Cientista acabaram de provar falso um evento histórico da Bíblia

O líder ateu Richard Dawkins define o Deus do Antigo Testamento como “um limpador étnico vingativo e sedento de sangue … um genocida … agressor megalomaníaco, sadomasoquista, caprichoso e malévolo”. Embora sejam palavras pesadas, é fato que o Deus do Antigo Testamento da Bíblia costumava ser no mínimo pouco paciente com seus desafetos.
Segundo a Bíblia, Deus teria ordenado aos israelitas que matassem os cananeus, aparentemente pecadores, dizendo: “Não deixará vivo nada que respire. Mas você deve destruí-los completamente”. E, de acordo com a Bíblia, eles fizeram exatamente isso.
5 histórias que muitos assumem estar na Bíblia, mas não estão
No entanto, um novo estudo genético descobriu que os cananeus na verdade conseguiram sobreviver a essa purga de sua pátria tradicional, passando seu DNA ao longo dos séculos para seus numerosos descendentes no Líbano moderno.
Os cientistas conseguiram extrair DNA suficiente dos restos mortais de cinco pessoas – encontradas no antigo estado da cidade cananita de Sidon e datados de cerca de 3.700 anos atrás – para sequenciar todo o seu genoma.
Em seguida, compararam os dados com 99 libaneses modernos e descobriram que eles herdaram cerca de 90% de sua ascendência genética de seus antigos ancestrais.
Um artigo sobre o estudo no American Journal of Human Genetics diz que há “incertezas” sobre o destino dos cananeus. “A Bíblia relata a destruição das cidades dos cananeus e a aniquilação de seu povo. Se fosse verdade, os cananeus não poderiam ter contribuído genética e diretamente para as populações atuais”, escreveram os pesquisadores.
“No entanto, nenhuma evidência arqueológica até agora foi encontrada para apoiar a destruição generalizada de cidades cananéias entre as épocas de Bronze e Ferro: as cidades da costa do Levante, como Sidon e Tire, mostram a continuidade da ocupação até o presente. Mostramos que os libaneses atuais obtêm a maior parte da sua ascendência de uma população relacionada a Cananeia, o que implica uma substancial continuidade genética no Levante desde pelo menos a Idade do Bronze”, garantem.
O grau de proximidade genética entre os cananeus antigos e o povo libanês moderno foi uma surpresa, já que a área foi repetidamente combatida e conquistada por vários grupos diferentes ao longo da história – alguns deles deixando traços genéticos que sobrevivem até hoje.
10 possíveis evidências de que seres superiores existem
“Os libaneses atuais provavelmente são descendentes diretos dos cananeus, mas eles também têm uma pequena proporção de ascendência euro-asiática que pode ter chegado via conquistas por populações distantes, como os assírios, persas ou macedônios”, explica um dos pesquisadores, o Dr. Marc Haber, do Instituto Wellcome Trust Sanger.
Ele acrescenta que foi uma “agradável surpresa” poder extrair e analisar DNA de restos humanos com quase 4.000 anos de idade, particularmente em um ambiente quente, como o que eles foram encontrados.
Sodoma e Gomorra
Os cananeus são veementemente condenados no Antigo Testamento – eles eram os habitantes de Sodoma e Gomorra, duas cidades destruídas com fogo e enxofre diretamente por Deus, de acordo com o Livro de Gênesis.
Enquanto a Bíblia diz que eles foram exterminados pelos israelitas sob Josué na terra de Canaã, passagens posteriores sugerem que havia pelo menos alguns sobreviventes. Alguns estudiosos bíblicos argumentam que as passagens são uma hipérbole, mas a pesquisa genética parece indicar que o abate foi muito menos extenso do que o descrito.
Também conhecidos como fenícios, os cananeus provaram ser excelentes comerciantes marítimos e estabeleceram colônias no Mediterrâneo.
Eles também são creditados com a invenção do primeiro alfabeto, embora, ironicamente, poucos registros escritos tenham sobrevivido ao passar do tempo, então as histórias que os descrevem em grande parte vêm de inimigos e rivais, como os israelitas, os egípcios e os gregos.
