Cientistas descobrem uma célula do corpo que “ajuda” o câncer

Por , em 7.11.2010

Um novo estudo descobriu que algumas células “traem” o corpo, protegendo os tumores cancerígenos do sistema imunológico. A descoberta alerta que se fosse possível bloquear essas células, os tratamentos para parar o crescimento de tumores seriam mais eficazes.

Os pesquisadores sabiam que o microambiente do tumor era imunossupressor, mas não sabiam como. Para descobrir isso, a equipe investigou as células vizinhas ao tumor. Os tumores cancerígenos são sempre rodeados por uma mistura de células do sistema imunológico que, por alguma razão desconhecida, parecem permitir que o tumor cresça sem interferir.

Os pesquisadores então decidiram destacar um tipo de célula que está presente em torno dos tumores, bem como em áreas de inflamação crônica, como as articulações de pessoas com artrite reumatóide. Pouco se sabe sobre essa célula, que os pesquisadores chamam de FAP, por causa da proteína de ativação de fibroblastos encontrada em sua superfície.

Embora a célula tenha sido descoberta escondida em torno de tumores há 20 anos, poucas pesquisas foram feitas sobre sua função. Ela tem sido utilizada apenas como indicadora de tumores. Inclusive, os pesquisadores estão tentando descobrir se ela já foi estudada antes sob um nome diferente.

Para estudar a função destas células, a equipe injetou tumor de pulmão ou de pâncreas em ratos, e matou seletivamente as células FAP. Quando as células FAP morreram, todos os tumores pararam de crescer.

Segundo os pesquisadores, nos ratos os tumores normalmente dobram de tamanho em dois dias. Mas quando eles dissecaram os tumores dois dias após matarem as células FAP, os tumores estavam do mesmo tamanho ou ligeiramente menores do que quando foram injetados. Além disso, cerca de metade das células do tumor morreram por inanição de oxigênio, o que sugere que seu suprimento de sangue foi cortado.

Os pesquisadores imaginam que as células FAP trabalham bloqueando a ação de duas proteínas que normalmente matam os tumores. Quando eles bloquearam a atividade dessas duas proteínas, em uma outra experiência, foram capazes de impedir a necrose tumoral.

Ainda assim, especialistas alertam que o modelo de câncer dos ratos não se parece com a natureza dos carcinomas humanos que se pode observar na prática clínica. Antes que a equipe de pesquisadores possa desenvolver uma terapia aplicável aos seres humanos, eles precisam descobrir em quais outros lugares do corpo essas células podem residir, e o que elas estão fazendo. [NewScientist]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

14 comentários

  • Moysés Ferreira:

    É uma descoberta que pode mudar o rumo do tratamento e cura do câncer. É de notável importância descobrir do surgimento até o desenvolvimento de tumores em humanos. Além de fatores externos é possível sim fatores internos. Desde as mutações de células até a proteção do sistema imunológico, que pode talvez isolar a parte onde se desenvolve o câncer. Logo adquire informações sobre esta deformação e levando a outro lugares do órgão afetado.
    Assim como existem vírus, que são parasitas intracelulares obrigatórios formados por um dos dois tipos de ácidos nucléicos envolvidos por proteínas e enzimas e ninguém sabe o motivo das suas existências, podem haver também DNA de células com informações de deformidade que por sua vez são enviadas aos RNAs mensageiros e transportadas para locais sadios.

  • Químico:

    kkkkkkkkkkk, até entre as células existe corrupção kkkkkkkkkkkkkk Depois muitos dizem que não entendem o pq da frase: “Políticos corruptos, câncer da sociedade”! kkkk

    Mas em valor científico, isso é super importante, pois conhecendo-se as formas com que são suprimidas as respostas imunológicas, podemos criar tratamentos que primeiro desfazem essas barreiras que suprimem-los e depois atacam as células cancerígenas mais eficazmente, afinal estas células em geral são mais frágeis que as saudáveis.

    Abraços de um futuro pesquisador (químico, aliás, já estou estudando química) e que estejam repletos de descobertas formidáveis.

