Rim é removido pela vagina da paciente… Para doação

Publicado em 3.02.2009

rim

Em Baltimore, nos EUA, cirurgiões removeram o rim de uma mulher através de sua vagina. A operação foi feita porque a paciente queria doar o órgão para sua sobrinha doente. Os médicos do Hospital Johns Hopkins, que realizaram a operação, dizem que tanto a tia, Kimberly Johnson, quanto a sobrinha, Jennifer Gilbert, passam bem.

Espera-se que o sucesso desse procedimento encoraje mais pessoas a doarem órgãos – já que a dor é reduzida, assim como cicatrizes, e o tempo de recuperação é menor.

“Foi mais fácil do que ter um filho” declarou Kimberly, que é mãe de três crianças.

Remoções de rins através da vagina já foram realizadas recentemente, para a retirada de rins com algum problema de funcionamento. Mas foi a primeira vez que um rim “para doação”, em perfeitas condições, foi removido dessa forma.

A operação deixou três pequenas cicatrizes no abdômen da doadora e, de acordo com os médicos, a recuperação está mais rápida do que o normal. Mais rápida até do que a do pai de Jennifer, que doou um rim à sua filha 12 anos atrás. Jennifer precisou de um novo rim porque seu organismo, mesmo depois de algum tempo, começou a apresentar rejeição crônica ao implante.

No entanto, nem toda a comunidade médica está gostando da idéia. De acordo com Dr. Jihad Kaouk, urologista e diretor do Cleveland Clinic’s Center for Laparoscopic and Robotic Surgery, há risco de que o órgão toque uma área contaminada e, depois, vá para um paciente que tem problemas no sistema imunológico.

Os cirurgiões que realizaram o procedimento protegeram a região com um saco plástico esterelizado, evitando que o rim tocasse áreas que pudessem estar contaminadas com bactérias.

Estima-se que Kimberly volte às suas atividades normais em menos de duas semanas. Depois de uma cirurgia normal, a recuperação demoraria em torno de um mês. [NY Times]

Autor: Alessandra Nogueira

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

1 comentário

Envie um comentário

Leia o post anterior:
steve-jobs-t
Intimidação: Maior loja de MP3 na internet pressiona gravadoras

Segundo executivos d...

Fechar