Até mesmo sacolas reutilizáveis podem prejudicar o meio-ambiente

Por , em 21.11.2010

As sacolas retornáveis aparecem cada vez mais nos ombros dos consumidores, mostrando que as pessoas estão se preocupando com a produção excessiva de lixo e com os custos de produção (tanto monetários quanto ambientais) de tantas sacolas plásticas.

Mas foi descoberto que alguns tipos de sacola retornável – aquelas feitas de materiais sintéticos – podem conter chumbo, substância tóxica.

Ok, sacolas plásticas são ruins, as retornáveis também. Então qual é a “menos pior”?

Quanto às sacolas retornáveis, ainda não há evidência de que elas representem um perigo imediato aos usuários. Até agora não ouvimos nenhum caso de intoxicação por causa delas relacionada ao chumbo. Mesmo assim, a tinta usada para decorar as sacolas pode descascar e entrar em contato com o alimento que você carrega.

Mas outro problema que elas apresentam é que, se não forem higienizadas corretamente entre uma compra e outra, podem se tornar um verdadeiro ninho de bactérias. Como você pode levar alimentos dentro de sua sacola, uma infecção se torna possível.

Mesmo assim, colocar mais plástico no ambiente não é uma boa solução. Então a recomendação é que você evite as sacolas reutilizáveis decoradas com muita tinta, faça a higienização correta delas – aí sim você estará contribuindo para o meio ambiente e preservando sua saúde. [NY Times]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 5,00 de 5)

8 comentários

  • Eliane Soares:

    ERRATA! Digo: alguém já se perguntou se as sacolas que compramos nos mercados “próprias para o lixo!” são mais biodegradáveis do que as que eles antes distribuíam?

  • Eliane Soares:

    Olá! Super interessante pois sabemos perfeitamente a necessidade das sacolas plástias afinal ninguém joga o lixo em sacos de papel ou de pano! Claro as pessoas tem de sabe utilizar essas sacolas porém dizer que as eliminamos é mentira! Os mercados é que lucraram com isso, deixam de distribuir sacolas pláticas e ainda vendem sacos plásticos!! Ganharam duas vêzes e alguém já se perguntou se as sacolas que eles vendem são mais biodegradáveis do que as compramos? A única forma verdadeira de se proteger o meio ambiente será o dia em que todos fizerem COMPOSTAGEM, além de reciclagem! Sim dessa forma vae sobrar muito pouco lixo, pois o orgânico vae virar terra em alguns dias! Deveríamos ter em nossos edifícios, condomínios, pequenas usinas de compostagem, nos bairros, nas cidades! Surpreende-me o fato de que se fala muito em reciclagem e compostagem poucos conhecem!

  • Davidson Lima:

    Prar a Eunice:
    Como as sacolas de tecido vão ajudar o meio ambiente se, após o uso, será utilizada água para lavá-la?

  • Marcos_mat:

    Me desculpe Luiz, mas aqui no HypeScience mesmo publicaram uma matéria, veja “Vídeo: substitua de vez as sacolas plásticas”, está nas parte de relacionados, onde mostram uma alternativa extremamente eficiente às sacolas plásticas para juntar o lixo: utilizar folhas de jornal, um material barato e que estará sendo reutilizado, ao invés de jogado fora junto com o lixo, dentro de sacolas plásticas.

  • LUIZ MARIO A.ROGRIGUES:

    Aqui em casa os saquinhos plásticos tem uma grande serventia que é juntar lixo e acredito que muita gente tb faz isso.
    se não houver o saquinho do supermercado certamente iremos comprar aqueles enormes sacos plásticos pretos que no final vai ser pior, isso é frescura. quer purificar o meio ambiente vamos investir em meios alternativos de locomoção humana e menos nas máquinas.se não tiver saquinho eu não compro.

  • Bandeira:

    O problema não são as sacolas plásticas e sim o seu descarte. Se a população não sabe nem descartar as sacolas plásticas, imaginem o que vão fazer com as reutilizáveis.
    Duvido que a população as vai higienizar corretamente. É mais provável que joguem no lixo comum e comprem outra.
    Falta mais informação e menos demagogia nessa discussão. O plástico vai continuar existindo, com ou sem as sacolas descartáveis.

  • Eunice:

    solução é muito simples:use as sacolas ecologicamente corretas de tecido, pois além de durarem mais não vão
    poluir o meio ambiente e são fáceis de serem lavadas.
    Tenho razão?

  • Maria Emilia:

    então gente vamos voltar pra velha sacola de pano, igual que as nossas mães usavam e pronto.sacola comum, sem frescura, simples, pano, cor natural…

Deixe seu comentário!