Religião pode afetar a saúde das pessoas

Por , em 30.10.2011

Pesquisadores da Universidade de Rhode Island, nos EUA, deram uma volta pelo país e reuniram mais de 13 mil líderes religiosos, entre pastores, padres e rabinos. Mas não se tratava de nenhum congresso sobre fé ou espiritualidade, e sim de uma pesquisa sobre saúde. O objetivo: descobrir se a religião pode influenciar as pessoas a cuidar melhor do corpo.

Cada um dos líderes religiosos respondeu a um questionário sobre os hábitos de vida dos fieis de sua região (tais como frequência de exercícios físicos, alimentação e preocupação com doenças). Em paralelo, todos os 13 mil voluntários tiveram medidos seu IMC (Índice de Massa Corporal) e outros indicadores de saúde.

O resultado mostrou que existe, de fato, relação entre as duas coisas. Quanto mais saudável o guia religioso, em linhas gerais, mais saudável era a comunidade para quem ele ministrava a palavra. E isso está relacionado com vários fatores; desde a preocupação do templo em incentivar que a população frequente o médico até o tipo de comida servido em cerimônias e piqueniques das congregações.

Os pesquisadores explicaram que o estudo foi focado em templos religiosos devido a um fator sociológico: mais de 40% dos americanos frequentam alguma espécie de templo, no mínimo uma vez por semana. Dessa forma, como defendem os pesquisadores, não seria de se surpreender que os indicadores tivessem relação um com o outro.

O que faz diferença, conforme apuraram os pesquisadores, são as atividades sociais que a igreja promove. Os templos Luteranos e Metodistas, que forma considerados os mais saudáveis, chegam a promover atividades esportivas para os fieis. A qualidade de vida de cada religioso, em geral, foi proporcional à preocupação que os grupos religiosos dedicam à saúde. [LiveScience]

185 comentários

  • Everton Carlos da Costa Cardoso:

    Desejar Feliz Natal e não acreditar na existência de Jesus Cristo: isso foi o que de mais incoerente eu já li nesse site. Dá prá rir e chorar de tanto rir.

  • Everton:

    Feliz Natal a todos! Apesar de que seja bem provável que Jesus de Nazaré nunca tenha existido, assim como Buda e Sócrates (filósofo) … 😉

  • Everton Carlos da Costa Cardoso:

    Dizer que o surgimento de um Universo complexo como é o nosso, foi por acaso, é o cúmulo da ingenuidade. Ou da arrogância.

    • wandrey:

      É, as vezes a verdade é exageradamente arrogante.

    • Bovidino:

      A verdade é sempre clara, límpida e simples.
      Para tentar sufocá-la é que a mentira investe com arrogância.

    • Bovidino:

      Não há religião nem ciência superior à verdade.

    • Geferson:

      Sim, sem dúvida.
      Desde que verdades relativas de ponta e não as “absolutas”

    • wandrey:

      O irmão boi divino acertou – isso explica porque o ser humano não se apega a uma só religião. Sempre que entendem uma nova verdade – bem semelhante à ciências – infelizmente temos de criar uma nova religião, pois os donos da primeira não aceitam mudanças de verdade.

      A verdade, embora seja uma só, tem de ser descoberta aos poucos e ajustadas à luz dos novos fatos.

      Essa é a verdade.

      Wandrey
      Apóstolo para as Redes Sociais e Blogs da Internet pela Associação das Testemunhas dos Deuses Santos

    • Hector:

      Dizer que a existência apenas existe para o desfruto humano é o cúmulo da ingenuidade, arrogância e orgulho. Pensar que tudo precisa de uma causa é um pensamento pouco desenvolvimento e tão antigo quanto a idade das trevas, o acaso vem ganhando evidências a cada ano. Já ouviu falar que todas as possibilidades são compridas no infinito multiverso? Logo, um universo perfeito teria 100% de chance de existir. Fé não é virtude, é ingenuidade.

  • Everton Carlos da Costa Cardoso:

    Ezio José, a piada sobre acreditar ou não na Luíza Brunnet, foi feita pelo humorista Luís Fernando Veríssimo para pessoas céticas como você.

  • Everton Carlos da Costa Cardoso:

    Tentar comparar a Bíblia, que é a palavra divina, com esse lixo que você escreveu, é querer brincar com a verdade.

    • Geferson:

      A Religião restringe todo o conhecimento num único livro sagrado cujas verdades absolutas esta parado no tempo e no espaço, enquanto a ciência procura o “sagrado” com suas verdades relativas de ponta em todos os livros e holotecas – Isto é evolução e não estagnação.

    • wandrey:

      Geferson, mas isto está mudando – Os Deuses santos estão em vias de avançar no que diz respeito a revelar mais conhecimento. É que por bastante tempo ‘seus servos não estavam aptos a suportar as revelações guardadas até os tempos do fim’. Mas agora eis que o tempo chegou. Eles têm comissionado a mim como o porta voz deles no que diz respeito a transmitir essas verdades. Todos podem agora dá graças a Eles por avançar na evolução das revelações que antes estavam paradas, à espera de que nós estivéssemos habilitados a suportar tantas exposições de luz.

      Irmão, agora é o tempo. Acessem o portal do profeta: acontinela.blogspot.com

    • Geferson:

      Caro wandrey.
      Com o máximo respeito, sua colocação tem por base as “Testemunhas de Jeová”. Uma religião como tantas outras na qual várias crenças são plausíveis, porem algumas abaixo citadas são questionáveis por falta de lógica, lembrando que a Bíblia como base de uma religião tribal (12 tribos de Israel), não serve de argumentos na atual fase evolutiva da humanidade. – Analisemos:
      Cristo foi a primeira criação de Deus (Ele não criou nem o Universo antes)?
      Cristo morreu numa estaca, não numa cruz (Que diferença isto faz)?
      A vida humana de Cristo foi paga como resgate pelos humanos obedientes. (Milhões dos seres humanos nascidos antes de cristo ao morrerem não foram resgatados)?
      Estamos agora no ‘tempo do fim’ (Fim do que ou de quem? Da religião)?
      Os iníquos serão destruídos para sempre (Como fica o “perdoar setenta vezes sete”, dito por Cristo)?
      A morte humana deve-se ao pecado de Adão (A morte dos animais, das plantas, dos insetos, das bactérias, dos micróbios deve-se ao pecado de quem)?
      O inferno é a sepultura comum da humanidade (?)
      Apenas um pequeno rebanho de 144.000 vai para o céu e governará com Cristo (Rebanho de ovelhas ou “massa impensante”? / 144mil)?
      O espiritismo deve ser evitado (preconceito ou sectarismo religioso? Falta de conhecimento sobre manifestações parapsíquicas)?
      Satanás é o governante invisível do mundo (?)
      O cristão não deve participar em movimentos ecumênicos (E a fraternidade entre os povos como fica)?
      O cristão deve manter-se separado do mundo (portador de alguma infecção? Ou prevenção contra elas)?
      Introduzir sangue no corpo pela boca ou pelas veias viola as leis de Deus. (morrer por falta de transfusão viola o direito à vida e os direitos humanos – É ilegal).
      É preciso obedecer às leis bíblicas sobre a moral – (Leis Judaicas, de um povo belicista)
      O homem não evoluiu, mas foi criado (após ser criado não pode mais evoluir)?
      Os cristãos de bom grado dão testemunho público da verdade bíblica (A verdade bíblica quase fritou Galileu Galilei – o profeta que parou o sol por um dia inteiro foi o grande responsável).
      Submeta essas crenças aos internautas mais lúcidos e espere as repostas.
      FELIZ NATAL e ANO de 2012

    • Wandrey Suárez:

      Caro irmão Geferson,

      O irmão colocou:

      Cristo foi a primeira criação de Deus (Ele não criou nem o Universo antes)? – Eles não criaram o universo, as galáxias, as estrelas, os planetas e tampouco a vida de forma inédita – essa é a verdade!

      Cristo morreu numa estaca, não numa cruz (Que diferença isto faz)- É, que diferença isso faz? Nenhuma?

      A vida humana de Cristo foi paga como resgate pelos humanos obedientes. (Milhões dos seres humanos nascidos antes de cristo ao morrerem não foram resgatados)? – Sim, até mesmo Adão e Eva foram beneficiados com a morte do Cristo. Até eles retornarão na ressurreição

      Estamos agora no ‘tempo do fim’ (Fim do que ou de quem? Da religião)? – No tempo do fim do atual sistema de coisas, ou mundo. Já ‘acabou’ várias vezes mas não se preocuipe com isso. Estávamos errados todas as vezes que ‘acabou’. A Verdade é que quando assobramos as pessoas com o anúncio de mais um fim, é que queremos que as pessoas entrem logo na nossa religião

      Os iníquos serão destruídos para sempre (Como fica o “perdoar setenta vezes sete”, dito por Cristo)? Quem decidirá quem é e quem não é onóquo são os Deuses santos e não nós – ufa, ainda bem, pois se fóssemos nós . . .

      A morte humana deve-se ao pecado de Adão (A morte dos animais, das plantas, dos insetos, das bactérias, dos micróbios deve-se ao pecado de quem)? – À entropia. Todos foram feitos exatamente como eram antes quando evoluiam, mas nós, os homens, fomos ‘feitos à imagem dos Deuses’ – logo diferentes dos animais e plantas.

      O inferno é a sepultura comum da humanidade (?) – Sim, é mesmo

      Apenas um pequeno rebanho de 144.000 vai para o céu e governará com Cristo (Rebanho de ovelhas ou “massa impensante”? / 144mil)? – Sim também. Mas os da Grande Multidão de leigos devem ter coragem e começar a pensar pela sua própria cabeça, senão não vão se dá bem com tanta gente mandando nelas

      O espiritismo deve ser evitado (preconceito ou sectarismo religioso? Falta de conhecimento sobre manifestações parapsíquicas)? – Concorrência mesmo

      Satanás é o governante invisível do mundo (?) – Sim. é!

      O cristão não deve participar em movimentos ecumênicos (E a fraternidade entre os povos como fica)? – Osso há de mudar logo. Os Deuses santos não tencionavam o que se faz hoje. Agora que voltaram, vão dá um jeito na situação

      O cristão deve manter-se separado do mundo (portador de alguma infecção? Ou prevenção contra elas)? – Os dois, irmão. Os dois

      Introduzir sangue no corpo pela boca ou pelas veias viola as leis de Deus. (morrer por falta de transfusão viola o direito à vida e os direitos humanos – É ilegal)? – Isso também há de mudar, irmão. Os Deuses santos ficaram chocados ao ver como seus servos têm distorcido as escrituras para seus objetivos particulares. Eles falaram em ‘não comer’ e não em usá-lo na medicina.Pir isso eles determinaram as mudanças e estas serão trasnmitidas tão logo

      É preciso obedecer às leis bíblicas sobre a moral – (Leis Judaicas, de um povo belicista)? – Haverá ajustes nese quesito também

      O homem não evoluiu, mas foi criado (após ser criado não pode mais evoluir)? – A verdade é que a evolição é um tremendo de um fato e a criação também o é. Os dois são conciliáveis e tenho demonstrado exatamente isto nas páginas do site oficial da verdade sobre as verdades dos Deuses santos

      Os cristãos de bom grado dão testemunho público da verdade bíblica (A verdade bíblica quase fritou Galileu Galilei – o profeta que parou o sol por um dia inteiro foi o grande responsável)? – Nunca mais os Deuses santos permitirá que homens ociosos moral e sem espiritualidade acabem com homens santos como Galileu

      Submeta essas crenças aos internautas mais lúcidos e espere as repostas.
      FELIZ NATAL e ANO de 2012

      Verdades explicadas e submetidas aos internautas. Que todos possam continuar a prendendo e fazendo como o irmão Geferson – duvidando e questionando. Os Deuses santos não querem que deixem de fazer assim como o irmão Geferson. Pelo contrário: por questionarmos as coisas, alegramos os corações de todos os Deuses santos.

      Feliz Natal a todos – embora o Cristo não tenha nascido neste dia e mês.

      Wandrey
      Apóstolo para as Redes Sociais e Blogs da Internet pela Associação das Testemunhas dos Deuses Santos, dirigidos pela Torre de Monitoramento de Bíblias e Tratados dos Brasil
      http://www.estudopessoal.blogspot.com
      http://www.acontinela.blogspot.com

  • Everton Carlos da Costa Cardoso:

    Que coisa sem sentido! Um macaco tira um peixe da água porque ele está se afogando. Isso é ficção científica? Não! Isso é ficção da mentira. Mentira cabeluda!

