10 Mitos sobre o aquecimento global

Por , em 9.04.2012

O clima do nosso planeta é muito dinâmico, como tudo na natureza. Mas a partir dessas mudanças, muitas pessoas criam mitos e questões. Como podemos realmente dizer que a Terra está aquecendo e os humanos são os culpados? Aqui você pode vai ver o que os cientistas sabem e o que não sabem sobre as mudanças climáticas.

10 – O clima mudou antes

O mito: Mesmo antes do efeito estufa e dos gases liberados por ações humanas, o clima da Terra já estava mudando, e por isso nós não somos responsáveis pelo aquecimento global atual.

A ciência: As mudanças climáticas passadas sugerem que o clima reage de acordo com a energia colocada e retirada, de maneira que se o planeta acumular mais calor do que libera, as temperaturas globais vão subir.

No momento, o CO2 está gerando um desequilíbrio energético que aumenta o efeito estufa. Mudanças climáticas antigas mostram evidências de que nosso clima é sensível ao gás carbônico.

9 – Mas está frio lá fora!

O mito: O planeta não pode estar esquentando, pois o último inverno foi um dos mais frios, como é possível o aquecimento global?

A ciência: Temperaturas locais, medidas de forma individual, não têm nada a ver com o aquecimento global de longo termo. As mudanças de estação locais podem esconder o movimento climático planetário.

Para encontrar tendências climáticas, é preciso analisar as mudanças de temperatura por um longo período de tempo.

8 – O clima está esfriando

O mito: O aquecimento global parou e a Terra está começando a esfriar.

A ciência: A última década, entre 2000 e 2009, foi a mais quente já registrada. Mas o aquecimento global é compatível com climas mais frios. Novamente, o que vale são os registros de longo termo. E nesse caso, infelizmente, a Terra está aquecendo.

7 – A culpa é do sol

O mito: Na última centena de anos, a atividade solar tem aumentando, gerando o aquecimento global.

A ciência: Nos últimos 35 anos de aquecimento global, o sol mostrou uma tendência de se resfriar, enquanto o clima tem esquentado. Para o último século, o sol pode sim explicar um pouco do aumento das temperaturas, mas apenas uma pequena parcela.

Um estudo publicado no ano passado mostrou que mesmo durante um período de baixa atividade solar, a Terra continuou a esquentar.

6 – Nem todos concordam

O mito: Não há consenso de que o planeta esteja realmente aquecendo.

A ciência: A maior parte dos cientistas climáticos concorda que o aquecimento global “humano” está acontecendo. Você pode ver essa tendência na diminuição das notícias sobre discussões a respeito disso. Não há mais argumentação.

5 – O dióxido de carbono (CO2) não é um poluente

O mito: “Os perigos do dióxido de carbono? Diga isso para uma planta, o quão perigoso é”.

A ciência: Apesar do gás ser realmente fundamental para a fotossíntese das plantas, ele é um poluente (por exemplo, na acidificação dos oceanos) e seriamente ligado ao efeito estufa. Quando o calor é liberado da superfície terrestre, parte da radiação fica presa por gases estuda, como o CO2. Esse efeito é que está aumentando as temperaturas globais.

4 – Cientistas estão conspirando

O mito: Milhares de e-mails entre cientistas climáticos vazaram em novembro de 2009, e revelaram dados encobertos que conflitavam com as pesquisas que afirmavam o aquecimento global.

A ciência: Sim, um hacker teve acesso e divulgou os e-mails e documentos. Mas não existe conspiração, já que diversas outras pesquisas foram feitas, não necessariamente envolvendo esses cientistas.

3 – Não se preocupe, não é tão ruim

O mito: Alguns apontam que há evidência histórica de que períodos mais quentes são bons para a humanidade, enquanto o frio é catastrófico.

A ciência: Os cientistas climáticos afirmam que os pontos positivos do aquecimento são esmagados pelos negativos, na agricultura, na saúde humana, na economia e no meio ambiente. Por exemplo, um estudo de 2007 mostra que um planeta mais quente aumentaria a propagação da vegetação na Groenlândia; mas isso também significaria mais escassez de água, mais e maiores queimadas e maior desertificação. Não parece muito bom.

2 – A Antártida está com mais gelo

O mito: O gelo que cobre a Antártida está expandindo, ao contrário da crença de que está derretendo devido ao aquecimento global.

A ciência: O argumento de que o gelo está expandindo na Antártida omite a diferença entre o gelo terrestre e o marítimo. “Se você estiver falando do lençol de gelo, nós esperamos ganho no interior do território, mas perda do gelo periférico”, afirma o cientista Michael Mann. Medições atuais mostram que a camada de gelo da Antártida está diminuindo, em saldo negativo, e contribuindo para o aumento do nível dos oceanos. No caso do gelo marítimo, as tendências variam muito, por isso é complicado chegar a um dado exato.

1 – Os modelos climáticos não são de confiança

O mito: Os modelos são repletos de pressupostos para que se encaixem nos dados coletados. Não há forma de saber se eles são de confiança.

A ciência: Modelos já conseguiram reproduzir com sucesso as temperaturas globais de 1900, na terra, no ar e nos oceanos. “Modelos são simplesmente uma formalização para que possamos entender melhor os processos que governam a atmosfera, os oceanos, etc”, afirma Mann. Ele adiciona que certos processos, como a maneira com a qual as nuvens respondem às mudanças atmosféricas, são incertos, e diferentes modelos já foram apresentados.

Mesmo assim, afirma Mann, certas previsões são baseadas na física e química fundamentais (como as feitas para o efeito estufa), o que resulta em previsões robustas, independentes dos pressupostos. [LiveScience]

• Mateus Dias:

Antigamente: “A terra é plana!” “O Sol gira em torno da Terra!”
    Hoje: “Aquecimento global é uma farsa!”

Nós humanos e o conhecimento, que alguns não usam para ver coisas óbvias.

• Marcos Zacarias:

Correção: Professor Luiz Carlos Baldicero Molion

• Nicholas Machado Lima:

Carta interessante (ciência não se faz por carta, mas… em campo).

Eu ficaria mais tranquilo se fossem climatologistas ativos na área, com trabalhos científicos demonstrando que não há aquecimento global. Por que trabalhos demonstrando o aquecimento tem…

• Rick Souza de Oliveira:

Cesar, juro que não entendo sua relutância em exigir publicações de algo, que, se quer deu tempo de ser avaliado. Não tem artigos contrários, pq os climatologistas trabalham numa escala irreal. Logo, se a escala está errada os argumentos contrários já foram escritos desde antes da revolução industrial, porém tratando em escalas de tempo que o planeta realmente pode sentir. Não se pode fazer-se errado pra provar que outrem está errado. Se começo a estudar variações de carbono de 100 anos pra cá pra tentar entender o clima, já estou incorrendo em erro. Não Por isso os climatologistas parecem “Deuses” incontestáveis. Notou quantos geólogos assinaram a referida carta? Aposto que nunca leu algum dos clássicos papers sobre a variação do carbono ao longo da história da Terra. Sua unilateralidade, em acreditar apenas em cientistas, na grande maioria oportunista engajados e sem renome. Cientistas que ignoram as limitações de suas medições ditas “históricas”. Que cospem e manipulam dados, numa curva de variação totalmente tendenciosa. Cientistas que querem a todo custo ver as coisas acontecerem em SUA geração, e com isso surfarem na onda do momento. Imagens do Mont Blanc menos branco ou blocos de gelo flutuando, não são argumentos científicos. Assista “Era do Gelo” e depois me diga que indústria fez aquele gelo derreter. Olhe para o Plioceno (ontem, na minha escala “climatológica”) e diga que indústria jogou tanto CO2 naquela atmosfera, e depois me diga quem os retirou para reduzirem até os dias de hoje? O argumento de que o carbono antropogênico é diferente de todos os outros carbonos, é uma falácia; sem falar na prepotência de sempre nos sentirmos “O” diferencial da natureza. Estou aberto a entender o lado dos ambientalistas, mas desculpe… Os artigos científicos climatológicos parecem coisa de criança (literalmente, pois a teoria foi bolada de forma que qualquer criança assimile nos primeiros anos de colégio). A roupagem científica é de CLIMATOLOGIA, mas na realidade, está mais próximo da CIÊNCIA POLÍTICA.

• Nicholas Machado Lima:

O problema dos climatologistas é que eles observam as mudanças num periodo muito curto e geologicamente irrelevante.Sem falar que reconstruções de paleotemperaturas demonstram que o planeta tem sido quase sempre muito mais quente e mais úmido do que sabemos que ela seja hoje, e com muito mais dióxido de carbono (o gás de efeito estufa) na atmosfera do que existe hoje. A exceção notável é 300 milhões anos atrás, durante o Período Carbonífero final, que lembra o nosso próprio clima e
      a atmosfera como nenhum outro.

Rick, esta história da “Era do Gelo” é ridícula… Quem foi que disse que o derretimento da última era glacial foi causado por indústria? Quem disse que só fatores naturais podem influenciar no clima, e que a atividade humana não tem nenhuma influência? Quer dizer que se um aquecimento global foi causado por atividade bacteriana, então só atividade bacteriana causa aquecimento global? E por que houveram vários aquecimentos globais, tudo é cíclico? Assim, tem que aceitar esta conversa sem nem mesmo questionar, e ver se é mesmo cíclico, se não tem como surgir outra fonte de mudanças climáticas, se não tem como a atividade humana influenciar no clima?

E tem mais, esta história de ver só os dados das últimas décadas é um espantalho. Paleoclimatologistas estudam as temperaturas do planeta indo até onde conseguem registros climáticos indiretos. Neste link aqui (http://www.skepticalscience.com/broken-hockey-stick.htm ) tem gráficos que mostram os últimos 5 séculos.

Você contesta muitos trabalhos científicos só no ‘argumentum’, mas eu nunca vi nenhuma crítica séria ao trabalho deles. Repete os mesmos argumentos que os trabalhos foram mal-feitos, que é tudo vendido para interesses escusos, mas não apresenta CIÊNCIA.

Se você estiver interessado em um dos trabalhos, aqui tem um:

Proxy-based reconstructions of hemispheric and global surface temperature variations over the past two millennia

Proceedings of the National Academy of Sciences
      Vol. 105, No. 36, pp. 13252-13257, September 9, 2008. doi:10.1073/pnas.0805721105

Michael E. Mann1, Zhihua Zhang1, Malcolm K. Hughes2, Raymond S. Bradley3, Sonya K. Miller1, Scott Rutherford4, and Fenbiao Ni 2.

1 Department of Meteorology and Earth and Environmental Systems Institute, Pennsylvania State University, University Park, PA 16802

2 Laboratory of Tree-Ring Research, University of Arizona, Tucson, AZ 85721

3 Department of Geosciences, University of Massachusetts, Amherst, MA 01003-9298

4 Department of Environmental Science, Roger Williams University, Bristol, RI 02809

Vai lá, eu não sou da área, não posso fazer mais nada do que me apegar à regra de bom-senso ensinada pelo Bertrand Russel.

• Juninho Balan:

Existe muito mais interesse político nessa história de aquecimento global por emissão de gases do que bom senso… Um bom motivo para explicar esse mito é de que os EUA não estão nem fudendo pra qualquer acordo de redução de emissão de gases. pq? pq eles como sempre, estão a anos-luz na frente do resto do mundo e ja sabiam que essa história é papo furado… sempre eles estão na frente e nós apenas observamos… Estamos falando de UM PLANETA! e n é uma ”fumacinha” emitida por humanos que vai conseguir alterar o clima mundial… se nem os grandes vulcões conseguem fazer estrago na atmosfera quem dirá os seres humanos… agora com relação a nivel terrestre ai a coisa muda de figura.

• Nájyla Chagas:

Olá pessoal!
      Gostaria de corrigir uma fala de um espectador, quando ele afirma na existência de um consenso científico a respeito do aquecimento global e, quando diz não existir trabalhos que provem o contrário. No mínimo, ele deveria, em escala nacional procurar conhecer os trabalhos de Luis Carlos Baldicero Molion. É ridículo o que as pessoas fazem, algumas delas, sair afirmando e desconsiderando as demais pesquisas. Brasileiro pesquisa e prova que não há evidência de aquecimento global… Agora, existe brasileiro que prova a existência de aquecimento global??? ou temos meros repetidores do Novo Imperialismo?? Cabe aqui cada um tirar suas conclusões. Agradeço e parabenizo pela matéria publicada por Bernanrdo, uma vez que quase nunca se faz isso no Brasil.

É sério essa carta?

Será que a NASA inventaria esses numeros??

Será que o prêmio Nobel para Al Gore e sua equipe foi um erro???

Ok, existem sim eventos naturais de magnitude destrutiva muito superior a qualquer um que o ser-humano seja capaz de produzir, mas usar isso como desculpa pra dizer que os dados estão errados e poder cagar no planeta???

