19 “extinções em massa” tiveram níveis de CO2 aos quais estamos chegando hoje

Por , em 6.08.2023

Novas pesquisas indicam que, dentro de uma vida humana, os níveis de CO2 na atmosfera da Terra poderiam atingir valores comparáveis a 19 “extinções em massa” que ocorreram nos últimos 534 milhões de anos. Se não tomarmos medidas para reduzir as emissões provenientes da queima de combustíveis fósseis e da conversão de terras para agricultura, os níveis de dióxido de carbono atmosférico poderiam atingir 800 partes por milhão em volume (ppmv) até 2100, quase dobrando a concentração atual de aproximadamente 421 ppmv.

Um estudo publicado em 22 de junho na revista Earth’s Future explica que esse aumento de CO2 nos aproximaria da concentração média de 870 ppmv associada a significativas quedas na biodiversidade marinha ao longo da história da Terra. Esses eventos de extinção passados estão presentes no registro fóssil, permitindo que os pesquisadores analisem a conexão entre a biodiversidade e os níveis atmosféricos de CO2 ao longo do tempo.

William Jackson Davis, autor do estudo e biólogo do Environmental Studies Institute em Santa Cruz, Califórnia, destaca que a relação entre os níveis passados de dióxido de carbono e as extinções permite avaliar a situação atual. Ele afirma que o aumento do CO2 contribui para a perda da biodiversidade por meio da acidificação dos oceanos. Os oceanos absorvem o CO2 atmosférico, aumentando a acidez, o que dificulta a formação de íons de carbonato de cálcio que os organismos precisam para construir seus esqueletos e conchas. Quando isso afeta toda a cadeia alimentar, pode desencadear extinções em massa.

O estudo revela que as concentrações de CO2 historicamente flutuaram juntamente com a biodiversidade marinha no registro fóssil. Davis enfatiza que maiores níveis de CO2 levam a taxas mais elevadas de extinção, enquanto níveis mais baixos correspondem a extinções reduzidas. Com base nessa relação, a concentração atual de CO2 de 421 ppmv está associada a uma perda de biodiversidade de aproximadamente 6,39%.

Curiosamente, essa estimativa coincide com o menor evento de “extinção em massa” identificado na pesquisa, que causou a perda de 6,4% das espécies cerca de 132,5 milhões de anos atrás. Isso sugere que os seres humanos já provocaram perdas de biodiversidade equivalentes a eventos de extinção. As extinções em massa são geralmente definidas como períodos em que três quartos das espécies desaparecem em curtos períodos geológicos, normalmente em menos de 2,8 milhões de anos. De acordo com Davis, houve cinco dessas extinções em massa na história da Terra, com uma possível sexta em andamento. Além disso, foram identificados outros 45 picos de perda de biodiversidade que poderiam ser categorizados como extinções em massa.

Os resultados do estudo propõem que a acidificação dos oceanos causada pelo aumento dos níveis de CO2 seja o principal desencadeador da maioria das extinções em massa. Mike Benton, professor de paleontologia de vertebrados na Universidade de Bristol, confirma a relação estabelecida entre os níveis de CO2, a temperatura global e a perda de biodiversidade.

Atualmente, as concentrações de CO2 atmosférico estão aumentando em mais de 2 ppmv anualmente, o que pode levar a uma perda de 10% na biodiversidade nas próximas décadas. [LiveScience]