    • Everton:

      Leia novamente que acredito que você não entendeu a metáfora…

    • wandrey:

      Eu não entendi a metáfora, poderia explicá-la?

    • Ezio José:

      Você é um cara inteligente pelo que comentou. Se também lê a Bíblia não vai entender bulufas, pois nela estão muitas histórias fictícias, parábolas, metáforas para exemplificar um motivo.

  • Everton:

    O macaco vê o peixe na água e sofre.
    Ele pensa que o único mundo é o seu.
    O único. O melhor.
    Ele sofre porque é Deus e sente compaixão.
    Ele vê o peixe e diz:“Ele está se afogando”.
    “Ele não pode respirar”.
    Ele o tira da água e pensa “Eu o salvei.”
    Mas o peixe se retorce em sofrimento e morre.
    É assim que eu te mostro a ilusão.

  • Everton Carlos da Costa Cardoso:

    “Turva-me o universo e não posso imaginar que exista este relógio e não haja um relojoeiro”. (François-Marie Arouet Voltaire).

    • Ezio José:

      Turva-se qualquer água em correnteza mas se o tempo continuar assim continuará o tic-tac dos relógios com pondeitros díspares.

    • wandrey:

      “Não se turve o vosso coração”. O universo veio à existência sem a ajuda de ninguém. Nada, inclusive, é maior que o universo, que as galáxias, que as estrelas, que . . . que os tenha criado.

  • Everton Carlos da Costa Cardoso:

    Palavra do Senhor: “Com quem haveis de me comparar, e a quem seria eu igual? Levantai os olhos para o alto e vede: Quem criou tudo isto? Aquele que expressa em números o exército das estrelas e a cada uma chama pelo nome. Tal é a grandeza e força e poder de Deus que nenhuma delas falta à chamada”. (Isaías 40, 25).

    • Everton:

      Zeus dos Deuses o melhor e o maior cantarei Altitroante regente perfazedor, ele com Justiça que se senta reclinada sólidas conversas confabula.
      Sê propício, Altitroante Cronida mais glorioso e o maior.

    • wandrey:

      Mas se fomos ‘feitos à imagem dos Deuses’, é natural que os procuremos

      Wandrey

  • Luis:

    Deus nao existe, parem de ser otarios

  • Everton Carlos da Costa Cardoso:

    “O que faz andar o barco não é a vela enfunada, mas o vento que não se vê”. (Platão).

    • Everton:

      “É tolo pedir aos deuses o que se pode fazer sozinho” (Epicuro).

    • Bovidino:

      O Ser é! (Plotino)

    • Jonatas:

      “O que construiu o barco foi a engenhosidade humana.” (Jonatas)

  • Everton Carlos da Costa Cardoso:

    Só acredito naquilo que posso tocar. Não acredito, por exemplo, na Luíza Brunnet.

    • Ezio José:

      Eu acredito na Luiza Brunnet. Ela é de uma cidade que conheço, Dourados, no Estado de Mato Grosso do Sul.
      Só não a toco porque, certamente, ela não deixaria na atual condição que se encontra hoje.

  • André Felix:

    Tem lógica. Por exemplo, noto que Alguma igrejas e seitas tem pessoas mais obesas do que outras. Aqui no Brasil é comum ver evangélicas pentecostais de algumas denominações tradicionais bem gordas, vestidas com saias bem longas. Acho também que nas denominações que priorizam o serviço que os fiéis prestam a elas mesmas e não o que as denominações podem fazer pelos fiéis as pessoas acabam menos saudáveis. Elas exigem serviço voluntário de evangelização, serviço voluntário de pastoreio, serviço voluntário nas suas construções, enfim, quase tudo voltado para elas e não para os seus seguidores. Conheço grupos que criticam fiéis que começam a frequentar academias pois isso é encarado como tempo perdido que poderia ser usado para servir mais a seitas. Também condenam que faz faculdade ou prefere descansar aos domingos ao invés de trabalhar para eles.

    • André Felix:

      Acrescento que no meu comentário anterior inclui as testemunhas de Jeová como um dos grupos pouco preocupados com a saúde dos fiéis.

    • wandrey:

      Então, segundo nós TJ’s, qual é a esperança para os doentes? A resposta.

    • Ezio José:

      A morte. A Esperança para os TJ’s é parecida com as dos terroristas muçulmanos que quando morrem por uma causa, para eles, patriótica terão cem mulheres no paraíso. Os TJ’s poderão dormir de porta aberta entre tigres e leões, podem dormir até com a mulher do “irmão” de fé, com a irmã, com a mãe e isso depois do fim do mundo, lógico!
      Não aceitam transfusão de sangue e preferem ir ao Gólgota em virtude disso.
      Saem de porta em porta nas manhãs de domingos acordando quem trabalhou a semana inteira acordando de madrugada e quer um soninho mais prolongado nesses dias de finais de semana.

    • Gonçalves:

      Na verdade, a sua preocupação não é se tal religião está de fato se preocupando com a saúde dos adeptos, pois é bem capaz que você nunca tenha lido por completo uma de nossas publicações ricas em matérias e orientações sobre saúde física. A sua indignação, é não entender como existem pessoas que são capazes de abdicar de seus próprios desejos egoístas, para fazer algo pelos outros. Com tantas coisas pra se fazer, ir pra academia, pra faculdade, ou ficar dormindo, e de fato não há nada de errado em fazer estas coisas, pra que se preocupar com os outros quando se pode escolher usar todo tempo pra cuidar de si mesmo? No dia que você decidir saber de verdade o que Jesus veio fazer aqui na Terra, peça a uma TJ, e gentilmente, no dia, horário e gratuitamente ele lhe mostrará na Bíblia a razão.

    • Ezio José:

      Pelos outros ou pela igreja?
      Pelos outros os espíritas fazem, apesar de não sê-lo, vejo o trabalho silencioso deles ajudando as pessoas carentes. Ajudando de uma forma silenciosa, sem lardes e sem implorar apra que entre para seus segmentos dizendo-se melhores do que os outros. Na humildade ajudam à todos independente de seus credos, de suas convicções políticas. Ajudam e não pedem nada em troca porque sabem que Deus recompensa de alguma forma todo bem que se faz aquí enquanto passageiros neste Planeta.

  • Gonçalves:

    “Religião pode afetar a saúde das pessoas”
    Se for a verdadeira e única vai afetar para o bem. Se for uma das falsas milhares existentes vai afetar para o mal. 1º a religião não tem a função de salvar em aspecto médico. O próprio Jesus disse em Mateus 9:12 “Ouvindo-os, ele disse: “As pessoas com saúde não precisam de médico, mas sim os enfermos.” Portanto, que está doente deve procurar um médico e não falsos profetas que prometem curas milagrosas. 2º Crêr na religião verdadeira não significa descartar a medicina, que de fato é essencial. 3º Mesmo em situações de extremo sofrimento, como é o caso de um ente querido doente, o desespero em querer salva-lo a qualquer custo, aceitando soluções comodas, inconsequentes, e com segundas intenções, não me parece o melhor. Agindo assim, vc se torna uma marionete, conduzido por pessoas inescrupulosas que irão usar os seus sentimentos para convence-lo a fazer o que eles querem. Prudente é buscar a verdade de modo mais investigativo, isento de ódio e preconceitos. Uma coisa é ouvir: “isso é bom!”, outra coisa é apurar os fatos. Isso vale pra religião também, e todos veem o papel que falsos religiosos tem desempenhado em implantar o ódio pela religião nas pessoas que embora admiradoras da sabedoria, propensas a aclamar falsos intelectuais ateus e agnosticos. Mas, se vc acredita num bondoso Criador, guarde isto: a verdadeira e única religião é conhecida pelos seus bons frutos. Continue fugindo de religiões que apoiam a ignorância, troca de milagres por dinheiro e rituais a simbolos de pedra e madeira. A verdadeira religião vai ensina-lo a proteger sua saúde e aprimorar suas boas qualidades.

  • jane:

    Li atentamente este texto, não quero debater mas apenas dar minha humilde opinião.

    A religião falando APENAS deste texto, ajuda em minha opinião na saúde.
    Explico pq concordo. EX: Adventistas , maioria adere vegetarianismo.Ja li livros deles e falo isto pq vejo a importancia q dão a isto.

    Toda religião dita saudável, ensina, Não ao fumo, ao alcool, as drogas,ao sexo promíscuo, ou fora do casamento.Evitando doenças sexualmente transmissíveis.

    Alimentação excessiva, condenam a glutonaria.
    Carnes que não fazem bem,levitico 11.(comprovado pela ciencia)
    Ensinam sim fazer exames de rotina, dão palestras sobre higiene, cuidados com corpo q é templo de Deus.

    Ensinam que tudo q é virtuoso, digno, louvável, seja vosso pensamento,que nos dá saúde mental também.

    Incentiva sexo,”dentro do casório” e q nem deixem de faze-lo.(saudável para o corpo e mente)

    Então as religiões , não falo de seitas fanáticas,ensinam isto.Agora se for debater o q em nome de DEUS fazem as pessoas no ambito pisicológico,na cabeça de pessoas q são alienadas ai nem a página inteira caberia as insanidades q teriam q ser ditas aqui.Mas atendo ao tópico , sim, a religião não fanática melhora saúde de seu seguidor.

    TEMA POLEMICO.Mas tentei falar somente do que o texto tentou mostrar.

    • wandrey:

      Estou com os pensamentos da Jane. Ela está certíssima no que diz. Realmente, nós, os crentes dentro de uma religião, estamos protegido de várias formas no que diz respeito à falta de saúde. Amenos que não apliquemos o que se ouve ali.

      Wandrey

    • Ezio José:

      Será qual era a religião ou igreja da Dercy Gonçalves?

  • Jupira:

    Quanta gente sem nada mais interessante pra fazer. Por que muitos de vocês não faz trabalho voluntário, ao invés de tecer comentários sem base alguma?

    • wandrey:

      Quer ler comentários com base? Então saiba a verdade sobre como os Deuses criaram as estrelas.

      Wandrey

  • Milena Karla:

    Essa é a primeira matéria do Hype Science que eu não entendi lhufas! Alguém pode me explicar?

    • Gui Melo:

      Milena, resumindo, a igreja para algumas pessoas tem uma influência psicológica tão grande que pode acabar afetando a saúde delas tanto pro bem quanto pro mal, é aquela história “tenha pensamentos positivos que você vai se sentir melhor” Uma oração de um pastor, padre ou etc causa uma atividade tão grande no psicologico da pessoa (que acredita de verdade) que acaba influenciando na vida dela. Espero ter ajudado em algo xD

    • wandrey:

      Eu tentarei: A matéria está falando sobre a questão da saúde X religião. Cita a crença da minha religião como um dos exemplos de religião ‘retrógrada’ por não permitirem o uso do sangue em seus tratamentos. A pergunta é: Por quê não?

      Saiba da verdade, lendo essa minha resposta bíblica.

      Wandrey

    • Ezio José:

      Se a religião for Cristã não tem ponquê não aceitar doação de sangue. O maior exemplo simbolíco de quem derramou sangue para nossa salvação, foi o próprio Jesus, o Cristo. Porém, se for uma desses segmentos que se autro intitula cristão, porém vive e prega o VT, não tem como discutir.

  • Gui Melo:

    Eu como cristão reconheço e me envergonho do que tenho visto ultimamente, os ‘cristãos’ estão tão alienados que se você pergunta quem é Deus, eles vão responder: Edir Macedo? R. R. Soares? Eu fico triste.

    • wandrey:

      E se eu perguntar ao irmão “Quem é Deus?” o que o irmão dirá?

      Que é uma trindade?

      Saiba algo sobre esse tema que o irmão certamente ainda não atentou, sobre uma das particularidades de Deus.

  • Jonatas:

    A minha avó já dizia: “Deus nos deu asas, mas a religião veio e fez as gaiolas”

    • Gui Melo:

      Excelente comentário! EXCELENTE!

    • Bovidino:

      Jonatas,
      Esse dito da sua avó é simplesmente ‘sensacional’.
      Como você não patenteou, me dá licença de usar também?

    • Jonatas:

      A vó nao sabe usar internet nem computadores, pode usar o ditado, hehehe, um abraço

    • Jonatas:

      hehe, podeis usar, um abraço

    • Gui Melo:

      se um dia sua avó se candidatar a presidente, me avisa, sério.

    • wandrey:

      palavras sábias novamente Jonatas. Vamos profetizar isso juntos?

      Wandrey

    • Jonatas:

      Bom, são palavras não minhas mas ditas pela minha avó, uma velhinha simples do interior daquelas que acordam bem cedo pra tirar leite das vacas e dar milho às galinhas, só escuta rádio e não gosta de televisão. Como podemos perceber, não importa a simplicidade ou a complexidade de uma pessoa, sempre há algo a se aprender com alguém.