Um mapa das contradições na Bíblia
Os pesquisadores disseram esperar que as técnicas genéticas pudessem ajudar a esclarecer a história da região. “Pela primeira vez, temos evidências genéticas para uma continuidade substancial na região, desde a população cananéia da Idade do Bronze até os dias de hoje. Estes resultados concordam com a continuidade vista pelos arqueólogos. As colaborações entre arqueólogos e geneticistas enriquecem muito os dois campos de estudo e podem responder questões sobre ancestrais de forma que os especialistas em nenhum campo podem responder sozinhos”, comemora o Dr. Claude Doumet-Serhal, co-autor do artigo e diretor do sítio de escavação de Sídon, no Líbano. [Independent]
42 comentários
Destruir totalmente era uma expressão usual utilizada quando um exército vencia de modo categórico outro exército inimigo, quando na verdade uma grande parte dele conseguia fugir e se reagrupar depois no mesmo lugar, em outro lugar ou mesmo em outro país! E novas batalhas eram travadas !
A falta de conhecimento leva pessoas a criar suas próprias verdades e conclusões! O que é altamente prejudicial!!
Adalberto, a ordem divina era “não deixarás vivo nada que respira”. Pode ser que “destruir o exército” fosse uma expressão usada quando a vitória fosse total mesmo sem aniquilação total, mas no caso a ordem divina era de matar todo mundo, sem excessão, e segundo a mesma Bíblia, foi o que fizeram. Pode conferir em Deuteronômio 20. Se você quer afirmar que não era isso o que o autor queria dizer, então a gente vai ficar esperando até você provar que pode ler a mente do autor de Deuteronômio 20.
verdade, esses ateus estudam pra ser burros, os caras não acreditam em cobras falantes, não acreditam em mulas falantes, não acreditam em um barco que cabe mais de seis milhões de especies de animais, não acreditam em mar se abrindo, não acreditam em pão caindo do céu durante 40 anos, não acreditam em sol parando, não acreditam em vales de ossos secos virando gente, não acreditam em defunto podre ressuscitando, não acreditam em homens andando por cima das águas,…etc. etc.
como esses ateus são burros!!!!…
Destruir totalmente era uma expressão usual utilizada quando um exército vencia de modo categórico outro exército inimigo, quando na verdade uma grande parte dele conseguia fugir e se reagrupar depois no mesmo lugar, em outro lugar ou mesmo em outro país! E novas batalhas eram travadas !
A falta de conhecimento levam as pessoas a criar suas próprias verdades e conclusões! O que é altamente prejudicial !
“Contudo, nas cidades das nações que o Senhor, o seu Deus, dá a vocês por herança, não deixem vivo nenhum ser que respira.” — Deuteronômio 20:16. Vai reescrever a Bíblia?
Se os Cananeus tiveram filhos com os Libaneses, estes filhos não seriam mais Cananeus, e sim Libaneses, mas tem DNA de Cananeus
Enfim, qqr assunto relacionado à religião vindo de um ateu = total waste of time!
Em Josué 10:40 está escrito que Josué matou tudo que respirava, como havia sido ordenado por Deus. Em Josué 11:15 diz que tudo que Deus tinha ordenado tinha sido cumprido.
Cientistas (não tem nada a ver com Dawkins) descobriram que existe gente com o DNA daquele povo, ou seja, alguém mentiu. Exagerar também é mentir, não é?
É irônico dizer que não acredita na bíblia mas acreditar em ateus que pregam a descrença em nome da ciência. Qual a é credibilidade? 0!
Não são ateus pregando descrença, são os fatos contradizendo os “escritos sagrados”. Como a gente chama alguém que não dá crédito a fatos e acredita em fantasias?
…a eliminar o povo Amalekitas. E mesmo assim não o fez, deixando o rei deles vivo.
O rei amalequita foi morto.
