O Efeito Borboleta realmente existe?

Publicado em 15.12.2011

“O bater de asas de uma borboleta no Brasil pode desencadear um tornado no Texas”. Essa frase, já repetida em várias ocasiões com eventuais diferenças nos locais citados, define o que os pesquisadores chamam de “efeito borboleta”. Mas quanto disso pode ser verificado na realidade?

Quando o conceito de “Efeito Borboleta” foi concebido pela primeira vez, pelo matemático americano Edward Lorenz em 1963, essa história de borboletas causarem tufões era apenas uma alegoria demonstrativa. Pretendia apenas ilustrar (baseada em um esquema gráfico chamado de “atrator estranho”, associado a uma equação) como pequenos eventos podem originar grandes consequências.

A repercussão da teoria de Lorenz, no entanto, foi ainda além do que os cientistas imaginaram. Muitos cientistas acreditaram que ela poderia, de fato, ser verificada na natureza, e sua compreensão poderia ajudar a meteorologia a fazer previsões do tempo. Mas cientistas da Universidade de Oxford (Inglaterra) desmentem essa ideia: não é bem assim que funciona.

O bater de asas de uma borboleta não é totalmente insignificante: ele chega a causar uma perturbação na pressão do ar. Mas essa perturbação, ao redor do corpo da borboleta, é facilmente absorvida, porque a pressão do ar é cem mil vezes maior. A poucos centímetros da borboleta, o impacto é totalmente absorvido.

O que se chama “efeito borboleta” é um enunciado dentro de uma ideia mais ampla, a teoria do caos. Os físicos se utilizam dessa teoria em uma série de aplicações na observação do universo. A meteorologia, no exercício constante de prever o tempo, precisa trabalhar com muitas margens de erro, e a maioria está associada a pequenos eventos que se desdobram em consequências maiores.

Devido ao grande número de fatores a se considerar, na ciência da meteorologia, os cientistas explicam que as previsões jamais serão infalíveis. Os balões meteorológicos atuais reúnem condições para analisar os quesitos, mas eles próprios (tais como pressão e umidade do ar, posição das nuvens e a temperatura em si) não oferecem segurança para um número certeiro. [LiveScience]

Autor: Stephanie D’Ornelas

É estudante de jornalismo, adora um café e um bom livro. Curte ciência, arte, culturas e escrever, mesmo que sejam poesias para guardar na gaveta.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

35 Comentários

  1. Não foi comentado na matéria um outro “tipo” de efeito borboleta que já ouvi e li muito a respeito, mas tem a ver também com cadeia de eventos. Seria o resultado de um hipotético viajante ao passado que acidentalmente mata uma borboleta. Ao voltar para o presente, percebe que algo está diferente. É a teoria de que todas as pessoas e eventos estão conectados de algum modo.

    Thumb up 4
  2. Ao contrário da imprevisibilidade da Teoria do Caos por trás do Efeito Borboleta, o “efeito brabruleta” das patéticas novelas da Globo é bem previsível: alienação das massas, maus exemplos de toda ordem e modinhas estúpidas que se espalham como praga!

    Thumb up 28
  3. Que coisa mais meiguinha. Uma borboletinha bate as asinhas e outras mil borboletinhas com suas asinhas fazem um ciclone extra tropical cor de rosa. Palminhas para elas.

    Thumb up 6
  4. Todos já ouviram falar na lei do entrelaçamento quântico certo?
    Sabendo que originalmente tudo teve a mesma origem e muito provavelmente terá o mesmo destino final, o efeito dominó, ou borboleta estará presente em tudo!
    A maior representação que vejo ocorrer são a das crescentes mudanças climáticas…
    Por um acaso alguém percebeu que o Sol anda tendo períodos de resfriamento, após a crescente onda de aquecimento global e que nosso planeta tem seu entrelaçamento com o Sol?
    O que poucos admitem é que tudo tem um limite…

    Thumb up 3
  5. Um bom exemplo disso é a zona de turbulência causadas pelos aviões, após decolarem, os próximos aviões a decolarem, devem evitar ao máximo voar dentro dessa zona de turbulência, pq os efeitos podem ser devastadores.

    One Love!

    Thumb up 5
  6. vamos matar toda as borboletas do brasil,antes que elas destruam o téxas. rá rá rá,gente doida e ainda se acham grandes coisas no mundo e na ciência, e ainda tem gênte que dão crédito a esses pirados.

    Thumb up 1
    • O efeito borboleta foi uma “metafora” para real ideia da teoria, não significa que uma borboleta ira matar todos, leia toda a matéria antes de comentar.