    • Geferson:

      Nunca tão poucas palavras disse tanto!
      Jonatas, você “puxou” sua avó.

  • Everton:

    “Religião é a religação do ser com o seu Deus ou Criador.
    Isso raramente acontece.
    Que nos consta só ocorreu com Jesus e Buda.”

    Bodivino, Peço permissão para uma correção:
    Buda não era ligado a nenhum deus.

    • Bovidino:

      Você tem razão.
      Inclusive as pessoas geralmente acreditam que budistas são ateus.
      Todavia, não é bem assim. Na realidade eles evitam falar num ‘Deus’ ou ‘Criador’, para não criar polêmicas como as que são comuns no Cristianismo.
      O objetivo do budista é alcançar a iluminação tal qual o próprio Buda e não ficar discutindo se Deus existe ou não, ou dizendo que você tem que aceitar Buda como seu Salvador como os cristãos fazem com Jesus.
      Porém quando você se aprofunda na filosofia, começa a perceber que no fundo há uma grande semelhança entre budismo e cristianismo no que se refere simbolicamente a um céu e a um Criador.

    • Everton:

      Este conceito de algo similar a ‘céu’ , ‘inferno’ e ‘criador’ é mais presente no budismo tibetano, budismo Terra Pura (japão) e budismo chinês. O budismo Zen, por exemplo, não têm conceito algum de deuses, inferno ou paraíso. Nesta última ramificação do budismo é onde eu encontro maior compatibilidade com o que eu penso.

    • Bovidino:

      Muito bem senhor zenbudista.
      Quanto menos conceitos de divindades e menos expectativas de recompensas ou punições, melhor.
      Que bom que temos aquí no mínimo, já 3 simpatizantes do budismo.
      1 abç

    • wandrey:

      Boidivino, e simpatizantes dos Deuses Jeová, tem mais alguém aqui?

      Wandrey

    • Bovidino:

      resposta na moderação.

    • Everton:

      Parece que não passou… :/

    • Bovidino:

      já passou.

  • vanilda:

    todolíder relogioso verdadeiro sabe que ,é preciso andar junto com a ciencia.o homem é um todo.

    • Gui Melo:

      Seria bom pra humanidade se todos fossem assim.

  • wandrey:

    Mas afinal, qual q verdadeira esperança para os doentes?

    Uma visão após um estudo meticuloso:

    http://estudopessoal.blogspot.com/2011/01/que-esperanca-ha-para-os-doentes.html

    Wandrey

  • gloria:

    Quanta besteira juntas!Q será q pensavam e discutiam as pessoas no tempo em q a peste negra devastou a humanidade, onde 50% das pessoas morreram, nas primeira e segunda guerra mundial ? Ñ é a fome, sede , enfermidades q deixam o povo rebelde p\ ofenderem aqueles q profesam uma religião .Homens rebeldes desrrespeitam a Deus e aos seus semelhantes, na falta do q fazer. O mundo tá precisando de catástrofes p\ homem voltar p\ Deus, ao invés de sermos agradecidos por vivermos em tempo de paz, vivemos abusando de nossa sorte!Criticando quem tem Deus e acredita nele.

  • Paulo:

    Igreja é para pessoas pobres de inteligência.

    • Gui Melo:

      Einstein acreditava em Deus, eu concordo que HOJE a igreja é regada de pessoas estúídas de intelecto, infelizmente.

    • Everton:

      Einstein era Deista. Ele não acredita no deus da Bíblia.
      E mesmo que ele acreditasse, ser um gênio da física não ampara em saber de todo o resto.

  • CARLOS:

    Quanta besteira. Esse pessoal não tem nada mais útil pra pesquisar?

  • Valeria:

    PENSAMENTO E VONTADE
    INFLUÊNCIA NA SAÚDE E NA ETIOPATOGENIA DAS DOENÇAS

    Dr.Carlos Roberto . AME-Campina-Grande

    ENERGIAS MENTAIS
    “ A maior descoberta da minha geração é que os seres humanos, alterando as suas atitudes mentais, podem alterar sua própria vida. Da maneira que pensamos, assim seremos.”
    William James – pai da psicologia moderna

    PENSAMENTO E VONTADE
    É espantoso que, a cada pensamento, a mente consiga mover átomos de hidrogênio, carbono, oxigênio e outras partículas das células cerebrais.

    Sir john Ecles, fisiologista, prêmio nobel, apud a cura quântica

    S E R H U M A N O (Estrutura Orgânica)
    Corpo humano
    Sistemas
    Órgãos
    Tecidos
    Células
    DNA
    Submoléculas orgânicas
    Átomos
    Partículas subatômicas
    Subpartículas
    Nosso espaço interior é um campo rico de inteligência silenciosa que exerce poderosa influência sobre nós.

    ESPÍRITO – PERISPÍRITO – CORPO
    CORPO CAUSAL – CORPO ASTRAL
    CAMPO MENTAL – CAMPO VITAL

    ENERGIAS MENTAIS
    “ (…) o cérebro, com as células especiais que lhe são próprias, detém verdadeiras usinas microscópicas (…) è aí, nesse microcosmo prodigioso, que a matéria mental, ao impulso do Espírito, é manipulada e expressa, em movimento constante, produzindo correntes que se exteriorizam, no espaço e no tempo, conservando mais amplo poder na aura da personalidade em que se exprime, através de ação e reação permanente.”
    André Luiz, FCX, MM, p.75

    CORRENTE MENTAL
    -A corrente mental é o pensamento contínuo, fluxo energético incessante, com poder criador imenso.
    -impulsionado pelo espírito, verte o pensamento, através de um vasto sistema de interação entre o sistema coronário e de todo um conjunto de núcleos do diencéfalo e estruturas talâmicas.
    -nasce das emoções e desejos recônditos do espírito.
    -vitaliza todos os centros da alma, onde possui recursos para os serviços de emissão e recepção.
    -espalha-se em torno do corpo físico da individualidade, organizando-lhe a psicosfera ou campo da aura.
    -formada de partículas, se propaga em forma de onda produzindo irradiações eletromagnéticas, cuja frequência varia conforme os estados mentais do emissor.
    -formada de partículas, se propaga em forma de onda produzindo irradiações eletromagnéticas, cuja frequência varia conforme os estados mentais do emissor.
    -é passiva perante o sentimento que lhe dá forma e natureza para o bem ou para o mal.
    Sua potência é diretamente proporcional à qualidade moral da fonte pensante.

    VONTADE
    • Impulso que comanda a trajetória dos desejos

    • Imprime movimento e direção ao pensamento

    • Governa e orienta o corpo espiritual

    Os pensamentos, que são a energia da mente, influenciam diretamente a maneira como o cérebro físico controla a fisiologia do corpo.
    A energia dos pensamentos pode ativar ou inibir as proteínas de funcionamento das células …
    Biologia da crença, Bruce H. Lipton p. 147

    MENTE-CÉREBRO-CÉLULA
    A mente é a orientadora desse universo microscópico. Dela se originam as forças equilibrantes e restauradoras para os trilhões de células do organismo ; mas, quando perturbada, emite raios magnéticos de alto poder destrutivo para as comunidades celulares que a servem
    A. Luiz, NMM,p.54-55 e ML

    MOLECULES OF EMOTION
    Candace Pert, Ph. D.
    A mente não se concentra apenas na cabeça, mas sim que está distribuída em moléculas sinalizadoras presentes no corpo todo (…)Através da autoconsciência, a mente pode usar o cérebro para gerar “ moléculas de emoção ” e agir sobre todo o sistema.

    DESEJO – ESCOLHA – INTENÇÃO – MUDANÇA – EXPERIÊNCIA

    SAÚDE E DOENÇA
    Emmanuel – Pensamento e Vida – Pag. 76
    A cólera e o desespero, a crueldade e a intemperança criam zonas mórbidas de natureza particular no cosmo orgânico, impondo as células a distonia pela qual se anulam quase todos os recursos de defesa, abrindo-se leira fértil à cultura de micróbios patogênicos nos órgãos menos habilitados à resistência.

    O MÉDICO QUÂNTICO – Amit Goswami, p. 100
    Cada célula viva de um corpo multicelular tem uma identidade própria; a consciência se identifica com cada uma delas enquanto ela cumpre as suas funções condicionadas individuais.

    (…) as células são princípios inteligentes de feição rudimentar, a serviço do princípio inteligente em estágio mais nobre nos animais superiores e nas criaturas humanas (…) assumem formas diferentes (…) obedecendo ao pensamento simples ou complexo que lhes comanda a existência.
    EDM, A. Luiz, p. 42

    As leis da física quântica e não as de Newton, controlam os movimentos moleculares que geram a vida.
    ( Pophrist e Goodman, 2000 – Nature )

    PENSAMENTO E VONTADE
    Um quadro coerente está finalmente começando a surgir. (…) um sistema de transdução de sinais de “pensamento” (…) integra informações multifacetadas e, algumas vezes, conflitantes de forma a desencadear a resposta biológica apropriada
    VACTOR, D. Harvard Medical School, 1999, Apud Jeffrey Satinover

    CENTRO CELULAR (CENTRÍOLO)
    • Transporte intracelular de organelas
    • Inteligência
    • Auto-organização
    • Comunicação intracelular e intercelular
    • Organização estrutural da forma e movimento
    • Liberação de neurotransmissores
    • Redes neurais
    Jeffrey Satinover, o cérebro Quântico

    “(…) através do centro celular mantêm a junção das forças físicas e espirituais, ponto esse em que se verifica o impulso mental, de natureza eletromagnética, pelo qual se opera o movimento dos cromossomas, na direção do equador para os pólos da célula, cunhando as leis da hereditariedade e da afinidade (…)”
    EDM, A. Luis, p.55

    Forças quânticas dentro das proteínas estruturais dos microtúbulos controlam sua forma, que, por sua vez, controla as ações dos neurônios e dos músculos e nosso comportamento.
    A mudança de forma das proteínas é o ponto de amplificação entre o mundo quântico e nossa interferência no mundo clássico, em tudo que a humanidade faz de bom ou de mau
    Stuart Hameroff, QUEM SOMOS NÓS, P. 134

    MENTE – CITOPLASMA – GENOMA – EDM, André Luiz, p.62
    “(…) a mente humana controla, quase que plenamente, o corpo em que se exprime, através da coordenação de seus próprios impulsos sobre os elementos albuminóides do citoplasma, em que as forças físicas e espirituais se jungem no campo da experiência terrestre.”

    “ (…) a inteligência, influenciando o citoplasma, que é, no fundo, o elemento intersticial de vinculação das forças fisiopsicossomáticas, obriga as células ao trabalho de que necessita para expressar-se (…) Por intermédio das mitocôndrias, a mente transmite ao carro físico a que se ajusta, todos os seus estados felizes e infelizes”
    EDM – A. Luiz, pags.45 e 63

    BIÓFOROS
    “São unidades de força psicossomática que atuam no citoplasma, projetando sobre as células e o corpo, os estados mentais do espírito, conforme as suas escolhas do bem ou do mal, possibilitando agravar ou suavizar as circunstâncias cármicas.”

    PENSAMENTO E NEUROTRANSMISSORES
    • Os neurotransmissores tocam a vida de cada célula, através dos receptores;
    • Sempre que um pensamento quer se formar, essas substâncias químicas também precisam agir .
    • Pensar é praticar química cerebral, promovendo uma cascata de respostas através do corpo;
    • Todos nós podemos mudar a biologia de nossos corpos, de um extremo à outro.

    MEMBRANA PLASMÁTICA
    PROTEÍNAS INTEGRAIS DE MEMBRANA
    Proteínas Receptoras ( Consciência )
    Proteínas Executoras ( Ação )

    PENSAMENTO E NEUROTRANSMISSORES (Deepak Chopra)

    • Os receptores celulares não são fixos(…) suas raízes penetram até o núcleo onde fica o DNA.
    • O DNA está constantemente transferindo mensagens do mundo quântico para o nosso, ligando novas partículas de inteligência e novas partículas de matéria.
    • Os monócitos possuem receptores para neurotransmissores e neuropeptídeos.
    • Circulam livremente por todos o organismo e podem levar as mensagens do cérebro para todos os lugares.

    DNA – INTELIGÊNCIA LOCALIZADA
    SISTEMA IMUNOLÓGICO – INTELIGÊNCIA CIRCULANTE

    • Nosso corpo é a imagem física em 3D do que estamos pensando.

