8 maneiras de destruir um relacionamento

Por , em 25.07.2011

O fato é que, apesar de nos acharmos mais espertos agora do que nunca, tem uma coisa na qual os seres humanos só ficam cada vez piores: em relacionamentos. Hoje em dia, a maioria dos nossos relacionamentos simplesmente falha; não há maneira de argumentar com isso.

Então, talvez nós precisemos de um sinal que mostre que a nossa relação está se deteriorando antes que seja tarde demais. Claro, todos gostariam de poder ver o fim de um relacionamento a um quilômetro de distância, mas muitos precisam de uma ajudinha. Que tal ler com muita atenção?

1 – Não dar valor

casal agradecido

Não há melhor maneira de apressar o fim de um relacionamento do que simplesmente assumir que seu parceiro estará sempre lá para tornar sua vida mais fácil. Reconhecer o esforço de seu parceiro é imprescindível. Dizer “obrigado” e “por favor” faz parte da relação. Afinal, você não trataria um estranho em sua casa de forma diferente, então por que trataria a pessoa que você ama pior?

2 – Parar de conversar

casal falando

No início do relacionamento, o casal não consegue parar de falar. Passa a noite toda conversando, ou incontáveis horas ao telefone, ou abraçados em um sofá. A relação morre quando as duas pessoas param de se falar. Claro, não só falar: ter conversas honestas que os casais têm todo o tempo no início de um relacionamento, mas que desaparecem com o tempo.

Isso é uma progressão natural na maioria dos relacionamentos. A chave é não deixar que as conversas sumam de vez. De vez em quando, o casal deve compartilhar o que é realmente importante para cada um.

3 – Parar de expressar seus sentimentos

casal sentimentos

À medida que avançamos em uma relação, é também natural parar de dizer “eu te amo” com tanta frequência, ou até mesmo demonstrar raiva e outros sentimentos. É como se os extremos de nossas emoções acabassem, e tudo que resta é um monte de sentimentos sem graça.

Ainda assim, permanece sendo importante compartilhá-los. Sim, os sentimentos apaixonados enlouquecidos do início de qualquer relacionamento tendem a desaparecer, mas isso não significa que você parou de sentir, ou que você deveria parar de dizer o que sente; só é diferente.

4 – Parar de ouvir

casal conversando

Ninguém gosta de não ser ouvido. Portanto, não há melhor maneira de matar um relacionamento do que parar de ouvir o que seu parceiro tem a dizer. Isso mostra uma falta de respeito pela pessoa, e impede o relacionamento de crescer ou prosperar.

Especialmente importante é uma coisa chamada escuta ativa, que mostra ao seu parceiro que você está realmente engajado na conversa.

5 – Acabar com o divertimento

casal se divertindo

Nós nos juntamos por muitas razões: perspectivas comuns, atração física, espiritualidade compartilhada, vida profissional compartilhada, etc., mas também desfrutamos de uma companhia simplesmente porque é divertido!

Quando a diversão deixa um relacionamento, pode ser um sinal de que ele está acabando. Diversão faz parte da vida e é definitivamente parte de qualquer relacionamento saudável. É importante continuar se divertindo conforme o relacionamento amadurece.

Ama dançar, mas não faz isso há tempos? Saia de casa. Conheceram-se durante uma caminhada, mas nunca mais pisaram num ambiente ao ar livre? Eis sua grande chance.

6 – Dizer o que o outro tem que fazer

casal distante

Quantos não são culpados disso. Ninguém gosta de ser mandado, de ser dito o que fazer ou como fazê-lo. Enquanto algumas pessoas são mais abertas a “sugestões” do que outras, elas podem logo ser encaradas como ordens por um bom motivo.

Sério? Tem um jeito melhor de limpar a pia? Que bom, use-o da próxima vez que for fazer isso então. Quando for oferecer conselhos não solicitados, tenha em mente que é melhor você fazer o que você acha melhor sem que os outros deem palpite.

Isso pode ser um sinal da necessidade de “controlar” os outros, ou uma forma como algumas pessoas foram educadas. Em qualquer caso, é um mau hábito que você deve tentar reduzir em seu relacionamento.