      Thumb up 10
  7. O Efeito Borboleta é uma figuração dada por Lorenz para a Teoria do Caos.

    A Teoria do Caos é a teoria que explica por quê alguns eventos são OBRIGATORIAMENTE imprevisíveis à longo prazo, não importa quantas variáveis se conheça sobre o sistema.

    O problema da imprevisibilidade está nas próprias equações: as equações comuns quando são alimentadas por valores quaisquer através do tempo tendem a um valor fixo, ou seja, à longo prazo geram uma média que pode ser tomada como evento previsível. Porém, algumas equações quando são alimentadas em ciclo geram um gráfico inicialmente de valor único (previsível à curto prazo) mas que à longo prazo têm seus valores médios espalhados formando mais de uma curva através do tempo, ou seja têm como resultado EXATO vários resultados, caracterizando a infeliz imprevisibilidade.

    Resumindo: Algumas equações dão como resultado matemático, exato, lógico, a imprevisibilidade. É frustrante, mas é algo inevitável e independente da quantidade de variáveis conhecidas, pois é justamente com todas as variáveis bem colocadas que a equação (à longo prazo) se espalha, se ramifica em várias partes.

    Thumb up 5
    • A Teoria do Caos é uma teoria matemática, e não filosófica, vale lembrar.

      Thumb up 3
  8. A teoria do efeito borboleta faz alusão ao determinismo.
    Acho que não preciso explicar para quem conhece as teses.

    Thumb up 2
  9. “O bates das asas de uma borboleta pode causar um tufão do outro lado do mundo”
    Teoria do Caos

    A isso fora dado o nome de ‘Efeito Borboleta’ porque o diagrama da trajetória desenvolvido por Lorezs lembrava muito as asas de uma borboleta (observem a imagem).
    Um exemplo prático seria um efeito dominó, em que o ato de derrubar uma peça tará como resultado uma grandiosa reação em cadeia.
    O Efeito Borboleta é um termo que se refere às condições da Teoria do Caos. Recomendo que pesquisem a respeito, é muito interessante.

    Thumb up 10
  10. “O bater de asas de uma borboleta no Brasil pode desencadear um tornado no Texas”.

    Maldidas borboletas, eu mal posso ver seus movimentos……. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Thumb up 25
    • CONTRATEM O DEDETIZADOR, VAMOS À CAÇA!!!!!!
      AHSUHASUHSAUSHUASH

      Thumb up 1
  11. Na verdade se prestássemos com mais detalhes a respeito de catástrofes, tempestades, e outros tantos dramas da natureza, deveríamos iniciar pelas formigas e também por minhocas, pois estas são as primeiras que pode ser vistas a olho nu, a dar indicações de grandes tempestades ou alagações, mas temos tantos aparelhos hoje modernos que nos esquecemos de ver a própria natureza dar detalhes do que vem pela frente, e com as borboletas e as cigarras, as abelhas, não é diferente, e só se por a observá-las que vamos ficar impressionados com o que elas nos dizem, não precisamos ser doutos nem quebrar a cabeça achando que o outro é mais sábio que eu, basta contemplarmos a natureza ela própria nos ensina o caminho. E certamente foi sempre assim, tudo o que sabemos é com a natureza que aprendemos ou copiamos dela. O Lili, não é mais sábio que a Lóli ou vice versa. O mundo de quem sabe mais, é quem mais observa quem mais observa leva certa vantagem daquele que se guia pelo dizer do outro. Ou seja, se você for um bom observador certamente vai criar algo inovador, mas se você só vive guiado pelo dizer do outro, ou do saber do outro, vai estar sempre atrás.

    Thumb up 5
  12. Como eu sou determinista, acho bastante plausível essa teoria.
    Ela seria melhor observada se pudessemos voltar no tempo.

    Se voltarmos em um período de tempo curto, deveriamos fazer uma alteração drastica para se fazer um efeito perceptível quando voltar ao tempo presente. Do tipo, matar alguem famoso.

    Agora, se voltarmos em um período de tempo extremamente longo, a minima alteração no ambiente ja seria suficiente para causar uma mudança enorme no futuro. Tipo apenas colher uma pequena planta de uma floresta, ou mesmo levar conosco uma borboleta. Tais fatos começam a desencadear eventos imperceptíveis, mais que vão se acumulando a medida q o tempo passa. Quanto mais passou o tempo maior seria o efeito causado.