    O SER HUMANO É O REFLEXO DA SUA VIDA MENTAL (CONSCIÊNCIA)

    • Os espíritos agem sobre os fluidos espirituais, não os manipulando como os homens manipulam os gases, mas com a ajuda do pensamento(consciente e inconsciente) e da vontade.

    Allan Kardec – A Gênese – FLUIDOS – Cap. XIV
    Estes fluidos agem sobre o perispírito, que, por sua vez, reage sobre o organismo material, com o qual está em contato.

    SAÚDE E DOENÇA
    Emmanuel – O Consolador – F.C.Xavier
    • É na alma que reside a fonte primária de todos os recursos medicamentosos definitivos;
    • O remédio eficaz está na ação do próprio espírito enfermo;
    • Quando o homem espiritual dominar o homem físico, os elementos medicamentosos da terra estarão transformados na excelência dos recursos psíquicos.

    O bem constante gera o bem constante e, quando o doente adota comportamento favorável a si mesmo, pelo serviço de ajuda ao próximo, as forças físicas encontram sólido apoio nas radiações de solidariedade e reconhecimento que absorve de quantos lhe recolhem o auxílio direto e indireto.
    EDM – Cap. XX – André Luís – F.C.Xavier e W. Vieira

    Toda idéia que você venha a aceitar influenciará seu espírito;
    Escolha os pensamentos do bem para orientar-lhe o caminho e o bem transformará sua vida numa cachoeira de bênçãos.
    (André Luiz)

    • O que eleva a frequência vibratória do pensamento é o amor desinteressado; (Pastorinho)
    • Amparo aos outros cria amparo
    a nós próprios .
    • Princípios morais de Jesus.
    • Imunologia perfeita.

    “ A INFLUÊNCIA DA MENTE SOBRE O CORPO É DE GRANDE SIGNIFICADO PARA A SAÚDE, PELO ESTIMULAR OU RETER DA ENERGIA QUE A SUSTENTA E, QUANDO BLOQUEADO PELO PSIQUISMO PERTURBADO, CEDE CAMPO À PROLIFERAÇÃO DOS GERMES QUE SE INSTALAM, FOMENTANDO OS DISTÚRBIOS QUE SE CATALOGAM COMO DOENÇAS.

    DA MESMA FORMA, A AÇÃO DA VONTADE, APLICADA COM EQUILÍBRIO EM FAVOR DA HARMONIA PESSOAL, DESBLOQUEIA AS ÁREAS INTERROMPIDAS, E A ENERGIA DE SUSTENTAÇÃO DAS CÉLULAS PASSAM A VITALIZÁ-LAS, RESTABELECENDO O CAMPO DE DESENVOLVIMENTO PROPICIADOR DA SAÚDE ”
    Manoel P. de Miranda, Espírito, T. da Libertacão, p.15

    O homem terá de voltar os olhos para a terapêutica natural, que reside em si mesmo, na sua personalidade e no seu meio ambiente;

    (…) A Medicina precisa criar os processos naturais de equilíbrio psíquico, em cujo organismo se localizam todas as causas dos fenômenos orgânicos tangíveis.
    Emmanuel –Francisco Xavier- Pag. 125

    FLUIDOS – A GÊNESE – CAP. XIV
    • Os fluidos se unem em razão da semelhança de sua natureza.
    • Suas qualidades estão na razão das qualidades da alma.
    • São as imperfeições da alma que atraem os maus fluidos(maus espíritos).
    • O perispírito é uma fonte fluídica permanente.
    • Os fluidos, condensados no perispírito, fornecem os princípios reparadores ao corpo físico. (Agente Terapêutico).
    • Carrega-se o remédio em si mesmo.
    • O agente propulsor é o espírito (encarnado ou desencarnado)

    A grande maioria das doenças têm a sua causa profunda na estrutura semi-material do corpo espiritual;
    Havendo o espírito agido erradamente, nesse ou naquele setor da experiência evolutiva, vinca o corpo espiritual com desequilíbrios e distonias, que o predispõe à instalação de determinadas enfermidades, conforme o órgão atingido.
    Emmanuel – Leis de Amor – F.C. Xavier e Valdo Vieira

    • Para o homem da terra, a saúde pode significar o equilíbrio perfeito dos órgãos materiais;
    • Para o plano espiritual, todavia, a saúde é a perfeita harmonia da alma;
    • É na alma que reside a fonte primária de todos os recursos medicamentosos definitivos;
    • O remédio eficaz está na ação do próprio espírito enfermo;
    • Quando o homem espiritual dominar o homem físico, os elementos medicamentosos da terra estarão transformados na excelência dos recursos psíquicos.
    Emmanuel – O Consolador – F.C.Xavier

    O corpo como criação e expressão da inteligência
    MENTE-CORPO
    CORPO MECÂNICO QUÂNTICO (Know How)
    INTELIGÊNCIA
    Os órgãos do corpo físico trabalham consultando constantemente o corpo mecânico quântico – todo o campo de inteligência

    PENSAMENTO E VONTADE
    • Os sintomas patológicos na experiência comum, em maioria esmagadora, decorrem dos reflexos infelizes da mente sobre o veículo de nossas manifestações, operando desajustes nos implementos que o compõem.
    • O pensamento sombrio adoece o corpo são e agrava os males do corpo enfermo.

    Emmanuel – Pensamento e Vida – Francisco Xavier, Cap.28

    • Simon:

      ninguem leu essa porcaria, volta pro seu rivotril.

    • Ezio José:

      Se tomar o Rivotril com wisky não conseguirá dar seus shows aquí no HypeScience.

    • Jonatas:

      Valéria escreva um blog, é texto demais pra um comentário. Escreva um blog e põe o link aqui que eu vizitarei ;).

    • borokotofo:

      esse comentário é mais cumprido que esperança de pobre

    • CASTOR:

      nunca lerei isso tudo

  • Valeria:

    PENSAMENTO E VONTADE
    INFLUÊNCIA NA SAÚDE E NA ETIOPATOGENIA DAS DOENÇAS

    Dr.Carlos Roberto . AME-Campina-Grande

    ENERGIAS MENTAIS
    “ A maior descoberta da minha geração é que os seres humanos, alterando as suas atitudes mentais, podem alterar sua própria vida. Da maneira que pensamos, assim seremos.”
    William James – pai da psicologia moderna

    PENSAMENTO E VONTADE
    É espantoso que, a cada pensamento, a mente consiga mover átomos de hidrogênio, carbono, oxigênio e outras partículas das células cerebrais.

    Sir john Ecles, fisiologista, prêmio nobel, apud a cura quântica

    S E R H U M A N O (Estrutura Orgânica)
    Corpo humano
    Sistemas
    Órgãos
    Tecidos
    Células
    DNA
    Submoléculas orgânicas
    Átomos
    Partículas subatômicas
    Subpartículas
    Nosso espaço interior é um campo rico de inteligência silenciosa que exerce poderosa influência sobre nós.

    ESPÍRITO – PERISPÍRITO – CORPO
    CORPO CAUSAL – CORPO ASTRAL
    CAMPO MENTAL – CAMPO VITAL

    ENERGIAS MENTAIS
    “ (…) o cérebro, com as células especiais que lhe são próprias, detém verdadeiras usinas microscópicas (…) è aí, nesse microcosmo prodigioso, que a matéria mental, ao impulso do Espírito, é manipulada e expressa, em movimento constante, produzindo correntes que se exteriorizam, no espaço e no tempo, conservando mais amplo poder na aura da personalidade em que se exprime, através de ação e reação permanente.”
    André Luiz, FCX, MM, p.75

    CORRENTE MENTAL
    -A corrente mental é o pensamento contínuo, fluxo energético incessante, com poder criador imenso.
    -impulsionado pelo espírito, verte o pensamento, através de um vasto sistema de interação entre o sistema coronário e de todo um conjunto de núcleos do diencéfalo e estruturas talâmicas.
    -nasce das emoções e desejos recônditos do espírito.
    -vitaliza todos os centros da alma, onde possui recursos para os serviços de emissão e recepção.
    -espalha-se em torno do corpo físico da individualidade, organizando-lhe a psicosfera ou campo da aura.
    -formada de partículas, se propaga em forma de onda produzindo irradiações eletromagnéticas, cuja frequência varia conforme os estados mentais do emissor.
    -formada de partículas, se propaga em forma de onda produzindo irradiações eletromagnéticas, cuja frequência varia conforme os estados mentais do emissor.
    -é passiva perante o sentimento que lhe dá forma e natureza para o bem ou para o mal.
    Sua potência é diretamente proporcional à qualidade moral da fonte pensante.

    VONTADE
    • Impulso que comanda a trajetória dos desejos

    • Imprime movimento e direção ao pensamento

    • Governa e orienta o corpo espiritual

    Os pensamentos, que são a energia da mente, influenciam diretamente a maneira como o cérebro físico controla a fisiologia do corpo.
    A energia dos pensamentos pode ativar ou inibir as proteínas de funcionamento das células …
    Biologia da crença, Bruce H. Lipton p. 147

    MENTE-CÉREBRO-CÉLULA
    A mente é a orientadora desse universo microscópico. Dela se originam as forças equilibrantes e restauradoras para os trilhões de células do organismo ; mas, quando perturbada, emite raios magnéticos de alto poder destrutivo para as comunidades celulares que a servem
    A. Luiz, NMM,p.54-55 e ML

    MOLECULES OF EMOTION
    Candace Pert, Ph. D.
    A mente não se concentra apenas na cabeça, mas sim que está distribuída em moléculas sinalizadoras presentes no corpo todo (…)Através da autoconsciência, a mente pode usar o cérebro para gerar “ moléculas de emoção ” e agir sobre todo o sistema.

    DESEJO – ESCOLHA – INTENÇÃO – MUDANÇA – EXPERIÊNCIA

    SAÚDE E DOENÇA
    Emmanuel – Pensamento e Vida – Pag. 76
    A cólera e o desespero, a crueldade e a intemperança criam zonas mórbidas de natureza particular no cosmo orgânico, impondo as células a distonia pela qual se anulam quase todos os recursos de defesa, abrindo-se leira fértil à cultura de micróbios patogênicos nos órgãos menos habilitados à resistência.

    O MÉDICO QUÂNTICO – Amit Goswami, p. 100
    Cada célula viva de um corpo multicelular tem uma identidade própria; a consciência se identifica com cada uma delas enquanto ela cumpre as suas funções condicionadas individuais.

    (…) as células são princípios inteligentes de feição rudimentar, a serviço do princípio inteligente em estágio mais nobre nos animais superiores e nas criaturas humanas (…) assumem formas diferentes (…) obedecendo ao pensamento simples ou complexo que lhes comanda a existência.
    EDM, A. Luiz, p. 42

    As leis da física quântica e não as de Newton, controlam os movimentos moleculares que geram a vida.
    ( Pophrist e Goodman, 2000 – Nature )

    PENSAMENTO E VONTADE
    Um quadro coerente está finalmente começando a surgir. (…) um sistema de transdução de sinais de “pensamento” (…) integra informações multifacetadas e, algumas vezes, conflitantes de forma a desencadear a resposta biológica apropriada
    VACTOR, D. Harvard Medical School, 1999, Apud Jeffrey Satinover

    CENTRO CELULAR (CENTRÍOLO)
    • Transporte intracelular de organelas
    • Inteligência
    • Auto-organização
    • Comunicação intracelular e intercelular
    • Organização estrutural da forma e movimento
    • Liberação de neurotransmissores
    • Redes neurais
    Jeffrey Satinover, o cérebro Quântico

    “(…) através do centro celular mantêm a junção das forças físicas e espirituais, ponto esse em que se verifica o impulso mental, de natureza eletromagnética, pelo qual se opera o movimento dos cromossomas, na direção do equador para os pólos da célula, cunhando as leis da hereditariedade e da afinidade (…)”
    EDM, A. Luis, p.55

    Forças quânticas dentro das proteínas estruturais dos microtúbulos controlam sua forma, que, por sua vez, controla as ações dos neurônios e dos músculos e nosso comportamento.
    A mudança de forma das proteínas é o ponto de amplificação entre o mundo quântico e nossa interferência no mundo clássico, em tudo que a humanidade faz de bom ou de mau
    Stuart Hameroff, QUEM SOMOS NÓS, P. 134

    MENTE – CITOPLASMA – GENOMA – EDM, André Luiz, p.62
    “(…) a mente humana controla, quase que plenamente, o corpo em que se exprime, através da coordenação de seus próprios impulsos sobre os elementos albuminóides do citoplasma, em que as forças físicas e espirituais se jungem no campo da experiência terrestre.”

