Scrotum humanum: o primeiro nome científico dado a um… dinossauro

Por , em 27.12.2012

Megalossauro não é um nome ruim, certo? Provavelmente estamos falando de um dinossauro gigante, barra-pesada, que não foi nomeado Scrotum humanum quando foi descoberto.

Tudo correto, exceto pela última informação. O carnívoro de uma tonelada que provavelmente andava sobre duas patas como o Tiranossauro Rex recebeu o primeiro nome científico a ser dado a um dinossauro: Scrotum humanum. Graças à ciência, hoje ele vai de Megalosaurus bucklandi, do latim “lagarto grande”.

Parece (e é) péssimo, mas temos que ser justos com Richard Brookes, o naturalista que cunhou tal nome escroto (com o perdão do trocadilho) no dinossauro em 1763. Quando o descreveu, Brookes não tinha ideia de que estava diante de um dinossauro. Na verdade, só no século 19 Richard Owen inventou a palavra “dinosauria”.

Da descoberta ao engano

Em 1676, um fragmento de osso fossilizado foi descoberto em uma pedreira de calcário em Oxfordshire, na Inglaterra. Richard Plot, professor de Química da Universidade de Oxford, percebeu que o osso, que identificou corretamente como parte de um fêmur, era grande demais para pertencer a qualquer animal conhecido.

Plot acreditava que o osso tinha vindo de um gigante humano bíblico. Brookes redescreveu o espécime 90 anos depois com base em um desenho de Plot, que, com toda a honestidade (como vocês podem ver abaixo), parece um par de testículos humanos. Scrotum humanum, então, era no mínimo adequado.

Eventualmente, o proprietário do fêmur pré-histórico recebeu um nome muito mais digno: Megalossauro.

Ele foi o primeiro dinossauro a ser descrito e nomeado na história da literatura científica, por William Buckland, em 1824 – daí Megalosaurus bucklandi.

Ainda assim, como o primeiro nome dado a tal animal foi Scrotum humanum, mesmo que isso tenha acontecido por uma má interpretação, o geólogo Bill Sarjeant e a paleontóloga Beverly Halstead argumentaram que o nome de Brookes deveria ter prioridade sobre o dado por Buckland. A Comissão Internacional de Nomenclatura Zoológica não concordou, salvando o Megalossauro de seu nome original testicular, e reescrevendo um capítulo da história nem sempre brilhante humana.[Neatorama, io9]

• Alex Moté:

Cada coisa…rsrsrsrsss

• Janser Maciel Mansur:

Ufa! Já estava acreditando que batizaram mesmo a espécie como “Scrotum Humanum” isso seria um ultraje à ciência paleontólogica!