Queria escrever uma carta pra esses magníficos doutores que redigiram essa carta, perguntando, onde está o Outono, Inverno, Verão e Primavera?? Que aprendi na 3ª série com a professora de ciências e íamos até o pátio da escola pra ver os efeitos da estação nas plantas, e lá estavam como descritos nos livros!!!
      As migrações do mundo animal estão completamente as avessas!! A geleira da Patagônia deverá deixar de existir em menos de 20 anos! Não é motivo pra alarde?

Putz se essa carta foi escrita para a Dilma é por que essa crise global provavelmente também será considerada uma marolinha!!! Arf!

• Rick Souza de Oliveira:

Falcone, o Nobel em sí já é um erro. Nobel não é parâmetro de credibilidade científica. Com relação ao Prêmio criado pelo inventor da dinamite, é necessário fazer algumas ressalvas. De onde vêm esse status de autoridade a premiação que agraciou ninguém menos que o Presidente Barack Hussein Obama II, com o Nobel da Paz? No mínimo uns fanfarrões, não? É um prêmio meramente político. Vejamos alguns dos felizardos: Antonio Egas Moniz (inventor da lobotomia), William Shockley (acreditava que os negros eram menos inteligentes que os brancos), James Watson (defendeu que o Sol é um potente afrodisíaco), Fritz Haber (inventor da bomba de hidrogênio, que acreditava ser possível retirar grandes quantidades de ouro do fundo do mar) etc, etc… E o que diriam sobre a importância da premiação Jean Paul Sartre e Le Duc Tho, que recusaram-se a receber a condecoração? Não precisa ir muito longe. No mesmo Hypescience, há uma matéria sobre o tema: https://hypescience.com/as-5-maiores-falhas-do-premio-nobel/

Por outro lado, o prêmio Nobel foi muito bem dado a personalidades como Einstein e Pierre e Marie Curie. De qualquer forma, esta argumentação está falha. A tal carta foi feita baseando-se em premissas falhas, e na vã ideia de que um abaixo-assinado substitui a ciência (como no caso dos “cientistas que discordam de Darwin”).

• Juninho Balan:

César, acho que você não soube interpretar o meu comentário, obviamente o homem não aquece o planeta… As suas ações relacionadas com a emissão de gases é que fazem esse papel. São ações indiretas que acarretam esse aumento de temperatura. quem aquece o planeta é o sol isso é óbvio… Mesmo assim eu não atenho por esse lado de que as emissões de gazes por humanos está fazendo o planeta se aquecer… Não nego que esteja realmente aquecendo mas não que seja pela ação humana… é bem legal compararmos uma grande erupção vulcânica que aconteceu alguns anos atrás na Argentina em que a fumaça e fuligem expelidos pelo vulcão conseguiu chegar até a região sul do Brasil. Esse material expelido fez com que as regiões mais próximas e de médias distâncias tivessem seus climas alterados mas apenas por alguns dias, mesmo a erupção sendo gigantesca… é por isso e outros fatores que eu acho que a poluição por gases pode sim alterar o clima, mas apenas localmente em pequenas regiões e não a nível mundial… esse é um dos poucos assuntos em que eu me coloco contra sobre o que a maioria da comunidade científica afirma… Simplesmente não me desce!

Juninho, não precisa acreditar. Tem alguns trabalhos que tratam da sensibilidade da temperatura global com a quantidade relativa de CO2 atmosférica. Você pode analisar estes trabalhos e refazê-los.

Existem também as estações de monitoramento de CO2, e os métodos de medição da quantidade de CO2 em gelo antártico e outros métodos. É só buscar estes trabalhos, analisar, e verificar onde está o erro (ou acerto), e tentar repetir os mesmos.

Não precisa acreditar em nada. Pode ir lá e verificar por ti mesmo.

• Juninho Balan:

César, acho que você não soube interpretar o meu comentário, obviamente o homem não aquece o planeta… As suas ações relacionadas com a emissão de gases fazem esse papel. São ações indiretas que acarretam esse aumento de temperatura. q

• Jorge Martinez:

Dizer que “a opinião contrária ao aquecimento global é baseada apenas em boatos e paranoia, e nenhum dado, nenhum trabalho científico” é um maiores absurdos que já ouvi. Existem sim muitos trabalhos científicos que provam que o aquecimento global não é consequência da emissão de CO2 pelo ser humano. Existem muitos cientistas renomados e estudos sistemático que provam que a mentira do aquecimento global (baseada em estudos provadamente incorretos) ainda é mantida porque transformou-se numa máquina de milhões de dólares, na qual estão inseridos Al Gore e um monte de “cientistas” que não tem coragem de encarar que estava equivocados. Quem quiser achar informações e provas pode pesquisar na internet e achar milhares de informações. Até o doutor em climatologia da USP Felício, especialista em clima, afirma que tudo não passa de uma “balela” criada para fins políticos e econômicos… Está na hora de acordar e parar de acreditar nas mentiras globais alimentadas por interesses obscuros. Acorda Brasil!

É consenso científico, Jorge. Não há trabalhos científicos demonstrando que não há aquecimento global ou que ele não é causado pelo aumento do CO2, resultado da atividade do homem.

Mas se você tiver algum trabalho científico demonstrando o contrário… O prof. Molion não tem. O professor da USP, não lembro o nome, não tem. Eles estão só ganhando os tubos para falar o que as pessoas querem ouvir. Quem é que precisa acordar?

• Jorge Martinez:

Grossmann, esse consenso científico do qual o senhor fala é o consenso de um grupo que aderiu a essa ideia furada quando ainda não tinha sido provado o contrário e que ainda hoje teimam em seguir defendendo essa tese por medo ao ridículo, por falta de humildade ou por, simplesmente, ter o rabo preso com o sistema. O nome do professor da USP que o senhor não lembra é Ricardo Augusto Felício. Se ele especificamente tem algum trabalho ou não, eu não posso lhe dizer, mas, contrariamente ao que o senhor afirma, há trabalhos científicos sim, que provam que a teoria do aquecimento global produzido por interferência do homem na atmosfera está equivocada, pois está baseada em trabalhos científicos incorretos. Agora, se o senhor insiste em dizer o contrário, então prove qual é o trabalho científico, que ainda não foi desmascarado, que existe para provar o que o senhor está afirmando. Quem quiser saber a verdade não necessita ouvir a minha ou a sua opinião, com todo respeito, precisa apenas pesquisar e descobrir por si só que estão nos fazendo de idiotas ao divulgar um absurdo que não tem sustentação científica alguma. Um absurdo que apenas se sustenta no interesse oculto de determinados grupos que não estão nem aí para o fato enganar às pessoas enquanto for beneficioso para os interesses deles. Eu tenho vasto material sobre o assunto e com todos os detalhes de diversos estudos científicos que provam o que estou dizendo. Obviamente é inviável publicar esse material nestes comentários. A maior parte desses matériais podem ser achados na internet se a pessoa realmente pesquisar o assunto. Dizer que esses estudos não existem é fechar os olhos para a realidade. Desculpe…

Não, Jorge Martinez. Consenso científico significa que não há trabalhos científicos negando o aquecimento global ou sua origem antropogênica. Se você quer algum artigo científico, veja este aqui (Oreskes 2004), que examinou trabalhos publicados entre 1993 e 2003, de climatologistas ativos no campo.

Os trabalhos que eu me baseio estão citados em outros posts. Tem trabalhos científicos publicados por cientistas de todo o mundo: Europa, Ásia, e Américas. Basicamente são trabalhos apontando para o aumento da quantidade de CO2 na atmosfera desde o início do século passado, da sensibilidade da temperatura global ao CO2, da origem deste CO2, do aumento de temperatura das últimas décadas, das outras possíveis causas para o aquecimento global.

E se você quer falar em interesses econômicos, o dr. Felício foi aplaudido de pé por ruralistas e pecuaristas, em uma palestra que ele foi bem pago para proferir as inverdades anti-científicas dos negadores da ciência, mesmo nunca tendo publicado um único trabalho científico sobre aquecimento global. Ele é climatologista, especializado na Antártida, poderia fazer trabalho científico demonstrando que não há aquecimento global, ou que ele não é tão sério como estão afirmando, ou que não é causado pelo homem. Mas não faz, ele faz palestras, e ganha muito dinheiro dizendo o que o público dele quer ouvir.

• Juninho Balan:

Na boa, não consigo assimilar de que o ser humano é capaz realmente de interferir no clima mundial… é importante lembrar que estamos falando de aumento da temperatura a nível mundial e não a nível local, ou seja pra mim o ser humano não tem capacidade de interferir no clima global apenas emitindo gases CO2, Metano ou similares… ESTAMOS FALANDO DE UM PLANETA! e eu acredito q a ínfima atividade humana na emissão de gazes nada interfira nesse aumento de temperatura. O que não nega de que o planeta possa estar realmente esquentando mas por outros fatores por exemplo o Sol… é Lógico que a atividade humana em terra pode acarretar danos catastróficos como a poluição, mas a nível de atmosfera acho que o ser humano não tem a a capacidade de interfir em nada… enfim é o que eu acho…

Juninho, o homem não está aquecendo. O que o homem está fazendo é aumentar em algumas partes por milhão a quantidade de CO2 na atmosfera. É bem pouca coisa por ano, mas está se acumulando já faz uns 40 anos, ou mais.

Com isto a energia térmica capturada pela atmosfera está aumentando, e o resultado é um acréscimo de poucos décimos de graus por ano. É tudo quantia pequena, mas está acontecendo.

Prezados,
    vivencio diariamente as diversas alterações climáticas no registro geológico. Permitam-me argumentar com algumas convicções que adquiri ao longo do tempo:
    – Boa parte dos processos que ocorrem em nosso planeta é cíclico;A variação do nível do mar é cíclica; O registro sedimentar é cíclico; As variações climáticas são cíclicas…
    – Esses ciclos são divididos em diversas ordens de frequência inter-relacionadas. Uma representação gráfica ideal, seria um
    senóide dentro de outro senoide com menor frequencia, dentro de um senóide com menor frequência, dentro de outro senóide de outra grandeza de frequência…Ou seja, variações muito maiores, mais rápidas e portanto mais devastadoras, já acontecerram por diversas vezes, desde q a Terra é Terra (desde o Proterozóico, pelo menos). E isso é perfeitamente normal, nenhum ser vivo teve participação nesse processo global.Assim como na vida, uma hora está quente, outra hora frio. E que assim continue, do contrário as coisas por aqui ficariam bem difíceis.
    – O ciclo que vivenciamos em “nossa geração” (diz-se a partir da revolução industrial) é um ciclo de menor grandeza, miseravelmente comum, e mais repetido que a “Sessão da Tarde”.

Outro ponto é o inegável interesse econômico na divulgação dessas catástrofes:
    – O CFC virou HCFC (por conta do ozônio), que vai virar HC (pois… op’s descobriu-se que o HCFC causa efeito estufa, e incrívelmente os hidrocarbonetos não causarão)… Já imaginou quanto se ganha em cada troca de um modelo industrial para outro novo em folha?
    Não vou nem falar na megalomania de que somos capazes de literalmente mudar o mundo, na tentativa de imbecilizar a populãção fando crer que os falsos e-mails é um detalhe, nas ONGs, nos puns das ovelhas, na falácia prática dos créditos de carbono, nos governos pedindo que países subdesenvolvidos parem de crescer e consumir pois o planeta, oh meu Deus!, não aguentará…
    Esqueçam um pouco a mídia e tentem ver com os próprios olhos. talvez para mim seja mais fácil pois me depare com a verdade, cada vez que olho para uma rocha.
    Em tempo… Achei bem divertida a discussão nos comments.

Rick, se você estudou os ciclos de aquecimento e resfriamento do planeta, deve ter percebido que eles não acontecem do nada. Para ocorrer aquecimento, a energia térmica acumulada na atmosfera ou nos oceanos ou nas placas continentais tem que crescer, e isto não acontece por mágica, sempre tem um fator.

Em outras épocas foi o Sol, ou um acúmulo de gases estufa, e por aí vai.

O aquecimento global que estamos experimentando é causado pelo acúmulo de gases estufa, mais especificamente o CO2, na atmosfera. Este acúmulo está acontecendo por conta da atividade humana.

A natureza com certeza coloca e retira muito mais CO2 da atmosfera que a atividade humana, mas é um ciclo em equilíbrio, ela retira o que coloca, o que manteria o nível de CO2 na atmosfera. O CO2 da atividade humana não é retirado por nenhum outro processo, então ele vai se acumulando.

Então:

1. estamos experimentando aquecimento global
      2. o aquecimento global atual é causado pelo efeito estufa
      3. quem está causando o efeito estufa é o CO2 antropogênico

Isto é consenso científico, é resultado de trabalhos publicados em periódicos revisados por pares. A opinião contrária é baseada apenas em boatos e paranoia, e nenhum dado, nenhum trabalho científico.