    “ (…) a inteligência, influenciando o citoplasma, que é, no fundo, o elemento intersticial de vinculação das forças fisiopsicossomáticas, obriga as células ao trabalho de que necessita para expressar-se (…) Por intermédio das mitocôndrias, a mente transmite ao carro físico a que se ajusta, todos os seus estados felizes e infelizes”
    EDM – A. Luiz, pags.45 e 63

    BIÓFOROS
    “São unidades de força psicossomática que atuam no citoplasma, projetando sobre as células e o corpo, os estados mentais do espírito, conforme as suas escolhas do bem ou do mal, possibilitando agravar ou suavizar as circunstâncias cármicas.”

    PENSAMENTO E NEUROTRANSMISSORES
    • Os neurotransmissores tocam a vida de cada célula, através dos receptores;
    • Sempre que um pensamento quer se formar, essas substâncias químicas também precisam agir .
    • Pensar é praticar química cerebral, promovendo uma cascata de respostas através do corpo;
    • Todos nós podemos mudar a biologia de nossos corpos, de um extremo à outro.

    MEMBRANA PLASMÁTICA
    PROTEÍNAS INTEGRAIS DE MEMBRANA
    Proteínas Receptoras ( Consciência )
    Proteínas Executoras ( Ação )

    PENSAMENTO E NEUROTRANSMISSORES (Deepak Chopra)

    • Os receptores celulares não são fixos(…) suas raízes penetram até o núcleo onde fica o DNA.
    • O DNA está constantemente transferindo mensagens do mundo quântico para o nosso, ligando novas partículas de inteligência e novas partículas de matéria.
    • Os monócitos possuem receptores para neurotransmissores e neuropeptídeos.
    • Circulam livremente por todos o organismo e podem levar as mensagens do cérebro para todos os lugares.

    DNA – INTELIGÊNCIA LOCALIZADA
    SISTEMA IMUNOLÓGICO – INTELIGÊNCIA CIRCULANTE

    • Nosso corpo é a imagem física em 3D do que estamos pensando.

    O SER HUMANO É O REFLEXO DA SUA VIDA MENTAL (CONSCIÊNCIA)

    • Os espíritos agem sobre os fluidos espirituais, não os manipulando como os homens manipulam os gases, mas com a ajuda do pensamento(consciente e inconsciente) e da vontade.

    Allan Kardec – A Gênese – FLUIDOS – Cap. XIV
    Estes fluidos agem sobre o perispírito, que, por sua vez, reage sobre o organismo material, com o qual está em contato.

    SAÚDE E DOENÇA
    Emmanuel – O Consolador – F.C.Xavier
    • É na alma que reside a fonte primária de todos os recursos medicamentosos definitivos;
    • O remédio eficaz está na ação do próprio espírito enfermo;
    • Quando o homem espiritual dominar o homem físico, os elementos medicamentosos da terra estarão transformados na excelência dos recursos psíquicos.

    O bem constante gera o bem constante e, quando o doente adota comportamento favorável a si mesmo, pelo serviço de ajuda ao próximo, as forças físicas encontram sólido apoio nas radiações de solidariedade e reconhecimento que absorve de quantos lhe recolhem o auxílio direto e indireto.
    EDM – Cap. XX – André Luís – F.C.Xavier e W. Vieira

    Toda idéia que você venha a aceitar influenciará seu espírito;
    Escolha os pensamentos do bem para orientar-lhe o caminho e o bem transformará sua vida numa cachoeira de bênçãos.
    (André Luiz)

    • O que eleva a frequência vibratória do pensamento é o amor desinteressado; (Pastorinho)
    • Amparo aos outros cria amparo
    a nós próprios .
    • Princípios morais de Jesus.
    • Imunologia perfeita.

    “ A INFLUÊNCIA DA MENTE SOBRE O CORPO É DE GRANDE SIGNIFICADO PARA A SAÚDE, PELO ESTIMULAR OU RETER DA ENERGIA QUE A SUSTENTA E, QUANDO BLOQUEADO PELO PSIQUISMO PERTURBADO, CEDE CAMPO À PROLIFERAÇÃO DOS GERMES QUE SE INSTALAM, FOMENTANDO OS DISTÚRBIOS QUE SE CATALOGAM COMO DOENÇAS.

    DA MESMA FORMA, A AÇÃO DA VONTADE, APLICADA COM EQUILÍBRIO EM FAVOR DA HARMONIA PESSOAL, DESBLOQUEIA AS ÁREAS INTERROMPIDAS, E A ENERGIA DE SUSTENTAÇÃO DAS CÉLULAS PASSAM A VITALIZÁ-LAS, RESTABELECENDO O CAMPO DE DESENVOLVIMENTO PROPICIADOR DA SAÚDE ”
    Manoel P. de Miranda, Espírito, T. da Libertacão, p.15

    O homem terá de voltar os olhos para a terapêutica natural, que reside em si mesmo, na sua personalidade e no seu meio ambiente;

    (…) A Medicina precisa criar os processos naturais de equilíbrio psíquico, em cujo organismo se localizam todas as causas dos fenômenos orgânicos tangíveis.
    Emmanuel –Francisco Xavier- Pag. 125

    FLUIDOS – A GÊNESE – CAP. XIV
    • Os fluidos se unem em razão da semelhança de sua natureza.
    • Suas qualidades estão na razão das qualidades da alma.
    • São as imperfeições da alma que atraem os maus fluidos(maus espíritos).
    • O perispírito é uma fonte fluídica permanente.
    • Os fluidos, condensados no perispírito, fornecem os princípios reparadores ao corpo físico. (Agente Terapêutico).
    • Carrega-se o remédio em si mesmo.
    • O agente propulsor é o espírito (encarnado ou desencarnado)

    A grande maioria das doenças têm a sua causa profunda na estrutura semi-material do corpo espiritual;
    Havendo o espírito agido erradamente, nesse ou naquele setor da experiência evolutiva, vinca o corpo espiritual com desequilíbrios e distonias, que o predispõe à instalação de determinadas enfermidades, conforme o órgão atingido.
    Emmanuel – Leis de Amor – F.C. Xavier e Valdo Vieira

    • Para o homem da terra, a saúde pode significar o equilíbrio perfeito dos órgãos materiais;
    • Para o plano espiritual, todavia, a saúde é a perfeita harmonia da alma;
    • É na alma que reside a fonte primária de todos os recursos medicamentosos definitivos;
    • O remédio eficaz está na ação do próprio espírito enfermo;
    • Quando o homem espiritual dominar o homem físico, os elementos medicamentosos da terra estarão transformados na excelência dos recursos psíquicos.
    Emmanuel – O Consolador – F.C.Xavier

    O corpo como criação e expressão da inteligência
    MENTE-CORPO
    CORPO MECÂNICO QUÂNTICO (Know How)
    INTELIGÊNCIA
    Os órgãos do corpo físico trabalham consultando constantemente o corpo mecânico quântico – todo o campo de inteligência

    PENSAMENTO E VONTADE
    • Os sintomas patológicos na experiência comum, em maioria esmagadora, decorrem dos reflexos infelizes da mente sobre o veículo de nossas manifestações, operando desajustes nos implementos que o compõem.
    • O pensamento sombrio adoece o corpo são e agrava os males do corpo enfermo.

    Emmanuel – Pensamento e Vida – Francisco Xavier, Cap.28http://www.youtube.com/watch?v=Z4zRpJELQ-w&feature=player_detailpage

  • Anderson:

    “Um caso clássico é o das Testemunhas de Jeová. Todo mundo sabe que eles não aceitam cirurgia com transfusão de sangue, por uma interpretação do que está na Bíblia. A equipe do Globo Repórter pretendia mostrar isso no programa, como um exemplo de fé que atrapalha o tratamento de saúde… Mas será que é simples assim?” – Assim começa uma reportagem do programa Globo Repórter exibida no dia 09/04/2004.
    Veja o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=QkvFQbDz0lA
    Leia a reportagem: http://globoreporter.globo.com/Globoreporter/0,19125,VGC0-2703-3131-3-48077,00.html

    Ainda bem que o bom senso falou mais alto que o preconceito. Pena que o bom senso é um artigo raro hoje, o que fica evidente com os comentários de alguns.

    • wandrey:

      Publiquei uma excelente matéria sobre este tema, o sangue e as Testemunhas de Jeová. Clique aqui e confira.

      Wandrey

  • EuRoDito:

    A humanidade padece da falta do verdadeiro conhecimento, e a humanidade não está evoluindo. Os progressos científicos são incontestáveis mas a humanidade tem devastado a terra em grande parte em nome e por causa do progresso e da ciência. Pense um pouco exemplo: automóveis, poluem e causam acidentes no entanto é quase impossível a vida sem eles. Comunicações, energia nuclear, etc…….. Precisamos ouvir o Criador, não através de religiosos, mas da Bíblia.A bíblia tem muitos conselhos práticos sobre saúde. Por favor não critique se não a leu!

    • Simon:

      que eu saiba a bliblia tambem tem passagens tentando justificar o genocídio, infanticídio, etupro e outros crimes… “nao glorifique se nao leu…RÁ”

  • Douglas Cardoso:

    o texto em nenhum momento cita o ateísmo ou o compara com as religiões…vcs que introduziram isso por intermédio dos comentários….

    • babi:

      Concordo com o que vc falou. é só citar a palavrinha mágica ‘religião’ que as pessoas já interpretam de uma forma completamente distorcida.
      Se metade das pessoas que comentarem aqui perdessem tempo lendo o texto antes, seria ótimo.

    • Bovidino:

      Douglas,
      Também concordo com você.
      Todavia é o site que joga a palavrinha mágica em letras garrafais para acirrar os ânimos. O interesse deles é que haja muito debate mesmo que fuja do foco do tema.
      Como ateístas fanáticos e religiosos fanáticos estão sempre de plantão, ninguém quer levar desaforo pra casa. É hilário.

    • Ezio José:

      O que faz a diferença, são as atividades sociais que as igrejas põe em prática.

    • Sérgio Carlos de Souza Silva:

      Bovidino,
      Você esta certo…não importa o tema…se a palavra RELIGIÃO aparecer…o debate vem logo em seguida.

  • Brunno:

    QUANTA merda ai! E lem cima o cara falou que vira vicio ir a igreja? mi poupe!

  • wandrey:

    mas afinal, quem criou as estrelas?

    agora já temos a resposta definitiva:
    http://estudopessoal.blogspot.com/2011/10/como-os-deuses-criaram-as-estrelas.html

    • Ezio José:

      Acho que vou perguntar para Tetê Espíndola.

  • vmcunha:

    A religiao soh eh ruim quando ha fanatismo e ou exploracao.

    Se o ateismo fosse bom os paises oficialmente ateus como Coreia do Norte, China e Cuba deveriam ser paraisos em termos de desenvolvimento cientifico e tecnologico para seus cidadaos, ao inves de oferecerem opressao para os mesmos.

    • Jonatas:

      Podem ser ofcialmente ateus, mas são sujeitos a outras causas de problemas, como ditaduras, estagnação econômica, conflitos internos e alta densidade demográfica. Na pesquisa real, são os países como Dinamarca, Suécia, Suíça e Holanda, que tem em sua população altas porcentagens formada por ateus, e também um altíssimo IDH – Índice de Desenvolvimento Humano.
      Isso ocorre sempre? Não exatamente, a Itália é altamente católica e ainda é uma potencia economica e tecnologica. Mas a pesquisa pega os extremos e analisa uma média, alto IDH de países como a Dinamarca, com predomínio de ateus, e baixíssimo IDH nos países da Africa subssariana, com mais de 99% de população religiosa. A pesquisa não diz que paises com religiosos serão pobres, só diz que o avanço do desenvolvimento humano acompanha o Ateísmo.

    • CASTOR:

      99% da africa
      mlk … quer comparar os africanos com os paises da europa ?!
      fale dos EUA, de Israel … não só da Italia
      nunca li tanta merda … “o avanço do desenvolvimento humano acompanha o Ateísmo”
      pqp … são paises pequenos com grandes empresas

      faz o seguinte
      uma cidadesinha aqui do ES
      Iconha n deve ter 20 mil pessoas
      mais la tem 3 transportadoras gigantes
      que pagam altos impostos e bons salarios
      quem n é caminhoneiro é dono de buteco
      a cidade é super pequena mais tem dinheiro
      todo mundo la ganha bem e tem grana
      então o indice de desemvolvimento humano la é alto
      em estatistica é a terceira melhor cidade pra se viver no Brasil
      mais vai morar la pra ver se é bom mesmo
      que fim de mundo da p0##a

    • Jonatas:

      Criatura, to falando IDH, sabe o que é IDH? Não é alto nos EUA e muito menos no Brasil (potências economicas, mas com concentração de renda e sociedade desordenada), é alto nos países mais ateus e mais avançados no ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO, entendeu?

