Foto de laser aéreo da Boeing atingindo avião

Por , em 19.11.2009

A empresa de aviação Boeing anunciou que testou com sucesso seu novo laser, chamado de Matrix (Mobile Active Targeting Resource for Integrated eXperiments). O laser conseguiu encontrar e destruir cinco aviões de combate controlados remotamente.

Desenvolvido a partir de pedidos da Força Aérea estadunidense, o Matrix foca um único ponto de energia os veículos aéreos, e os destrói completamente. Apesar de ser mais preciso e letal que as criações anteriores, o Matrix não é a única tentativa de laser de grande alcance pela Boeing.

» Laser aéreo destrói caminhonete em demonstração [Video]

O Advanced Tactical Laser (ATL) é testado há vários anos pela mesma empresa, que já realizou testes impressionantes com a nova arma, que é muito mais preciso que outros lasers. Durante os testes com o Matrix, a Boeing também derrubou veículos aéreos com o sistema Laser Avenger, que mistura a força do laser com um sistema de armamento que direciona a energia junto a uma munição de 25 milimetros. Afinal, deve ser muito mais divertido e perigoso atirar com lasers silenciosos podendo também juntar uma arma convencional a isso. [PopSci]

21 comentários

  • Rodrigo Paim:

    As pessoas criticam a tecnologia militar, porém esquece que tudo no nosso mundo moderno deriva de descobertas bélicas.

    Aviões, helicópteros, micro-chips, redes de computadores, satélites, computadores…. tudo deriva de equipamentos e investimentos militares.

    Guerras são realidade no mundo desde a época dos homens das cavernas até os dias atuais o homem insiste em disputar com a própria espécie

    • Luiz Carlos Porto:

      Vc está certo! Que continuem as guerras.

  • Genivaldo:

    Isto é bobagem para o Brasil que tem mais 300 aviões e 400 baterias de deste raio kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

  • Adriano:

    Ao mesmo tempo que me impressiono com tanta tecnologia e inteligencia investida, me assusto com tanto poder nas mãos de pessoas que, como seus antecessores ja nos mostraram o que armas podem fazer!

  • Edu:

    Ao Alex (12-01-2010):

    Concordo com seu comentário, mas corrijo apenas o termo: ataque PREEMPTIVO (e não preventivo). É um novo termo (criado pelos americanos REPUBLICANOS, do time do Bush) que define uma ação ofensiva, realizada antecipadamente visando impedir um ataque iminente, detectado muitas vezes apenas por ações de inteligência.
    Acho que o termo correto para o caso de Alcântara é o nossa boa e velha SABOTAGEM!

  • Dorminhoco:

    Não seria uma explicação para a queda daquele avião que saiu daqui para a Europa e que até agora ninguém sabe o motivo da queda ? …. perguntar não ofende.

  • Zod:

    É impressionante como se vê anti-americanismo nessas notícias sobre tecnologia militar. O Brasilzão todo achando que Saddam Hussein, Kim Jong-il, Osama Bin Laden (não implicando qualquer ligação entre eles aqui), são todos gente finíssima, que deveriam também ter o direito de ter armas nucleares e o que mais quisessem ter. Já vi textos revisionistas sobre Mao, Stalin, mas parece que nem é necessário qualquer esforço revisionista, se os EUA tem ou tinham alguma oposição a algum regime, essa oposição então deve ser injusta e os líderes, bravos heróis, ou no mínimo inocentes inofensivos. “Qual foi a última vez que o Saddam Hussein fez mal a algum brasileiro, afinal? Nem vi no jornal nacional…”

  • bruno:

    EITA….JONH STARKIN(HOMEM DE FERRO) NÃO PARA MESMO EM …AHAHAH…

  • ALEX:

    Ainda dizem que o acidente com a Base de Alcantara, em que
    morreram todos os cérebros do programa espacial Brasileiroi, foi
    falha disso ou daquilo. Ataque preventivo é um termo usado há mui-
    to pelos norte americanos. Talvez eliminando a concorrencia, antes
    dela existir, seja mais fácil.

  • lucas:

    EENQUANTO ELES USAM ISSO COMO E QUE FICA A NOSSA CAMADA DE OZONIO

    ELES PODIAM DESCUBRIR CURA PARA AIDS VIROSES A GRIPI SUINA ISSO ELES NAO FASEM NE PORA ELES SAO FOGO ESSE FDP

  • franbogado:

    Se fosse alguma “arma” para curar doenças eu duvidaria…Mas, se tratando de arma para uso militar e bélico, acho perfeitamente inteligível já que toda tecnologia sempre acaba em uso prol guerra!

    Pra que tanto investimento em armas de guerra?
    Resposta: invadir, dominar, subjugar e destruir.

