Conheça o computador que custa apenas US$ 35

Publicado em 1.03.2012

Você já ouviu falar no Raspberry Pi? É um computador desenvolvido por uma empresa britânica de mesmo nome, lançado oficialmente no mercado no último dia 29 de fevereiro. Podemos fazer uma breve descrição técnica deste computador, mas nada assusta mais do que o preço: ele já está disponível no mercado pela bagatela de 35 dólares, o equivalente atual a cerca de 60 reais.

Mas como pode um computador ser tão barato? Talvez o segredo seja a simplicidade. À primeira vista, tudo o que você enxerga é um amontoado de chips, que poderia ser o “esqueleto” de qualquer equipamento eletrônico. Mas basta acoplá-lo a qualquer monitor para ver que se trata de um computador muito capaz.

Neste vídeo, você pode ver um Raspberry Pi em ação, fazendo funcionar o clássico game “Quake 3”, relativamente complexo que roda em videogames como XBOx e Playstation 2. Através do RasPi, como é abreviado, também se pode assistir vídeos pelo AirPlay, plataforma de vídeo da Apple, entre outras funções.

O computador, que funciona à base de um processador ARM 11, tem 256 MB de memória RAM, 2 entradas para USB, uma entrada LAN (usada para conexões externas com cabos), um cartão SD e saída de áudio. Tudo isso para fornecer o mínimo de funções de conexão e interatividade audiovisual que justifiquem sua compra. Se o preço baixo não te convencer, é claro. [Gizmodo]

Autor: Dalane Santos

Dalane Santos tem 21 anos, é recém-formada em jornalismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e escreve para o Hypescience desde fevereiro de 2012.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

16 Comentários

    • O Raspberry Pi não tem HD. O sistema operacional e os arquivos ficam nun cartão SD, que podem ir de 4Gb até 64Gb. Opcionalmente você pode guardar os arquivos em um HD externo e acessar via USB.

      Thumb up 2
    • É quase duzentos – vide :(

      Thumb up 0
  1. Sempre tive vontade de adquirir algum computador de uma geração mais antiga, como da década de 80, apenas para brincar… mas esse daí é bem mais interessante pela simplicidade.

    Thumb up 4
  2. nossa esse computador esta mais que perfeito para diversas coisas, tais como colocar numa tv para ver streaming de internet, programar num pc mais fraco…pelo que eu vi acho que roda facil o windows 98 ou um daqueles windows xp mexidos com 8 processos rodando e um firefox mais leve…simplesmente genial, acho que chega no brasil por 100,00 ja to me programando para comprar um…

    Thumb up 1
  3. é interessante um computador assim, não para quem usa direto nem pra quem necessita de ultima geração, mas pra aqueles que o computador é uma ferramenta casual ou simples, só pra textos e emails, é uma boa pedida, sem precisar gastar 1000 reais numa maquina complexa sem mais utilidades

    lembra muito aqueles computadores antigões e simples que vendem na Santa Efigênia, por essa mesma margem de preço

    Thumb up 0
  4. Parece ser bem interessante. Mas achei estranho esse “computador” ser vendido assim, pelado! Pois se o consumidor não souber manusear direito, pode queimar facilmente esta placa com a própria eletricidade estática dos dedos! Fora isso é uma ideia muito interessante.

    Thumb up 3
    • Estão desenvolvendo uma “caixa” para o produto, mas o foco agora são desenvolvedores de softwares. Tanto que o produto se esgotou em 2 horas de pré-venda, e a maioria são pessoas da area, usuarios comuns não se interessariam por um pc nesse molde, com linguagem linux, o que atrai o publico em geral mesmo, é o preço.

      Thumb up 3
    • perfeito. deveria todo aluno da rede federal, municipal e estadual ser portador de um destes. internet hoje é como agua, todos precisam e o veículo está a disposição. parabens aos fabricantes.

      Thumb up 1
  5. Wow. Com um preço desses é impossível resistir a ele. Agora essa empresa poderia ter contratado um serviço de design pra ele porque tá muito feio só esse amontoado de placas e e entradas. Mas, para um primeiro momento é um avanço.

    Thumb up 3
    • Eu acredito que se fosse contratado um serviço de designer, provavelmente iriam dobrar o preço, o designer iria custar mais caro que o computador.

      Thumb up 1
    • Nenhum pré-instalado. Deve dar para instalar o Ubuntu nele.

      Thumb up 2
    • Ele faz boot a partir do cartão SD, e roda a distro Fedora. Já estou programando comprar um =) vai ser ótimo para “brincar” de programar, já que é essa a ideia, aprender a desenvolver programas.

      Thumb up 3
    • O sistema operacional vai ser alguma distribuição Linux (Fedora, Debian, ArcLinux…) exceto o Ubuntu que não tem mais suporte ao processador ARMv6 do raspberry pi.

      Thumb up 3

Envie um comentário

Leia o post anterior:
fxi-mwc-2012-002-1020_gallery_post
Compre um computador do tamanho de um pendrive

Carregar um computad...

Fechar