    • CASTOR:

      fala besteira não fii …

    • CASTOR:

      (meu comentario n foi aceito, to postando dinovo)

      uma cidadesinha aqui do ES
      Iconha n deve ter 20 mil pessoas
      mais la tem 3 transportadoras gigantes
      que pagam altos impostos e bons salarios
      quem n é caminhoneiro é dono de buteco
      a cidade é super pequena mais tem dinheiro
      todo mundo la ganha bem e tem grana
      então o indice de desemvolvimento humano la é alto
      em estatistica é a terceira melhor cidade pra se viver no Brasil
      mais vai morar la pra ver se é bom mesmo
      que fim de mundo da p0##a

      isso é o que acontece nesses paises pequenos da europa
      se uma multinacional instalada la quebrar
      o pais quebra junto

    • Jonatas:

      Passe um tempinho em Copenhaga, em Oslo, Estocolmo ou Amsterdã, depois me diga o que é paisinho europeu e se compara a esta cidade. com todo o respeito ao Estado e as belas cidades do Espírito Santo, não da pra compara.

    • Jonatas:

      Passe um tempinho em Copenhaga, em Oslo, Estocolmo ou Amsterdã. Veja se alguma empresa pode quebrá-las.

    • CASTOR:

      passe um tempo em lisboa ou madrid

      Portugal, Espanha e até a grecia ja estão falidos

      a união européia segura a onda deles
      mais até quando ?

    • Jonatas:

      Ve se da pra comparar… Acho que falar dessas potencias escandinavas como paisinhos europeus mostra que fugia das aulas de geografia pra ir a igreja…

    • Jonatas:

      Bah cara que idéia… A quase-falência é economica não social ou religiosa, ta misturando as coisas. Ta bom, e a crize na Italia, ela é religiosa, e agora?

    • CASTOR:

      eú to falando que são paisinhos ?

      só estou falando que eles quebraram
      vc disse que não existe a possibilidades deles quebrarem citando , Amsterdã Oslo e pah
      mais existe
      assim como madrid lisboa e outros

      os EUA estão em crise
      e vc acha que tudo é pra sempre,
      as potencias não caem no proprio sistema ?

      vc ta errado mlk

      e eu não vou a igreja
      mais acredito em Deus

    • CASTOR:

      o vaticano é uma mafia
      n acredito no papa
      são tudo testa de ferro da igreja catolica
      eu n acredito na igreja
      eu acredito em Deus
      O vaticano tem que acabar mesmo

    • EuRoDito:

      Se analisarmos todo o planeta, toda a conjuntura, e pensarmos que todos seres humanos são nossos irmãos, não concordaremos com as fronteiras nacionais e econômicas e veremos a crueldade por trás delas.A religião tem sido um fator desagregador e gerador de ignorância. A maioria das guerras tem algum fundo religioso e a religião em grande parte incentiva o desconhecimento e a existência de mistérios e poderes ocultos que mantem os fiéis em ignorância, sob os domínios dos clérigos. A religião deveria incentivar o conhecimento e desenvolvimento humano mas isso vai contra os interesses dela.Por isso a religião prefere o povo em ignorância,dependente, com raras exceções entre as denominações.Mas o ateísmo não é a solução, Deus é um e a religião é outra coisa independente do Criador. Precisamos dos valores morais e das orientações do CRIADOR e devemos prestar contas a Ele de como estamos usando nossas vidas e o planeta que Ele nos deu.

    • marcelo:

      ou voce é um tipo de mega maxi ultra cdf, ou o nosso amigo google te ajuda muito na dissertaçao sobre marte à celulas. apesar de nao concordar com tudo que voce diz, sem eu ter a ajuda do amigo google.

    • Jonatas:

      Sou culto e leio bastante, o google acadêmico, que serve pra encontar livros, é minha única fonte google relevanta, a, e o gmail, uso muito. Experimente ler boas obras e acompanhar os acontecimentos relevantes e não as fofocas de famosos da mídia, se quiser dialogar comigo.

    • CASTOR:

      boa

  • Evandro:

    Acho que neste caso faltou uma destaque a Igreja Adventista do Sétimo Dia, considerada a ‘mais saudável’ dos EUA, especialmente na cidade de Loma Linda, onde a maioria dos habitantes pertencem a tal. Já foram feitos documentários sobre tal, sobre a elevada expectiva e qualidade de vida de tais.

    • Ezio José:

      AH! Aquela que manda um envelopinho pro nossos endereços e dentro do envelope uma chave gazua com promessas de nos dar um veículo com algumas condições!

  • Jonatas:

    Tem o lado da religião que dá conforto às pessoas, que as faz se sentir bem, acreditar em algo, um sentido pra sua vida. Não vou citar tudo que há de negativo, mas o lado da ilusão e manipulação feita por certas ceitas religiosas é evidente.

    A substituição da religião pelo ateismo é um processo que tem acontecido não nos países mais ricos, mas nos mais avançados, o exemplo está na Holanda, onde muitas pessoas vão durmir sem rezar pra que o mar do norte não os engula, mas estudando métodos de melhorar as suas barreiras marítimas de alta tecnologia.

    No entanto, a falta de estudos sobre algo superior ou espiritualidade tende a tornar as pessoas mais frias, calculistas, mais pra máquinas do que pra pessoas. Diminui uma fonte de inspiração, criatividade, intuição, o hemisfério direito do cérebro.
    Acho que o certo é equilibrar as coisas, porque qualquer tipo de crença excessiva, tanto faz em religião, em ciencia ou em filosofia, pode deixar uma pessoa com convicções cegas. Nomes históricos como o de Giordano Bruno, marcados, envolvem ciencia, religião e filosofia juntas, numa mesma pessoa. Pensem nisso.

    • Evandro:

      Mais avançados?

      E na Dinamarca? 80% da pop. é cristã.

    • Jonatas:

      Não, devia ler mais. A mudança já esta ocorrendo. Uma pesquisa, feita em 137 países, mostra que nas economias mais desenvolvidas o número de descrentes é crescente.

      Na Suécia, por exemplo, o índice chega a 64% da população, seguida por Dinamarca (48%), França (44%) e Alemanha (42%).

    • Bovidino:

      Jonatas,
      Esse fenômeno existe desde o começo do mundo.
      Quanto mais alto o status social e econômico, menos se acredita em Deus ou religião.
      Quando o Dinheiro tem poder, não precisamos de Deus.
      Quando todas as necessidades materiais são supridas pelo Dinheiro, acreditar em Deus é ignorância.
      Há um simbolismo bíblico que exemplifica bem esse fato:
      -É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no………….

    • Jonatas:

      Claro Bovidino, é bem natural. Mas considerando o que temos visto por parte dos pastores, padres e vaticaneses, pobres de dar dó, rsrsrss

      tem muito camelo pra passar nos furos das agulhas. O importante é ser do bem, fazer o bem sem esperar alo em troca, se deus existe o aprovará mesmo que não acredite nele. Até uma passagem do novo textamento, quando Jesus conta a história do bom samaritano, vemos a evidencia disso.

    • Faraó:

      Bovidino,
      Seu comentário não serviria para afirmar que as religiões existem em grande parte como esperança em dias melhores? Que o Homem espera que DEUS melhore sua vida (também aqui na Terra) .

    • Bovidino:

      Falou e disse. Concordo plenamente.

    • Flor de Lis:

      Idem, Bovidino.

    • MIG10:

      Uma pessoa para ser considerada saudável parte não somente da saúde física, mas psiquica e emocional(e intelectual).
      Bom ponto abordado: “Acho que o certo é equilibrar as coisas, porque qualquer tipo de crença excessiva, tanto faz em religião, em ciencia ou em filosofia, pode deixar uma pessoa com convicções cegas.”
      Minhas convicções antigas partiam de um pensamento não Deus, após com o passar do tempo,Sim Deus, mas, apaixonado pela ciência sincera, tenho reaprendido coisas e maravilhado com a ciência, que não vejo diferença com a religião, pelo contrário, só reafirmações do Sim Deus, por ela.
      Mas mantenho minha mente sempre aberta, pois tudo que excessivo é, é também irracional.Isso cega. Minhas convicções não são cegas.
      Apesar de ver tanta manipulação religiosa e científica, ainda tenho esperança que um dia haverá a integração das duas, pois o seu resultado final, será a resposta para todas as perguntas compreensíveis.

    • Geferson:

      Você tem “abertismo consciencial”.
      O inteligente é estudar em profundidade uma abordagem e depois aceita-la ou rejeita-la.
      Caso contrário seria mero preconceito ou “apriorismose”. – Fanatismo e cegueira intelectual,
      como temos visto por aqui.

    • wandrey:

      Jonatas: “Acho que o certo é equilibrar as coisas, porque qualquer tipo de crença excessiva, tanto faz em religião, em ciencia ou em filosofia, pode deixar uma pessoa com convicções cegas”

      Palavras sábias rapaz!

  • Diones:

    Para termos uma sociedade organizada é preciso regras , a própria natureza nos ensina isso. Não dá para pular de um prédio sem sentir os efeitos das LEIS da gravidade.
    Aqueles que dizem que cada um devem crer em Deus á sua maneira e tambem os ateus promovem anarquia .Promovem um sistema sem regras , uma vez que cada um cria suas regras e cada um têm entendimentos diversos sobre o que é bom ou ruim.
    No final teremos uma sociedade desrespeitosa . Precisamos de regras .É como no trânsito temos de respeitar a sinalização senão causaremos acidentes , a religião deve ser mais ou assim , uma forma de nos orientar para vivermos harmoniosamente com o sociedade , apesar das diferenças. Não é a religião que é ruim e sim o fanatismo de toda espécie.

  • MIG10:

    É exatamente isso que últimamente conseguimos enxergar do neo-ateísmo. é um seguimento…Estão pregando ciência, e o seu mestre chama-se Richard Dawkins…Não precisa ir numa biblioteca, pois Dawkins explica tudinho…

    • Bovidino:

      MIG,
      Só para me posicionar. Você é a favor ou contra as idéias do referido Richard Dawkins?

    • MIG10:

      Olá Bovidino,
      Não sou contra nem a favor de suas idéias,eu o respeito como ser humano, respeito pelo excelente curriculo profissional que tem,por seus atributos científicos. Quando o citei, foi pela sua imagem de POP STAR dos neos-ateus, pois muitos estão seguindo, sem ao menos questionar os seus pensamentos evolucionista, parecendo muito com vários grupos religiões que deixam de questionar.

    • MIG10:

      Olá Bovidino,
      Não sou contra nem a favor de suas idéias,eu o respeito como ser humano, respeito pelo excelente curriculo profissional que tem,por seus atributos científicos. Quando o citei, foi pela sua imagem de POP STAR dos neos-ateus, pois muitos estão seguindo, sem ao menos questionar os seus pensamentos evolucionista, parecendo muito com vários grupos religiosos que deixam de questionar seus pensamentos e ensinamentos.

    • Bovidino:

      Tudo bem. Ele pode estar bem posicionado como POPSTAR dos neo e pseudo ateus, mas pelo que lí das idéias que ele prega não há nada de novo. É o mesmo blá blá blá do Carl Sagan.

    • Rodrigo:

      dawkins é mais um espertinho que usa “religiao vs. ciencia” pra aparecer
      “estao pregando a ciencia”
      exatamente! e mau percebem que sao farinha do mesmo saco…

      Ateitas s2 Religiosos

    • wandrey:

      Senhores, sobre Dawkins, até concordo com o Boidivino, afinal, ele divulga exatamente o mesmo que o falecido Sagan.

      porém, recentemente li uma matéria sobre uma frase dita por ele que, ao meu ver, indica uma forma de crença. Assim, postei umas breves palavras acerca desse seu comentário e, também, analisando os feitos de Carl Sagan, vi que esses dois homens são perfeitamente crentes – a seus modos, claro. Leiam minhas considerações aqui.

      Wandrey

  • Diones:

    O ateísmo não tira ninguem das drogas , o atéismo na prática não promove igualdade social. È fácil para um suposto intelectual falar contra aquilo que alimenta a esperança do povo , que faz uma pessoas sentir-se importante num mundo que a menospreza socialmente. Um ateu costuma olhar para as pessoas como miseráveis ,sem conhecimento , analfabetos , enquanto que é na religião elas encontram dignidade, mesmo sendo analfabetas ,são tratadas sem distinção.È na religião que aprendem bons valores , sere equilibradas , prezar pela família , deixam de ser escravas do alcool , aprendem a ser honestas.
    Não é porque alguns inescrupulosos religiosos agem mal , que eu vou condenar todo um sistema.È no templo religioso que a pessoa recebe um abraço amigo , um encorajamento , onde alguem se preocupa se ela tem comida para aquele dia.