    Por uma acaso, esses feixe de laser não são os mesmo usados pelo LHC para acelerar e colidir particulas?

    Viva a maligna tecnologia!

  • Silvio:

    Wernher Von Braun, cientista alemão desenvolvedor dos misseis V1 e criador dos foguetes Satuno V e diretor das missões Mercury, Apollo e Gemini da Nasa, antes de morrer alertou sua aprendiz Carol Rossin, que o projeto Star Wars americano viria a desenvolver tais armas. O objetivo dessas armas não serão paises mas o espaço, uma região com muito mais recursos minerais que qualquer deserto oriental.

    Coronel Philip Corso nos alertou desse mesmo fato, falando abertamente em seu livro e em inumeras entrevistas desde 1995 que coisas como cibercops, armas laser, aeronaves nao-tripuladas, steath e VTOL, alem de misseis balisticos espaciais estariam na agenda do complexo industrial militar. Lentamente estamos vendo tudo o que foi previsto por Corso se tornar realidade, de tudo o que mencinou, o ultimo item que faltava (agora nao mais) era esta arma laser.

    Paul Hellyer, ex-ministro da defesa canadense nos alerta dos mesmos fatos e confirma tudo o que foi dito por Corso. Outros generais dos EUA que conheceram o Coronel Corso pessoalmente também confirmaram em entrevistas estes fatos relatados.

    Einsenhower, ex-presidente dos EUA no periodo da 2ª guerra, em seu discurso de despedida da casa branca deixa a mensagem: “Temo pelo futuro de nossa nação e democracia. CUIDADO com o complexo industrial militar”

    Peter Joseph em Zeitgeist Addendum mostra como funciona o sistema monetario e porque este complexo militar corporatocrata funciona desta maneira, além de mostrar a solução mais viavel de futuro para seguirmos. Em out/2010 virá um novo filme que mostrará melhor questoes como o pensamento humano e tecnologias.

    Estes dentre muitos tentam nos esclarecer que isso que tanto vangloriam será a nossa ruina, chamado militarismo, armas, guerras e afins. Se as pessoas não forem esclarecidas deste fato, nada pode ser feito. Materias como esta sob falso alcunha de “imparcial”, não passa de propaganda militar e exaltação a armas, que criam subconcientemente uma gloria por estar lendo estas informações. Este é um dos fatores pelo qual o Hypescience não é um site excelente em ranking. Sendo um site de enorme potencial. Materias deste tipo deveriam ao menos conter uma critica, ou ter linguagem redirecionada para ser critica em relação ao mostrado, e não esta lingaugem falsamente imparcial que nada mais é que uma linguagem de exaltação ao exposto.

    En quanto permitirmos que tal barbaridades sejam criadas por pessoas com total debilidade mental que atualmente estão nos cargos de maior poder deste mundo, seremos continuamente mais vitimas deste sistema até que chega a nossa eminente extinção. Tolos, temos pouquissimo tempo, tão pouco que muitos covardes se matariam ao saber quão pouco é. A ultima arma já foi desenvolvida e testada com sucesso, e agora? Qual será o proximo passo na agenda?

  • JORGE LUIZ SGANZERLA:

    IMPRESSIONANTE, O QUE MAIS TEM A VIR?

  • alexandre:

    Não vejo coerência em se vangloriar de tanta “inteligência” utilizada pra tamanho mau!

  • Marcus:

    zeitgeist

  • yuji:

    Não vai demorar muito para ser utilizada contra o Irã , Coréia do Norte ,Venezuela ,Afeganistão ,etc talvez daqui alguns meses ,quando anuncia em canais como internet ou outros meios de comunicação é porque já está pronto pra ser utilizado em combate junto com outras tecnologias de “controle mundial ” que eles estão testando como os ” microchip ” que serão introduzido nas pessoas , bancos , documentos , tudo será digitalizado , todo será controlado por uma só nação ,do super laser até as pessoas e países passará para controle total deles num futuro próximo, se prepare você também .

  • Tank:

    O próximo alvo é você! Sem ninguém saber, você estará andando e de repente cai. Razão: Um laser… Abram os olhos.

  • Raul:

    Eh…e ai a Coreia não pode produzir armas nucleares!

  • Darwin:

    Achei legal, só acho que falta um pouco de informação.

  • websurffer:

    Enquanto isso, temos crises de energia, efeito estufa, doenças perigossíssimas, todos necessitando de mais pesquisas, mais dinheiro, contudo preferem perder tempo desenvolvendo inutilidades.

  • Ruben Zevallos Jr.:

    Muito interessante… sempre os militares gostaram da idéia do uso do laser como armamento, já que da localização ao ataque é na velocidade da luz, diferente de foguetes e balas… que demoram a chegar no alvo… e mais, são totalmente ecológicos…

Deixe seu comentário!