César,
      Achei de bom tua mensagem, apesar de ter me chamado de paranoico e divulgador de boatos. Adjetivos que se enquadrariam melhor aos seguidores de cientistas que manipulam e sincronizam dados via e-mail, visando um único e evidente motivo: business.
      Vamos aos contrapontos:
      -Vacila quando diz que o CO2 antropogênico não é retirado por nenhum outro processo. Sugiro ler um pouco sobre o “ciclo do carbono” e verás que o carbono que hora está agregado ao oxigênio para formar o CO2, já foi combustível fóssil, já fez parte de um ser vivo, pode ter composto uma infinidade de minerais… Enfim. Leia sobre o ciclo.
      – Só para citar um exemplo mais próximo a nossos dias, No Plioceno (quase um piscar de olhos no período da Terra), tivemos níveis de CO2 bem maiores que os atuais, e o Planeta estava cerca de 2 graus Celsius acima dos atuais. Nessa época não metrópoles e revolução industrial. Ou seja, é preciso muita fé para acreditar no AlGore e nos cientistas de Greenpeace.
      Ressalto que não sou cego quanto as transformações antropogênicas e as diversas formas de devastação e poluição que causamos, inclusive do ar (nada que já não tenha ocorrido anteriormente na Terra e sem a influência humana), e que realmente precisamos mudar nossos hábitos. Mas é preciso separar alhos de bugalhos.
      Abraço!

Rick, o CO2 resultado de processos antropogênicos está acumulando. As estimativas dos cientistas para a geração e absorção de CO2 no ciclo do carbono é a seguinte (sim, eu sei o que é o ciclo do carbono, só não acho que ele seja ilimitado e capaz de absorver quantias infinitas de CO2):

Emissão de vegetação e terras: 439 gigatoneladas
      Absorção de vegetação e terras: 450 gigatoneladas
      Emissão dos oceanos: 332 gigatoneladas
      Absorção dos oceanos: 338 gigatoneladas
      Emissão de atividades humanas: 29 gigatoneladas

Balanço: 439 – 450 + 332 – 338 + 29 = superávit de CO2 de 12 gigatoneladas por ano.

• Rick Souza de Oliveira:

Interessante os dados que vc expõe, César. Mereceu até meu “joinha”. Apesar de não ter como checar a veracidade (ando meio descrente, após a manipulação de massas por parte de alguns cientistas), gostaria de saber a fonte de seus dados.
      Com relação ao ciclo,é exatamente por ser um ciclo, que não pode ser quebrado. Esse mesmo ciclo já absorveu quantidades estupdamente maiores na história de nosso Planeta. Se queimamos petróleo, não estamos desequilibrando este ciclo, pois o carbono contido no mesmo, é parte do ciclo. Bastaria uma erupção vulcânica de boa magnitude para elevar ppms de carbono a estratosfera (Não podia perder o trocadilho, rs!), para todos esquecerem a contribuição humana. Receio não ter sido muito claro…
      A grande questão é: Seríamos capazes de alterar a velocidade deste cíclo?
      Por hora, só poderia contribuir p/a discussão, recomendando alguns papers científicos que abordam a variação do carbono e seus isótopos no registro geológico. Não sei se viria a calhar, pois trabalho numa escala de tempo diferente da postulada pelo aquecimento global.

Prezado Cesar,
      encontrei nesse mesmo site, um texto que aborda o que venho falando em comments anteriores. Segue o link:

Rick, no link que eu coloquei sobre o ciclo do carbono você encontra uma discussão extensa de todos os argumentos contra o aquecimento global, e quais os trabalhos científicos na área, e qual a conclusão que se chegou sobre o assunto.

No caso do que fazer, não lembro onde eu vi que os cientistas não estão querendo fazer algo para modificar ativamente a quantidade de CO2 na atmosfera, mas lidar com as consequências. O motivo é simples: para fazer reengenharia planetária, é preciso ter mais conhecimento dos ciclos climáticos.

Um exemplo, um estudo sugeria que as algas apresentam um crescimento quando há mais ferro dissolvido na água. A ideia seria então semear os oceanos com ferro, isto causaria o crescimento de algas, que capturariam CO2 e depois afundariam. Um teste foi feito e nada aconteceu, mas mesmo assim um cara resolveu fazer a mesma coisa, por conta própria. Só que o resultado foi outro…

Veja os artigos desta pesquisa no Google.

• Luciano Moura:

Todos os dias a mídia nos bombardeia com informações que não temos como verificar de fato e, cabe a nós, simples mortais, acreditar ou não. O mesmo acontece com o suposto aquecimento “global”. Abaixo estão alguns links no youtube que contradizem, de uma maneira muito bem argumentada, a ideia do aquecimento global. Que cada um tire a conclusão que quiser:
    http://www.youtube.com/watch?v=SxgKjg-s4HA http://www.youtube.com/watch?v=WQrEFj56Xfw&feature=related

• Medicina Integrativa:

É importante lembrar o fato de que o CO2 que produzimos pela combustão de petróleo e outras substâncias derivadas é quânticamente bem diferente do CO2 original.

• David Quirino:

tendo sido provado… portanto, embora não possuindo cátedra para que uma teoria minha fosse reconhecida publicamente, esta seria tão válida como outra qualquer… e minha teoria diverge de todas de que eu tenha tido notícias até agora: Embora não sendo seguidor de ninguém, identifico-me muito com Carl Sagan, por meu cetismo nato e sou dado a examinar minhas próprias idéias antes de considerar seriamente opiniões alheias. Ex.: Não acredito que a crosta terrestre esteja deslocando-se anormalmente devido ao derretimento das camadas de gelo sobre este ou aquele lugar, mas, antes, justamente o contrário… ou seja: Devido à deriva irregular da crosta sólida do planeta sobre seu núcleo líquido/pastoso e ao atrito entre eles, é que temos um aquecimento extra, que denominamos hoje de aquecimento global, que faz com que as camadas de gelo comecem a derreter. Seria muito mais aconselhável para toda a humanidade, que os doutores olhassem um pouco para o espaço exterior e procurassem uma razão para o que acontece, ao invés de fazerem afirmações absurdas como a de que o ser humano é o responsável e causador do aquecimento global que vem aumentando sempre e aceleradamente. Pode muito bem ser que, como no passado, quando ainda não existíamos, alguma força provinda do espaço exterior, que causou tal força de maré sobre o nosso mundo, que fez com que êle estufasse de um dos lados… talvez em uma erupção vulcânica que teria dado origem à nossa Lua e ao continente original que teria dado origem a todos os continentes quando começasse a se fragmentar, sendo novamente atraído de volta pela gravidade do planeta, logo que êle estivesse livre da influência do que quer que por êle tenha passado, tal possa ocorrer… em menor ou maior proporção. O fato é que não podemos ter certeza disso, pois nada conhecemos do espaço exterior que não esteja no campo das teorias: O Big Bang, por exemplo, é uma teoria aceita… por mais esfarrapada que possa ser; os buracos negros, por sua vez, me fazem ter vontade de enfiar a cara em um buraco, salvo quando penso que talvez, contrariando a afirmação de Einstein: de que nada poderia deslocar-se em nosso universo com velocidade superior à da luz, alguns astrônomos afirmam que o universo expande-se aceleradamente e que as galáxias para além do universo observável afastam-se a velocidades tão grandes que nem mesmo sua luz consegue alcançar-nos, e então eu penso: “Se tal fosse possível, isto destruiria tudo em derredor, pois a imensurável massa de uma galáxia multiplicada pelo quadrado da velocidade da luz arrastaria consigo tudo ao seu alcance e, ao longe, em determinada posição relativa á rota pela qual ela teria seguido, tudo o que veríamos seria um buraco negro… mas, isto é uma teoria mais absurda ainda que a de uma estrela absorvendo massas muitas vezes maiores que a dela própria em uma singularidade.” Mas, há ainda muito que não pode ser explicado: como a matéria escura do universo… Bem, isto é apenas um comentário, mas, continuo discordando da opinião dos cientistas sobre o assunto inicial dessa conversa. David.

Antes de tecer meu comentário deixem-me lembrar-lhes que teorias não passam de teorias; nada tendo sido provado…

Já começou mal. Primeiro, que “prova”, rigorosamente falando, só existe em matemática. Quando se fala em provas ou em provado na ciência, está-se falando que algo foi evidenciado, ou seja, tem evidências.

Segundo, que teorias não passam de teorias, e todo o conhecimento humano é composto apenas de teorias. Teorias nunca viram leis. Mas teorias só são chamadas de teorias quando elas explicam algum fenômeno, podem ser usadas para fazer previsões que podem ser comprovadas em laboratório ou em observações. Além disso, teorias tem dentro de si leis e hipóteses testáveis. Algumas teorias tem tantas evidências e evidências tão fortes a seu favor, que ninguém de sã consciência espera que sejam erradas. A Teoria da Evolução, por exemplo, é uma delas. Outra teoria é a do Big Bang. A Teoria da Relatividade. Todas estas teorias que você diz serem nada…

Agora, fala sério, quando é que você estudou alguma coisa sobre as teorias científicas para ficar falando estas bobagens aí? Eu não sei muita coisa, mas do alto da minha ignorância posso asseverar com tranquilidade e sem medo de errar: você sabe muito menos. E, no entanto, você tem tanta certeza do que você pensa que sabe…

Vivemos tempos estranhos, os sábios estão cheios de dúvidas, e os néscios tem certeza de tudo…

Cesar,
      Você encerrou o comentário com uma frase excelente: “……os sábios estão cheios de dúvidas, e os néscios tem certeza de tudo….”. Só falta você nos relacionar quais são esses sábios que estão cheios de dúvidas, porque os néscios que tem certeza de tudo eu já conheço alguns.

Então você supõe que todos são sábios ou todos são néscios, e que não adianta estudar, trabalhar ou coisa assim, que ninguém vai se destacar com conhecimento e sabedoria? Eu acho que não. Acho que se você se dedica a conhecer algo, e de fato vem a conhecer este algo com mais profundidade que o resto que só passa ao largo, você é mais sábio que a grande massa ignara que acha que sabe mais que você só por que não querem ter que lidar com um sentimento de inferioridade.

Especialistas são especialistas, quer você goste ou não, eles sabem mais que tu. Eles podem não estar 100% do tempo certos, mas os erros que eles cometem estão além da tua capacidade de compreensão do assunto.

Do significado da palavra sábio:

sábio
      sá.bio
      adj (lat sapidu) 1 Diz-se do que sabe muito, do que tem vastos e profundos conhecimentos sobre qualquer assunto científico, literário ou artístico; erudito. 2 Que tem a faculdade de bem julgar. 3 Avisado, judicioso, prudente. 4 fam Diz-se do animal adestrado em certos exercícios. sup abs sint: sapientíssimo. sm 1 Homem de muita ciência ou sabedoria; filósofo. 2 Homem prudente, avisado. aum pej: sabichão.

Por que, você acha que estudar muito uma coisa faz com que alguém se torne um néscio?

Existe muito preconceito contra a ciência e os cientistas, as pessoas acreditam muito nas caricaturas de cientistas que aparecem na mídia, principalmente em filmes de terror e outros. Nestes filmes os cientistas e especialistas são retratados como criaturas desumanas, insensíveis, e até mesmo burras.

Você é do tipo que acredita na caricatura criada pela mídia?

Cesar Groismann

Vc deu uma “versão” bastante incompleta da palavra sábio, pois um verdadeiro sábio (aquele que saboreia) sabe ser, antes de tudo, um bom “malandro” http://pt.wikipedia.org/wiki/Malandragem

Especialistas se parecem bem mais com Lord Kelvin (que escreveu muita bobagem em Ciência) do que com Einstein (que escreveu: “…O segredo da criatividade é saber como esconder as fontes…”).

Além do mais, Thomas Alva Edison, Henry Ford e John Davison Rockefeller não eram cientístas especialistas, mas eram “leigos” que erigiram fortunas com a genial sabedoria de vida que possuiam!

“os sábios estão cheios de dúvidas, e os néscios tem certeza de tudo…”

Fantástico!

Marcelo, a frase não é minha. Não consegui descobrir quem é o autor. Alguns dizem que é um desenvolvimento das ideias de Sócrates, aquele que só sabia que não sabia de nada.

O mais perto que cheguei de uma frase com autoria é:

‘True wisdom is less presuming than folly. The wise man doubts often, and changes his mind; the fool is obstinate, and doubts not; he knows all things but his own ignorance.’
      — Akhenaton (o Faraó Akinaton)

Se for mesmo do faraó, então pode ser que o Sócrates tenha feito plágio, mesmo involuntário…

Mas tem um comportamento que eu ainda não consegui entender, é o de quem, encontrando um consenso, procura um sujeito que não concorda e usa esta voz discordante como prova que todo o resto está errado. Complexo de Galileu Galilei?