    • —:

      mas na religião muitos aprendem a matar homosexuais

  • A.:

    O fanatismo que é o fruto da ignorância é o que afeta não só a saúde das pessoas…
    o problema é a ignorância… a fé cega.

  • Lucyano Valdez:

    Religião é um atraso de vida, o amor e a crença num DEUS Universal, não é.

  • Chico Lobo:

    O primeiro mal que a religião causa nos seres humanos começa no vício e dependência de frequentar uma.

    O segundo mal é a ignortância que a prática lhe causa com seus dogmas.

    O terceiro é econômico quando faz do fiel um financiador da pompa dos sacerdotes

    O quarto mal é político quando a igreja transforma seus fies em currais eleitorais de seus sacerdotes.

    • Geferson:

      Religião X Conscienciologia

      As religiões são cerca de 50mil (ano base 2005). A Conscienciologia é uma só.
      As religiões todas são sectárias. A Conscienciologia é universalista.
      A Religião é a causa de divisões e guerras. A Conscienciologia promove união e consenso.
      A Religião é o caminho. A Conscienciologia é o destino.
      A Religião é consolação. A Conscienciologia é esclarecimento.
      A Religião é apriorística. A Conscienciologia é “anti-apriorismose”.
      A Religião é adoração, ortodoxia e fossilização. A Conscienciologia é autoconhecimento.
      A Religião inventa e mistifica. A Conscienciologia experimenta e descobre.
      A Religião permanece estagnada nas tradições. A Conscienciologia busca o fluxo da evolução.
      A Religião probabiliza a corrupção. A Conscienciologia propicia a incorruptibilidade cosmoética.
      A Religião nega o parapsiquismo. A Conscienciologia tem a parafenomenologia como vivência.
      A Religião vive do passado tribal e do futuro místico. A Conscienciologia atua no presente.
      A Religião fica restrita ao “mundinho”. A Conscienciologia proporciona a Cosmovisão.
      A Religião cria submissão e dependência. A Conscienciologia gera autossuficiência
      A Religião ocupa-se do fazer. A Conscienciologia ocupa-se do Ser.
      A Religião procura-o(a) para que creia nela. A Conscienciologia é você quem a procura.
      Na Religião nada muda, tudo é constante. Na Conscienciologia a única constante é a mudança. Na Religião o simbólico prima sobre o factual. Na Consciencilogia “fatos não desacontecem”.
      A Religião foi importante para as culturas primitivas. A Coscienciologia é importante para a marcha evolutiva da Humanidade.
      A Religião tem a ênfase no “crer” (crendice). A Coscienciologia é ciência da consciência, valorizando o “saber” (conhecimento).
      A Religião é para “ovelhas” que necessitam serem guiadas. A Conscienciologia é para os que se guiam pelos estudos, discernimento e auto vivências.
      A Religião vive de doutrinações. A Conscienciologia vive das descobertas, dos fatos, parafatos e das experiências conscienciais.
      A Religião restringe o conhecimento num único livro sagrado. A Conscienciologia busca conhecer o “sagrado” em todos os livros e holotecas.
      A Religião aprisiona nas verdades absolutas. A Conscienciologia liberta-o(a) através das verdades relativas de ponta.
      A Religião fala do pecado e da culpa. A Conscienciologia diz que as consequências dos erros é parte do processo evolutivo
      A Religião é contraditória entre “condenação eterna” e perdoar “setenta vezes sete”.
      A Conscienciologia é coerente com o processo evolutivo através da multiexinstencialidade.
      Na Religião o casamente é “até que a morte separe”. Na Conscienciologia ninguém perde ninguém, pois a evolução é grupal – ninguém evolui sozinho.
      A Religião e para os adormecidos neofóbicos. A Conscienciologia é para os despertos, lúcidos e neofílicos.
      A Religião não pergunta nem questiona. A Conscienciologia tem por base questionamentos refutações e aceitações através da experiência ou lógica.
      A Religião estigmatiza o(a) sensitivo(a) parapsíquico, recorrendo a “cura” através de orações.
      A Conscienciologia valoriza o parapsiquismo, acolhendo, orientando e encaminhando o(a) sensitivo(a) para ser um(a) assistente ou amparador consciencial.
      A Religião apregoa o juízo final. A Conscienciologia baseia-se na multidimensionalidade atemporal e na multiexistencialidade.
      Na Religião a Divindade é “Senhor dos Exércitos”, antropomórfico, androcêntrico, eternamente, entronizado. Na Conscienciologia o Amparo é extra e intrafísico.
      A Religião sofre descredito agonizante. A Conscienciologia adota o descredito como um princípio.
      Religião é lavagem cerebral do “rebanho de ovelhas” (massa impensante) obscurecendo a percepção da endêmica degradação do ambiente troposférico tais como:
      Terrorismos islâmicos; Revanchismo sionista; Corrupções evangélicas; Pedofilias católicas; Homofobias judaico-cristãs; Primitivismos umbandistas; Alienações hinduístas; Cristolatrias espiritas kardecistas; Hematofobias das Testemunhas de Jeová; entre as patologias sociais mais gritantes.

      Conscienciologia é o novo Paradigma Consciencial que responde em profundidade a inúmeros questionamentos, explicando vários fenômenos que – há cerca de dois séculos – vêm sendo ignorados, excluídos ou mal interpretados pela ciência convencional, tais como: Acoplamento áurico; Aportes; Assédios extrafísicos; Autobilocação; Autoscopia; Catalepsia projetiva; Clariaudiência; Clarividência viajora; Cosmoconsciência; Déjà vu; Ectoplasmia; EFC-Experiência-fora-do-corpo ou Projeção; EQM-Experiência de quase-morte; EV-Estado Vibracional; Hiperestesias; Intuição; Levitação; Pantomnésia; Parateleportação humana; Poltergeist; Pré-cognição; Psicofonia; Psicografia; Psicometria; Psicopiroforia; Retrocognição; Simulcognição; Telecinesia (PK); Telepatia; Telergia; Tiptologia; Xenoglossia, entre as mais significativas.

      Pergunta-se: ONDE A RELIGIÃO TERMINA?
      Resposta: Termina no despertar da Consciência, tornando-a lúcida.

    • Bovidino:

      De novo não tem absolutamente nada. Utilizam nomenclaturas novas para fenômenos de há muito conhecidos, dominados e trabalhados pelos espíritas.

    • Geferson:

      Tem algo de novo SIM!
      Bovidino esta sob influência da “apriorismose”. O inteligente é estudar em profundidade e depois aceitar ou rejeitar.
      -A Religião é apriorística. A Conscienciologia é “anti-apriorismose”. (Ele nem leu isto)
      Espiritismo é religião Cristólatra – Consciencilogia e estudo “pesquisístico– Releia melhor essas diferenças sob o principio: Não acredite em nada”. Experimente. Tire suas próprias conclusões.
      Bovidino não leu nada e já foi chutando seus preconceitos apriorísticos como qualquer apedeuta.

    • Bovidino:

      Geferson,
      Espiritismo é uma doutrina filosófica e a própria ciência da alma.
      Conscienciologia é um movimento intelectualóide que não traz nada de novo nem de bom.

    • Ezio José:

      Existem poucas religiões. Dá para contar nos dedos das mãos e ainda sobramalguns dedos do tipo indicadores e médios.

    • Ezio José:

      Completando. Cada religião tem suas vertentes que lutam entre si como cães no cio por uma cadela. Daí, dá a impressão que tem muitas religiões, porém, podemos contá-las no dedo. O Cristianismo se não fosse tantas vertentes e tandos dogmas seria uma boa religião.

    • Bovidino:

      Nem essas poucas que se contam nos dedos, são religiões, mas culturas diferentes.
      O que chamam de religiões, são na realidade empresas, algumas multinacionais, faturando alto sem pagar impostos.
      Religião é a religação do ser com o seu Deus ou Criador.
      Isso raramente acontece.
      Que nos consta só ocorreu com Jesus e Buda.

    • Gonçalves:

      Mas quem disse que essas inumeras vertentes, que se dizem cristãs, praticam de fato o cristianismo? O Cristianismo é a verdadeira religião e possue os seus verdadeiros seguidores.

    • Geferson:

      Bovidino
      As comparações acima foram tiradas do Livro -“Onde a Religião Termina” – escrito por um erudito pesquisador e ex-sacerdote católico baseado em duas décadas como religioso profissional, formado nos campos de Filosofia, Teologia e Ciências Humanas em três países (Brasil, Itália e EUA). O autor abdica dos direitos autorais em favor do “Centro de Altos Estudos da Coscienciologia” – CEAEC

    • Geferson:

      Bovidino
      As comparações acima foram tiradas do livro – “Onde Religião Termina” – escrito por um erudito pesquisador e ex-sacerdote católico baseado em duas décadas como religioso profissional, formado nos campos de Filosofia, Teologia e Ciências Humanas em três países (Brasil, Itália e EUA). O autor abdica dos direitos autorais em favor do “Centro de Altos Estudos da Coscienciologia” – CEAEC

    • Bovidino:

      Tudo que um ex-sacerdote desencantado com a igreja católica acumulou em duas décadas, não pode se comparar a todo o conhecimento das mais tradicionais correntes esotéricas como a Sociedade Teosófica, Rosa Cruz, Gnose e outras, com origens muito mais antigas.

    • Geferson:

      Tem razão

    • Bovidino:

      Não é a religião que causa mal aos seres humanos e sim a ignorância.
      A ignorância domina tanto os que se dizem religiosos quanto os pseudo cientistas.
      Se a ciência se preocupasse em eliminar a ignorância do mundo, teríamos mais religiosos conscientes e menos pseudo-cientistas incomodados com a religião.

  • ddds:

    Para pessoas desinformadas como vc as TESTEMUNHAS DE JEOVÁ não deixam as pessoas amadas morrerem por não aceitarem transfusões de sangue….muito pelo contrário…nós aceitamos partes do sangue…pois o sangue é comporto de 50 % de água e os outros 50% são de plasma, plaquetas, glóbulo vermelhos e glóbulos brancos….se vc fizer uma transfusão de sangue…vc pode ter muitas reações….resumindo…nós lutamos para que nossos amados familiares e amigos tenham o melhor tratamento e não fiquem doentes por causa da transfusão. E sim existem vários outros tratamentos sem o uso do sangue….então a vc que não sabe o que está falando…vai estudar primeiro e depois venha falar de algum assunto..não fique limitado pela opinião alheia…vai pesquisar.

    • Chico Lobo:

      ddds – quanta contradição voce falou.

      As tranfusões são responsáveis por salvar milhares de vida no mundo por dia. E AS DOAÇÕES PRECISAM CONTINUAR.

      Num assidente onde há rompimento de vasos com perda de sangue, só uma transfusão pode salvar a vida.

      Vocês “Testemunhas” de Jeová, que nem cidadãos por completo são por fugirem do serviço militar, é que precisam rever seus dogmas, assim como os demais cristãos se viram obrigados a rever o que pensavam do mundo.

      Enfim, Galileo estava certo,
      Giordanno Brunno estava certo,
      Darwin estava certo, …

      até quando vocês vão sustentar essa ignorância???

    • Tompson Rogério Vieira:

      Um “Panfleto Informativo”, preparado em conjunto por três agências americanas relacionadas ao sangue, declara na primeira página: “ATENÇÃO: Visto que o sangue total e seus componentes são produzidos com sangue humano, há o risco de eles transmitirem agentes infecciosos como, por exemplo, vírus. . . . A seleção criteriosa de doadores e os exames laboratoriais disponíveis não eliminam o perigo.”

      Peter Carolan, alto funcionário da Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, diz: “É impossível garantir que o suprimento de sangue seja totalmente seguro.” Ele acrescenta: “Sempre existirão novas infecções para as quais não haverá, na época, exames que as detectem.”

    • Tompson Rogério Vieira:

      CHICO LOBO,

      A obra de referência Dailey’s Notes on Blood (Notas sobre o Sangue, de Dailey), declara: “Alguns médicos afirmam que o sangue alogênico [sangue de outro humano] é um medicamento perigoso, e que seu uso seria proibido se ele fosse avaliado pelos mesmos padrões aplicados a outros medicamentos.”