O líder ateu Richard Dawkins deveria ler o Antigo Testamento, já que ele se diz conhecedor do assunto. D’us mandou os hebreus…(continua)
O Richard Dawkins não é um “líder ateu”, e ele está certo sobre o Deus do AT ser um limpador étnico vingativo e sedento de sangue, etc.
Se ateus não acreditam em Deus, por que falam tanto sobre Ele?
Falar mal de Deus dá views né. Apelação!
Este é um jogo que dois podem jogar: Se crentes não aceitam a evolução, por que falam tanto dela?
O que está em discussão aqui não é a crença em Deus. Mas a veracidade histórica da narração bíblica.
Cesar, seu coment seria oportuno se fosse verdadeiro, mas são os ateus que falam sobre evolução quando buscam provar que Deus não existe.
Hmmm… Basicamente uma coisa não tem nada a ver com a outra. A Teoria Sintética da Evolução deve e muito a um cristão, Theodosius Dobzhanski. E eu não sei que ateus você anda discutindo, a Evolução não prova que Deus não existe, só que o relato de Gênesis é só um mito. Aliás, toda a ciência mostra isso.
joselio a ciência ela só procura a comprovação dos fatos, ela só questiona e busca a verdade.
O rei Davi cobrou tributos dos cananeus, significando que não foram eliminados totalmente.
Se vocês se dispuserem a ler Juízes , entenderão o que de fato aconteceu
Embora a ordem de Deus tenha sido o extermínio dos cananeus, Israel não a cumpriu, tendo feito alianças com algumas tribos cananeias.
O AT fala da permanência dos cananeus na Palestina após a ocupação israelita. Não diz que estes foram totalmente exterminados.
A ordem era clara, eliminar o povo inimigo, mas o povo de Israel nunca cumpriu a ordem, Josué cap.23,juízes 1:30
A Bíblia em lugar nenhum afirma que os cananeus foram eliminados da terra, pelo contrário, esses querem audiência
Cesar. Richard Dawkins precisa de tratamento psiquiátrico. O que ele fala e escreve sequer tem nexo lógico.
Deve ser por isto que ele recebe cartas de ódio (de gente que diz amar o próximo) e ameaças de morte (de gente que diz amar o próximo). Ninguém pode botar a mão na vaca sagrada.
Eu não sigo a Bíblia, sigo os ensinamentos de Jesus Cristo e, portanto, não creio em um Deus violento, vingativo… Creio que Deus é AMOR…
Segue os ensinamentos de Jesus Cristo? Aquele que diz que veio para cumprir a lei e os profetas (Antigo Testamento inteirinho)?
Mateus15:22
Recomendo estudarem a Bíblia antes de postarem besteiras.
Mas eu sei que essa site é feito de ateus par ateus.
Infelizmente
Mas o que esperar de um site ateu, não é mesmo?
O site não é ateu, a mentira é que é religiosa.
E depois os filhos de Judá desceram a pelejar contra os cananeus, que habitavam nas montanhas, e no sul, e nas planícies.
Juízes 1:9
E subiu Judá, e o Senhor lhe entregou na sua mão os cananeus e os perizeus; e feriram deles, em Bezeque, a dez mil homens.
Juízes 1:4
Houve realmente um massacre contra os cananeus, mas nem todos morreram. A própria Bíblia mostra isso.
Qual mentira? A própria bíblia diz que eles não foram completamente exterminados, Deus poupou alguns como Raabe e sua família, e outros
Há um engano. Os cananeus não foram destruídos totalmente. Sua tentativa de desacreditar a Bíblia falhou. Leia Juizes capítulos 1 e 2.
O cara é lider ATEU kkk que moral tem pra falar de DEUS?? Hipocritas ele e estes “estudiosos” que estudam pra ser burros!!!
Ao Clovis: Acontece q o cara está falando de um Episódio Bíblico, e não especificamente de Deus…
Há um certo mal estar, SEMPRE que a Ciência revela MENTIRAS bíblicas.Até parece, que os antigos hebreus, não encheram esse livro de lorotas!