7 – Ameaçar

abuso domestico

Seja uma ameaça de terminar, bater, contar um segredo, isso nunca é um bom sinal para um relacionamento saudável. Ameaças são muitas vezes feitas em um ato de desespero, como uma tentativa de recuperar o controle. No entanto, as ameaças mais adequadas para birras infantis do que para um relacionamento adulto. Quando um parceiro recorre a ameaças, é hora de reavaliar o potencial da relação.

8 – Ignorar seu parceiro

ignorando esposa

A única coisa pior do que ser odiado por alguém é simplesmente ser ignorado por ele. A pessoa não se importa o suficiente nem para perder a energia da raiva com você.

O mesmo acontece com os relacionamentos. Se você resolve ignorar seu parceiro (ou vice-versa) por qualquer período de tempo maior do que alguns dias, isso é um sinal de que o relacionamento está totalmente em apuros.

A boa notícia de tudo que foi aqui exposto é que estes sinais não significam necessariamente que vocês não têm mais chance. Há sempre esperança, especialmente quando ambas as partes reconhecem esses sinais e decidem que querem fazer o possível para melhorar.

Se não conseguirem sozinhos, há sempre a terapia em casal. Converse com seu parceiro sobre as suas preocupações. Muitas relações podem ser salvas se os dois estiverem empenhados em mudá-la.[LiveScience]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (7 votos, média: 3,43 de 5)

61 comentários

  • Franz Rodriggo:

    Isso só mostra que um fim de relacionamento ocorre porque um não conhece, de fato, o outro. Resumindo, amor é respeito.

  • Marcio Novaes:

    Artigo escrito com uma visão feminina..risos

    • Chiago Pallano:

      Discordo… =)

  • Marcelo Vargas Dos Santos:

    Essa página não era sobre ciência?

    • leo2505:

      Psicologia não é uma ciência?

  • Heberton Suruagy:

    Entendo que existem algumas pessoas que são mais difíceis ou cabeças duras, mas nós temos muitas características em comum, por exemplo, todos gostam de ser bem tratados. Então, acredito que pequenos detalhes podem favorecer e muito um relacionamento familiar.
    Ao marido não custa, vez ou outra, chegar em casa com uma rosa para sua mulher ou dizer que ela está linda hoje. Às vezes, quando ela estiver reclamando por algo que não seja tão significante, abrace e dê um pouco de carinho, provavelmente ela vai parar de falar.
    Se uma esposa conhece melhor detalhes sobre o marido que vão deixá-lo mais satisfeito, faça isso. Se ele gosta de assistir filmes, deixe o ambiente preparado para ele; se ele prefere macarrão ao arroz, faça-lhe uma deliciosa macarronada, de vez em quando; quando ele chegar em casa aperriado por causa de algo que lhe aconteceu no trabalho, acalme-o, favoreça seu descanso, só então diga que o gás acabou ou que você não gostou de algo que ele fez ou decidiu, provavelmente vai ficar bem mais fácil de ele ouví-la.
    A vida a dois muitas das vezes pode ser difícil, mas é muito boa e necessária quando bem administrada e articulada com pequenos sacrifícios – por parte de ambos – que vão tornar o relacionamento muito melhor.

    • lsq:

      Que comentário bonito.

  • Mileney:

    Pessoal com o tempo ficamos velhos e chatos….
    então preparem-se, para continuar se beijando se houver amor..
    rsrsrs.. Bjs.

  • otamir mendes:

    Gostei da materia realmente e uma boa conversa e o melhor meio de chegar ao denominador comum, sem agressões, gritos,impor sem técnica sem dialogo e impossível chegar um entendimento, mais o que eu queiria era saber lidar com pessoas de cabeça fechada não entra nada, como convence-las qual o milagre alguem tem a formula, se tem passe pra me fico muito agradecido.

  • Vitor:

    Ainda bem que inventaram o divórcio!!

  • Flor de Lis:

    Ótima matéria! Agora falta escrever sobre as maneiras de fazer um relacionamento dar certo.
    Bjo

  • Eligedson:

    muito boa a matéria, parabéns ao pessoal do site!!

  • marcos:

    9- Ficar conectado no orkut, facebook e outros mais….

