caido minha bunda porque ela ficou adormecida e roxa depois de ficar tanto tempo sentado e não caiu quando levantei heheheh imagina cair a bunda :)

    Thumb up 6
  13. Isso acontece mesmo que a pessoa não comprima a região, basta ela ter uma má circulação, porisso a saúde em si deve ser revista se isso for uma constante.

    Thumb up 2

Envie um comentário

Leia o post anterior:
maquina-de-guerra-1
Antigas máquinas de guerra estão a venda

O que algumas destas...

Fechar