    Nessa ultima hipótese, quando voltarmos pro presente, o mundo poderia ser uma coisa completamente diferente do que era antes.

    Thumb up 7
    • Por sinal eu recomento o Filme Efeito Borboleta, pra quem ainda não assistiu. É uma ficção mas demonstra bem como funciona essa teoria.

      Thumb up 6
  13. Eu acho que uma coisa só pode ser previsível quando sabemos tudo sobre ela e o que esta ao seu redor num raio em do tempo determinado por si mesmo na velocidade da luz simples nada pode viajar mais rápido do que a luz se saber sobre tudo que esta seu redor e tudo mais em um ano luz provavelmente vc conseguiria saber o que vai acontecer daqui a um ano quando digo saber tudo digo na até na escala atómica por que até o menor fato pode se espalhar criar um efeito enorme em certo tempo é igual fofoca fica se espalhando para todos lugares num período de tempo mais sempre obedece as leis da física.

    Thumb up 2
  14. Acho que tem muita gente acreditando literalmente na tal alegoria do efeito borboleta. Eu mesmo, há alguns anos, já assisti uma aula na qual o professor tomava-o como verdadeiro. A pricípio duvidei, mas o cara é doutor do ITA, e eu, bem, eu não sou ninguém em termos acadêmicos, então devia ser verdade. Acho que vou ser mais crítico em relação aos que os doutores falam.

    Thumb up 15
    • Essa tendência de se acreditar nos “PHdeus”, chama-se “Magister Dixt”.
      É bom questionar essa turma, pois eles sofrem o restringimento da Ciência Convencional.
      Muitos nem entendem de Física Quântica de tão limitados que são.

      Thumb up 4
  15. Quando eu vi o título desse artigo, eu pensei que iriam dizer algo relacionado a voltar no tempo…

    Thumb up 21
    • Vc tá assistindo muita TV! O filme “Efeito Borboleta” não trata do assunto “voltar no tempo”, mas sim, que uma ação feita hoje pode alterar todo o seu futuro (mas no filme ele faz coisas que alteram seu presente para retratar melhor a teoria). Logo, uma simples atitude pode mudar toda a sua vida!

      Thumb up 1
  16. Se vcs me permitem… Parece até meio bizarro mas este efeito pode existir até em nossas vidas, pois, conheço muita gente que arruinou ou venceu na vida com um simples e poderia dizer até um inocente “sim” ou “não”. Éh, amigos, inevitávelmente nosso fracasso ou nosso sucesso depende simplesmente destas duas palavrinhas. E que sejam sabiamente aplicadas, por que senão, poderá haver um efeito borboleta em nossas vidas.

    Thumb up 10
  17. “O bater de asas de uma borboleta no Brasil pode desencadear um tornado no Texas” como o amigo aí em baixa disse é só um modo de dizer, qe peqenos atos podem causar acontecimentos de grandes proporções.

    Thumb up 11
  18. Como sempre levam tudo ao pé da letra. O autor da teoria usou apenas uma representação simbólica. O efeito borboleta existe, mas as borboletas não são o seu causador.

    Thumb up 29
  19. Essa Teoria do Caos é desculpa de quem não compreende o que está vendo e precisa de uma explicação “maior” para manter seu emprego.

    Dois cientistas – que saberei o nome no programa do McCanney dessa semana – que trabalharam por mais de vinte anos fazendo predições de furacões para o NOAA já admitiram que seu trabalho nunca foi capaz de prever a formação de furacões. E são essas “forças maiores” que são inclusas em seus modelos computacionais, que eu sempre digo que não são confiáveis.

    Thumb up 6
    • Pois é, maldita ciência real, que ao contrário da religião e de teorias loucas(ciencia maluca) não consegue reduzir o nosso mundo complexo a explicações simples e exatas.Tem que inventar essa força maior do caos, que não existe, para garantir os empregos desses cientistas “aspones”.

      Thumb up 3
    • É a deusa Éris em Ação.

      Thumb up 0
  20. Que pergunta boba, efeito borboleta é só para mostrar que uma pequena coisa pode mudar tudo! Mas é óbvio que um bater de asas de uma borboleta nao causa um estrago desse tamanho! Já tu mudar uma cadeira de lugar pode fazer um pessoa nao tropeçar ou tropeçar na cadeira e morrer, ou salvar ela…coisas assim.

    Thumb up 51

Envie um comentário

Leia o post anterior:
matrix-learning-02
Aprender ao “estilo Matrix” pode virar realidade

Os filmes de ficção ...

Fechar