  • EDUARDO SOROCABA:

    eu sou casado a 18 anos e sei que para termos um relacionamento o principal é ouvir,colocar-se no lugar da pessoa amada e respeitar sempre para ser respeitado ,simples né e quando algo foge dos trilhos uma boa conversa resolve todas as diferenças detalhe minha esposa é a minha primeira namorada e eu sou o primeiro namorado dela nos conhecemos qnd eu tinha 15 e ela 14 anos e estamos juntos ate hj crescemos juntos respeitando um ao outro sempre com carinho ,amor ,respeito e sempre agradecendo a DEUS por nos unir sempre

    • Lumiah:

      Vocês fazem parte de um grupo de casais em excessão, são raros!
      Que Deus abençoe a vocês e a outros casais que se amam incondicionalmente e dão valor a esse sentimento que tantos querem receber, mas não sabem valorizar.

    • EDUARDO SOROCABA:

      obrigado Lumiah ,vc a moça de sorocaba e o velho ignorante muito obrigado pelos votos de felicidades olha mais uma dica para sempre ser amado(a) e respeitado(a) surpreenda a pessoa amada com coisas simples e inusitadas ,por exemplo uma flor ,um bom dia caloroso , um abraço apertado e agradeça pelo excelente almoço ou jatar que ela fez ou melhor ainda faça o jantar vc mesmo uma vez no mes ,isso mesmo uma vez ja faz toda a diferença e divida as tarefas tipo lave a louça ou sirva-a primeiro td isso fz uma enorme diferença basta usa-las beijos no coração de vcs e sejam felizes

    • VELHO IGNORANTE:

      parabens rapaz bela historia que DEUS os una sempre e sempre parabens de novo vc é um heroi nacional

    • Maria Eduarda:

      Que legal ler isso parabens a voces espero do fundo do meu coração que vcs sejam muito felizes ,voces tem filhos?que idade voces tem?eu também sou de SOROCABA rsrs
      mais precisamente da z/n
      BEIJOS NO FUNDO DO CORAÇÃO DE VOCES DOIS BELA HISTORIA
      MARIA EDUARDA

    • EDUARDO SOROCABA:

      oii maria eduarda não temos filhos não infelizmente porque ela não pode ter mas isso não nos impede de sermos felizes muita gente pergunta nossa dú vc é esteril ,pq nao tem filho e tals mas isso não tem importancia nenhuma eu sou feliz e ela tbm isso é oq importa as veses ate eu me pergunto ,caracas estou ate hj com a alexandra nem acredito rsrs mas isso me faz bem poder acordar ao lado dela e dar um super bom dia e todas as noites dou um famoso ;durma com DEUS AMOR e agradeço por estar ao lado de alguem que me respeita e me entende como ninguem agora por exemplo ela poderia estar la na sala assistindo novela mas esta aqui comigo na cama lendo essas mensagens legais que nos fortalece ah somos da zona oeste,meio longe da z/n mas td bem ah eu tenho 35 e ela fez 34 beijão e tudo de bom para vc

  • Matheus:

    Agora me explica, estou querendo me livrar de uma garota, ela quer algo sério e eu não. Faço o 2, o 4 e o 8, e a mais de um mês ela ainda continua querendo namorar comigo.

    Não dá para entender, quando quero pegar uma demoro um mês para conseguir, quando quero me livrar dela levo um ano.

    • Haha:

      Simples, se vc já tentou essas coisas e não conseguiu então está no caminho errado. Tente explicar a situção delicadamente à ela. Diz que vc não está preparado para um relacionamento sério. Deixa tudo bem claro, mas não magoe ela.

    • Edison:

      Expor o que você pensa?

    • Realista:

      Então ela deve tá a perigo ou que dar o golpe, sai fora dessa cara, antes que seja tarde.

    • carolina:

      algumas mulheres e homens gostam de gente “babaca” então o melhor a fazer, se isso não está dando certo é ser o oposto. seja suuuuuuuuuuuuuuuuuuuuper meloso e sufocante. ela vai acabar rapidinho com você.:D

    • Exordium…:

      Muahaha…Exatamente.Na boa,essa tática é infalível qnd vc quer dar um fim com alguém mas sem magoá-la,e sem viver aquela novela mexicana,já testei,e é milagroso os efeitos,+chega uma hora q vc sente nojo e quer separação d sí msm,kk,mas dps é só ficar nos bastidores vendo a magia acontecer e td desmoronar…é como a conspiração d 11/09,orquestrando p destruir as próprias torres e no fim,fingir que não entende como acontecera tal coisa..(trágico)..kkkkk

