Alimentação até os 3 anos pode afetar QI da criança

Por , em 14.02.2011

Uma nova pesquisa mostra que a nutrição em idade tenra é importante não só para o crescimento físico e o desenvolvimento, mas para a capacidade mental. O estudo mostra que as crianças que não recebem alimentação adequada durante os primeiros três anos de idade têm QI menor do que crianças melhor alimentadas.

Os pesquisadores analisaram cerca de 4.000 crianças com 8 anos. As que tiveram uma dieta baixa em gorduras, açúcares e alimentos processados até os 3 anos de idade tinham em média 1 a 2 pontos a mais nos testes de QI, mesmo quando comparadas a crianças que mudaram para uma dieta mais saudável depois dos 3 anos.

Alimentação saudável aumenta o QI de crianças

Ainda não está claro quais componentes da dieta tem impacto no QI. Segundo os pesquisadores, pode ser que os ácidos ômega-3 gordos e o ferro ajudem no desenvolvimento do cérebro das crianças.

Porém, dada a natureza preliminar dos resultados do estudo e do efeito relativamente pequeno encontrado, alguns especialistas pedem cautela na interpretação de que alimentação precoce afeta o desenvolvimento cognitivo. A nova pesquisa sugere uma relação, mas não causa e efeito entre nutrição e inteligência.

Ao mesmo tempo, pela complexidade de observar dietas com base em pesquisas ao longo do tempo, um resultado estatisticamente significativo merece crédito. As descobertas mostram que certos subgrupos de crianças podem se beneficiar de uma dieta melhorada, e identificá-los pode ajudar a direcionar bebês para intervenção nutricional precoce.

Apesar dos efeitos da dieta no QI serem relativamente pequenos, o estudo acrescenta evidências sobre a evasão de alimentos processados e a promoção de alimentos ricos em nutrientes, mais saudáveis.

Ou seja, a recomendação é que os pais tentem reduzir a quantidade de alimentos que contêm níveis elevados de gordura e açúcar, ou processados, favorecendo os alimentos que são ricos em nutrientes, como frutas e legumes, na dieta de seus filhos. [LiveScience]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

2 comentários

  • Pedro Remiaõ Silveira:

    Meu finho tem 3 anos.Qual a alimentaçaõ adequada.

    • Tiago Soares:

      Mesmo que te respondessem aqui espero que não sigas o conselho de tal pessoa (por mais correta que ela esteja).

Deixe seu comentário!