  • Afonso:

    “Drogas eficazes” pra melhorar qualidade de vida do paciente só enriquecem a indústria farmacêutia e as pessoas continuam morrendo do mesmo jeito. Procurar mecanismos pra inibir a ação dessas células deveria ser o foco das pesquisas e sem interesses econômicos por tras…

  • squish:

    A matéria é seria, mas olhando para a foto nao pude deixar de pensar num repolho roxo fazendo bico…

    De qqr modo, descoberta importante! Vai ajudar mto o tratamento do cancer!

  • zezinho rondonia:

    Cientistas descobrem uma célula do corpo que “ajuda” o câncer. vc escreveu errado seu burro se ajuda o cançer a tendencia é piorar

  • joao bernardes da silva filho:

    A TENDENCIA DE HOJE EN DIANTE É QUE A MEDICINA CAMINHO POR TRILHAS NUNCA HABITADAS ANTES, MUITO BOA ESTA MATERIA É PERPICAZ O QUE EM CADA REGIAO LESSADAS DO NOSSO ORAGANISMO EXISTE CELULA QUE MANTEM A MESMA FUNÇAO QUE É DE COIBIR O A PROTEÇAO DO CORPO CONTRA ESTE ANTIGENOS

  • joao bernardes da silva filho:

    A TENDENCIA DE HOJE EN DIANTE É QUE A MEDICINA CAMINHO POR TRILHAS NUNCA HABITADAS ANTES, MUITO BOA ESTA MATERIA É PERPICAZ O QUE EM CADA REGIAO LESSADAS DO NOSSO ORAGANISMO EXISTE CELULA QUE MANTEN A MESMA FUNÇAO QUE É DE COIBIR O A PROTEÇAO DO CORPO CONTRA ESTE ANTIGENOS

  • ROGÉRIO:

    TUMORE MAL DO SÉCULO OU ENRIQUECIMENTO DOS GRDES LABORATÓRIOS?.