      Aqui vai a dica:”pra se livrar das formigas,tire o açúcar e dê aspartame,q é 200x mais doce que o açúcar,elas terão um pouco mais do que desejavam anteriormente e morrerão por overdose”.(ou seja,o q uma pessoa aparentemente deseja,na maioria das vezes,não é o q ela realmente quer,só pensava q queria,talvez,por tanto ser bombardeada por novelas,filmes etc).
      Relacionamento é como um game de luta,ou vc aprende os golpes secretos do personagem,usando-os em casos d emergência p vencer,ou se contenta com os golpes manjados e limpos,fica lutando na raça,mas vive morrendo sem entender.(se uma pessoa diz q quer um parceiro romântico,quer dizer q ela quer 60%romantismo 40%babaquice,se ela diz q quer um babaca,quer dizer que ela quer 80%babaquice 20%romantismo.Detalhe,hj em dia,romantismo nunca pode ficar em 100%,pois coisa melada enjoa,causa diabetes e mata.Isso serve tanto p homem quanto p mulher).O ideal é o homem buscar o equilíbrio entre o “príncipe” e o “vagabundo”,e a mulher entre a “princesa” e a “amazona”.Não é fingir o q vc não é,pois esses”personagens”moram dentro d tds,só q um lado acaba sendo mais desenvolvido q o outro dentro d cada um.Mts equilibram sem saber outros tentam e não conseguem.(o fato é,no universo td se transforma,o homem faz parte disso td,e tende a dar valor àquilo q se transforma,nunca ao previsível)
      obs: negativem,mas por favor sem hipocrisia,pois no fundo tds somos assim,msm sem perceber,homem ou mulher,o ser humano é isso,animal contraditório por natureza.Desejando em demasia o açúcar,mas no fundo implorando por sal,e vice-versa.VLW…

    • A.L:

      Faça os 8 passos se quer se livrar dela depois me dá o número do telefone dela.

    • Amanda de Souza:

      Já pensou em ser sincero e honesto? Ela deve gostar de você para estar querendo namorar sério, se não sente o mesmo por ela deveria expressar um pouco de respeito, não se deve brincar com sentimentos alheios nem fazer pouco deles. Se não gosta dela não precisa ficar tratando mal, apenas seja decente e seja homem, diga que não sente o mesmo que ela e que namorar não seria vantajoso para nenhuma das partes.

      Convenhamos Matheus que ninguém fica com ninguém obrigado, se ela “está no seu pé” como você afirma é porque você deixa isso acontecer. A primeira vez que decidir ser firme a situação se resolve, claro que ser firme não significa ser estúpido.

      Só mais um detalhe, cuidado com a maneira como age, certamente não gostaria que fizessem isso com você. Um dia você já gostou ou ainda vai gostar de alguém de verdade. Resumindo: não faça com os outros o que não gostaria que fizessem com você.

    • Lumiah:

      Amanda, concordo plenamente com você!

    • Chiago Pallano:

      Seja mais corajoso e fala isso pra ela.

      Ou faz como as mulheres, diz que você quer ser só amigo e que não quer perder ela. Aprenda a fingir como as mulheres e pronto. Fala na língua delas, diz que o carinho é imenso mas a paixão esfriou.

      Mas bem na real, acho que você quer ficar com ela e só vai descobrir quando ela não te quiser mais. Mas a resposta mais certa é: “Quem sabe…”

  • ALX:

    Talves o problema não seja o casamento e sim o namoro… Acho q vão entender o meu ponto de vista!

  • gloria:

    Desemprego, é o maior aliado de uma separação.Não há relação q aguente a falta de dinheiro.

    • Chiago Pallano:

      Ser pobre é ruim pra tudo. Essa é a verdade. Não é fácil ter amor, paixão e não poder sair pra assistir um filme, jantar, porque a grana acaba. Aí tem que ficar vendo Faustão, acaba tudo… =(

    • lsq:

      O amor também é pragmático.

  • Realista:

    Conclusão: se quer manter um relacionamento, finja.

    • André:

      Não é bem assim meu amigo!

    • A.L:

      Então vai jogar “Second Life” e tenha uma vida virtual.