Acho que me lembrou “As convicções são inimigas da verdade mais perigosas do que as mentiras” de Nietzsche.

Cesar,
      “Sempre lembro desta frase quando vejo gente que não estudou nada sobre qualquer assunto importante, mas tem certeza que quem estudou está errado.”
      Sabedoria é inata e independe de estudo. Akhenaton ou Sócrates não frequentaram faculdades, não fizeram mestrado ou doutorado. Os néscios é que precisam estudar.

• Elias:

Rapaz… você mordeu a língua hein!! 🙁

• ira:

Hummmmm,se Galileu,Copérnico e tantos outros não contestassem ou argumentassem,ou discordassem das teorias centradas e doutrinadas do arcáico clérico por essas horas a manada seria muito maior.

• ira:

Bovidino,voce disse assim em uma réplica;

Preconceito seguido de ironia é uma dupla

Penso que seja,pelica de luva bem usada é para uso diversificado.

Mas da maneira dita foi muito bem aplicada.

A discussão sobre “mitos” me parece que está descambando para o ridículo, com acusações mútuas de preconceito e ironias. O ridículo da discussão também é o fato que o título é uma tradução literal do título em inglês, então o uso da palavra “mito” aqui refere-se à concepção anglofônica da palavra, e não ao significado em português da mesma. E entre os anglofôncios é comum tratar de erros que são tidos como verdades como sendo “mitos”.

O dicionário de Cambridge para o inglês americano tem, na sua segunda definição de mito:

A myth is also a commonly believed but false idea:
    [C] Equal opportunity continues to be a myth for many.

Traduzindo, “um mito é também uma ideia que as pessoas acreditam mas que é falsa”. E é neste sentido que a palavra mito é utilizada no texto original.

O dicionário de Oxford também tem uma concepção na mesma linha, só que mais extensa:

2. a widely held but false belief or idea:
    he wants to dispel the myth that sea kayaking is too risky or too strenuous
    there is a popular myth that corporations are big people with lots of money

2.1 a misrepresentation of the truth:
    attacking the party’s irresponsible myths about privatization

2.2 a fictitious or imaginary person or thing.

2.3 an exaggerated or idealized conception of a person or thing:
    the book is a scholarly study of the Churchill myth

Cesar,
      Essa diferença semântica, não tem nada a ver com o que discutiamos sobre o preconceito utilizado no Michaelis, utilizando a palavra ‘ingênuo’. Entretanto, agradeço o link que você postou que me levou a outro tema mais útil:

Oh! Duas citações… brincadeira hem
      Quem quiser discutir depois de tantas citações confiáveis daí é só pra ser “do contra” mesmo! Se tem alguém que sabe mais do que o resto da humanidade com certeza é um mito que vai acabar virando lenda!

Mas a nova onda agora é questionar qualquer coisa que esteja estabelecida. Quanto mais provas se tem de alguma coisa, mais duvidosa ela se torna para esta gente. É a inversão total de valores, uma coisa se torna mais confiável quanto mais dúbia ela for, e se ela vier acompanhada de prova nenhuma, então se torna verdade incontestável.

É a lógica absurda da Nova Era…

Cesar,
      “coisa que esteja estabelecida.”???????
      Isso é um princípio científico? Quais são as coisas que estão ‘estabelecidas’?

Bovidino, estabelecido como consenso científico. O que está estabelecido como consenso científico:

1. os elementos químicos são compostos de átomos – teoria atômica

2. os tecidos vivos são compostos de células – teoria celular

3. os corpos materiais atraem uns aos outros – teoria gravitacional

4. a massa distorce o tempo-espaço, objetos com velocidade próxima à da luz experimentam uma dilatação do tempo e uma contração do espaço, um referencial acelerado não se distingue de um referencial em um campo gravitacional de aceleração equivalente, etc. – teoria da relatividade

5. a energia é trocada em unidades, ou quantas – teoria quântica

6. cargas elétricas em movimento geram campos magnéticos, cargas elétricas em movimento em campos magnéticos sofrem a ação de forças, condutores se movendo em campos magnéticos experimentam o surgimento de correntes induzidas, cargas elétricas de mesmo nome se repelem, cargas elétricas de nomes opostos se atraem, etc. – teoria do eletromagnetismo

7. O momento mais remoto no passado da história do Universo aconteceu há 13,72 bilhões de anos, quando o Universo era extremamente denso e quente, e sofreu uma expansão e resfriamento súbidos, que prosseguem até hoje – teoria do Big Bang

8. O pool genético de uma espécie modifica-se com o tempo devido a fenômenos de mutação, hereditariedade, seleção natural, deriva genética. Todos os seres vivos possuem um ancestral comum. Teoria da Evolução

Existem outras teorias que são estabelecidas como consenso entre os especialistas na área. As evidências a favor delas são enormes, mas se surgir alguma evidência de que elas estão erradas, elas serão modificadas ou abandonadas.

Pensei que você soubesse disso…

Cesar,
      Novamente seus joguinhos de palavras. Coisas estabelecidas é uma coisa e estabelecido como consenso científico é outra. Além do mais, você sabe muito bem que só há consenso nos itens de 1 a 6 e sobre os quais não existem polêmicas neste blob e portanto ninguém os questiona. Os itens 7 e 8 são polêmicos até porque não existe esse consenso que você apregoa, a não ser pra você mesmo.

Bovidino, não é joguinho de palavras, é você que está de má vontade. É a pessoa com mais má vontade em relação à minha pessoa de toda a Internet. Tudo que eu digo é interpretado da pior forma possível, tudo que eu acerto é ignorado completamente, e o que eu erro é anunciado como a prova que eu sou um aborto ambulante. Desde o início que estamos falando sobre ciência.

Além do mais, tanto o Big Bang quanto a Evolução também estão estabelecidas como consenso científico. VOCÊ pode não aceitar isto, mas é inegável que se trata de consenso científico: não existe nenhuma outra teoria científica “concorrendo” com a Teoria do Big Bang ou com a Teoria da Evolução.

A polêmica que existe é artificial, e não vem de dentro da Academia, mas de setores da sociedade que estão comprometidos com visões mitológicas da origem do Universo e da origem da Vida. Veja o caso do “Discovery Institute”, que tenta vender a ideia que a Evolução não é um consenso científico e que existem dúvidas quanto à mesma: é mentira, propaganda.

De qualquer forma, você pode perguntar para alguém do meio e ver se existe consenso ou não. Ou então pode procurar em revistas especializadas em indexar artigos científicos, e ver quais as teorias alternativas à Evolução e ao Big Bang que estão em voga – não tem.

Cesar,
      Nunca vamos estabelecer um consenso. Mas não se irrite!!!!!!
      Fique com suas crenças que eu fico com as minhas. Esteja bem. Sem stress.

A Teoria da Evolução é consenso?

Are There Other Scientifically Valid Explanations?
      The worldwide scientific research community from over the past 150 years has discovered that no known hypothesis other than universal common descent can account scientifically for the unity, diversity, and patterns of terrestrial life. This hypothesis has been verified and corroborated so extensively that it is currently accepted as fact by the overwhelming majority of professional researchers in the biological and geological sciences (AAAS 1990; AAAS 2006; GSA 2009; NAS 2005; NCSE 2012; Working Group 2001). No alternate explanations compete scientifically with common descent, primarily for four main reasons: (1) so many of the predictions of common descent have been confirmed from independent areas of science, (2) no significant contradictory evidence has yet been found, (3) competing possibilities have been contradicted by enormous amounts of scientific data, and (4) many other explanations are untestable, though they may be trivially consistent with biological data.

When evaluating the scientific evidence provided in the following pages, please consider alternate explanations. Most importantly, for each piece of evidence, critically consider what potential observations, if found, would be incompatible with a given alternate explanation. If none exist, that alternate explanation is not scientific. As explained above, a hypothesis that is simply compatible with certain empirical observations cannot use those observations as supporting scientific evidence.

Resumindo, as evidências acumuladas nos últimos 150 anos a favor da descendência comum pela evolução são tão extensivas que a maioria dos profissionais na área tem a Evolução como um fato.

• kaka:

que coisas mais encriveis!!!!!!!!

• Fist of God:

O grande problema sobre as pesquisas sobre o aquecimento global é que ele já virou um dógma incontestável e qualquer cientista com uma visão diferente é ostracionado e mesmo ostilizado no meio; é como dizer que a Terra era redonda durante o período medieval. Sem falar que conseguir verba para pesquisa que conteste o “establishment” do aquecimento global é quase impossível. Não se compreende totalmente, por exemplo, o papel dos raios cósmicos na formação de nuvens de chuva, o papel dos oceanos profundos no ciclo climático, etc.. Basta dizer que uma simples previsão do tempo para mais que cinco dias é mais um chute que uma ciência concreta. O fato é que o planeta está aquecendo e que o homem, provavelmente, está contribuindo para isso, mas até que ponto? Eis a questão.

Meteorologia e climatologia são coisas diferentes. Você pode não prever se vai chover em cinco dias, mas pode prever uma alta nas temperaturas médias para períodos de anos adiante, uma vez que os modelos de predição neste sentido são bastante precisos.

Outra coisa, não existe isto de ostracizar cientistas que contrariem, o que existe é que há trabalhos demonstrando que o aquecimento global é causado pela atividade humana, e há opiniões de que não é. Onde estão os trabalhos demonstrando que a atividade humana não é responsável pelo aquecimento global? Financiamento não falta, a indústria petrolífera e as indústrias de transformação que produzem milhões de toneladas de gás carbônico estão pagando os tubos para quem conseguir mostrar erros nas pesquisas do IPCC e correlatas.

• Fist of God:

Caro Cesar (eis alguém com quem vale a pena debater). Encontrei um texto interessante e com base em estudos científicos e não em “opiniões” (interessante notar q quando é a favor dos seus conceitos vc chama de “trabalhos” e quando são contrários vc chama de “opiniões”): http://www.fakeclimate.com/arquivos/ArtigosFake/TEC06.pdf. Gostaria de salientar que não sou cientista, apenas um curioso com tempo de pesquisa muito limitado – o que não parece ser seu caso, pois demonstra ter grande conhecimento. A questão que tento levantar é que a mídia, os governos, a ONU e congêneres tentam empurrar o aquecimento global antropogênico como uma certeza indiscutível e creio que, em ciência, TUDO É DISCUTÍVEL e qualquer teoria pode ser revista mediante novas evidências. Teorias conspiracionistas afirmam que “aquecimento global antropogênico é apenas a cortina de fumaça para esconder as verdadeiras intenções governamentais, encabeçadas pelos britânicos, norte-americanos e outros países europeus, para gerenciar nossos recursos naturais, vender produtos “verdes”, impor sanções políticas, econômicas e militares, bem como orquestrar as formas de produção e gerenciamento de energia dos países subdesenvolvidos e dos mais ricos em recursos (naturais)”. Não sei até q ponto isso é verdade, mas é sempre preciso ficar atento. Por fim é apenas minha opinião, ou seja, sem muito mérito. Aguardo seu parecer. Ave Cesar! 🙂

Fist, agradeço a ironia e quero lembrar que não é por que são contrárias às minhas ideias que as chamo de “opiniões”. É por que são opiniões mesmo. Quando um cientista vai a um jornal e diz “isto tudo é balela” ele não está fazendo um trabalho científico, está? O que o pessoal aponta aqui são entrevistas, logo, É OPINIÃO.

Agora, se você apresentar um trabalho científico, como o caso deste sobre a radiação cósmica, então é trabalho científico mesmo. O trabalho é interessante, mas como é que foi recebido pela comunidade científica? É que eu sigo aquela sugestão do Bertrand Russell, de considerar que se os especialistas tem um consenso, o cidadão não especialista não deve considerar a ideia contrária ao consenso como provavelmente verdadeira.

A hipótese dos raios cósmicos já foi levada em consideração. Não sei se a Daniela Onça está trazendo alguma informação nova, mas existem trabalhos tratando disso. Não vou aqui listar todos eles, você pode dar uma lida no material que tem em http://www.skepticalscience.com/cosmic-rays-and-global-warming.htm

Uma outra coisa que eu faço é não dar crédito a teorias conspiratórias. Quando você não tem prova nenhuma da conspiração, quando tudo que você tem são fatos não relacionados e alguém dizendo “ligue os pontos”, a gente sai do terreno sólido dos fatos e começa a voar sobre o terreno lodoso das especulações, onde as cores e amores de cada um influenciam as conclusões a que se chega.