    QUE PESE TDAS PESQUIZA DIRECIONADAS PARA CURA DOS TUMORES EM SUAS VARIAS FORMAS, CADA REGIÃO ONDE SE INSTÁLA DEVE SER TRATADO COM UM TIPO DE MEDICAÇÃO ESPECIFICA, NÃO E NOVIDADE, NO PENÚLTIMO CONGRESSO DE ONCÓLOGIA, O MÉDICO ITÁLIANO CENTROU TDOS SEUS ESFORÇOS EM ALGUNS TIPOS DE CÁRCINOMAS PRINCIPALMENTE DOS INTESTINOS, COM TRATAMENTO A BASE DE BICARBONATO DE SÓDIO EM CONCENTRAÇÃO ALTA, QUE PESE ALTERAÇÃO DO PH NO SANGUE OBTEVE EXITO NA INOCULAÇÃO E REGRESSÃO DO TUMOR, DA MESMA FORMA TAMBÉM PARTIU PARA ESPERIÊNCIAS NOS TUMORES DE PULMÃES, NA EPÓCA ESTAVA AINDA EM FASE DE TESTES MAS COM GRDE EXITO.
    OUTRA FORMA DE TRATAMENTO DE DIVERSOS TIPOS DE TUMORES DE MASSA E O USO DE ALGUNS ALCOOLOIDES A BASE DE ELÁSTOMEROS QUANDO ASORVIDO NA CORRENTE SÁNGUINEA ALOJAM-SE NO TUMOR ENVOLVENDO AOS POUCOS PELO ELÁSTOMERO SULFOCANDO ASSIM À ALIMENTAÇÃO DA CELULA TUMORAL, INPEDINDO A IRRIGAÇÃO NESTA AREA DO SANGUE, PELA FARTA IRRIGAÇÃO DA CELULA TUMORAL, ESTA ACABAM POR MORRER SENDO NO SEU FINAL ABOSOCVIDA PELO ORGANISMO, TAIS FATOS JA PROVADOS POREM SEM MUITO INTERESSE PELA CIÊNCIAS MÉDICAS E PRINCIPALMENTE OS LABORATÓRIOS ESTES UM DOS GDES VILÕES QUE PRESENTEIA E PATROCINA OS CONGRESSOS DITANDO AS REGRAS…., SÃO POUCOS OS INTERESSES DAS GRDES EMPRESAS DAS AREAS QUIMICAS FARMACÉUTICA COMO TBÉM DAS REDES DE HÓSPITAIS QUE TBÉM SEGUEM A CARTILHA DOS PLANOS DE SAÚDE, SEM ESQUECER DOS PROFISSIONAIS MÉDICOS ESTES COM O PODER QUE DETEM PODERIA POR UM FIM A TDO ESTE GRUPO DE ESCANECEDORES VAMPIROS DE VIDAS, POREM MUITOS SE ASSOCIAM PELA FASTUOSIDADE PROPOSTAS POR ESTES GRUPOS E DE FORMA REBUÇADA ATUAM TBEM COMO MERCENÁRIOS NO UNIVERSO DA SAÚDE, ESQUECENDO QUE SÃI SERES MIRTAIS COMO TDOS E PASSIVEIS DE QUALQUER TIPO DE DOENÇA, E NÃO OS SEMI-DEUS COMO SE COLOCAM DIANTE DE SEUS PACIENTES ESQUECENDO DO LINDO JURAMENTO QUE FAZEM QDO DOS BANCOS ACÁDEMICOS PARA O EXÉRCICIO DA PROFISSÃO, POREM ESQUECEM MUITO RAPIDO DE TUDO PELO FASCINIO AS FASTUOSIDADES QUE LHES ENVOLVE, E PASSAM A VIVER DA DESGRAÇA ALHEIA. OBVIO QUE NÃO POSSO DE FORMA ALGUMA GENERALIZAR ESTAS CRITICAS A TODOS OS PROFISSIONAIS DA SAÚDE, POREM SE OBSERVARMOS O QUE VAZA DO CORPORATIVISMO JUNTO AOS CONSELHOS REGIONAIS POR SEREM FATOS ESCABROSOS, PODEMOS FAZER UM SENSO DE JUIZO DESTE FALSO SECERDOCIO, E ISTO ESTA DENTRO DOS ANAIS DO PIDER JÚDICIARIO DOS ESTADOS. POREM DIANTE DE UM ESFORÇO ENORME SAI DO FORNO O NOVO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA, PARA APLICAÇÃO DENTRO DA JUSTIÇA COMUM. COMO CITEI ANTES NÃO GENERALIZO TEMOS MUITOS CIENTISTAS DA MEDICINA TOTALMENTE EMPENHADOS NO CONHECIMENTO, SEM MEDIR ESFORÇOS PARA UMA TUTELA MÉDICA DIGNA AOS SEUS PACIENTE COMO A CIÊNCIAS MÉDICAS EM SEI BOJO ÉTICO ASSIM DETERMINA. PARABÉNS AOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE QUE VIVEM DE SEU TREABALHO DIGNO SEM FAZER DESTA PROFISSÃO O MECANISMO PARA SUA OSTENTAÇÃO.

  • Bruno:

    malditas células

  • Elizabeth:

    Ótima descoberta. Espero que as suspeitas se concretizem em humanos e que esses estudos progridam. Isso é, não sejam “esquecidos” por pressão das famigeradas indústrias farmacêuticas.

  • eduardo:

    Células FDP…….. kkkkkkkkkkk

  • Corvo:

    TRAIDORASSSS

  • Manuel Bravo:

    Pelo que entendi, existem células malígnas passivas no nosso organismo que são ativadas pelos vírus para protegelos?
    Se elas forem descobertas e se provar que não são
    necessárias ao funcionamento do nosso organismo, será
    encontrada uma solução para o combate a certos tipos
    de câncer e será uma grande vitória para a ciência.

  • FABRICIO:

    bom avanço, essa descoberta.

Deixe seu comentário!