Laser gigante é disparado de avião em pleno vôo

Armas de laser no lugar de bombas? Essa pode ser a realidade de combates no futuro: a Força Aérea dos Estados Unidos testou com sucesso um laser a bordo de um C-130, da Boeing.
O laser tem alcance de quase quinze quilômetros. “O laser que foi testado com sucesso era feito de oxigênio e iodo”, afirmou Marc Selinger, porta-voz da Boeing, que também disse que a empresa não revelará a intensidade total do laser. Para efeito de comparação, o atual laser mais poderoso do mundo produz uma explosão de 955 mil calorias no seu alvo.
“Demonstramos que um sistema aéreo pode disparar o laser de alto poder durante o voo e atingir um alvo terrestre com a energia do laser”, diz Gary Fitzmire, também da Boeing. De acordo com relatório, o sistema de ultra-precisão do laser aéreo reduzirá danos colaterais a prédios, objetos ou pessoas que não têm relação com o combate. Semana passada, em um encontro em Bruxelas, Bélgica, o Secretário de Defesa dos EUA, Robert Gates, afirmou que a morte de civis em bombardeios no Afeganistão é uma das maiores vulnerabilidades estratégicas do país.
Em 2008, noticiamos que o Advanced Tactical Laser (ATL), que pesava mais de cinco toneladas, era a mais nova arma dos EUA. Ele consegue atingir seus alvos a 20 quilômetros de distância, o que permitia que a nave não fosse nem avistada, e também tinha sistema de ultra-precisão, podendo atingir os pneus de um carro em movimento para detê-lo, por exemplo.
Por outro lado, o sistema Laser Avenger, também da Boeing, consegue abater aviões. O sistema é montado em uma base terrestre móvel, e pode ser usado para derrubar aviões pilotados por controle remoto carregados com explosivos, por exemplo. De acordo com a Boeing, o Avenger dispara o laser sem expor ao inimigo a localização da arma, diferente de artilharias tradicionais que têm esse propósito.
Caso esteja curioso a imagem acima é apenas uma ilustração e não tem relação direta com o artigo. [USA Today]
10 comentários
não precisa ler apocalipse, acreditar em nostradamus, maias, em ninguem pra saber que o mundo vai acabar, como essa arma e outras vão trazer paz? so na mão de quem estiver dentro desse avião, muito boa a sensação de passear pela rua com um avião desse voando pela cabeça, meu carro agora sendo monitorado 24h, imagina o que o futuro nos dara ainda, viva liberdade.
que bom evestirão para não matar pessoas inocentes porque os malandros pode mata tecnologia belica do bem!
isso é fichinha pra o que esse protopipo dos games pode fazer:
http://www.youtube.com/watch?v=V0kvEBFnZ94
[…] […]
Esta tecnologia é deste planeta? ou….
As novas armas pode acabar com as diferenças,estre os humanos
ja imaginaran 1 deste pelo menos em locais de risco intalado cada esquina e sendo monitorado os ladroes,piraretas. e so detonar que vai hum pro ceu que que nunca vi hum prezunto bandido todos e gente boa..
_ Gastam fortunas com armas de destruição,podiam criar uma arma que desparasse Paz para acabar com as guerras.
Acho muito interessante os artigos do Hypescience, mas faço uma ressalva relativa às matérias de armas desenvolvidas pelos beliscistas americanos. A impressão é que o que mais se faz nos EUA é desenvolverem armas cada dia mais sofisticadas para num futuro próximo jogarem sobre nós do terceiro mundo. E para quem acha isto pouco provável, vejam o que fizeram com o Iraque. Destruiram um país inteiro e mataram milhares e milhares de civís. Fica aqui meu protesto para que não seja dado ênfase a matérias desta natureza.
Tanta dinheiro, tanto estudo e tecnologia para matar gente…
Estou assustada com a tecnologia, mas se existe é melhor ficarmos sabendo assim.A surpresa é pior.