• Paulo Bedaque:

César, pessoalmente eu tendo a “acreditar” nas hipóteses de causas antropogênicas do aquecimento global, mas como não sou especialista na área, sobra me esconder sob a proteção das autoridades no assunto. Se essa proteção resolve em alguns casos, não resolve neste, em que a polêmica é ainda muito grande. O próprio IPCC da ONU tem tido mais cuidado em anunciar resultados, mas o fazia com toda a tranquilidade anos atrás. Li recentemente que as atividades humanas liberam 7 bilhões de toneladas de co2 por ano enquanto os processos naturais, como a troca de gases entre os oceanos e a atmosfera, liberam 200 bilhões de toneladas/ano. Se este dado é verdadeiro, as atividades humanas não “fazem cócegas” no clima da Terra. Segundo alguns cientistas sérios, o homem não tem poder para mudar o clima da Terra. Ainda que, como eu disse, tenda a aceitar as explicações do IPCC, a verdade é que, especialmente nesse caso, estamos longe de chegar a um consenso, como ocorre em outros casos, como a Teoria da Evolução, Teoria do Big Bang etc. Há gente de ciência, competente e ativa, trabalhando em outras linhas, na questão do aquecimento global. Veja por exemplo:

• Paulo Bedaque:

Assim

Este “não fazer cócegas” é relativo. Se uma fonte produz 200 bilhões de toneladas e absorve 200 bilhões de toneladas, e você acrescentar uma fonte de 7 bilhões, o que vai acontecer? Você vai ter um superávit, um acréscimo de 7 bilhões de toneladas por ano. E é o que está sendo medido.

Então esta comparação de volume de CO2 produzido é inválida, por que enquanto a natureza produz mais, ela também absorve tudo que produz, mas não consegue absorver o que o homem produz.

Você consegue perceber onde está a falha deste argumento, de que por que a natureza produz 200 e o homem só 7, o homem não pode ser culpado?

É como dizer que uma gota de água não pode transbordar um copo, por que no copo cabem 300ml de água. Mas se o copo já está cheio, uma gota vai transbordar.

Sim mas e cadê as fontes? quem foram esses “cientistas”????

• marcos antonio:

Aqueles pinguins parece que tão dançando balé, e depois pelo visto a fumacinha que sai de escapamentos, fora o barulho e outros mais tb deve ser mito, ou “minto” …..

• JUMENTO:

Porque seguir conceitos dos outros se podemos fazer o nosso proprio conceito?
    Vou dar um exemplo na visão Micro e basta associa-lo na Visão Macro e ter os seus proprios conceitos.

Podemos observar isso na nossa frente diante de nossos olhos, por exemplo:
    Você mora em uma casa com um vasto quintal. Neste quintal há mato, vegetação e algumas arvores (que pode até ser frutifera). Observe que o clima neste local é mais fresco e umido. De-repente, voce cansa daquele quintal cheio de mato vai lá, limpa tudo e taca um cimentão e um piso frio (que de frio só tem nome) e veja o que acontece. Tente ficar ficar neste local pelo mesmo tempo que antes ou até mesmo dentro de casa, observe que o calor e a falta de umidade influenciará ao redor. Antes, a agua infiltrava nesta terra, conservava a umidade e também alimentava os lençois freaticos agora, com este recinto todo tapado, a agua da chuva escorre para os ralos e consequentemente para os rios e por fim aos oceanos. Resultado? Menos agua nos lençois freaticos e mais aguas nos oceanos que agora deixou de ser agua doce e passou a ser agua salgada.

Voce pode até se indagar: Mas outros locais cai a chuva e pode absorver a agua! Nada disso. Nós habitamos onde tem menos pedra debaixo da terra o que propicia a construção de edificios com andares subterraneos. Outros locais, há pedra debaixo de uma fina camada de terra e não há absorção da agua para os lençois freaticos. É só procurar pesquisar a geologia da cidade que voce está.

Não sei se consegui ser claro neste exemplo, mas foi o que consegui para me expressar.

Continuando:

Agora tendo este pequeno exemplo, aumente este ponto de vista: Observe isso dentro do seu condominio, agora aumente mais e observe isso na sua cidade com tudo asfaltado, todos os quintais tapados e todos os telhados tapando a terra fazendo com que as acgas das chuvas vão diretamente para os rios.

Um outro exemplo associativo: No quintal que citei acima cheio de vegetação, experimente retirar toda ela e deixar na terra limpa e observe o quanto de calor este pequeno pedaço de terra pelada gera. Use isso para observar que ao redor de sua cidade, onde a vegetação foi substituida pelo cultivo.

Como percebem, o tão falado aquecimento global acontece na nossa frente, no nosso dia-a-dia e não precisa de milhoes gastos em pesquisas para saber que o progresso e a evolução está cooperando com o que já é natural de nosso planeta.

Depois de ler este comentário, tente imaginar as grandes cidades como São Paulo. O mesmo resultado do seu quintal que joga agua da chuva para a rua, acontece em dimensão maior atirando-a para os rios (causando enchentes) e para os oceanos (aumentando a quantidade de agua).

Bom, este é o conceito que tenho mas não abro mão de ter o meu quintal cimentado para não ter sujeira e poder guardar meu carro onde a chuva não suja ele com respindos e também eu não pise no barro para entrar dentro de casa e fazer uma lambança. Prefiro o cimentão quente do que ranca-lo e fazer uma horta que é bem mais saudadel, organico, barato e ecologicamente correto. Prefiro pagar pela agua que consumo lá nos supermercados em embalagens plasticas e impedir a natureza de fazer seu curso normal, prefiro pagar por tudo que outrora era de graça. Ah, e um detalhe: Saio em defesa do meio-ambiente também e faço o escarceu junto com quem for em defesa do planeta mas prefiro ter todos os meus bens de consumo circulando, melhorando a economia e auxiliando o meio-ambiente a ir pro beleléu. Quem sabe um dia, mesmo consciente de que eu contribuo com esse aquecimento global, eu resolva fazer a minha parte porque no momento, eu prefiro só levantar o estandarte. Hoje eu não quero abrir mão do meu conforto, prefiro quer outros façam isso e eu lute para que isso aconteça.

• Henrique Pereira:

Muito bom seu comentário jumento, tenho até uma experiência que passei que ilustra bem o seu exemplo.

Quarta-feira eu participei do passeio ciclístico daqui de Fortaleza, lá pelas 8 da noite. A maior parte do trajeto foi na área urbana, principalmente pelos bairros do Dionísio Torres e Aldeota, onde há uma grande concentração de edifícios. O clima estava bem quente, uns 27ºC e bem abafado.

Numa pequena parte do trajeto passei ao lado do parque do cocó, que é uma floresta dentro da cidade. Fiquei impressionado com a mudança do clima que aconteceu muito rapidamente. Um dos meus amigos até perguntou se alguém tinha ligado o ar-condicionado porque lá estava bem mais fresco, pelo menos uns 3ºC do que no meio das áreas mais urbanizadas e também bem mais úmido, um clima realmente perfeito, bem diferente do qual havia sentido minutos antes no meio dos edifícios.

Existe uma linha de argumentação contra a tese do aquecimento global (ou seja, negando que esteja acontecendo o aquecimento global) dizendo que as medições são feitas nas “ilhas de calor” das cidades, que no campo as temperaturas são diferentes.

De fato, no meio de florestas a temperatura costuma ser mais baixa que fora delas, só que os cientistas estão cientes deste fenômenos, e tomara as providências para que os dados não sejam influenciados por efeitos locais. Dá uma olhada em http://www.skepticalscience.com/urban-heat-island-effect.htm

• Glaucia Rezende:

Concordo com você! A sua explicação foi simples e prática. Valeu!

• Bruno Ramos Godinho:

Hmm? Sabia que ia dar rolo, nunca vale a pena tentar debater nesses sites :/
    Mas onde foi meu comentário inicial? ‘-‘

Olhando a Terra da Estação Espacial Internacional da pra ver a saliência da humanidade, luzes coloridas brotam das metrópoles asiáticas, europeias e americanas, na face noturna da Terra, que devia ser totalmente escura. Da pra dizer que a humanidade não produz tanto CO2 quanto as algas produzem O2, muito menos que a humanidade extinguiu mais espécies que os grandes eventos de extinção da história da Terra, mas sim, da pra dizer que a humanidade já tem influência no clima e essa influência não é positiva.

O grande problema agravante disso não é o capitalismo, o empreendedorismo desenfreado ou o consumismo crescente, mas o grande problema é que não temos o menor controle sobre isso, nem sobre nossas atividades, nem sobre nossas atitudes, e muito menos sobre as consequências de nossos atos globais. Isso que é triste ver em civilizações que se dizem inteligentes, conheço muitas pessoas inteligentes, há muitas pessoas inteligentes em todas as empresas, escolas e governos do mundo, e mesmo assim não conseguimos tornar-nos uma civilização inteligente.

As reuniões da ONU, protocolo de Kiotto, G7, G10, G30, G292, surtem efeitos apenas midiáticos, quando o assunto é o mais importante, o meio ambiente do planeta em que vivemos (“planeta em que vivemos”, esse planeta não é nosso, não só nosso)…

• G.Holmes:

Tirou as palavras dos meus dedos amg. Concordo com tudo.

P.: DESTACO “…mas o grande problema é que não temos o menor controle sobre isso, nem sobre nossas atividades, nem sobre nossas atitudes, e muito menos sobre as consequências de nossos atos globais…”

Comentário: Então vc deve perceber a insustentabilidade de tudo isso.

Esse descontrole é esperado, sim, e essas pessoas “inteligentes” que vc citou estão apostando inconscientemente no “laissez-faire” do neo-liberalismo capitalista (e não estou, com isso, querendo apontar que o comunismo é a solução, pois o “comunismo real” é metade do problema, sendo que a outra metade é a do “capitalismo real”).

Só há um destino possível: a do desastre total. A presente crise financeira global é um indício muito grave de que “o barco tá virando”, prá todo mundo!

Quando se instalar o “salve-se quem puder” global, aí será a guerra total (de novo!!!).

Os capitães dessa nave global encontraram o meio perfeito de dar um “reset” na população terrestre: o laissez-faire do esgotamento dos recursos naturais.

Lembra-se do que dizia Malthus sobre o desenvolvimentismo desenfreado da civilização?

Malthus não previu que a “técnica”, aliada à “ciência”, adiaria tudo, atrasando o desastre por algumas décadas.

É lamentável ver, agora, que muitas pessoas “ilustradas” pela escola raciocinam com a premissa de que, o que disse Malthus, foi ANULADO pelo progresso científico. E concluem, tranquilamente, que A CIÊNCIA RESOLVERÁ TUDO.

Mas o que vemos é a Ciência (ou melhor, a Tecno-Ciência petroquímica) como o potenciador de todo esse desastre ecológico!!! É irônico, até, ver o quanto isso é mal percebido pela população mundial!

Esse descontrole que vc citou tem origem em uma única instituição: A ESCOLA BÁSICA, sabotada em todo mundo pelas ingerências políticas de todos os governos.

Leia obras de Phillipe Perrenoud, doutor em Sociologia e Antropologia interessado em Pedagogia, que move uma luta “insana” contra a depauperação da instrução escolar em países como (pasme!!!) a Suiça, a França e o Canadá: parece que ele está aqui no Brasil, falando de escolas brasileiras!!!

É de estarrecer, é para ficar aterrorizado mesmo! Percebe-se, lendo Perrenoud, única e exclusivamente sobre temas educacionais, que o que dizem na mídia sobre o alto nível da educação em paises do 1º mundo é ESCOLHIDO A DEDO, sendo que a grande maioria das escolas não está fazendo nenhum esforço para formar cidadãos conscientes o bastante para, quando adultos e estando nos governos e nas indústrias, deem um basta nesse suicídio coletivo que se está instalando a olhos vistos de todos!

Portanto, o desastre está planejado. Aliás, a falta de planejamento é proposital.

Eu achava graça da divulgação que os evangélicos fazem da “Conspiração Illuminati” pelo mundo. Não acredito que os grandes industriais consigam se unir no G7, por exemplo, para planejar “inteligentemente” o fim do mundo: acredito que eles planejariam, isso sim, falir uns aos outros, prá ver quem sobra (“…só pode haver um…”…rsrsrsrs, como em Highlander, ou como num “jogo” ao estilo do filme “Wall Street” I e II).

Mas até que os evangélicos são mais espertos que esses que, por aqui, acreditam que não há aquecimento global ou que a contínua exploração de combustíveis fósseis seja o caminho “natural” para o desenvolvimento de todos os paises!

Por mais equivocados que os evangélicos estejam, o erro deles é só quanto a crença em haver uma “ordem maligna” no caos instalado, sendo que o que está realmente se instalando é um “caos” na pouca ordem que ainda existe, ordem essa mal sustentada pelos processos de neo-globalização contemporânea.

Mas o erro dos evangélicos não os impede de perceber que a Humanidade…vai soçobrar.

ASSINO EMBAIXO EM TUDO O QUE VC ESCREVEU EM SEU COMENTÁRIO.

O maior problema no caso em referência é a densidade demográfica. Muitos peidam e arrotam as arrogâncias e soluções que só devem ser cumpridas pelos outros. Ninguém quer abrir mão do conforto para salvar planeta ou atmosfera, sei lá! O que querem mesmo é e aparecerem como bons samaritanos salvadores da Terra.

