Cientistas transformam células-tronco em “bacon”

Se você acha aqueles nuggets de frango uma farsa, porque eles são feitos mais de soja do que de carne de verdade, então espere para provar a mais nova tecnologia em comida “artificial”. Cientistas desenvolveram uma técnica que transforma células-tronco de porcos em carne. Ela seria uma alternativa para a forma com que criamos rebanhos atualmente.
Todos sabem como bois e outros animais que criamos para o abate acabam prejudicando o meio ambiente (seja com o desmatamento para a área em que os criamos ou produzindo gases que aumentam o efeito estufa). E, além de ser ecologicamente correta, a carne de laboratório pode ajudar a aliviar a fome no mundo e também acabar com a crueldade com os animais nas fazendas de abate.
Desde 2006 cientistas holandeses estão “cultivando bacon” em seus laboratórios. De acordo com eles, a textura da carne ainda não parece ideal e ninguém fez um teste culinário com ela. Mas eles acreditam que a nova tecnologia será muito usada no futuro.
Basicamente, se esses cientistas pegassem as células tronco de um porco e as multiplicassem por um milhão (o que não é, nem de longe, impossível de se fazer) seriam necessários menos um milhão de porcos criados para abate, que poluiriam o planeta, liberariam gases e consumiriam ração.
Então conforme-se com o seu nugget de frango feito de soja. O futuro pode ser bem mais artificial. [MSNBC]
10 comentários
Se isso der certo não pode ser introduzido no mercado tão cedo,pois iria causar desemprego em massa e a vários direitos envolvidos.
Por um lado bom seria o fim do efeito estufa da parte dos animais,e do maldito trabalho que da para cuidar alimentar criar etc.
Mudaria muito nosso modo de viver?
É que eu estava a imaginar uma produção num reduzido recinto, sem necessidade de grandes áreas de produção de matéria para transformação.
Ninguém notou que umas poucas células tão valendo um porco nessa matéria? hehehe
E nuggets são feitos de CMS (carne mecanicamente separada), que é o resto que fica no frango (depois de tirarem órgãos, peito, coxa, etc) que é retirado à vácuo do corpo. E são uma delícia hahaha. Mesmo que fossem de soja eu comia! Afinal, mesmo que hamburguer do Mc Donald’s fosse de minhoca eu comia também..
Acredito que ainda vai ter poluição, talvez cultivo de soja ou outras formas de proteinas para “alimentarem” as celulas tronco e elas se reproduzirem. Provavelmente muito gastarão mais energia, mais tempo, maquinas e mão de obra altamente especializadas para “dividirem” as celulas e as fazerem reproduzir.
No fim das contas, provavelmente, ficará muito mais em conta criar um leitãozinho, sem contar que estas celulas em nosso organismo podem sofrer alguma especie de mutação e ter reações altamente nocivas, inclusive cancer, como ocorre em muitos experimentos geneticos em animais.
Teriamos que testar o processo durante décadas, inicialmente com animais e depois em cobaias humanas e vermos o resultado.
“Brincar de Deus”, pode nos custar muitoooooooooo caro.
Eu comia =)
Bravo Neto, acredito que as celulas são cultivadas em uma “sopa de nutrientes”, que contem tudo o que é necessário para o desenvolvimento do tecido desejado.
Nossa alguém me diz como faz isso pois quando se trata de bacon eu me interesso. kkkkkkkkkk. mas interessante finalmente fizeram uma carne sintetica que preste
Imagina essas celulas malucas entrarem no organismo humano e começarem a mutar
A partir de que essas celulas tronco fornecerão bacon, se não existir um processo de transformação de material (alimentar o animal para produção de bacon)? O animal para se transformar em carne precisa de alimentação. excluindo-o, já que isso passa a ser feito em laboratório, onde será que as células irão
buscar “matéria prima”? Que processo de transformação é utilizado?
Massa!! Que parte do frango eh o nugget msm? o filhote inteiro?