      Alternativas à transfusão de sangue

      Nos últimos seis anos, as Comissões de Ligação com Hospitais para as Testemunhas de Jeová em todo o mundo distribuíram à comunidade médica dezenas de milhares de cópias do programa em vídeo intitulado Estratégias Alternativas à Transfusão: Simples, Seguras, Eficazes, em cerca de 25 idiomas.* Esse programa mostra médicos de renome internacional analisando estratégias eficazes usadas atualmente para tratar pacientes sem transfusões de sangue. As pessoas estão levando a sério as informações apresentadas ali. Por exemplo, no fim de 2001, depois de assistir a esse programa, o Serviço Nacional de Sangue (NBS) no Reino Unido enviou uma carta com uma cópia desse vídeo a todos os diretores de bancos de sangue e consultores de hematologia espalhados pelo país. Eles foram incentivados a assistir ao programa por causa do “crescente reconhecimento de que uma das metas do bom tratamento médico é evitar a transfusão de sangue sempre que possível”. A carta dizia que “a mensagem geral passada [no vídeo] é digna de elogios e tem o forte apoio da NBS”.

      * Contate uma Testemunha de Jeová para assistir ao DVD Alternativas à Transfusão — Série de documentários, produzido pelas Testemunhas de Jeová.

    • Gonçalves:

      Chiquinho, escreve-se ACIDENTE, e depois de voltar pra escola faz uma pesquisa sobre a indústria lucrativa de bolsas de sangue, e também sobre os efeitos colaterais sofridos após recebimento de transfusões. Você não sabe nem o que é Hepatite C e por isso defende idéias das quais vc não tem conhecimento profundo, apenas porque vc ouve falar que salva vidas. Vc que é um ótimo e sábio cidadão daria uma boa bucha de canhão lá no exército.

    • Everton:

      Muito cristão seu comentário…
      PS: fui irónico

    • EuRoDito:

      Concordo com você ddds,embora eu não seja Testemunha de Jeová, eles são um pessoal bastante instruído e a defesa de sua crença é induzida por seu conhecimento, já tive oportunidade de ouvi-las em sua defesa do não uso de sangue é impressionante. Portanto nada de preconceito, vamos analisar primeiro antes de criticar, não sejamos influenciados por modismos e preconceito, podemos estar perdendo algo de bom. Acho que você também não é TJ pois falou algumas coisas incoerentes com as Testemunhas, até onde eu sei eles não aceitam nem frações do sangue e a questão dos riscos das transfusões é secundário, a Questão principal para elas é cumprir a Ordem bíblica de não fazer uso do sangue para obedecer a Deus. O sangue não é a unica alternativa nem para o acidente apontado pelo outro companheiro.

    • ddds:

      na vdd…sou TJ sim…e nós aceitamos sim as fraçoes…mas td de acordo com a conciência de cada um. o que nós não aceitamos é o sangue em sim….se vc quiser maiores informações entre no site http://www.jw.org

  • ALX:

    Quer ser curado? Doe tudo, tudo mesmo q voce tem, casa, carro, roupas, alimentos, cachorros, se bobear ate sua sogra para a Igreja Universal kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk… Do jeito que as religiões andam tratando seus fiéis hoje em dia, ainda querem que não afetem a saude desses coitados? affffffffffffffffffff, ate aquele INRI CRISTO é mais honesto e verdadeiro do que muitos por ai

    • Ezio José:

      AH! Tem outra ALX;
      compre o martelo por mil reais para quebrar as barreiras, compre a toalhinha para esfregar no caixa eletrônico que seu sal negativo, sua dívida no banco será saldada e ainda lhe sobrarão alguns trocados.

  • BossGrave:

    Bullshit!!!!!!!!

  • Bovidino:

    Biblioteca é uma coleção de Bíblias. kkkkk

  • Diones:

    Estão esquecendo de uma coisa , o homem não criou a espiritualidade e sim já nasceu com ela.
    Encontra-se em todos os povos sinais de espiritualidade muitas vezes semelhantes com a de outros povos bem distantes.
    Portanto a religião ou algum tipo de adoração , sempre fará parte da vida do ser humano. Não é a religião em si que causa o mal e sim os fanáticos , por fanatismo somos atingidos não só por religiosos.Não é a religião que causa danos à saúde do indivíduo e sim o estilo de vida que ele leva.

    • Everton:

      Diones,

      “o homem não criou a espiritualidade e sim já nasceu com ela.”
      Isto é um conceito no qual você acredita.

      “Encontra-se em todos os povos sinais de espiritualidade muitas vezes semelhantes com a de outros povos bem distantes.”
      Isto chama-se ‘superstições’.

      “Portanto a religião ou algum tipo de adoração , sempre fará parte da vida do ser humano.”
      Discordo.

      “Não é a religião em si que causa o mal e sim os fanáticos”
      Concordo!

      “Não é a religião que causa danos à saúde do indivíduo e sim o estilo de vida que ele leva.”
      Acho que o texto mostrou isso, também.

  • Gabriel:

    Religião está com os dias contados. A evolução humana não permite tal atraso mental.

    • eduardo:

      Concordo plenamente….. mas, infelizmente, a religião domina 90% (acho) da população mundial….
      O que está faltando é uma reestruturação global da educação… algo que torne a ciência mais próxima do senso humano do que é o mundo…

    • Bovidino:

      Eduardo,
      Não é a religião que domina 90% da população mundial e sim a ignorância.
      A ignorância domina tanto os que se dizem religiosos quanto os pseudo cientistas.
      Se a ciência pudesse eliminar a ignorância do mundo, teríamos mais religiosos conscientes e menos cientistas incomodados com a religião.

    • Geferson:

      Excelente!
      Essa ciência já existe. Chama-se “Conscienciologia” e por não ser uma religião ela não e divulgada, mas procurada.
      O “crer” faz parte da ignorância.
      O “saber” faz parte da ciência.
      Quem tiver interessado procure pelo CEAEC:
      “Centro Internacional doa Altos Estudos da Consciencilogia”

    • wandrey:

      Concordo plenamente com essa ideia. Embora sei – tenho a certeza – que não viveríamos sem a religiosidade (Deus é fato e sendo assim, precisaremos dele sempre), acredito que a ciência, verazmente, está muito distante de todos nós ainda, principalmente de nós, os brasileiros.

      Recentemente fiz um estudo sobre o tema “evolução” e o que descobri? Que tanto a criação é fato quanto a evolução! Acho ser possível as duas versões serem verdades. Na verdade, demonstrei como isso pode se dá e coloquei essa pesquisa à disposição de todos, no meu blog – veja: clique aqui e aqui.

      Acho que mais para o futuro, as religiões, principalmente a minha religião, sou uma Testemunha de Jeová, terão de encarar esse e outros fatos de frente e com coragem.

      Ainda há muito o que entendermos. Não é possível que já temos a verdade absoluta sobre tudo. A ciência, diferente da religião, está em constante aprendizado, trazendo novas descobertas e modos de vermos as coisas neste universo.

      A religião, por outro lado, tem se mostrado estagnada no que diz respeito ao progresso do conhecimento. Esse é, em síntese, o erro delas. Jesus Cristo até mesmo disse: ‘há muitas outras coisas que pretendo dizer para vocês, mas neste momento vocês não estão aptamente capazes de suportar o que direi’ – João 16:12.

      Sim, é verdade, a luz do conhecimento bíblico tem de andá junto com o progresso do conhecimento científico.

      “A ciência sem religião é aleijada. A religião sem ciência é cega.” — Albert Einstein

      Wandrey

  • Ze da Feira:

    A vida é breve ‘enjoy’

  • Bovidino:

    Seu comentário é que não tem nada a ver com a realidade do tema.

  • Israel Silva:

    Pode afetar a saúde e pode MATAR! como as testemunhas de jeová que não aceitam doações de sangue!

    • Alexsandro Neves:

      Desinformado… Como se aceitar transfusões não matasse…

    • Ju:

      Assim como ao realizar uma cirurgia vc pode morrer. Se vc estiver com um tumor vai optar por esperar a morte chegar ou vai realizar a cirurgia mesmo sabendo dos riscos(?), pense um pouquinho que vc vai ver quanta coisa sem nexo aprendemos por meio da religião.

    • EB:

      Existem muitas outras alternativas mais seguras. Esse é apenas 1 exemplo.

      http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0%2c%2cGIM1671558-7823-APARELHO+QUE+FILTRA+SANGUE+PODE+SER+ALTERNATIVA+PARA+CIRURGIAS%2c00.html

    • EB:

      Mais alguns estudos sobre o tema.
      http://sciencetolife.com.br/news.php?article=medicos-questionam-beneficios-da-transfusao-de-sangue&id=3242

    • Ju:

      Vcs parecem papagaios que apenas repetem o que houvem sem pensar, esses tratamentos existem sim e realmente são mais vantajosos mas enquanto isso ainda não é acessível para todo a população, e eu já soube de pessoas que morreram por causa disso justamente porque estes tratamentos não estavam ao acesso delas.

    • Ju:

      * O “enquanto” não deveria estar no texto.

    • Gonçalves:

      Então o problema é o acesso as alternativas e não a recusa a transfusão. Lute para que o acesso seja fácil a todos e não para as TJs pararem de recusar a transfusão. Grande Ju.

    • Gonçalves:

      As transfusões de sangue contaminaram milhares de pessoas com a Hepatite C, descoberta em 1989 e incurável até hoje. A Hepatite C é assintomatica e por isso muitos infectados nem sabem que o são. A recusa por parte das TJs levou a comunidade médica a pesquisar e descobrir que há mais mortes numa ala de pacientes que recebem sangue, do que a que não recebe. As Tjs ao seguirem os valiosos ensinamentos biblicos estão ajudando os medicos a fazerem melhor o seu trabalho. Não acredite em campanhas pró doação só porque elas dizem salvar vidas, pois elas salvam sim, mas salvam é a indústria altamente lucrativa de venda de bolsas de sangue, fato que pessoas como você, que apedrejam sem saber o porquê, fazem. A religião verdadeira traz conhecimento verdadeiro e salva vidas.

    • Chico Lobo:

      querido Gonçalves.
      Posso publicar esse seu texto em minha revista como exemplo de “sabedoria”???

      Juro que não vou publicar na coluna de humor.

      Um super abraço fraterno

    • Gonçalves:

      Chico Lobo, apesar da sua ironia que não agrega valor ao debate, informo que meu comentário não visa ser exemplo de sabedoria, mas sim trazer informações que podem ser pesquisadas por pessoas sensatas e que realmente buscam a verdade em todos os assuntos. Ao contrário, seus comentários até aqui, além de não trazerem argumentos lógicos sobre o assunto, são uma demonstração inflamada, não de defender a vida, mas de atacar uma determinada religião, segundo todo seu ódio e preconceito, chegando a dizer que estes não deveriam ser considerados cidadãos. Isso sim não tem nada a ver com sabedoria.

    • Jonatas:

      Gostaria de ver tua campanha inflamada quando um ente querido estiver necessitado de transfusão, quimioterapia ou hemodialise. Duvido qualquer religião salválo, a medicina pode, a religião não. Vê se acorda.

    • Gonçalves:

      Jonatas, vc tem um bom coração. Demonstra ser uma pessoa que ama seus familiares e percebi o seu respeito pela sua avó, da qual vc aprendeu uma importante lição: “não importa a simplicidade ou a complexidade de uma pessoa, sempre há algo a se aprender com alguém”. Pois então, quero de coração lhe deixar informações que ao longo da vida, descobri serem muito valiosas. 1º a religião não tem a função de salvar em aspecto médico, como vc interpretou. O próprio Jesus disse em Mateus 9:12 “Ouvindo-os, ele disse: “As pessoas com saúde não precisam de médico, mas sim os enfermos.” Portanto, que está doente deve procurar um médico e não falsos profetas que prometem curas milagrosas. 2º Como vc viu, crêr na religião verdadeira não significa descartar a medicina, que de fato é importante. 3º Mesmo em situações de extremo sofrimento, como é o caso de um ente querido doente, o desespero em querer salva-lo a qualquer custo, aceitando soluções comodas, inconsequentes, e com segundas intenções, não me parece o melhor. Agindo assim, vc se torna uma marionete, conduzido por pessoas inescrupulosas que irão usar os seus sentimentos para convence-lo a fazer o que eles querem. Preserve o seu bom coração, mas busque a verdade de modo mais investigativo, uma coisa é dizer “isso é bom”, outra coisa e constatar na pratica. Isso vale pra religião também, e entendo sua aversão a ela. Mas, se vc acredita num bondoso Criador, guarde isto: a verdadeira e única religião é conhecida pelos seus bons frutos. Continue fugindo de religiões que apoiam a ignorância, troca de milagres por dinheiro e rituais a simbolos de pedra e madeira. A verdadeira religião vai proteger a sua saúde e aprimorar aquilo que vc tem de melhor.

Deixe seu comentário!