Pior que é isso mesmo.

• JOÃO:

Aproveito a oportunidade de levantar uma questão que pode e muito contribuir para e emissão de gazes do efeito estufa, que é o plantio de cana de açúcar.
    No brasil se usa a melhor terra para este plantio e não para culturas comestíveis.
    Já acabaram com vários mananciais e pequenas bacias hidrográficas no interior de SP e agora usam a água do lençol Guarani (água mineral) e não pagam por isso.
    Devastam a flora e fauna locais e não respeitam, matas ciliares e as reservas permanentes.
    Existem locais ainda onde se põe fogo na cana para a colheita…sem comentários
    E o que é pior: é um modelo de matriz energética completamente sem nexo e sem futuro. Com a frota aumentando serão necessárias cada vez mais áreas para o plantio e aonde isso vai parar?
    Acho que está na hora da fabricação de carros híbridos (hoje) e totalmente elétricos (amanhã)e uma urgente Humanização dos transportes públicos e uma profunda reeducação do povo Brasileiro em relação ao uso do automóvel nas grande cidades.

João,

O combustível de fontes renováveis é ecologicamente correto por que está inserido em um ciclo de carbono de curto prazo. A cultura da cana é normalmente feita em ciclos de 18 meses, isto significa que você vai estar colhendo o carbono que estava na atmosfera 18 meses atrás. Se for transformado em combustível e consumido em menos de 6 meses, isto significa que você está repondo o carbono que foi retirado da atmosfera em meros 2 anos.

Considere a comparação com a queima de combustíveis fósseis, que está repondo para a atmosfera o carbono que está a dezenas, talvez centenas de milhões de anos fora do ciclo do carbono.

O que se pode fazer é criar variedades que produzem mais álcool por hectare, e processos que aproveitem melhor todos os rejeitos da cana, para que não sejam transformados em metano.

Sobre o resto, é questão de política. Está havendo uma discussão sobre o código florestal brasileiro, mas a maioria da população parece que não está se importando com isto. Falta consciência ecológica no cidadão médio…

• JUMENTO:

Correto sua colocação. Habito nessa região e isso que disse está correto. O Guarani ta indo pro saco e fora algo que vc não considerou: O lixão das cidades que, ao receber agua de chuva e fazer a infiltração, leva vestigios e micro-detritos para ele.

• eu:

não calaram minha voz,imprensa marrom

• ira:

ALIÁS BOVIDINO,se pensarmos bem o mito sempre vem de uma verdade ou mentira mas,que verdade ou mentira foi engendrada isso é certo que foi.
    Penso eu que,MITO é um resquicio de memórias coletivas e se existe uma boa razão para seguir em frente ela sobrevive mas,se algum ou alguns pensam que este mito pode dar em encrenca futura então é melhor dizer que é somente mito,porem é sempre bom saber que em algum lugar no fururo este mito era uma verdade que foi suprimida em beneficio de alguns,quando este é o caso.
    De MITO EM MITO COMO DISSE GALILLEU,MAS QUE É, ISSO É,OU,
    MAS QUE NÃO É,NAÕ É.
    Lendo os mitos isso está LA.

• Antônio Fabrizzio:

Até quando vocês vão continuar usando “mito” no sentido de “mentira”??? Se não faz parte de alguma religião NÃO É MITO!!! Para artigos como estes usem “idéias falsas”, “mentiras” ou até mesmo “lendas”.

Antônio Fabrizzio,
      “Mito”, originalmente não tem necessariamente, nenhuma relação com “religião”. Os “Mitos” foram criados, para simbolicamente representar ou explicar situações, experiências e vivências do dia a dia da humanidade. Algumas “religiões” se utilizam dos “Mitos” e em torno destes, criam ‘ritos’, para celebrar acontecimentos e reforçar em seus fiéis, conhecimentos e condutas que consideram importantes. Um bom exemplo disso, é o ‘mito da caverna’ criado por ‘Platão’. Hoje, infelizmente, como muitas outras, a palavra e o conceito foram deturpados e utilizam-na pejorativamente com o significado de ‘mentira’.

• ira:

É ISSO BOVIDINO,voce pega as idéias com facilidade,voce disse no comentário (no final);

Correto,o tempo mudou e os conceitos tambem mudaram,pior é que nudaram para RUÍM E BEM RUÍM.
      Mas a maioria acompanha e ja não sabe usar a massa para argumentar,então vai na moda de que acompanhar é melhor do que discordar ou passar vexame contrariando ,mesmo que logo adiante
      a vaca va para o brejo (com corda e tudo).
      Muito me lembra a historia da guerra do Paraguay.
      Aqui somos herois mas la somos assassinos de velhos e crianças,pois la a historia é bem diferente da verdade oculta por ca.

É que não sabem que A VERDADE…virou “mito”!!! E a Ciência, Religião.

• Antônio Fabrizzio:

Estude mais: mitos necessariamente estão ligados a alguma religião. Tanto que em relação a Platão não se diz “Mito da Caverna” e sim, corretamente “Alegoria da Caverna”.

Numa pequena cidade várias pessoas alegaram ter visto um grande cão-porco aterrorizando o lugarejo. Há quem acredita ser um animal perdido ou mesmo uma mutação, sem a necessariedade de ligação religiosa, e é um mito.
      Define Mito:

O termo “mito” é, por vezes, utilizado de forma pejorativa para se referir às crenças comuns (consideradas sem fundamento objetivo ou científico, e vistas apenas como histórias de um universo puramente maravilhoso) de diversas comunidades. No entanto, até acontecimentos históricos se podem transformar em mitos, se adquirem uma determinada carga simbólica para uma dada cultura. Na maioria das vezes, o termo refere-se especificamente aos relatos das civilizações antigas que, organizados, constituem uma mitologia – por exemplo, a mitologia grega e a mitologia romana.
      Fonte: Wikipedia

• Antônio Fabrizzio:

Não, Jonatas, neste caso trata-se de uma LENDA. As lendas é que guardam relações históricas ou pseudo-históricas.

Lenda é uma degeneração do Mito.

• zepires:

Mito e Magia: um é a Historia que não conhecemos enquanto a outra é Ciência que não dominamos.

Na mosca.

• ira:

Na mosca não Bovidino,essa acertou ate no mosquito.

Antônio Fabrizzio,
      Certamente você tem razão. Eu preciso mesmo estudar mais. Desculpe se por acaso meu comentário feriu suas susceptibilidades mais íntimas de profundo conhecedor das verdades, dos mitos e das religiões. Eu pensava que ‘mito’, ‘alegoria’ ou ‘parábola’, tinham na essência, o mesmo significado e eram simplesmente narrativas simbólicas, enquanto que religiões seriam sistemas de crenças. Aproveitando a oportunidade, você poderia nos informar quem nasceu primeiro, o mito ou a religião?

• Khajiit:

Hauhuahuhah. “A mitologia do aquecimento global”, por Homero. xD

Já que tá todo mundo brincando disso…

Dicionário MICHAELIS http://michaelis.uol.com.br

Mito
      sm (gr mythos) 1 Fábula que relata a história dos deuses, semideuses e heróis da Antiguidade pagã. 2 Interpretação primitiva e ingênua do mundo e de sua origem. 3 Tradição que, sob forma alegórica, deixa entrever um fato natural, histórico ou filosófico. 4 Exposição simbólica de um fato. 5 Coisa inacreditável. 6 Enigma. 7 Utopia. 8 Pessoa ou coisa incompreensível.

Não vou brincar de blockquote, mas com todo respeito ao Dr.Michaelis, o conceito do ítem 2 (Interpretação primitiva e ingênua do mundo e de sua origem.) é no mínimo preconceituosa.

Como é que você classifica o seguinte mito da criação: “o grande cacique das regiões celestiais cansou-se de sua mulher e lançou-a às infinitas águas turvas. Ela pediu ajuda aos animais marinhos para que retirassem o barro do fundo do mar. O sol secou o barro e pôde instalar-se nele a Mulher celestial, ou a grande mãe Terra.”

Para mim, é extremamente primitivo e ingênuo.

Cesar,
      Não há dúvidas quanto ao conceito objetivo do primitivismo. Entretanto, ingênuo é um conceito subjetivo que não perde o seu caráter preconceituoso.

Cesar,
      “ingênuo” mormente nesse caso, trata-se de um eufemismo literário que os ‘cientistas’ em geral traduzem por ‘ignorante’, comprovando o preconceito.

Conversar com quem tem telepatia e sabe o que os outros estão pensando é outra coisa…

Preconceito seguido de ironia é uma dupla infalível.

Sim, preconceito contra os cientistas, e ironias contra o que eles dizem. Se eu tivesse bom-senso, parava por aqui. Oh, acho que vou parar por aqui mesmo…

Ah, minhas desculpas Bovidino.
      Não parecia que a tal conversa pudesse ser tão séria…

Nesse caso, eu citei uma referência, mas saiba que, como de costume, pesquisei em várias fontes (deixo vários dicionários na barra do navegador para facilitar). Além do Dicionário Michaelis: Dicionário Priberam, Oxford Dictionaries, The Free Dictionary by Farlex e ainda, como gosto de etimologia, pesquisei a origem da palavra, em grego “mythos” ou “μύθος”, que tem praticamente a mesma definição. Neste caso usei o Google Translate Grego para Inglês e um outro site que não lembro agora.

Andhros, Não se sinta culpado. A implicância do Cesar comigo já é antiga. Deve ser ‘karma’. Você fez a sua parte sem segundas intenções naturalmente, e fez muito bem.

Desculpa aí, Lisandro, mas não vi nenhuma “prova”. Veja a resposta dos cientistas em http://www.skepticalscience.com/

• Nieri:

Bom Dia
    Como vemos a atividade industrial é mais responsavel do que nossa contribução humana (7 bilhões de humanos acredito )nunca a Terra teve tanta gente.
    Um Gigante(China) com a maior população do Planeta está em plena atividade global com fabricas obsoletas com queima de matriz energética altamente poluidora(carvão)75% do que se produz na China vem desta matriz.Ela Corresponde sozinha com mais de 40% do aqueciemneto Global. Se adcionarmos a India e os paises asiáticos proximos elevaríamos para quase 65 % de toda a emissão de gases estufas.Sem dizer que suas florestas estão dando lugar para a crescente demanda populacional( mudança de habito) Consumo das classes (Baixa > média > Alta).
    Nós aqui não estamos inune!!
    Pagamos um preço enorme deste desenvolvimento, aqui quando consumimos produto de lá. Aqui as fabricas tem que ter selo Verdes, lá não . Nossas Florestas não podem ser tocadas e ninguem paga: por isso em troca de carbono de lá. Pelo Contrário alimentamos mais cada dia.
    A onde isto irá parar? Quanto isto será cobrado por nós cidadões que pagamos a conta de lá?
    Nieri!!!!!!!!!!

• Fabio:

Desta vez, o site que sempre leio com a maior atenção parece que simplesmente transmitiu o que é dito todos os dias em todos os meios de comunicação como se fosse a verdade verdadeira. Não vou fazer qualquer consideração a respeito. Apenas indicar alguns vídeos sobre o tema para que os leitores possam ver o outro lado da questão. São oito vídeos mas vou indicar apenas o primeiro. Os outros seguem junto no Youtube.

Vídeos não substituem trabalhos científicos.

• Fabio:

Donde concluo que você não olhou os vídeos.

Donde concluo que você dá mais valor a vídeos que a trabalhos científicos…

Cesar.

Pode ser que você tenha feito algum trabalho científico e tenha chegado à conclusão de que o aquecimento global é efetivamente antropogênico. Aí não tenho como contestar pois não conheço este seu estudo. Mas não se tratando de experimentos pessoais que comprovem a tese, toda a argumentação fica alicerçada no que outras pessoas com interesses inconfessáveis disseram e nas quais cremos cegamente. O efeito estufa, fundamental para a existência de vida na terra, se deve essencialmente a três fatores: aquecimento do solo provocado pela radiação solar, umidade atmosférica (vapor de água) e nuvens. Nos desertos onde não há nuvens e a umidade é extremamente baixa, a praticamente inexistente proteção estufa faz com que as temperaturas alcancem níveis altíssimos durante o dia e extremamente baixos (abaixo de zero) durante a noite. Pode produzir quanto quiser de gás carbônico ou de outros gases com algum potencial de produzir o efeito estufa que as alternâncias das temperaturas entre o dia e a noite persistirão. A contribuição do gás carbônico no efeito estufa é mínima e assim mesmo, a quantidade gerado pelo homem ou por suas atividades é extremamente pequena em relação às quantidades geradas pela própria natureza, principalmente pelos oceanos. O que acontece é que, se for possível convencer as pessoas de que o futuro da humanidade está em perigo devido às atividades humanas, sejam através de veículos com motores à explosão, indústrias, queimadas ou outro meio antropogênico qualquer, dará aos governos o direito de agir sobre estas pessoas criminosas que somos todos nós e cada vez mais restringir as liberdades individuais em nome do bem das futuras gerações ou da própria natureza. A tempo estamos sendo tratados como cidadãos bebês e se não tomarmos nenhuma providência, um dia, como o sapo da parábola que acabou cozido dentro da panela de água fervente, estaremos completamente dominados, sem qualquer resquício de liberdade. O aquecimento global é apenas uma ferramenta para este domínio mundial. Se interessar posso abrir um grande leque de ocorrências que se sucedem a cada dia e que conspiram pragmaticamente para o cerceamento das liberdades individuais.