  • Crush:

    Estas oito maneira de arruinar o relacionamento, mostradas no artigo, entre outros fatores, são consequências do fato de um achar que o outro deve pensar da mesma forma que ele (a). Na verdade, as pessoas acabam se metendo em relacionamentos sem antes se conhecerem a si mesmas primeiro. Não digo que é fácil lidar com a carência afetiva ou sexual, realmente é quse impossível, mas o fato de sabermos o que queremos de verdade no outro, em detrimento do prazer da companhia de uma pessoa atraente, nos pouparia de dissabores como estes oito apresentados, fruto do desgaste direto do relacionamento. Em alguns casos não há terapia de casais que resolva, o melhor jeito é terminar e recomeçar com outra pessoa.

  • Kellen:

    Nosa acho o que acabar mas rapido um relaçionamento e deixar de ouvir a peesoa que vc ama. isso aconteçeu comigo e hoje eu sinto muito se arependimento matasse eu estaria morta. nunca faça isso.

  • eduardo:

    Não dá valor para:

    Homem – qnd a mulher não satisfaz suas vontades sexuais; qnd a mulher não trás a cerveja.

    Mulher – qnd o homem não dá o valor… em espécie/cartão de crédito/cheque.

    Mas falando sério… eskeceu de mencionar “ciúmes”…

    • Haha:

      Ciúme faz parte de qualquer relacionamento. Ciúme excessivo que atrapalha. Se você está em um relacionamento e diz que não sente ciúmes, então você também não gosta verdadeiramente da pessoa.

    • eduardo:

      Foi isso q eu kiz dizer… não sobre o ciúmes em si… mas o exagero…. valeu pelo toque…

    • A.L:

      kkk…muito boa

  • Kerensky:

    E o que fazer se uma das partes simplesmente não enxerga isso? Me mantenho o mesmo desde o início, mesmo carinho, mesma atenção, mesma saudade. Mas do outro lado, ela vai deixando as coisas de lado, os recados, as palavras amorosas…e a desculpa é sempre falta de tempo. Sempre temos tempo para aquilo que realmente importa vocês não acham? Estou suando sangue pra essa relação dar certo, mas o outro lado não tem o mesmo ímpeto.

    • Andre:

      Acho que é hora de parar e avaliar sua situação, acho que ser bonzinho demais tbém ñ dá, algumas mulheres gostam de homem de atitude e que se impõe, deve procurar saber onde está errando e tentar mudar as estratégias…torço por vc, mas se ver que ñ vale a pena parte pra outra.

  • MANDRAK:

    TUDO QUE DIZ AI ACONTECEU PARA MIM,E DEPOIS DE 25 ANOS DE CASAMENTO NÃO TEVE MAIS JEITO A SEPARAÇÃO FOI INEVITAVEL PQ UMA DAS PARTES NÃO CONSEGUIA VER A SOLUÇÃO.

  • Douglas:

    Gente, todos falam em valores, mas realmente podemos dizer que eu quanto você tem algum valor? Por natureza você vai responder em voz alta”eu tenho!”.
    Mas considerando o modo de como se adapta a novos ambientes e novas pessoas, não será difícil aconselhar o amor com aquele que deseja, eu desejei por 9 anos uma pessoa ela ainda testemunha de Jeóva, foi um longo tempo pra conseguir de fato proclamar o namoro. O seu conhecimento também leva em conta quando determina a namorar, casar, ter filho assim com eu penso hoje mas não pensava ontem.
    O valor é tempo.

  • Natália Cristina:

    Não da valor ao parceiro e ignorar é a pior coisa.

    “Odeio gente ignorante.”

    Se você gosta da pessoa e quis um relacionamento sério tem que dar todo amor e atenção, todo valor e compreensão.
    Quando gostamos um do outro sabemos que aquela pessoa que esta ao seu lado tem que estar disposta a te apoiar, motivar, aconselhar, levantar seu astral e ser atenciosa e disposta a te ajudar nos momentos mais difíceis.Afinal, a vida tem seus altos e baixos, portanto, não podemos prever o futuro;
    Se lutou para ter a pessoa que você mais queria, lute para que o relacionamento faça valer a pena.

  • Fúlvio Ângelo Nunes:

    Isso já aconteceu comigo, mas foi bom porque corrigi, e melhorei com a graça de Deus e hoje sou feliz.

  • Wilian:

    É, porém o homem que faz isso tudo pela mulher depois acaba virando um CORNO. As mulheres não valorizam mais um bom relacionamento. Hoje até me assusto com a depravação de algumas.

