Quanta floresta amazônica seria necessária para imprimir a internet?

Por , em 27.04.2015

Estudantes da Universidade de Leicester, na Inglaterra, calcularam a quantidade de papel que seria necessária para imprimir fisicamente a internet como a conhecemos – e descobriram que, apesar do enorme tamanho da net, menos de 1% das árvores da floresta amazônica seria necessário para realizar essa tarefa inusitada.

Porque a Amazônia

Os alunos Evangeline Walker e George Harwood da Universidade de Leicester fizeram o cálculo usando a floresta amazônica por conta da sua escala sem precedentes na Terra.

Situada na América do Sul, ela é a maior floresta tropical do planeta, abrangendo 5,5 milhões de quilômetros quadrados e abrigando cerca de 400 bilhões de árvores.

Como o cálculo foi feito

Os alunos utilizaram a versão em inglês do popular site Wikipédia como um exemplo de um site que contém uma grande quantidade de dados. Eles pegaram dez artigos aleatórios da Wikipedia, o que forneceu uma média de 15 páginas necessárias para imprimir cada artigo.

Eles, então, multiplicaram este valor pelo número de páginas da Wikipédia SOZINHA – que era estimado em cerca de 4.723.991 no momento da conta – o que resultou em 70.859.865 páginas de papel.

Aplicando isso para a internet em geral, os alunos sugerem que, aproximadamente, 4,54 bilhões de páginas de papel seriam necessários para imprimir a web como a conhecemos.

Em árvores

Para determinar quantas árvores seriam necessárias para imprimir o número requerido de folhas de papel, os estudantes partiram da hipótese de que todas as árvores dentro da floresta podem ser usadas para fazer papel, dada a grande quantidade de árvores que de fato podem ser utilizadas para este fim.

Partindo do princípio de que as árvores da Amazônia são igualmente distribuídas em toda a sua área de 5,5 milhões de quilômetros quadrados, haveria algo em torno de 70.909 árvores por km².

É possível obter cerca de 17 resmas de papel por árvore utilizável, com 500 folhas de papel individuais em cada resma. Isso resulta em um total de 8.500 folhas de papel que podem ser obtidas por árvore.

Dividindo-se o número de folhas de papel necessárias para imprimir Wikipédia (70859865) pela quantidade de folhas de papel em cada resma (500), os estudantes sugerem que 141.720 resmas de papel seriam necessárias para imprimir a Wikipédia sozinha.

Como cada árvore dá 17 resmas de papel, a impressão exigiria 8.337 árvores.

Em termos de floresta amazônica, com 70.909 árvores por km², a Wikipédia em inglês só consumiria 12% de um único km2 de floresta – se TODAS as variedades de árvores pudessem ser usadas para fazer papel.

Para toda a internet não explicitamente visível, os estudantes estimam que aproximadamente 8.011.765 árvores seriam necessárias – o que representa 113 km² da floresta amazônica.

Ao fazer cálculos aproximados sobre o tamanho da internet, a quantidade de papel que pode ser adquirida por árvore, e assumindo que todas as árvores dentro da floresta podem ser utilizadas para a produção de papel, a impressão da internet exigiria, portanto, apenas cerca de 0,002% da floresta amazônica.

A internet é pequena ou a floresta é IMENSA?

Apesar da pequena porcentagem da floresta necessária para imprimir a internet visível, acredita-se que a web não explícita representa apenas um mero 0,2% do total da internet. O resto engloba a web obscura, que existe fora dos motores de busca regulares.

Portanto, imprimir os outros 99,8% da internet exigiria muito mais árvores – mas ainda apenas cerca de 2% de toda a floresta amazônica. [Phys]

Deixe seu comentário!