Fábio,
      Sua ponderações são lógicas e traduzem a verdade que estão querendo escamotear. Todavia, não perca tempo respondendo ao Cesar. Poste seu comentário no topo que é muito importante.

Fabio, você tem alguma prova de complô, ou você está apenas se alicerçando no que outras pessoas com interesses inconfessáveis disseram e nas quais você está acreditando cegamente?

Por exemplo, existem interesses muito poderosos sendo contrariados nesta questão do aquecimento global. Mais que as liberdades individuais, é a liberdade que as empresas tem de adotarem o processo que dê mais lucro, não importando qual o custo para o meio ambiente. E pode acreditar, estas empresas vão vir com o discurso de “cerceamento de liberdade” para cima de ti.

Uma outra coisa, Fábio. Não sei o quanto você acha que pode sacrificar em nome das gerações futuras, eu só quero que você pense no seguinte: o rio Tietê, 500 anos atrás, tinha água límpida, e peixes. Dava para tomar banho nele e sair dali limpinho. Se você tivesse fome, poderia caçar nas suas margens ou pescar. Você é a “geração futura” do primeiro europeu que resolveu esticar um cano de esgoto para dentro do rio, achando que não era nada de mais. Ele e todos os outros exerceram a “liberdade individual” deles. O resultado você pode ver correndo naquele canal mal-cheiroso, poluído, tóxico, cancerígeno, etc.

Do que resulta que a liberdade individual é uma coisa boa, mas que tem que ser exercida com sabedoria. E tem que haver um policiamento das liberdades individuais, por que tem gente que, se pudesse, venderia gato por lebre.

• aristides luis gonçalves de souza:

realmente o clima da terra está alterado,e todosestão testemunhando isso,mas quanto a questão de se é ou não um ciclo da natureza,penso que esse texto é pequeno para expor a situação,porém o homem temuma participação imensa,inclusive no texto de isaias cap.24 fala que a culpa é do homem.

• JOÃO:

a terra passa por diversas, mudanças de tempos em tempos irremediavelmente nos estamos atravessando por esta fase agora apesar de estar mos ajudando com a ganacia do homem por mais dinheiro, destruindo nossas matas fazendo queimadas jogando lixo por toda parte, esta e a nossa pequena contribuição, mas com carteza vamos atravessar mais esta fase, nos adaptando evoluindo, e assim que funciona o nosso sistema, o planeta ja sofreu segundo os cientistas tres destruições total e em fim estamos ai para o que der e vier, so não podemos deixar de acreditar em nosso criador, pois tudo tem um proposito, fiquem na pas de JESUS.

O assunto é polemico e vale a leitura, porém a “reportagem” ficou vaga e tendenciosa. Aparentemente, parece buscar a confirmação de que “sim, esta acontecendo um aquecimento global, é pura verdade!”.

Mas os fatos são outros, se pesquisarmos a fundo veremos diversas discrepâncias nas informações, o fato de que (item 4) não há mais discusão não implica em aceitação. Podemos (não podemos deixar de ponderar todos os prismas de uma situação) apenas estar lendo aquilo que é divulgado e a midia julga importante divulgar. Outro ponto é o contra ponto… O “aquecimento global”, a longo prazo causa o resfriamento do plante e não o seu aquecimento, basta observar que o derretimento dos polos vai colocar mais aguá fria nos oceanos e consequentemente as massas de ar que acompanham as correntes oceanicas serão resfriadas e automaticamente o clima esfriará também. Quanto ao CO2, é fato cientifico que nos últimos anos houveram mais erupções vulcanicas, o que aumenta o “efeito estufa”… Mas se realmente somos os culpados por tudo isso, por que as fabricas de automoveis não param de fabricar automoveis poluentes? Por que não paramos de extrair petrole das jazidas? Por que continuamos a comprar produtos embalados em plasticos? Na minha humilde opnião, somos todos idiotas que queremos um mundo melhor e achamos que simplesmente classificando o lixo para a coleta seletiva estamos fazendo um grande avança enquanto a industri não para de puluir para atender as nossas “necessidades” mais idiotas! Se não houver uma mudança de atitude nos governos capitalistas sustentados pela industria, não adianta nem discutirmos sobre este assunto!

Eduardo, não há discussão significa que não há mais dúvida razoável de que esteja acontecendo um aquecimento global com origem nas atividades humanas. As evidências são fortíssimas a favor desta teoria.

Sobre o porquê das fábricas continuarem a fazer veículos poluentes, e o porquê do petróleo continuar sendo extraído, etc., é simples: inércia. Inércia em aceitar a notícia, inércia em iniciar pesquisas de combustíveis alternativos, inércia em modificar a cultura global consumista para uma auto-sustentável, etc.

Alguma coisa já está sendo feita, como veículos híbridos e que funcionam tanto com combustível fóssil quanto com combustível renovável. Outra coisa é o rendimento dos veículos que está sendo alterado (quem poderia sonhar 30 anos atrás com um carro popular que fizesse 20km com um litro de gasolina?). A cultura do “autosustentável” também está dando seus primeiros passos.

A pergunta é: será suficiente?

• JUMENTO:

Tiraram só as sacolinhas do povo e ja deu confusão, imagine se tirar carro e tudo quanto é coisa que está ao nosso redor?
      Por outro lado, se eu posso gerar riquezas consumindo recursos naturais e ferrando o meio-ambiente só para atender as necessidades da população que os consomem manufaturados, para que que eu iria gastar o que tenho e talvez até o que não tenho para preservar? Ou alguem aí aceitaria morar numa caverna de pedra e levar vela pra iluminar a noite?
      Se eu produzo, é porque tem quem compra e, se eu não compro, outro compra e assim vai a humanidade. Pra que que eu vou andar descalso se posso comprar pelo menos um chinelinho de dedo? Pra que eu vou andar a pé se posso ter carro?
      Não da pra impedir a cadeia produtiva enquanto há consumo portanto, qualquer visão de um meio-ambiente melhor, é só utopia.

O pior é que a turma “verde” faz as coisas meio sem pensar. Se o problema é o aquecimento global, talvez as sacolinhas de plástico sejam melhores que os sacos de papel. Claro que as sacolinhas tem um custo ambiental muito mais alto, a meu ver, já que ficam no ambiente durante muito tempo até se degradarem completamente.

• damiao:

é tenho que vigiar, e agir mais… orando e agindo…

• marcos Pedroso:

Que existe aquecimento global não tem duvida. Será que o ser humano é culpado ou é um ciclo da natureza?
    Chaminé, fornos, escape de carros e mais toda poluição causada pelo homem somadas são apenas 3% das emissões de dióxido de carbono para a atmosfera e os outros 97% do dióxido de carbono emitido vêm de fenômenos naturais via vulcões, matéria orgânica em decomposição, e principalmente do oceano (Algas marinhas).
    Vale lembrar que nossa atmosfera tem apenas 0, 035 % de gás carbônico em sua composição e que efeito estufa em equilíbrio é necessário para a vida de todos os seres.
    Nos últimos 150 anos o dióxido de carbono passou de 0, 028 para 0, 035 %. Seria isto capaz acidificar o mar?
    Carros menores e mais econômicos, energia renovável, um padrão de vida menos consumista seria uma solução em longo prazo, mas na duvida temos que começar.

• Mari:

disse tudo!

Na verdade os humanos emitem 100 vezes mais CO2 que os vulcões. Os trabalhos científicos apontam valores entre 65 e 319 milhões de toneladas de CO2 emitidos por vulcões e fontes termais por ano. O ser humano, por outro lado, emite 30 BILHÕES de toneladas de CO2 por ano.

• marcos Pedroso:

Cesar, bom dia.
      Eu disse que toda poluição causada pelo homem somadas são apenas 3% das emissões de dióxido de carbono para a atmosfera e os outros 97% do dióxido de carbono emitido vêm de fenômenos naturais, não somente vulcões. Meus dados estão corretos, pode confirmar.

Entendi. De fato, a quantidade que o ser humano inclui é pequena, comparada com as emissões de florestas e oceanos, mas existe um detalhe importante: a massa de CO2 que a natureza emite está dentro de um ciclo de carbono, com saldo “zero”, ou seja, o que é emitido, também é absorvido. As atividades industriais humanas emitem CO2 e não o absorvem.

• Luiz Fernando:

Senhor Cezar. É a primeira vez que acesso este espaço. O faço para perguntar se o senhor conhece o trabalho (Livro) do geólogo Vicente Lassandro Neto intitulado “A inesgotabilidade do petróleo e o meio ambiente”. Neste livro ele argumenta (a meu ver de modo racional) que a troca de carbono na atmosfera é desigual porque a quantidade retirada pelas plantas que fazem a fotossíntese é maior do que o que é reposto pelos animais no processo da respiração. A prova disso estaria no fato de que elas utilizam o carbono no seu crescimento e quando morrem a maior parte vai para o subsolo.

É interessante a ideia do Vicente Lassandro Neto. Eu não sou especialista da área, por isto pergunto: como é que a hipótese do Vicente foi recebida entre os especialistas?

De qualquer forma, parece-me que o nível de carbono na atmosfera tem permanecido constante antes do início da Era Industrial, quando ele passou a subir. Veja o primeiro gráfico de http://www.skepticalscience.com/empirical-evidence-for-co2-enhanced-greenhouse-effect-advanced.htm – nos últimos 400.000 anos o carbono seguiu um ciclo semelhante ao da temperatura, mas nos últimos 150 anos ele tem aumentado em níveis sem precedentes. Para mim isto é indício que a hipótese do Vicente tem algum problema: por quê a fotossíntese não está consumindo este carbono a mais? Se o que ele diz é verdade, também não seria o caso do nível de carbono se manter em um valor mínimo o tempo todo? Neste outro link tem outros gráficos sobre o nível de carbono na atmosfera, e sobre o ciclo do carbono: http://www.skepticalscience.com/human-co2-smaller-than-natural-emissions-intermediate.htm

Como eu disse, não sou especialista. Na rede Scholar do Google (trabalhos acadêmicos) não tem um único trabalho científico dele, o que é um perigoso precedente: http://scholar.google.com/scholar?q=Vicente+Lassandro+Neto&hl=en&btnG=Search&as_sdt=1%2C5&as_sdtp=on

Se ele tem uma teoria radical sobre algo, e não submete elas ao crivo de outros cientistas, boa coisa não é, possivelmente a teoria dele não sobrevive às críticas.

Pôxa, encontrei o livro do Vicente Lassandro Neto. Logo na página 11 ele fala uma bobagem, e na página 12 ele fala algo que contraria os fatos.

A bobagem que ele diz é que para haver um equilíbrio no ciclo de carbono todas as plantas deveriam ser devoradas pelos animais, e que como isto não acontece, as plantas estão acumulando carbono… Na verdade, existe uma quantidade de carbono na atmosfera, uma nas plantas, outra nos oceanos, e outra nos animais. O equilíbrio que existe é que a quantia retirada é igual à quantidade reposta, não que a quantidade seja zero. Então, antes da Revolução Industrial, todo o carbono que as plantas liberavam na respiração e que era retirado delas pelos animais também era reposto pela fotossíntese. Este é o equilíbrio de carbono. Da mesma forma, todo o carbono perdido pelos animais na respiração e na decomposição e excreção é reposto pela alimentação. Este é o equilíbrio. Equilíbrio não significa zerar a conta, mas zerar o movimento, o que entra é igual ao que sai.

Na página 12 ele afirma que está havendo um empobrecimento de carbono na atmosfera. Ora, as MEDIÇÕES do nível de carbono na atmosfera apontam para um AUMENTO. Em outras palavras, a afirmação dele contraria os fatos.

Não sou especialista, mas no meu entendimento o geólogo Vicente Lassandro Neto errou feio nesta…

Lisandro, obviamente a produção individual de carbono não dá conta dos 30 bilhões de toneladas anuais de carbono. Vamos então raciocinar um pouco?

Mas e a produção industrial? E o consumo de combustível fóssil? E o consumo de carvão mineral? E as indústrias de plásticos e eletrônicos?