    • Amanda de Souza:

      Depravação é uma caracteristica de ambos os sexos, estranhamente ou não ele é associado de forma mais espantosa se a pessoa em questão for uma mulher. Todos estes estereótipos são injustos e ireais, seria o mesmo que afirmar que todos os homens não prestam. O que temos hoje em dia Wilian, é uma sociedade em degradação, alguns valores estão se perdendo, porém afirmar que as mulheres (em geral) não prezam “mais” um bom relacionamento soa como machismo. É como afirmar que um homem pode ser depravado e uma mulher não. Não estou defendendo traição nem depravação, pelo contrario abomino os dois e julgo pessoas que traem como imorais. Até mesmo acho que uma mulher agindo como depravada parece mais feio tanto aos olhos do mundo quanto aos meus. O que eu mudaria no seu comentário, se me permite dizer, é que hoje em dia as pessoas não prezam mais relacionamentos sérios, sortudas são as pessoas que são exceção a isso e tem um companheiro fiel ao seu lado.

    • le:

      boa amanda … é isso msm.

  • ZION:

    NÃO DAR VALOR! ESSE É O PONTO MAIS IMPORTANTE NA MINHA OPINIÃO.
    SE AMAMOS ALGUEM PRECISAMOS VALORIZAR AQUELA PESSOA COMO ELA MERECE.

  • Balthazar:

    Relacionar-se é envolver-se empaticamente. Pessoas no mundo todo imaginam encontrar a tão sonhada felicidade num relacionamento dito “amoroso”. Entretanto essa busca não encontra sustentação a partir do momento em que o sentimento egótico (egoístico) revelado na interação eu-tu se deixa transparecer de forma acintosa. Ir em busca da felicidade, pode ser, aí, uma “trombose amorosa”, tão letal quanto degenerante. Seria essa a semente do controle do outro? Seria o caso de se repensar a realidade interacionista como uma arena da liberdade assistida rumo a felicidade?
    Amar é cuidar, é se doar apesar de tudo. E se, apesar de tudo, tudo der errado? Ainda se poderá amar, o outro?
    Penso que a motivação por traz disso tudo deveria ser, antes, a de fazer o outro feliz, para que esse “outro”, feliz assim, pudesse ir de encontro a esse primeiro, devolvendo-lhe num ato de amor, a felicidade que lhe foi revelada por alguém que ama, e não simplesmente se relaciona numa busca desenfreada de inflacionar seu “capital egótico”.
    Ótima matéria! Parabéns!

  • fabio de vasconcelos:

    muito bom as maneiras mas sou solteiro

  • Pedreiro:

    rapais eu cometo todos esses erros e mais aimda!
    maravilia pois eu tenho averssao a relassionamentos

    • Haha:

      Pedreiro que não constrói relacionamentos.. Bem que você queria ter um né?

    • A.L:

      Deve ser por isso que ñ se dá bem, ñ sabe nem escrever direito ainda mais respeitar alguém.

    • Amanda de Souza:

      Pobre de você

    • leandro:

      mandou mal hem

  • CarlosMKF:

    bom agente faz na maioria das vezes sem querer
    mas eu acho que se agente tentase fazer tudo isso era capaz de da certo a relação pois tudo que agente tenta acaba dando o contrario

    quem tentar fazer tudo isso e falar vai ter a melhor relação do mundo”

    • Taty:

      Na minha opinião a base da uma boa relação, além do amor é a sinceridade, a confiança, o respeito, são bases solidas que podem romper qualquer barreira, mas essa é uma condição que por vezes, vai se acabando e as pessoas não se dão conta, ou quando percebem já não tem mais volta.
      As palavras ditas em momentos de raiva, deixam marcas piores do que a própria agressão física, nesses casos o desgaste já causou danos irreversíveis.
      O amor é um sentimento extremamente bonito, mas ele precisa ser verdadeiro, e é preciso aproveitar ao máximo cada minuto ao lado do seu parceiro, saia, cante, dance, faça todas as declarações que achar conveniente, abrace, beije, faça amor com toda a intensidade do seu sentimento, e se mesmo assim um dia esse amor acabar, quando você se lembrar dos bons momentos vividos, vai ter certeza que valeu a pena em quanto durou.

Deixe seu comentário!