O consumo mundial anual de petróleo é de cerca de 23 bilhões de barris, ou 3,657 trilhões de litros de óleo cru (considerando cada barril com 159 litros). Obviamente nem tudo é queimado, e eu não sei qual a fração que é queimada, deixo para você que é muito mais inteligente que eu descobrir isto.

Além disso tem o consumo anual de gás natural e de carvão mineral, que também não é desprezível.

Somando tudo isto, quanto de excedente anual de carbono temos?

Não sei se entra na conta também o metano arrotado por milhões (bilhões?) de cabeças de gado e ovelha.

Em vez de me achincalhar, que tal verificar os trabalhos científicos que apontam para um aumento no consumo de energia, nos trabalhos que apontam o superávit de carbono que se estabeleceu com a revolução industrial e etc?

César

O Lizandro Hubris pensa que, se eu tenho 2 frangos e ele não tem nenhum, ambos nós dois temos 1 frango cada um…

É um engano comum ao se utilizar dados estatísticos, sem conhecer “as manhas” da manipulação de dados frequente no uso da Estatística.

aguiarubra, acho que o Lisandro é competente no que tange à estatística. Não sei como aconteceu esta derrapada dele calcular a produção de carbono por pessoa sem levar em conta as indústrias, que são os grandes produtores de carbono, mais os transportes. Tenho confiança que ele vai rever esta posição.

Cesar

Conheço o Lizandro Hubris desde 2007, no site Yahoo Respostas, categoria “Sociedade e Cultura”, sub-categoria “Religião & Espiritualidade”.

As opiniões dele são, em geral, inteligentes, criteriosas e interessantes, como ateu: mas em termos de Aquecimento Global, ele sempre foi cético da interpretação antropogênica e com o passar dos anos foi aperfeiçoando seus argumentos contra essa interpretação.

É um camarada que nunca demonstrou qualquer dúvida sobre isso. Aliás, foi um dos primeiros que mostraram que o que se dizia a respeito de o Aquecimento Global ser causada pelas atividades industriais era “propaganda” anti-científica.

o mito: é o que pode ser mentira e pode ser verdade.
    a ciência: é o que pode ser verdade e pode ser mentira.

• ira:

Viva,mais uma vez atingindo o alvo Bovidino.
      A historia está sempre mudando,sai teoria e entra uma verdade diferente,sai uma verdade e entra outra,isso sem contar o jogo do corporativismo científico e religioso,é um vai e vem sem conta.
      Tudo está na maneira de comprender ou de olhar.
      Estes tempos por exemplo,É O TEMPO DO NÃO TEMPO,ou seja,
      INDÚSTRIA E COMERCIO ESCRAVIZANDO HUMANOS AOS BILHÕES E TODOS BEM CONTENTES E DANDO URRAS A CIENCIA MAS,
      como bem o diz o nome EVOLUÇÃO,não tem choro nem lamento nem velas,azar humano pois que vai mudando,ISSO VAI e ainda bem,ou seria um CAOS degenerado.

Lembrei-me do dilúvio.
      O “curpado” foi Noé. Fez aquele desmatamento para construir a Arca e viu no que deu… (brincadeiras à parte)
      O engraçado é que os mais críticos que tudo expõem, são os que nuca abrem mão do conforto que gera toda desgraças que eles mesmo criticam.

• ira:

Tambem aí, vem nuvens nem tão brancas nem tão pretas,o que é o caso do grego BIBLOS,nos casos das aparições celestes do ant.test..

Verdade,mentira,mito,lenda,invenção,sonho ou os MAIS E MAIS ???
      E de mais em mais vamos seguindo as WIKIPÉDIAS (ou wikipédia,a enciclopédia livre que todos podem editar)
      e assim se copia daqui e se coloca la e todos vão copiando e explanando cópias e tudo vai muito bem.
      Que achas Bovidino ???
      Prefiro errar por mim mesmo e assim não vou amaldiçoar ninguem por ter seguido uma opinião errada.
      Ainda vou pensando que,argumentar por pensar é melhor que seguir por seguir sem mais aquela.

• roniere cassias:

realmente o testo acima esta muito vazio,falta mas informações que explique melhor o assunto,pois é algo de grande importacia para as futuras gerações podemos sentir na pele os efeitos do aquecimento mas também temos x fatores que contribuem para a formação do efeito estufa e se realmente é uma ameaça real acho que deveria estudar melhor as causas e busca soluções que diminua ou mesmo evita-se tal efeito…

• Marco:

Pq isso não poderia ser um mito ou conspiração? compare com o poder de uma multinacional que vende “tratamentos” para uma doença sem cura(que na verdade há cura) é quase 100% certo de que essa industria pagaria milhoes para manter a boca dos pesquisadores calada.
    Algo de estranho tem ai.eu assisti uma vez no canal livre um professor desmentindo tudo sobre o aquecimento
    de uma forma tão sensata e precisa que os comentáristas já não tinham mais o que perguntar
    o cara tem PHD em climatologia e estuda o assunto a + de 40 anos !
    Com toda essa bagagem de experiência, seria mto difícil desacreditar nesse homen.
    O nome dele é Dr Carlos Molion.

Os dados foram auditados por laboratórios independentes e as conclusões foram as mesmas. Além do mais foram feitas investigações sobre o comportamento dos cientistas não foi encontrado nada que indique fraude ou conspiração.

P.: “…Pq isso não poderia ser um mito…”

Comentário: ora, esse artigo do Hypescience mostra que ‘mito’ é acreditar nos argumentos contrários ao aquecimento “antropogênico”, não é mesmo?

P.: “…ou conspiração?…”

Comentário: se é conspiração, os BRIC’s não estão caindo nele.

–> O Brasil está para legalizar o desmatamento total da Amazônia! Se 50% da mata deixar de existir, os outros 50% perderão a auto-sustentabilidade! E nossos políticos consideram “fantasia” apostar demais em alternativas energéticas: preferem “entregar” o pré-sal para as grandes petroleiras!!!! Digo “entregar” pq. não se está fazendo quase nada em educação e desenvolvimento de pesquisas para que o pré-sal reverta em lucros para nós, brasileiros. Entonces…já viu, né?

—> A China também não está nem aí com a tal “conspiração verde”, embora ela esteja na vanguarda de pesquisas como a de reatores de fusão nuclear.

—> Não há muitas notícias sobre o que fazem Rússia e Índia para colaborarem no avanço de energias alternativas.

Eu participei da ECO-92 aqui em São Paulo. Vi o “carro conceito” da Benz (alemã), que era movida a água destilada! KADÊ OS CARROS À ÁGUA?????

Também vi as “promessas” de implantação de biodigestores, que demandaram 4 anos de pesquisas na Holanda. KADÊ OS BIODIGESTORES????????

No filme “Em Terreno Selvagem”, Steven Seagal denuncia que a tecnologia de petróleo já estava ultrapassada 50 anos (isso em 1993, ou seja, desde 1943!!!!!).

Se há “conspiração”, é a conspiração das petroquímicas, que fazem todo o possível para impedir que a matriz energética mude antes que as reservas mundiais se esgotem ou que seja muito caro explorá-las.

Se elas vencerem, alternativas como a “energia do vácuo”, sendo pesquisadas no LHC, não serão desenvolvidas para além dos sonhos dos engenheiros “verdes”.

Mas, considere que haja uma conspiração verde, anti-petrólio: aqui em São Paulo, os políticos neo-liberais teriam que se empenhar muito mais do que estão se empenhando para resolver os problemas com a poluição de todo tipo nesta cidade, considerando a pressão externa internacional (da qual eles são os “cachorrinhos mansos”) e a interna de um público esclarecido com a real situação do planeta (embora esses políticos sejam o “cérbero” a manter toda uma população contente com a degradação do meio ambiente).

P.: “…eu assisti uma vez no canal livre um professor desmentindo tudo sobre o aquecimento (…) o cara tem PHD em climatologia e estuda o assunto a + de 40 anos !
      O nome dele é Dr Carlos Molion…”

Comentário: PhD. por PhD., é preferível desacreditar de Carlos Molion tendo em vista o que dizem JOSÉ PINGUELLI ROSA e JOSÉ GOLDEMBERG!!!

Seria interessante ouvir este trio debatendo, não é mesmo?

97% dos climatologistas concordam que:

1. estamos vivenciando um período de aquecimento global;

2. este aquecimento global está sendo causado pelo gás carbônico oriundo da atividade humana.

Os dados são claros. Não só isto, foram feitas auditorias sobre os dados e sobre os trabalhos, os trabalhos foram refeitos, e as conclusões permaneceram, então não se trata de efeito-ilha, não se trata de conspiração, não se trata de ficção.

A informação está aí. A ciência fez o seu papel. Agora a decisão está conosco. São as nossas atitudes que contam.

E isso precisaria ser ensinado nas escolas, desesperadamente JÁ!!!

INFELIZMENTE, nossos alunos está saindo ANALFABETOS e ANALFABETOS FUNCIONAIS, desde que se instalou a famigerada PROGRESSÃO AUTOMÁTICA e o ECA, que permite aos alunos não fazerem deveres escolares e espancar professores até quase a morte, por causa da imputabilidade criminal.

Quando essa nova geração crescer, estarão prontos para se aliarem a terroristas em busca de água, de comida, de gasolina…tipo MAD MAX…

O que estão criando é contingentes para exércitos do PCC.

A tal “maioria” que vc diz são cerca de 3.000 cientistas do IPCC que reorganizam os dados de outros milhares de pesquisadores no mundo inteiro!

Não se trata de “opinião” de leigos como vc ou eu. São dados científicos, revelando “fatos” que as petroquímicas “pagam” prá serem escondidos do grande público.

Básicamente, 97% dos especialistas em climatologia concordam que estamos em uma fase de aquecimento global com causas antropocêntricas.

• Christiano:

Cesar, o que você me diz sobre esses vídeos???

Você parece estar convicto que o globo está esquentando, eu não sou do meio científico e não sei se você é, mas alguns bilhões podem comprar facilmente dados científicos, empresas de auditoria, mídia e ainda sobra para comprar um lote de políticos.

Talvez você até tenha razão, mas considere que há grandes interesses da indústria e governo nesse tipo de assunto. Portanto, ainda que você tenha razão, quem está por trás disso está pensando no dinheiro e não num mundo melhor.

Abraços.

Christiano

Eu não sou cientista, os climatologistas que publicam trabalhos sobre o aquecimento global são.

Existe muito mais dinheiro contrariado no lado contrário à ciência – são empresas petrolíferas, e são as empresas poluidoras (que são contra legislações ambientalistas, por que representam custos tremendos), são os interesses econômicos que querem continuar jogando gás carbônico e metano na atmosfera sem dar conta para ninguém, é mais fácil acreditar que os “céticos” do aquecimento global são as ovelhinhas e estão sendo guiados por interesses escusos que o contrário.

Eu tenho um documentário da TV Cultura chamado “Clima do ‘Medo de Bush'”.

Na administração de George Bush (júnior), o cientista que revelasse algo do aquecimento global era sumariamente demitido do governo e sofria perseguição profissional para não se reempregar em lugar nenhum do ocidente.

Por causa desse “clima do medo”, a comissão do Prêmio Nobel premiou Al Gore e o IPCC em 2007.

Essa foi a reação da comunidade científica às ingerências irresponsáveis de uma política “parceira” do lucro (a todo custo) de alguns poucos “capetalistas” petroleiros (incluindo o próprio Bush e família!!!).

Mas a luta deles continua! E, como vc já apontou, hoje 97% dos climatologistas já completaram seus estudos mostrando os fatos do aquecimento global como tendo influência antropogênica.

Então, as petroquímicas só contam com 3% de gatos-pingados que empunham “a espada” delas.

Mas os governos globais ainda não aderiram à causa da Ciência: parece que a próxima reunião da RIO+20 vai ser só outra exibição de promessas para não serem cumpridas.

• Ayahuasca Maharaja:

Concordo com o comentário de Bruno Ramos Godinho: para um artigo científico, ele está muito pouco científico.

Poderia ter citado fonte das pesquisas, ou ao menos indicar quais são os cientistas que afirmam estes pontos, e não apenas dizer “uns cientistas por aí tão trabalho nisso, acredite em mim, galera”

Ps: não discordo que o aquecimento global exista, mas gostaria que o site não fizesse seus textos da mesma forma que a Veja, ou qualquer outra revistinha de banca faz.

Dá licença, camarada, pois se até no IPCC há controvérsias, pq. vc acha que uma artigo “mais científico” iria melhorar o entendimento de quem lê este artigo?

É muito bom que a Hypescience ESCREVA COMO A VEJA, pq. há cientistas ENROLANDO com jargão científio para mostrar que TUDO ESTÁ BEM: PODEMOS CONTINUAR POLUINDO CADA VEZ MAIS E MAIS…

Se você quiser referências a trabalhos científicos para cada um dos mitos acima, você pode procurar em http://www.skepticalscience.com/argument.php que está tudo lá.